book 11 04 14 issuu

Page 145

a ser mais variada — outros moradores da Cidade do Cabo passaram a apreciar o que o V&A tinha a oferecer. Mesmo aqueles que não tinham recursos para ir a um restaurante caro faziam das compras no V&A um programa de lazer e diversão, por exemplo, levando as crianças para tomar sorvete. Hoje, os visitantes do V&A representam toda a gama demográfica da Cidade do Cabo e de seus visitantes internacionais. Desde o princípio, o V&A adotou a política de tolerância zero ao crime, à desordem e à sujeira. Agentes de segurança privada circulam pela orla, impedindo a presença de crianças de rua, vendedores ambulantes e mendigos.3 Serviços de limpeza pública trabalham continuamente e a área está sempre impecável. Na atualidade, já se notam os sinais de uso e desgaste, e ocasionalmente se encontra um mendigo, alguns vendedores ambulantes e menos agentes de segurança privada, como no caso do Centro Comercial da Cidade do Cabo (CBD), O financiamento do V&A, desde o início e até hoje, é um fator importante, que exige uma profunda expertise. Basicamente, os planejadores no início descobriram que grandes financiadores institucionais seriam necessários. Como o porto era de propriedade do Estado e operado por ele, havia interesse no projeto por parte do Fundo de Pensão Transnet, responsável pelo investimento das poupanças e contribuições previdenciárias dos trabalhadores dos portos e das ferrovias de todo o país. O Fundo investiu um bilhão de rands no V&A, com pleno conhecimento da sua viabilidade a longo prazo, do custo real do projeto e do fluxo das receitas estimadas. No início das parcerias público-privadas, o V&A era visto como um ativo que estava se valorizando. A maior parte dos projetos privados trazia seu próprio financiamento, mas havia exceções, tais como o aquário, cujas despesas de funcionamento foram, em parte, providas pela empreiteira que o construiu. Veio do Fundo de Pensão o financiamento dos componentes que não deveriam gerar receitas, tais como a restauração da antiga Torre do Relógio (Clock Tower) ou a conversão do velho canteiro de depósito de tanques petroleiros em novas marinas cercadas de unidades residenciais. As receitas geradas pelos projetos comerciais privados vinham de uma porcentagem do faturamento do negócio e do aluguel de escritórios. Dessa forma, as áreas comuns, inclusive estradas, rede de água e obras de paisagismo, foram financiados mediante subsídios cruzados, a partir dos ativos que geravam receitas. O modelo funciona com uma parcela proporcional do faturamento em vez do lucro, que reverte para a Companhia V&A e é empregado na renovação de projetos ou criação de novos, manutenção e consertos — um dispositivo semelhante ao utilizado por governos municipais, que administram as finanças de uma cidade, usando receitas tributárias de áreas de moradores mais abastados para subsidiar bairros mais pobres.

2 CTP: www.capetownpartnership.co.za 3 Assistentes sociais encaminham, mensalmente, cerca de 35 sem-teto e 3 mil desocupados,

para fora da área do empreendimento.

187


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.