2 minute read

Mapa 4 - Percurso da Rota da Ferradura

aldeias Rio Verde e de Santa Maria de Guaraparim em 1835. A partir de então este passou por categorias, saindo de aldeia para cidade, sem necessariamente ter sofrido processo emancipatório, pôs defende que não pertenceu a nenhum outro lugar no âmbito administrativo (A TRIBUNA, 2013 apud IJSN, 2016). Apesar das contradições, é incontentável a riqueza histórica e natural que possui.

4.2 ROTA DA FERRADURA A elaboração do projeto urbano paisagístico para a zona rural de Guarapari será realizada na Rota da Ferradura. Localizada na zona rural de Guarapari. Tem acesso principal pela Br 101, e contempla mais de 10,0 Km de extensão, possui diferentes empreendimentos durante seu percurso, sendo a gastronomia o seu ponto forte (TRIBUNA ONLINE, 2022). Como dito anteriormente, ela corta as comunidades de Jabuti, Arraial do Jabuti, Boa Esperança, Buenos Aires, Oratório e Cachoeirinha.

Advertisement

Mapa 4 - Percurso da Rota da Ferradura

Fonte: Elaborado pelo autor com base em IJSN e GEOBASES, 2022.

Recebeu este nome por seu percurso quando visto de cima remeter a formação de uma ferradura. Sua nomeação foi sancionada em lei nº. 3279/2011 no ano de 2011 depois de um projeto de lei realizado pelo vereador Joaquim Capistrano de Souza como consta no anexo 1 (GUARAPARI, 2011). Vale ressaltar que esta abrange apenas o trecho que compreende Jabuti a Boa Esperança. Destaca-se que ainda não temos uma legitimação dela, apenas um Projeto de Lei nº 415/2022, de autoria do Deputado Estadual Dr. Emilio Mameri tramitando, na qual se objetiva a criação da rota e declara sua relevância turística e cultural (ver anexo 2). Começou com poucos empreendimentos e muitos atrativos naturais, porém hoje já dispõem de mais de quinze equipamentos de cunho gastronômico, além de outros, como agroindústrias, pousadas e afins (TRIBUNA ONLINE, 2022). A rota ainda carece de investimentos e principalmente divulgação, faltam locais de Informação Turística e sinalização, soluções para a melhor fluidez no fluxo de carros e valorização paisagística do caminho. 4.2.1 Diagnóstico Neste capítulo será analisado a Rota da Ferradura e seu entorno imediato. Tal fato visa confrontar a base teórica com a realidade observada em campo. Assim, será possível compreender como isso se materializa no espaço estudado e quais as reais necessidades e potenciais da região. 4.2.1.1 Aspectos Legais De acordo com Plano Diretor Municipal de Guarapari (2016) e como observado no mapa a seguir, as seis comunidades, sendo elas, Cachoeirinha, Oratório, Buenos Aires, Boa Esperança, Arraial do Jabuti e Jabuti, pertencem a macrozona rural, tendo manchas de transição urbana nos principais locais de ocupação da população, mais precisamente nas imediações da rodovia Br 101 e em trechos de Cachoeirinha, Oratório, Buenos Aires e uma pequena parte em Boa Esperança. Revelando assim uma grande pressão pela urbanização sobre a área rural no entorno da rota.

More articles from this publication: