Livro Educacao e Saúde na Escola - UFMG

Page 183

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

da orientação sexual como um tema transversal incluso nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do ensino fundamental e do ensino médio. Os temas transversais apresentam conteúdos de caráter social, articulados em um bloco denominado Convívio Social e Ética, que não se constituem em disciplinas com área específica de conteúdo, perpassando todas as áreas de conhecimento. Trata-se de uma abordagem menos fragmentada, que avança com temas ligados ao desenvolvimento da capacidade afetiva, de inter-relação pessoal, de inserção social bem como ao reconhecimento dos direitos humanos, sexuais, reprodutivos e de cidadania.

Comentário: GÊNERO aqui não é sinônimo de sexo, mas sim referente aos papéis sociais assumidos pelos indivíduos – papéis esses que podem ou não condizer com o sexo biológico.

Comentário: MINORIAS SOCIAIS Pessoas que sofrem algum tipo de discriminação por não se encaixarem em um modelo ou categoria majoritária, tais como os homossexuais, os vegetarianos e alguns grupos religiosos e étnicos.

IMPORTANTE

As escolas e os serviços de saúde, ao abordar o tema da sexualidade com os educandos, devem estar atentos às mais diversas dimensões, como gênero, orientação e identidade sexual, erotismo, emoção e reprodução.

O exercício da transversalidade implica a realização de um planejamento pedagógico, organizado e sistematizado multidisciplinarmente, que compreenda a formação continuada da comunidade escolar e tenha como propósito uma política emancipatória que conduza à aceitação das diferenças, ao respeito às minorias sociais, à cidadania e ao protagonismo dos educandos na promoção da saúde sexual e reprodutiva. Para isso, é importante o desenvolvimento de ações e de estratégias que incluam a realização de parcerias entre profissionais de diversas áreas e setores, como preconizado pelo PSE. Tais ações devem ter como fundamento uma abordagem dialógica entre os educandos e os profissionais envolvidos, possibilitando a participação de todos os agentes, desde o planejamento até a execução dos projetos voltados para a afetividade, o sexo, a sexualidade, a concepção e a contracepção.

3. O Tema Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva no Programa Saúde na Escola Ações qualificadas de promoção da saúde, inclusive na área da saúde sexual e reprodutiva, requerem o envolvimento de diversos atores por meio de um trabalho em rede que inclua associações de pais, autarquias, ONGs e todos os setores da sociedade que trabalhem com crianças, adolescentes e jovens e que também entendam a escola como um espaço de promoção da saúde.

IMPORTANTE

O tema “trabalho em rede” será retomado e aprofundado no Módulo IV do nosso curso. 182


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.