Bastidores_ElaineGuerrini

Page 175

Mar Adentro mudou a sua opinião sobre a eutanásia? Quando ouvimos a história de Sampedro com a consciência e o coração abertos, sem nenhum preconceito, reconhecemos que o que ele quer é apenas o direito de morrer em paz. Se a eutanásia fosse legalizada, as pessoas que têm mais vontade de morrer do que viver poderiam dar esse passo rodeadas de amigos e familiares queridos e sem dor. E não como Sampedro, que foi obrigado a morrer sozinho, como se fosse um criminoso.

174

Como se preparou para a cena em que o personagem consegue finalmente se matar? (O fato foi registrado em vídeo no dia 12 de janeiro de 1998, quando Sampedro tomou cianureto com a ajuda de amigos, sem que ninguém fosse incriminado.) Perdi as contas de quantas vezes vi a cena real da sua morte. Na hora de rodar, precisei me apropriar da sua dor para deixar a mensagem. Acredito que seu sofrimento não terá sido em vão se Mar Adentro servir de alerta. Muitas pessoas não se dão conta de como foi dolorosa a sua luta. O que aprendeu com o personagem? Aprendi a me desprender de meu ego. Numa conversa, nós geralmente não ouvimos. Enquanto o outro fala, já estamos pensamos no que vamos dizer a seguir. Sampredo só queria que nós estivéssemos verdadeiramente abertos à idéia do outro.

Elaine Guerini miolo.pmd

174

11/10/2005, 20:52


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.