4 minute read

ICD 2.0

Em 2019 o Instituto Cultural da Dinamarca passou por uma reconfiguração organizacional e, em 2020, mudou sua sede brasileira para São Paulo, com uma nova estrutura, mais enxuta, sediada no Consulado Geral da Dinamarca. Desde então, concentramos nossos trabalhos com enfoque na dimensão cultural da transição para um mundo sustentável em três áreas principais: intercâmbio cultural relacionado à ARQUITETURA & DESENVOLVIMENTO URBANO SUSTENTÁVEL, ao mercado e à formação AUDIOVISUAL e ao campo da CULTURA ALIMENTAR, especificamente na educação alimentar infantil. Trabalhamos nossos projetos com profundidade e a longo prazo e contamos com o fortalecimento no campo do financiamento local, abrindo-se novas perspectivas e também concretizações de parcerias, apoios e incentivos, como mais recentemente com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. O ICD continua com uma filial carioca, representando-o na cidade e no estado do Rio de Janeiro, onde funcionou por doze anos e estabeleceu uma consistente rede colaborativa. Nesse sentido, não podemos deixar de citar o apoio institucional crescente com a SECEC-RJ e com a Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, as quais contribuíram para a realização de diversos projetos nossos (incluindo a plataforma de streaming de cinema nórdico, Ponte Nórdica no Ar, lançada em 2020). Trabalhamos com o mesmo afinco e paixão para ampliar o diálogo e o intercâmbio criador e criativo e, assim, continuar escrevendo os próximos capítulos da história do ICD no Brasil.

VIDA LOCAL RIO

Advertisement

O projeto envolve residentes locais, ONGs e instituições em processos participativos de design urbano em áreas vulneráveis da Zona Norte do Rio de Janeiro. Em março de 2020, pouco antes de a pandemia fechar todas as fronteiras, o especialista dinamarquês Jesper Koefoed-Melson visitou o Rio para uma série de workshops e encontros como parte do programa oficial da UNESCO Rio Capital Mundial da Arquitetura e do 27º Congresso Mundial de Arquitetura da UIA. Isso resultou na formação de um amplo grupo de participantes com atores oficiais, acadêmicos e locais. O workshop final reuniu estudantes de arquitetura com ativistas, escolas e instituições locais do Rio Comprido para uma troca de ideias e sonhos para o bairro complexo e desafiado. O evento culminou na Praça Condessa Paulo de Frontim com um jantar comunitário, DJs e apresentações culturais. Uma base foi estabelecida para novas construções conectando o Rio de Janeiro ao congresso mundial da UIA em Copenhage 2023.

COZINHA DA MALOU

Um programa de 16 episódios no YouTube do ICD sobre cultura alimentar sustentável para crianças. Apresentado em um contexto intercultural e intergeracional, o programa mostra a cultura dinamarquesa de preparação de refeições e “hygge ” em um ambiente brasileiro. Trabalhar com cultura alimentar no Brasil envolve questões ambientais, de biodiversidade, de direitos humanos e de clima de importância global. A nutricionista dinamarquesa Betina Lauritsen aborda as grandes questões de uma forma leve e envolvente, explorando a educação alimentar, coragem alimentar e alegria alimentar. Filmado por seu marido Augusto em sua casa no Rio de Janeiro, o programa destaca a filha de 6 anos do casal, Malou, em aventuras culinárias com sua mãe. Alguns episódios contam com a participação de especialistas brasileiras, Ana Ribeiro, Edel Tenório e Maristela Sodré, bem como dos parceiros dinamarqueses de “Smag For Livet” . Os vídeos ganharam mais de 160.000 visualizações através de várias plataformas.

POLÍTICAS DA NATUREZA

"Política da Natureza " (PoN) é um jogo de tabuleiro criado pelos dinamarqueses Jacob Raffn e Frederik Lassen, que se baseia nos conceitos do filósofo francês Bruno Latour, de fortalecer as relações entre o ser humano e a natureza para além de uma perspectiva antropocêntrica. Na edição online do Festival Curta Brasília 2020, o PoN funcionou como a base temática do CVR — um cinema virtual inovador dedicado a filmes de realidade virtual. O público se reuniu como avatares no lobby virtual para assistir filmes 360o diretamente do site em smartphones, tablets ou laptops. Os premiados “SONGBIRD” , com Direção de Arte e Animação de Uri e Michelle Kranot, e “SPACE SAFARI” de Niels Rahr & Peter Fisher, foram as obras dinamarquesas apresentadas. Frederik Lassen realizou o CVR Talk, uma entrevista com o artista Uri Kranot sobre VR e empatia pela natureza. Finalmente, o ICD cofinanciou o “2020 PoN Atelier” , no qual um seleto grupo de pesquisadores, artistas e desenvolvedores no Brasil, Dinamarca, França e EUA colaboraram para desenvolver um roteiro visual para uma experiência PoN VR e uma futura versão digital do jogo PoN.