Page 1

Segunda-feira, 30 de abril de 2012 d24am.com.br Manaus Amazonas Ano26 Número 11900

Presidente Cassiano Anunciação

FALE COM OS EDITORES contato@d24am.com, redacao@d24am.com | SIGA-NOS

twitter.com/portalD24am

R$

1,00

facebook.com/D24am

ECONOMIA. SALÁRIOSDEATÉR$12 MILNOCOMÉRCIO.PÁG8

Neblinafechaaeroportopor 10 horas e 80%dos voos atrasamou sãocancelados Mautempolevouàsuspensãodepousosedecolagensentre22hdesábadoeamanhãdeontem,causando transtornosacentenasdepassageirosduranteodomingo.Empresasignoramproblema.CIDADESPÁG12

Jair Araújo

Sem qualquer fiscalização, comércio irregular toma conta das ruas do Centro da cidade, aos arredores do mercado Adolpho Lisboa. CIDADES PÁG 12 VENCER

Corredor Sandro Viana faz índice olímpico e fica perto de Londres ManauaraSandroVianafaz 20”43’ nos 200 metros rasos eestápertode participar das Olimpíadas de 2012. Agoraeleesperaatéjunho torcendo paraninguém superar o tempodele.

PAULISTÃO

CAMPEÃO

Neymar dá show contra o São Paulo, marca três e garante o Santos na final

Botafogo bate o Vasco com dois gols de Loco Abreu e ganha título da Taça Rio

O Santos bateu o São Paulo por 3 a 1 e vai fazer a final do campeonato paulista contra o Guarani. No confronto contra Lucas, Neymar teve exibição de gala.

Na final da Taça Rio, Botafogo e Vasco fazem jogo eletrizante. Bota levou a melhor e vai fazer final do Estadual contra o Fluminense.

PÁG 28

PÁG 29

PÁG16

CIDADES. Rapaz reagea roubodecordãoecelular eacabamortoapauladas,nobairroSãoJosé.PÁG14


Opinião

02

Segunda-feira, 30 de abril de 2012 Diário do Amazonas | visite D24am.com

FALE COM OS EDITORES politica@d24am.com, redacao@d24am.com | SIGA-NOS

Editorial

Sem voo ou informação s empresas de transporte aéreo vêm mostrando, a cada dia, que não dão o devido valor para os seus clientes. A falta de opções de escolha e a displicência dos órgãos reguladores tornam a situação dos passageiros mais desesperadora. Sabe-se da dificuldade de medir as mudanças

A

climáticas na Região Amazônica e evitar problemas de atrasos. Quando a natureza intervém, é melhor respeitar sua vontade e preservar a segurança de quem precisa viajar. No entanto, é nessa hora que as empresas devem se mostrar preparadas para atender bem os seus clientes, dando opções para eles decidirem trocar de voos ou buscar oferecer conforto a quem tem que esperar. Não é o que se vê quando problemas de teto impedem os pousos e decolagens no aeroporto de Manaus – e

twitter.com/portalD24am

facebook.com/D24am

Não há a mínima informação para os passageiros,

Por parte das autoridades é necessário uma

quando há problemas de atraso nos voos, o que aumenta a sensação de desconforto.

fiscalização mais atuante, para garantir o bem-estar de quem precisa usar o avião.

em outros, também, a situação não é diferente. Não há a mínima informação para os passageiros, o que aumenta a sensação de desconforto, visto que a estrutura física para os usuários dos aeroportos está cada vez

mais deteriorada. Infelizmente, esse quadro vem se tornando cena comum no aeroporto de Manaus. Na madrugada deste domingo, o mau tempo voltou a prejudicar 80% dos voos e decolagens,

O ESPAÇO DO LEITOR

ENVIE SUA SUGESTÃO DE MATÉRIA PARA PUBLICAR: contato@d24am.com

EM IMAGENS

EM TEXTOS

D

O QUE VOCÊ DISSE

Aeroporto de Manaus é fechado por conta da neblina e 80% dos voos são afetados

FACEBOOK USUÁRIO: JENIIFER AGUIIAR

Realmente, ontem estava demais. USUÁRIO: FLÁVIA SEIXAS

Dentre todas as companhias aéreas, a TAM foi a única que resolveu ignorar os clientes que passaram a madrugada no aeroporto. Valeu TAM! Ainda esperando embarque depois de treze horas de atraso.

