Page 1

25 de Abril de 1974 Revolução dos Cravos


• •

Título : 25 de Abril de 1974 Autores: Adriana Oliveira; Flávia Dantas; Mónica Peixoto. Ilustração: Adriana Oliveira; Flávia Dantas; Mónica Peixoto

Ano de edição: 2012/2013

Local de Publicação: Escola Superior de Educação - IPVC

Destinatário: Henrique Rodrigues • UC: HMCP


“Foram dias foram anos a esperar por um só dia. Alegrias. Desenganos. Foi o tempo Que doía com os seus riscos e seus danos. Foi a noite e foi o dia na esperança de um só dia.” Manuel Alegre


A Revolução • O dia 25 de Abril de 1974, ficou marcado por um levantamento militar que num só dia, derrubou o regime ditatorial, ficando conhecido como “Revolução dos Cravos”.


25 de Abril de 1974, é um marco histórico para o povo Português, uma data que se resume num único suspiro de alivio, de todos os anos de sofrimento, de repressão, silêncio e também pela conquista de direitos essenciais à vivencia dos povos. É também, um dia marcado pelo inicio da última e decisiva etapa da liberdade para as colónias portuguesas.


Antecedentes da Revolução Na sequência do golpe militar de 28 de Maio de 1926, foi implementado em Portugal um regime autoritário de inspiração fascista, comandado por Salazar.

Salazar


Em 1968, foi nomeado chefe do governo o professor Marcelo Caetano, visto que Salazar já não tinha as condições necessárias para o chefiar. Porém, a entrada deste novo chefe do governo, não veio trazer grandes alterações, continuando assim o salazarismo .

Marcelo Caetano


• O descontentamento da oposição democrática; • o desagrado social e militar; • a crise económica e financeira; • a formação do MFA (Movimento das Forças Armadas);


...... • e a guerra colonial, foram os principais motivos que desencadearam o golpe militar com maior impacto a nível nacional.


Guerra Colonial


Guerra Colonial


….. Vendo sem qualquer perspetiva de solução política o problema que arruinava o país, na madrugada de 25 de Abril de 1974, o MFA com o apoio de várias unidades do exército, desencadeou um golpe militar que levou ao controlo de Lisboa e á queda do Estado Novo.


• O primeiro sinal foi dado ás 22 e 55 horas, onde foi transmitida pela rádio a canção “E depois do adeus” de Paulo de Carvalho.


00:00 • Dá-se o segundo sinal, com a transmissão da música Grândola Vila Morena de Zeca Afonso através da rádio Renascença, iniciando-se assim as operações.


….. A ação militar depressa se transformou numa revolução, quando a população ignorou os apelos para permanecer em casa e foram festejar para a rua.


Marcelo Caetano e outros membros do governo perante uma tentativa de fuga estes foram cercados no quartel do Carmo, sendo presos e exilados.

Marcelo Caetano

Quartel do Carmo


Dada a queda do governo, o Movimento das Forças Armadas entregou o poder a uma Junta de Salvação Nacional, presidida por o general António de Spínola. António de Spínola


Um novo regime;

A liberdade;

A paz;

A democracia.


O 25 de Abril ficou conhecido como a revolução dos cravos vermelhos. Tudo isto se deveu, ao simples fato de uma florista ter distribuído os cravos aos populares, que os ofereceram aos soldados. Estes por sua vez, colocaram canos das suas espingardas, simbolizando a liberdade.


Retrata todos os acontecimentos antecedentes, e a revolução em si, um filme com uma imagem fidedigna dos acontecimentos reais


25 de Abril de 1974 – Revolução dos cravos e o princípio da liberdade.

25 de abril de 1974 hmcp  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you