CriticasDeLuizGeraldoDeMirandaLeao_AuroraMirandaLeao

Page 370

impressões, bem assim do almoço com Ricardo Cravo Albim e Zezé Motta e o jantar com Cosme Alves Neto, meu primo e então curador do MAM do RJ. Também recordo a concessão do Troféu Samburá de Cinema pela contribuição de Khouri à sétima arte, concedido por feliz sugestão do jornalista Frederico Fontenele Farias. Outros prêmios também foram ganhos por seus filmes: Prêmio Governo do Estado de São Paulo, o Saci, a Coruja, o Kikito e uma Menção Honrosa recebida na França. Bem disse Farias em sua crônica sobre “a morte de um coerente”, ao justapor os nomes de Cavalcanti e Khouri: Se aquele foi o mais internacional geotopograficamente, o mais planetário foi Khouri, sempre coerente e fiel a seus princípios estilísticos.

369

Walter Hugo Khouri foi injustamente chamado de “alienado burguês”, de pretensioso Bergman brasileiro, mero aprendiz de Antonioni, apólogo do vazio. Como assinala Ignácio de Loyola em sua crônica, WHK foi uma das mais brilhantes carreiras no cinema brasileiro, injustamente estig­matizado num período crucial, vencido por ele com muito talento e coerência estilística. Nem todos os filmes de WHK, é claro, são elogiá­ veis, mas o conjunto de sua obra virou objeto de estudo estilístico em universidades brasileiras, contrariando a indiferença de detratores e inve-

L.G. Miranda miolo.indd 369

29/5/2008 13:01:13


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.