1 minute read

Franciele De Melo Franco

INTERVENÇÃO NA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PRÉ NATAL: QUESTÕES SOCIOECONÔMICAS

ALINE DE MELO SIQUEIRA, FRANCIELE DE MELO FRANCO*; MARIA CRISTINA PORTO E SILVA Universidade do Vale do Sapucaí

Advertisement

RESUMO: Este estudo teve como objetivo analisar as dificuldades encontradas no dia a dia de trabalho de Enfermeiros do ESF em relação ao pré-natal e condições socioeconômicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, realizada em quatro bairros do município de Pouso Alegre - MG. As amostras foram compostas por 9 Enfermeiros com média de 2,5 anos de trabalho. Os resultados foram categorizados: Primeira pergunta: Imaturidade da idade frente à gestação; Influência econômica no pré-natal; Dificuldade na compreensão da importância do pré-natal devido à baixa escolaridade; Falta de vínculo com o serviço. Segunda pergunta: Parceria com o serviço social; Uso de linguagem que se aproxima da gestante; Captação precoce ao pré-natal; Vínculo entre serviço e gestante. Os resultados mostram que o Enfermeiro não deve só prestar os cuidados, mas sim ter uma boa relação com as gestantes, pois elas enfrentam muitas dificuldades e são mais susceptíveis a desistirem do pré-natal e procurarem alternativas contrárias.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANVERSA, E. T. R.; BASTOS, G. A. N.; NUNES, L. N.; PIZZOL, T. S. D. Qualidade do processo da assistência pré-natal: unidades básicas de saúde e unidades de Estratégia Saúde da Família em município no Sul do Brasil. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 28, n. 4, p. 789-800, Abr. 2012.

BACKES, D. S.; BACKES, M. S.; ERDMANN, A. L.; BÜSCHER, A.; SALAZAR-MAYA, A. M. Significado da prática social do enfermeiro com e a partir do sistema Único de Saúde brasileiro. Aquichan. Chia, Colômbia, v. 14, n. 4, p. 560-570, Dez. 2014.

BARATIERI, T.; CAZETTA, V.; MARCON S. S. Reincidência Gestacional na Adolescência: percepções da jovem mãe. Ciência, Cuidado e Saúde. [S. l.], v. 10, n. 1, p.

PALAVRAS-CHAVES: Cuidado. Pré-natal. Enfermagem. Condições socioeconômica

This article is from: