Livro dos Medos

Page 1

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL COLÉGIO DE APLICAÇÃO PROJETO UNIALFAS ALFA II – 2017

O LIVRO DOS MEDOS HISTÓRIAS DE ARREPIAR ESCRITAS PELOS ALUNOS DA ALFA 2 – 2017


Apresentação

Os textos aqui organizados são resultado de um trabalho realizado pela turma Alfa 2, do Colégio de Aplicação, no segundo trimestre de 2017. O projeto “Medos e Coisas Assustadoras” suscitou curiosidades e muitos aprendizados ao longo de nossa caminhada de estudos. Realizamos leituras, horas do conto, pesquisa dos nossos medos, entre tantas atividades. Dentro deste contexto, privilegiamos os gêneros textuais voltados à literatura: narrativas, poemas, parlendas e lendas. Qual não foi nossa surpresa, quando as crianças sugeriram que elaborássemos um livro de contos de medo, com histórias inventadas e ilustrações! Desse processo, surgiu este livro que mostra como o processo de alfabetização pode se dar por diversos caminhos, inclusive pela literatura. Na publicação, foram respeitadas as formas de expressão de cada criança e sua caminhada na aquisição da escrita. Agradecemos a todos que nos ajudaram, especialmente às nossas famílias que estiveram sempre conosco nos auxiliando! Boa Leitura! Professora Débora Ferrari Martinez Porto Alegre, setembro de 2017.


Sumário A CASA MAL ASSOMBRADA............................................................ARTUR BOHN KOBELINSKI A CASA MISTERIOSA...............................................................CLARISSA RODRIGUES CECATO O ALIENÍGENA DISFARÇADO DE HUMANO..............CRISTIANO LUIS MOTTA JUNIOR ANA BELE............................................................................DAFNY ATIENSE MADRUGA BORGES A CASA MAL-ASSOMBRADA..........................................................GABRIELA BARBOZA NEVES MEDOS DA CASA................................................................................GIOVANA DULLIUS CARPES OS MONSTROS......................................................................................GUSTAVO MASSOLA PAIM O LOBISOMEM.....................................................................................GUSTAVO SILVA DE JESUS O BENDY................................................................................................HENRI ÁVILA CARRAVETTA A CASA DO HALLOWEEN.............................................KESLEY BEATRIZ SANTOS DA COSTA OS MONSTROS E A BOITATÁ......................................................LAÍS DE OLIVEIRA SANTOS O FANTASMA BONZINHO.............LARA GRABINSKI SALDANHA BROCKER SARDIGLIA CRIANÇAS DO ORFANATO..................................................LAURA FRIEDERICH COMASSETO QUEM TEM MEDO DE CASA MAL ASSOMBRADA?..............LORENZO PINHEIRO MORÃO A CASA ASSOMBRADA....................................................PEDRO HENRIQUE MACHADO FELIX O BENDI........................................................................................................LUCAS COSTA ESCOBAR UM ORFANATO HIPNOTIZADO...............................MARIA FERNANDA LUGO BAIALARDY OS MEDOS DA CASA...................................................................RAFAELLA BRITTO MONTEIRO OS MEDOS DA CASA..........................................................SOFIA COELHO RIBAS DE CAMPOS UM HOMEM PERSEGUIDO PELOS CACHORROS.............YTALO M.KREWER DOS SANTOS


A CASA MAL ASSOMBRADA ARTUR BOHN KOBELINSKI

UM DIA A TURMA DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO FOI PASSEAR. O HENRI GRITOU: -- ESTOU COM FOME! O GUSTAVO E SEU AMIGO ARTUR ENCONTRARAM UMA CASA MALASSOMBRADA. ELES COMO ERAM CURIOSOS ENTRARAM LÁ DENTRO E CONFORME ELES IAM ANDANDO ACIONAVA ARMADILHAS. -- CUIDADO! SOCORRO! ABAIXA! E AGORA? O GUSTAVO DISSE: -- AQUILO SÃO ANIMATRONICS! O ARTUR DISSE: -- SIM, SÃO! É UMA PORTA, É O NOSSO FIM! -- NÃO! É A LOIRA DO BANHEIRO! -- NÃO! É O THAK! -- AI NÃO, É UM ASSASSINO! ENTÃO O ARTUR QUEBROU A PAREDE E FORAM PARA A FLORESTA. ELES ENCONTRARAM ZUMBIS E FANTASMAS: - AI, ESTAMOS SEM SAÍDA! - QUEREMOS MIOLOS – DISSERAM OS ZUMBIS. - OLHA O ISLENDERMEN! - QUERO UM AUTÓGRAFO! - ISSO NÃO É HORA DE UM AUTOGRÁFO! - EU MORRI! - EU TAMBÉM!


