book 11 04 14 issuu

Page 217

Este ensaio enuncia os desafios que a ODA enfrentou, ao assegurar desenvolvimento ambiental sustentável; como a ODA abordou esses desafios ao longo de todas as fases do programa; as competências, os sistemas e instrumentos utilizados para embutir a estratégia nos projetos, monitorar o desempenho e dar garantias; e os resultados alcançados e as lições aprendidas.

Desafios Desde o momento em que Londres foi selecionada para sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2012, seguido da criação da ODA, para construir a infraestrutura e os locais dos eventos, enfrentaram-se desafios para levar a cabo a missão de forma sustentável. Alguns desses desafios são descritos abaixo: Alcançar metas realistas e arrojadas Cada vez mais se exige que projetos de recuperação ocasionem melhorias sociais e ambientais. Como um projeto de grande visibilidade e com financiamento público, as Olimpíadas de Londres em 2012 foram examinadas e auditadas, desde seu lançamento, por um grupo de interessados variado e de diversas partes. O desafio era identificar um conjunto de metas e compromissos que refletissem as melhores práticas desse setor (e que, portanto, alcançassem os objetivos dessas partes) e que pudessem ser alcançados dentro dos prazos e do orçamento estabelecidos. Ademais, potencialmente, os impactos ambientais do projeto requeriam que as metas refletissem um verdadeiro compromisso com melhorias ambientais: as pegadas (footprints) de dióxido de carbono para os locais dos jogos estimavam-se em 1.7 MtCO2e (milhões de toneladas de CO2 emitidas). Planejar os jogos olímpicos e seu legado A vantagem da proposta de Londres 2012 residia em que 75 p (pens) de cada libra esterlina deveriam ser investidos no legado dos jogos. A maior parte possível do projeto deveria concentrar-se em uma infraestrutura nova e permanente, que suportasse a recuperação das áreas afetadas. Entretanto, dada a necessidade de projetar infraestrutura temporária e locais para atender aos eventos no seu devido tempo — tais como mais pontes temporárias e arquibancadas de expectadores também temporárias — foi necessário estabelecer um conjunto de metas que assegurassem a sustentabilidade desses elementos temporários, levando em consideração fatores como o uso de materiais e seu desperdício. 1 Vista aérea do Parque Olímpico,

durante sua construção, transformado em parque público em abril de 2014, com a denominação Queen Elizabeth Olympic Park [p. 250]

Criar uma cultura de cumprimento de metas A ODA estabeleceu-se em abril de 2006. Para uma entidade de curta duração, o sucesso em alcançar os resultados de sustentabilidade dependia da criação de uma cultura de liderança e governabilidade sólida e do estímulo aos empreiteiros e fornecedores, para que assumissem responsabilidades pelas metas e compromissos que tinham sido estabelecidos.

259


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.