2 minute read

Figura 23 - Observatório Name - Chile

Fato importante a destacar é a maneira como elementos de intervenção humana e elementos naturais se somam na construção de todo o cenário. A forma como as árvores, balizadores são posicionados reafirmam as características de linearidade do trecho da figura acima. Este exemplo destaca a importância da identificação de um conjunto de propriedades com potencial turístico para criação de percursos com vocação paisagística para estruturar uma proposta que complemente a economia local enquanto valoriza os potenciais intrínsecos da região Destaca-se a importância e cuidado que o profissional responsável por estas intervenções precisam atentar-se sobre a composição estética e as técnicas construtivas convencionais, vernaculares ou inovadoras a serem propostas para tais cenários. A relação arquitetura e paisagem com ênfase no espaço físico existente, na cultura e no acervo natural precisam ser mapeados na forma de inventários e georreferenciados para posterior definição da rota (ARGOLLO FERRÃO, 2007). O observatório Name, desenvolvido pelo escritório do arquiteto Mauricio Orlando Rojas Riquelme é um exemplo que demostra como a arquitetura pode se mimetizar a natureza (Figura 23) sem correr o risco de e caracterizar como um pastiche que mascara uma identidade de forma forçada.

Figura 23 - Observatório Name - Chile

Advertisement

Fonte: Mauricio O. Rojas Riquelme, 2012. Neste exemplo, a proposta alia a busca pela tranquilidade que o campo oferece em contraponto aos grandes centros urbanos, ao desejo de vivenciar novos costumes particulares deste espaço rural. Fato que, preliminarmente, pode justificar os empreendedores buscarem por evidenciar essa identidade, sejam as de ordem física ou natural, histórica, arquitetônica, ou ainda por meio de amostras artísticas ou culturais (FILIPPIM e HOFFMANN, 2005).

Por ser um elemento visual marcante, a arquitetura muitas vezes se destaca em um primeiro momento quando comparada a outros elementos. Contudo, a busca por essa feição típica, pode levar a execução de pastiche, uma imitação do passado, executada em busca de apenas atrair olhares. Mas, intervenções quando bem executadas, seja uma reforma, restauração e até mesmo a construção pode revigorar o sentimento de pertencimento e até mesmo recuperar práticas esquecidas. É preciso se ater ao equilíbrio (FILIPPIM e HOFFMANN, 2005), pois esse estudo identifica que as intervenções em contextos de riqueza natural devem colocar a arquitetura para ressaltar a beleza cênica da paisagem local. O quadro a seguir busca sintetizar e dar considerações acerca dos referenciais tratados acima, tendo em vista um melhor entendimento de como isso vai se materializar na proposta projetual.

More articles from this publication: