3 minute read

JOGOS OLÍMPICOS RIO 2016, um capítulo à parte

Jogos Olímpicos Rio 2016

Advertisement

UM CAPÍTULO À PARTE

Nos Jogos Olímpicos Rio 2016, a Dinamarca conquistou sua maior quantidade de medalhas em uma única edição (foram 15 no total) e também conquistou cariocas e turistas com o pavilhão dinamarquês ”Coração da Dinamarca ” , montado na icônica Praia de Ipanema. Lá foram apreciados shows musicais de bandas dinamarquesas e novas colaborações, assim como sets de DJs que fizeram parte da programação Cultural Bridges 2016, projeto assinado pelo ICD, com o objetivo de apresentar a cultura dinamarquesa durante o evento mundial e, ao mesmo tempo, fortalecer o intercâmbio cultural entre a Dinamarca e o Brasil. A intervenção cultural dinamarquesa no RIO 2016 como um todo foi a mais ambiciosa em um evento mundial na história da Dinamarca, dando um papel essencial à cultura na sociedade. O projeto foi realizado em uma parceria com VisitDenmark, Painel Internacional de Cultura, Agência de Castelos e Cultura, ICD, Centro Dinamarquês de Arquitetura, Ministério das Relações Exteriores, Ministério de Cultura e União de Ciclistas.

PROGRAMAÇÃO MUSICAL

O Cultural Bridges 2016 aproveitou a paixão brasileira pela música e a utilizou como língua universal na comunicação cultural, criando uma programação musical ampla e variada em estilos e formatos. Em plena Praia de Ipanema, o público experienciou no pavilhão um panorama da música dinamarquesa, com colaborações entre artistas brasileiros e dinamarqueses. Ao todo foram 30 programas musicais, sendo 6 concertos, 4 workshops e nada menos do que 20 apresentações de DJs. Paralelamente, aproveitando a vinda ao Brasil, vários dos artistas continuaram em turnê por São Paulo, onde foram realizadas 12 apresentações, inclusive nos festivais "Jazz na Fábrica " no SESC Pompeia, "SESC Jazz & Blues " e "SESI Mostra de Música de Câmara " . A programação musical contou com os seguintes artistas: Jakob Bro & Daniel Jobim Duo; Panamah; Tomas Barfod; Phronesis; Wenzell & Bugge; DJ KANT; The Tremolo Beer Gut; Ronni Kot Percussion Group; e o trio Multiplayer, formado por Lasse Munk, Søren Andreasen e Rasmus Kjærbo.

BICICLETAS E SUSTENTABILIDADE

Além de música, o projeto Cultural Bridges 2016 também trabalhou com o tema de Bicicletas e Sustentabilidade, promovendo a cultura dinamarquesa voltada às bicicletas, mobilidade ativa e desenvolvimento urbano sustentável. Com isso, a Praça Tiradentes, no centro histórico do Rio de Janeiro, virou um polo de atividades sobre o assunto. O ICD e a Embaixada da Dinamarca no Brasil produziram a exposição “Vida urbana e soluções sustentáveis na Dinamarca ” no Centro Carioca de Design (CCD). Foi inaugurada pelo Prefeito de Copenhagen, Sr. Frank Jensen, e o Embaixador da Dinamarca no Brasil, Sr. Kim Højlund Christensen, e gerou um cenário ideal para a residência dinamarquesa sobre sustentabilidade. O conceito pedagógico “Jogos de Bicicleta ” da Associação dos Ciclistas da Dinamarca (ACD), desenvolvido e bem-sucedido durante 10 anos na Dinamarca, foi promovido por meio de uma oficina ministrada no CCD pelo especialista Balder Brøndsted, para multiplicadores e integrantes da ONG brasileira Bike Anjo. O ICD organizou o debate “Copenhagen x Rio de Janeiro — Um diálogo entre duas cidades em movimento ” , mediado pela diretora do CCD, Paula Oliveira Camargo. O debate destacou apresentações fascinantes de Washington Fajardo, então presidente do Rio Instituto de Património da Humanidade, Peter Kronstrøm, presidente de Copenhagen Institute for Future Studies, Latin America, Clarisse Linke, presidente do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento e Balder Brøndsted, da Associação dos Ciclistas da Dinamarca.