Design de Produtos Virtuais e Transdisciplinaridade

Page 67

No entanto, pode-se inferir que o autor tenha feito uma relação entre a oposição “matéria-espírito” com “matéria-energia”, sendo que na última, não há um oposição real, mas sim uma equivalência entre matéria e energia e vice-versa, de acordo com a equação: E=MC2. Grosso modo a matéria poderia ser transformada em energia e a energia em matéria, mas seria mais preciso dizer que existe uma equivalência entre ambas, pois os meios para se realizar isto são diferentes. E como poderá ser visto mais adiante, há o entendimento atual da Física Quântica, de que a matéria seria luz (energia) capturada ou aprisionada (TOBEN; WOLF, 1995, p. 149). Seguindo uma analogia mais simples que o próprio Flusser utiliza ao citar a mudança dos estados da matéria (sólido, líquido, gasoso, o estado de plasma – gás superaquecido), torna-se mais plausível e mais concreta a sua relação com o Espiritismo. O Espiritismo mantém em si mesmo uma relação triádica, pois é fundamentado em bases Filosóficas, Científicas e Transcendentes (não no sentido comum de Religião institucionalizada, ritualística ou devocional, mas no sentido original de religare). Por abarcar grandes áreas do saber, propõe-se que seja, em sua constituição, Transdisciplinar. Nas palavras de seu Codificador:

O Espiritismo é ao mesmo tempo uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática ele consiste nas relações que se podem estabelecer com os Espíritos; como filosofia ele compreende todas as circunstâncias morais que decorrem dessas relações. Podemos defini-lo assim: O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, da origem e da destinação dos Espíritos, e das suas relações com o mundo corporal. (KARDEC, 1983, p. 10).

Diante do vastíssimo campo de estudos transdisciplinares que a Doutrina Espírita abrange provavelmente Flusser se referiu ao processo da morte e da reencarnação, cuja analogia seria transformar o corpo sólido em gasoso, e vice-versa, metaforicamente. De acordo com o Espiritismo não é exatamente deste modo que o processo é descrito. Contudo, sem entrar neste detalhamento, é possível manter-se a analogia, se for também mantida a mesma equivalência entre matéria-energia e matéria-espírito, no sentido de não oposição, portanto, a equivalência poderia ser interpretada também neste caso como uma unificação, relembrando a LTI, que unifica e transcende pares de contraditórios. Deste modo, segundo o Espiritismo, com a morte do corpo fisiológico (sólido), o Ser não deixa de existir, mas apenas torna-se invisível aos sentidos físicos

67


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.