Design de Produtos Virtuais e Transdisciplinaridade

Page 144

Diante do espaço virtual, as noções de continente e conteúdo se esvaem num espaço em três ou mais dimensões. No design virtual não há lugar ou, pelo menos, nada que possa ser mensurável segundo os princípios clássicos da linguagem. Por outro lado, as ferramentas com as quais criamos a linguagem do design virtual como espaço vibrátil são fundamentadas na geometria euclidinana, na física newtoniana, na perspectiva monocular cartesiana e na topologia ptolomaica como matrizes do pensamento gráfico operando no universo videográfico da ferramenta bit. [...] A tela do computador não é neutra nem pura. Atualiza um virtual possível, utilizando-se de ferramentas e protocolos antigos. (ROSSI, 2003, p. 117, 91).

Essas múltiplas dimensões constituem múltiplos níveis de Realidade, como postula a Transdisciplinaridade, que podem ser considerados como infinitos platôs ou ainda, camadas. E nestes outros níveis de Realidade não é impossível conceber a existência de outros Seres, ou formas de Vida diferentes das que se conhece normalmente, por exemplo, os seres inteligentes estudados por Zöllner, que foram identificados como Seres desencarnados ou espíritos. Estes foram verificados a partir de evidências em pesquisas de campo, que o físico Amit Goswami (2006, p. 69-70) coloca em seu livro “A Física da Alma”. Toda a discussão desta obra com relação aos corpos do Ser, sobre a Reencarnação e sobre a Criação, como a Física Quântica aliada à espiritualidade os entende, podem ser relacionados analogicamente com a noção de Avatar. Avatares são utilizados em mundos virtuais como representação de si mesmo, ou do Ser que o comanda. Contudo, ser criativo, ou antes, criador em mundos virtuais requer, conforme Pimenta, outra utilização de avatares, saindo do campo da representação: As tecnologias em tempo real evidenciaram um cosmos em simultaneidade, ou sobreposição, produzindo um novo impulso para as ideias “modernas” e desencadeando uma profunda metamorfose. Uma metamorfose criativa. Um novo avatar! (PIMENTA, 1999, p. 213).

As discussões em torno do que seja um “avatar” se estendem a uma época remota. Tratase de um conceito muito antigo, expresso nos livros sagrados do Hinduísmo. Pimenta se refere à avatar lembrando uma passagem do épico Mahabharata. Há três deuses principais (trindade, ou uma tríade) do Hinduísmo (Brahma, Shiva, Vishnu). O primeiro é o criador, o segundo o destruidor e o terceiro o mantenedor. “Quando o caos ameaça, [...] Vishnu toma uma forma terrestre e desce entre nós para desempenhar seu papel.” (PIMENTA, 1999, p. 213). A esta forma terrestre que o deus Vishnu toma dá-se o nome de avatar. Conforme as escrituras hindus, Vishnu possui dez avatares (dasavatara), um deles sendo o deus Krishna outro Sidarta Gautama, o Buda (FERNANDES, 2007). O termo em sânscrito é avatara, e

144


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.