A CASA MISTERIOSA CLARISSA RODRIGUES CECATO

ERA UMA VEZ, EM UMA TARDE, UMA TARDE QUE NÃO ERA NORMAL. ESSAL TARDE ERA MUITO ESQUISITA. UMA CRIANÇA OLHOU PARA UMA CASA E DISSE: -- NOSSA, QUE CASA ESQUISITA! ELA OLHOU E OLHOU E DISSE: -- VOU ENTRAR NESSA CASA! ELA ENTROU E DISSE: -- ESSA CASA NÃO TEM NADA DE ASSUSTADORA! ENTÃO A PORTA FECHOU SOZINHA E ELA GRITOU: -- ESTOU COM MUITO MEDO! A ANNA BELLE CHEGOU E A MENINA FICOU TODA ARREPIADA! O CHUCK APARECEU E ELA FICOU MAIS ARREPIADA: -- AI MEU DEUS! A LOIRA DO BANHEIRO APARECEU E FICOU COM MUITA RAIVA DA MENINA. A MENINA FOI EMBORA. O CHUCK, A ANNA BELLE E A LOIRA DO BANHEIRO FORAM EMBORA COM MUITA FOME E ELES CONSEGUIRAM ENCONTRAR OUTRA CRIANÇA E ESSA CRIANÇA SOFREU MUITO.


O ALIENÍGENA DISFARÇADO DE HUMANO CRISTIANO LUIS MOTTA JUNIOR

O ASSASSINO MATOU CENTO E CINQUENTA MIL PESSOAS E O POLICIAL DISSE: -- VOCÊ ESTÁ PRESO! MAS O ASSASSINO NÃO ERA QUALQUER ASSASSINO. ELE ESTAVA DISFARÇADO DE HUMANO, MAS ERA UM EXTRATERRESTRE! O ALIENÍGENA ESTAVA EM UMA MISSÃO SECRETA NA TERRA PARA PEGAR A ESMERALDA MAIS BRILHANTE DO MUNDO. ELE MORREU DESINTEGRADO NO SOL. SEU DISFARCE NÃO ERA RESISTENTE AO SOL! POR ISSO, ELE PEGOU FOGO!


ANA BELE DAFNY ATIENSE MADRUGA BORGES

ERA UMA VEZ A ANA BELE QUE ASSUSTOU DUAS CRIANÇAS OLHANDO TELEVISÃO E COMENDO PIPOCA. A ANA BELE APARECEU E ELES SAIRAM CORRENDO SEM PARAR E CHEGARAM NUMA FLORESTA ABANDONADA. DOIS ADULTOS ENCONTRARAM AS DUAS CRIANÇAS E FICARAM COM ELAS. CHEGARAM EM CASA COM AS CRIANÇAS E DERAM BANHO COM ESPUMA. ANA BELE FOI DERRUBADA POR UM ROBÔ E AS CRIANÇAS FICARAM BEM COM OS PAIS. NO DIA SEGUINTE, SE LEVANTARAM PARA TOMAR CAFÉ. AS CRIANÇAS FORAM PARA O BANHO E DEPOIS FORAM SE ARRUMAR PARA SAIR. FORAM NO SHOPPING E NO CINEMA. DEPOIS DO CINEMA FORAM PARA CASA E FORAM DORMIR.


