
1 minute read
Nayara Cristina Costa Dos Santos
DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM A PACIENTE COM LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO
NAYARA CRISTINA COSTA DOS SANTOS*; IZABEL CRISTINA LEMES; JOÃO BATISTA DA CUNHA; PATRÍCIA SAGIORATO Universidade do Vale do Sapucaí
Advertisement
Introdução: O Lúpus Eritematoso sistêmico (LES) é uma doença inflamatória multissêmica de causa desconhecida que evolui cronicamente com períodos de atividade e remissão de natureza autoimune, tendo como característica o desequilíbrio do sistema imunológico através da formação aumentada de auto anticorpos. Objetivo: relatar a experiência da aplicação do processo de enfermagem em um paciente com dor abdominal portadora de LES. Metodologia: Estudo de caso de natureza qualitativa, descritiva, realizado em um hospital universitário na cidade de Pouso Alegre –MG. Os dados foram coletados por meio da anamnese, exame físico, bem como consulta ao prontuário. A construção dos diagnósticos de enfermagem foi subsidiada pela taxonomia II da NANDA (North American Nursing Diagnosis Association). Resultados: foram identificados os seguintes diagnósticos de enfermagem: dor aguda relacionado à agente lesivo biológico (infecção) e/p autorrelato da intensidade usando escala padronizada de dor, expressão facial de dor, mudança no apetite e posição para aliviar a dor; ansiedade r/a mudança de ambiente e condição saúde e/p relato verbal de preocupação; eliminação urinária prejudicada r/a infecção do trato urinário e/p poliúria; integridade da pele prejudicada r/a fator mecânico e/p matéria estranha perfurando à pele; risco de infecção r/a procedimento invasivo, imunossupressão e hospitalização; risco de perfusão renal ineficaz r/a hipertensão arterial, infecção e insuficiência renal; risco de desequilíbrio na temperatura corporal relacionado à sepse; risco de perfusão tissular cardíaco diminuído r/a hipertensão; risco de desequilíbrio eletrolítico r/a disfunção endócrina e renal; risco de constipação r/a hábitos alimentares deficientes. Conclusão: o Processo de Enfermagem quando aplicado de forma sistemática e ininterrupta proporciona resultados satisfatórios evidenciados por melhoras significativas em relação aos aspectos biológico, psicológico e social do cliente em estudo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
NORTH AMERICAN NURSING ASSOCIATION – NANDA. Diagnostico de enfermagem da NANDA: definições e classificação 2015-2017. Porto Alegre: Artmed, 2015.
SMELTZER, S.C. et al. Brunner & Suddarth tratado de enfermagem médico-cirúrgica. 12.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. 4v.
POLIT DF, BECK CT. Fundamentos da pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática de enfermagem. 7ª ed. Porto Alegre: Artmed; 2011.
PALAVRAS-CHAVES: Enfermagem; diagnóstico de enfermagem; lúpus eritematoso sistêmico