book 11 04 14 issuu

Page 210

Em Nova York, hoje se pode encontrar tanto paisagem cultural autêntica como a do tipo “fabricado”. A margem do Rio Hudson reflete o processo normal de desenvolvimento imobiliário, com a construção de novos empreendimentos, como uma megaloja IKEA,

ou a conversão de uma antiga faixa da terreno de marinha em condomínios resi-

denciais de luxo. Em contrapartida, e em contraste com isso, o governo municipal apoiou o desenvolvimento de mais de 500 galerias de arte ativas, 375 companhias teatrais sem fins lucrativos, 330 companhias de dança, 150 museus, 96 orquestras, 38 teatros da Broadway, 24 centros de artes cênicas, cinco zoológicos, quatro jardins botânicos e um aquário. A cidade também proporciona, especialmente no verão, apresentações culturais gratuitas ou a preços populares, que exibem o talento e a criatividade que fazem de Nova York um lugar tão inspirador para se morar. Verbas culturais da cidade apoiam 881 grupos, que proporcionam experiência cultural para os habitantes e visitantes da cidade, tais como bolsas e pagamento de contas de energia — aquecimento, iluminação e eletricidade — e acesso dos artistas e instituições culturais à informação, material e recursos para fortalecer suas contribuições criativas à cidade.

Em Nova York, hoje se pode encontrar tanto paisagem cultural autêntica como a do tipo “fabricado”. A margem do Rio Hudson reflete o processo normal de desenvolvimento imobiliário, com a construção de novos empreendimentos (...). Em contrapartida, e em contraste com isso, o governo municipal apoiou o desenvolvimento de mais de 500 galerias de arte ativas, 375 companhias teatrais sem fins lucrativos, 330 companhias de dança, 150 museus, 96 orquestras, 38 teatros da Broadway, 24 centros de artes cênicas, 5 zoológicos, 4 jardins botânicos e um aquário.

Mas a parte mais importante do cenário cultural de Nova York é a tenacidade de sua gente, que já viveu altos e baixos, além de catástrofes, mas que nunca deixou de participar da governabilidade da cidade, individualmente ou por meio de organizações comunitárias. Pode-se ainda encontrar ateliês de manufaturas e unidades residenciais nos mesmos prédios. Lojas, restaurantes, escolas, consultórios médicos e escritórios de outros profissionais a compartilhar as mesmas fachadas de lojas no andar térreo de edifícios residenciais. Mercados de verduras e frutas, que incluem vendedores de alimentos e artesanato, operando continuamente em muitas ruas e em determinados locais centrais. A celebração de variadas tradições religiosas e étnicas é estimulada, pois todos reforçam a habilidade das pessoas de todas as partes do mundo de confraternizarem e de encontrarem seu espaço nesta vasta metrópole, ao mesmo tempo em que buscam oportunidades de melhoria em suas vidas. Infelizmente, como resultado da enorme pressão de demanda e especulação no mercado imobiliário e do menor acesso à educação pública de qualidade, somente os muito abastados e aqueles suficientemente afortunados para ter habitação subsidiada podem viver nas áreas mais densas da cidade. A classe média, os idosos, os jovens e os pobres só conseguem viver na periferia, nos bairros mais afastados. Como esse processo de elitização continua, a cultura urbana de Nova York pode desaparecer. A cidade poderia facilmente encontrar-se numa posição em que tudo o que foi conquistado ao longo de gerações de vida comunal densa esteja em sério risco e

252

Ecologia e paisagem cultural: a eficácia dos serviços ambientais


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.