book 11 04 14 issuu

Page 163

de Nova York, o Friends of the High Line trabalhou para preservar e manter a estrutura como um parque público elevado. Em 2002 o projeto adquiriu apoio em razão de um concurso internacional de design, e em 2005 uma equipe de arquitetos paisagistas integrada por James Corner Field Operations e Diller Scofidio + Renfro, concebeu e detalhou a paisagem pública da High Line. A High Line se estende por quase vinte quarteirões, da Rua Gansevoort até a Rua 30, e proporciona uma área de parque para inúmeros moradores de Nova York e turistas que visitam o local e dele usufruem.2 Ademais, em 2007, o governo municipal identificou 290 pátios de escolas subutilizados, em áreas com carência de parques. “Ao mesmo tempo em que os bairros não dispunham de espaços de lazer, pátios de escolas vazias ficavam desativados durante o verão ou nos fins de semana, e nos finais de tarde. Portanto, “foi lançado o Programa Schoolyards to Playgrounds (De Pátios Escolares a Parques), para renovar esses espaços e abri-los para a comunidade durante o período de férias e quando as escolas não estivessem em aulas. O fator importante neste caso foi que, durante a etapa de design, este programa do PlaNYC incorporou uma ampla participação de jovens, pais e professores de cada escola. Como resultado, cada pátio se adapta às necessidades tanto das escolas como das comunidades. Os moradores de Nova York estão se tornando cada vez mais conscientes dos múltiplos benefícios da arborização urbana. “Em 2007, em colaboração com o New York Restoration Project (Projeto de Restauração de Nova York), o governo municipal lançou a campanha Million Trees NYC (Um milhão de Árvores para Nova York), uma ambiciosa campanha para plantar um milhão de árvores pelas ruas da cidade”. Até hoje, mais de 600 mil árvores foram plantadas com êxito.3 Além de melhorar a estética das ruas de Nova York, já foi iniciado o redesenho do sistema de ruas para criar espaços públicos de funções diversificadas. Transformar ruas de corredores utilitários para veículos em excelentes locais para as pessoas significa melhorar a experiência cotidiana de milhões de usuários. O governo municipal está construindo esplanadas em áreas do Estado para criar espaços públicos de usos múltiplos. Por meio do Programa NYC Plaza, em parceria com fundos de fundações privadas e a sociedade civil, as ruas com tráfego intenso foram selecionadas para se transformarem em exitosas áreas livres de bairros. “Antes de 2008, o cruzamento que circunda o prédio Flatiron era um labirinto de ruas e avenidas com tráfego em até seis direções, com poucos lugares para os pedestres pararem. Essa interseção simplesmente não servia nem aos veículos nem às pessoas. Hoje, uma esplanada triangular de 41.700 pés quadrados4 de espaço público foi incorporada às ruas da área de Flatiron, melhorando a segurança dos pedestres e o fluxo do tráfego.

2 Para mais detalhes sobre a origem e os impactos deste projeto, veja o “artigo High Line and it’s Transformational Impact on Manhattan’s West Side Development”, de Shawn T. Amsler, apresentado neste livro. 3 Veja: http://www.milliontreesnyc.org/html/home/home.shtml 4 Equivale a 3.874 m2

205


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.