A CASA MAL-ASSOMBRADA GABRIELA BARBOZA NEVES

NUM BELO DIA VINTE CRIANÇAS FORAM PARA SAÍDA DE CAMPO. ELES VIRAM UMA CASA MAL-ASSOMBRADA E AS CRIANÇAS ENTRARAM. TINHAM ARMADILHAS NA CASA E UM DOS MENINOS CAOU NA ARMADILHA. MAS A ARMADILHA DEVOLVEU A CRIANÇA. TODOS FORAM DORIMIR E UM MENINO OUVIU UM BARULHO ESQUISITO E DESCOBRIU QUE A CASA FALAVA. UM VELHO HOMEM EXPLICOU TUDO E CONTOU: -- MINHA MULHER E EU ESTAVAMOS TERMINANDO A CASA E ELA ERA RUIM! ELA CAIU NUM BURACO E ELA MORREU. O CORPO E O CORAÇÃO DELA FICARAM NA CASA.


MEDOS DA CASA GIOVANA DULLIUS CARPES

UM DIA, NUMA SAÍDA DE CAMPO, AS CRIANÇAS ACAMPARAM NUMA CASA MAL-ASSOMBRADA. PASSARAM A NOITE INTEIRA OUVINDO UM BARULHO. UM ALUNO VIU QUE ERA UM FANTASMA COM BOCA DE DINOSSAURO E ELE SE ASSUSTOU. NA VERDADE, ERA UM HOMEM PERSEGUINDO ELES. MAS NÃO CONSEGUIU PEGAR! A SAÍDA DE CAMPO TERMINOU E ELES VOLTARAM PARA ESCOLA.


OS MONSTROS GUSTAVO MASSOLA PAIM

EU VI O LOBISOMEM E ELE NÃO ESTAVA SOZINHO. EU VI OS ZUMBIS E ELES TENTARAM ME PEGAR. EU FUGI E FUI PARA CASA DO ARTUR. EU E O ARTUR CHEGAMOS E OUVIMOS MÚSICA. NUNCA MAIS VIMOS O LOBISOMEM E O ZUMBI. MAS EU E O ARTUR FICAMOS NA FESTA A NOITE TODA!


O LOBISOMEM GUSTAVO SILVA DE JESUS

UMA CRIANÇA ESTAVA BRINCANDO COM UMA BONECA. MAS CHEGOU UM LOBISOMEM E ATACOU A CRIANÇA. A CRIANÇA FUGIU PARA A CASA DOS AVÓS.


O BENDY HENRI ÁVILA CARRAVETTA

UMA NOITE ESTAVA NA PORTA E OUVI UMA COISA. ERA O BENDY! EU FUGI DO BENDY E FUI PARA UMA CASA VELHA. EU VI O BENDY E FUGI PARA O CARRO E FUI EMBORA COM ELE.


A CASA DO HALLOWEEN KESLEY BEATRIZ SANTOS DA COSTA

NUMA SAÍDA DE CAMPO FORAM ACAMPAR. NO OUTRO DIA DE MANHÃ FORAM NA RUA E ENCONTRARAM UMA CASA ABANDONADA. ERA UMA FESTA DE HALLOWEEN! TINHA COMIDA, MÚSICA E UMA BRUXA. NO FINAL, TODOS VOLTARAM PARA A ESCOLA.


OS MONSTROS E A BOITATÁ LAÍS DE OLIVEIRA SANTOS

O MEU NOME É ARQUIBALDO, ARQUIBALDO SUJOU. PASSEI MAIS DE DEZ ANOS NA ÁFRICA. MAS UM DIA VI UM MONSTRO QUE VIVIA EM UM CASTELO COM A SUA FAMÍLIA. UM DIA A FAMÍLIA DO MONSTRO FOI NUMA CASA E MATOU MUITAS PESSOAS E VOLTARAM PARA CASA. ESSES MONSTROS COMIAM AS PESSOAS E ERAM AMIGOS DO BOITATÁ. OS MONSTROS ERAM CARNÍVOROS E COMIAM A CARNE. E DEIXAVAM OS OLHOS PARA A BOITATÁ. OS MONSTROS SEMPRE DIZIAM: - DEIXAMOS OS OLHOS PARA VOCÊ BOITATÁ!


