Livro Educacao e Saúde na Escola - UFMG

Page 51

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

IMPORTANTE

Na perspectiva da integralidade em saúde e da educação integral, o educando e a família são as unidades centrais, devendo ser considerados o ambiente onde vivem e suas inter-relações, estruturas e dinâmicas.

A educação integral e a integralidade em saúde não se referem apenas a um princípio, uma noção ou um conceito, mas a uma postura dos educadores e profissionais da saúde que deve ser voltada para atender às necessidades da comunidade. A integralidade constitui um elemento central para a efetivação do PSE.

5.2 Educação e Saúde Integral Nas salas de aula e nos espaços educativos concretos, não existe planejamento prévio que dê conta de uma realidade de ensino com toda a sua singularidade, peculiaridade e subjetividade. A “aula” é um acontecimento que inclui, na relação educador-educando e educando-educando, diferentes planos, como o cognitivo, o afetivo, o cultural e o simbólico. Em outras palavras, nenhuma sala de “aula” é igual a outra: quando mudam os sujeitos do processo educativo, a aula se constrói de forma diferente. É como se fosse o resultado de uma fusão: um amálgama dos horizontes do educador e dos educandos. Para construir e sistematizar as práticas de educação em saúde, é fundamental pensarmos nessa característica da sala de aula e na interface 50


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.