CENÁRIO COSTURA SOLTA: COMPARATIVO DOS DIFERENCIADORES
MODELO DE NEGÓCIO E CADEIA DE VALOR Resultados do negócio consideram questões sociais. Crescimento de compliance: resposta às sanções jurídicas. Intercâmbio de informações comerciais e estratégicas. Baixa mecanização. Mortalidade das MPEs em níveis extremos. Comércio online difunde-se em alguns segmentos.
ECONOMIA E MERCADO
EDUCAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Economia se estabiliza e volta a crescer.
Baixo investimento em tecnologia e mecanização.
Política econômica protecionista beneficia a indústria.
O Estado é parte do oligopólio do Big Data: informações para elaboração de políticas públicas. Vigilância é onipresente (empresas digitais são compelidas a fornecer dados para o governo). Baixo investimento em educação.
CULTURA E CONSUMO Amplo rastreamento de cadeias produtivas, mas baixo compartilhamento de informações. Shoppings: experiência de consumo. Compras: online. Necessário cumprir especificações socioambientais para chegar às prateleiras. Consumidores: consciência ambiental, mas há pouca conexão com as condições de trabalho.
QUESTÕES AMBIENTAIS/RECURSOS NATURAIS Política ambiental mais regulada.
TRABALHO E TRABALHADOR(A) O Estado forte garante a aplicação das leis vigentes. O Estado procura garantir direitos, aumentando a fiscalização. Manutenção de marcadores sociais de diferença e da discriminação (desigualdade de gênero, raça ou cor nas cadeias produtivas).
RELAÇÕES ENTRE ATORES (GOVERNO, EMPRESAS, SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA E TRABALHADORES(AS)
Diálogo entre atores é frágil. Predomínio da força do Estado, buscando regular as ações dos demais setores da sociedade. Cidadãos canalizam sua preocupação com questões públicas para o meio ambiente, como reação aos desastres ambientais.
47