O FANTASMA BONZINHO LARA GRABINSKI SALDANHA BROCKER SARDIGLIA

UM DIA DUAS CRIANÇAS ENTRARAM EM UM CASTELO. LÁ TINHA UM FANTASMA. SÓ QUE NINGUÉM SABIA O QUE ELES ENCONTRARAM. AS CRIANÇAS E O FANTASMA FICARAM AMIGOS E BRINCARAM! O FANTASMA CONVIDOU OS AMIGOS PARA TOMAR CHÁ E BISCOITO. E DEPOIS CONTINUARAM BRINCANDO MUITO!


CRIANÇAS DO ORFANATO LAURA FRIEDERICH COMASSETO

ERA UMA VEZ UM ORFANATO QUE TINHA VÁRIAS CRIANÇAS. HAVIA UMA DIRETORA QUE ERA MUITO MALVADA. E AINDA TINHA TRÊS IRMÃS. AS TRÊS IRMÃS FUGIRAM DO ORFANATO À NOITE E A MAIS VELHA PISOU NUM COLAR DE LUA QUE ESTAVA BRILHANDO NO CHÃO. O BRILHO ERA MAIS FORTE QUE O SOL MAS DENTRO DO COLAR TINHA UMA MANCHA NEGRA. A IRMÃ SENTIU UMA DOR IMENSA E DESMAIOU. AS OUTRAS TOCARAM NO COLAR E TAMBÉM DESMAIARAM. ELAS FICARAM DESMAIADAS ATÉ UMA PESSOA ACHAR A OUTRA PARTE DO COLAR, A DO SOL, E JUNTAR COM O COLAR DA LUA. UM DIA UMA AMIGA DO ORFANATO AS ENCONTROU E ACHOU A OUTRA PARTE DO COLAR, QUE ERA O SOL, E ESTAVA BRILHANDO. ELA PEGOU E JUNTOU COM A LUA. ELAS ACORDARA, E VIVERAM FELIZES PARA SEMPRE NO ORFANATO.


QUEM TEM MEDO DE CASA MAL ASSOMBRADA? LORENZO PINHEIRO MORÃO

UM DIA UMA CRIANÇA ESTAVA NA CASA E OUVIU UM BARULHO NA CASA DO VIZINHO. A CRIANÇA FOI LÁ OLHAR E VIU AS CADEIRAS QUE ESTAVAM SE MEXENDO LÁ DENTRO. ERA ESCURO NA COZINHA E APARECEU UM LOBO. A CRIANÇA FICOU ASSUSTADA E SAIU DE DENTRO DA CASA, MAS VIU UM VAMPIRO. A CRIANÇA CORREU MAIS UM POUCO MAS VIU UM HOMEM COM UMA FACA. O HOMEM MATOU A CRIANÇA. A POLÍCIA E A AMBULÂNCIA LEVARAM A CRIANÇA PARA O HOSPITAL, MAS NÃO CONSEGUIRAM AJUDAR. OS PAIS DA CRIANÇA CHORARAM MUITO. OS PAIS FORAM NA CASA DO VIZINHO. ELES FICARAM COM MUITO MEDO. ELES NÃO VIRAM NADA, MAS NO TELHADO TINHA SANGUE. QUANDO APARECEU UM FANTASMA E UM VAMPIRO E MATARAM ELES. NUNCA NINGUÉM MAIS OUVIR FALAR DELES. MAS O TUBARÃO COM PERNAS E A ANACONDA MATARAM O VIZINHO.


O BENDI LUCAS COSTA ESCOBAR

AS CRIANÇAS OUVIRAM BARULHO NA CASA ASSOMBRADA. ERA O BENDI! O BENDI ATACA DE NOITE!


UM ORFANATO HIPNOTIZADO MARIA FERNANDA LUGO BAIALARDY

NAQUELA NOITE...CRIANÇAS ESTAVAM NO ORFANATO E OUVIRAM UM BARULHO: -- TUM!TUM!TUM! UMA CRIANÇA DISSE: -- O QUE É ISSO? A OUTRA DISSE: -- EU VOU VER ISSO. ERA UMA MÚSICA E A DIRETORA BOTOU A MÚSICA E HIPNOTIZOU AS CRIANÇAS. MAS UMA CRIANÇA NÃO FOI HIPNOTIZADA E ERA A MARIA. MARIA QUIS PARAR A DIRETORA. A DIRETORA NEM PENSOU QUE TINHA UMA CRIANÇA QUE NÃO ESTAVA HIPNOTIZADA! A CRIANÇA DESLIGOU A MÚSICA E A DIRETORA FICOU MUITO BRAVA E SE DEMITIU. A MARIA VIROU A NOVA DIRETORA! MAS, DEPOIS, A DIRETORA VOLTOU PARA TER SUA VINGANÇA. O PLANO ERA O SEGUINTE: ELA IA LIGAR A MÚSICA, MAS IA BOTAR NO MODO DE NÃO-DESLIGAR. - RÁ, RÁ, RÁ! - DISSE A DIRETORA A DIRETORA FEZ ISSO, MAS A MARIA ESTAVA COM FONE DE OUVIDO E ENTROU NO CANO DA VENTILAÇÃO. A MARIA CHEGOU NO ANDAR QUE A DIRETORA ESTAVA E RASGOU OS FIOS. E, DE NOVO, A MARIA GANHOU!


A CASA ASSOMBRADA PEDRO HENRIQUE MACHADO FELIX

A LOIRA DO BANHEIRO ESTAVA NA CASA ASSOMBRADA. AS CRIANÇAS CHEGARAM E AS CRIANÇAS MATARAM A LOIRA DO BANHEIRO CHAMADA DENISE.


OS MEDOS DA CASA RAFAELLA BRITTO MONTEIRO

ERA UMA VEZ UMA CASA QUE TODO MUNDO TINHA MEDO. NESSA CASA TINHA MONSTROS! UMA VEZ UMA CRIANÇA FOI NA CASA E ENTROU. NO JARDIM DA CASA EM VEZ DE FLORES ERAM PESSOAS MORTAS. EM VEZ DE GRAMA ERA SANGUE. ESSA CASA ERA ASSOMBRADA! QUANDO A CRIANÇA CHEGOU NA CASA UM BANDIDO MATOU A CRIANÇA E PEGOU OS ÓRGÃOS DAS CRIANÇAS. A ANA BELE CHEGOU NA CASA, PEGOU UMA FACA E ATIROU NO OLHO DA CRIANÇA. E A CRIANÇA MORREU!


OS MEDOS DA CASA SOFIA COELHO RIBAS DE CAMPOS

ERA UMA VEZ UMA CASA AMALDIÇOADA. TODOS TÊM MEDO DE ENTRAR NESTA CASA PORQUE TINHA UM MONSTRO. UM DIA UMA CRIANÇA ENTROU NA CASA E ELA DESCOBRIU QUE ERA TUDO INVENÇÃO! MAS A CRIANÇA NÃO TINHA MEDO. UMA PESSOA QUE MORAVA NA CASA NÃO GOSTAVA DE CRIANÇAS MAS ELE EXPLICOU TUDO E FALOU TUDO PARA A CRIANÇA.


UM HOMEM PERSEGUIDO PELOS CACHORROS YTALO MATHEUS KREWER DOS SANTOS

UM HOMEM ESTAVA SENDO PERSEGUIDO PELOS CHACHORROS. O HOMEM ESTAVA XINGANDO OS CACHORROS E FALOU QUE ELES QUERIAM PASSEAR. O HOMEM PROVOCOU OS CACHORROS E ELES CORRERAM ATRÁS DO HOMEM. ELES CORRERAM BASTANTE ATÉ QUE CHEGOU NA CHINA. CORRERAM ATÉ O JAPÃO. CORRERAM ATÉ OS ESTADOS UNIDOS. MAS O HOMEM PEGOU UMA FACA E MATOU OS CACHORROS. MAS CHEGARAM UM MONTE DE PESSOAS QUERENDO LUTAR E QUERENDO PROVOCAR. ELE FUGIU DAS PESSOAS.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.