Botafogo passa pelo Vasco e é campeão da Taça Rio USUÁRIO: RONALDO SOUZA

Foto: Ag. O Globo O Botafogo mostrou porque ainda está invicto no ano e passou pelo Vasco na decisão da

Estava feio mesmo. Ontem (sábado), às 23h, não se via quase nada, imagina às 3h da manhã.

Taça Rio, o segundo turno do Campeonato Carioca. Loco Abreu, duas vezes, e Maicosuel, marcaram os gols alvinegros na vitória por 3 a 1. Carlos Alberto fez o gol do Vasco. Com a vitória, o Botafogo se credenciou para disputar a final do Campeonato Carioca, contra o Fluminense. A matéria completa foi uma das mais lidas de ontem no Portal D24AM.

A NOTÍCIA FOI PUBLICADA ONTEM NO PORTAL D24AM.COM

FACEBOOK

Empresas faturam até 500% na venda de carros com emplacamento de táxis. A NOTÍCIA FOI PUBLICADA ONTEM NO PORTAL

USUÁRIO: RAYKAARD ALEXANDRE

Mais comentados no D24Am

Campeonato Amazonense de 2012 fica marcado pela violência

A NOTÍCIA FOI PUBLICADA ONTEM NO PORTAL D24AM.COM

No Brasil, 20 milhões de pessoas levam trabalho para casa.

cancelando oito vôos e atrasando outros dez. Mais uma vez, as empresas se eximiram de auxiliar os seus clientes. A principal reclamação nas salas de embarque não era o atraso, mas a falta de informação por parte das companhias. É preciso que as empresas entendam que o passageiro é um cliente e como tal tem que receber tratamento adequado. Por parte das autoridades, como a Anac, é necessária uma fiscalização mais atuante, para garantir o bem-estar de quem precisa usar o avião, seja por lazer ou por necessidade.

Clínica veterinária lança ‘plano de saúde’ para animais. A NOTÍCIA FOI PUBLICADA ONTEM NO PORTAL D24AM.COM

Homem é preso com drogas e diz que era para uma ‘brincadeira’ após o jogo do Vasco.

ISRAELA DORNELES

Enquete - Voos Você acha que clientes de empresas aéreas devem ser ressarcidos quando há atrasos de voos por conta do mau tempo?

A NOTÍCIA FOI PUBLICADA ONTEM NO PORTAL D24AM.COM

D24AM.COM

A gente não vive, e sim trabalha :)

Virou MMA? Infelizmente o jornal tem que falar como foi o Campeonato Amazonense, e todos nós sabemos que o bom futebol não existe por aqui. Então, já que não tem um craque ou boas jogadas para serem destacadas, ainda fazem esse tipo de agressão... Conformem-se amigos.. É o que tem para hoje. É culpa dos jogadores. Na minha humilde e ignorante opinião.

FACEBOOK

FACEBOOK

USUÁRIO: GISLANE MOITA AMAZONAS

USUÁRIO: RAILTON NEPOMUCENO

Muito legal!

Botafogo e a polícia estragaram a brincadeira!

64%

36%

FACEBOOK USUÁRI:; FRANK ROBSON

Esse número exclui políticos e funcionários públicos. USUÁRIO: CLÁUDIA CRISTINA

Eu sou uma delas.

USUÁRIO: SAULO ALMEIDA

Todos têm conhecimento de causa, mesmo assim nada é feito. Essa administração de Manaus está uma vergonha!

USUÁRIO: KELIANI OLIVEIRA

Aprovadíssimo esse plano para os

USUÁRIO: WHANDERSON GAMA

nossos animais.

Isso é desculpa pra se entorpecer!

SIM

NÃO

3643-5080 Linha direta com o leitor


Opinião03

Segunda-feira, 30 de abril de 2012 Diário do Amazonas | visite D24am.com

Claro& i Escuro 9964-3138 / 3643-5034

PT quer candidatura, mas não abre mão de compor majoritária decisão do PT sobre eleições municipais, tomada no último sábado, revela o tamanho do problema em que o partido está metido em função das divergências internas. Uma resolução aprovada pelo voto de seis grupos dos sete que compõem o partido em Manaus diz que o PT vai trabalhar por uma aliança com os partidos da base aliada que dão sustentação à presidente Dilma Rousseff no Congresso, mas não abre mão de participar de uma chapa majoritária, como prefeito ou como vice. Com o PMDB, a situação é complicada, principalmente por conta do PSD. O grupo que defende aliança com Amazonino Mendes (PDT) também está desestimulado, porque sente uma rejeição ao PT entre os membros do PDT e o próprio prefeito. Esse, aliás, foi entendido pelos grupos adversários como o motivo de o presidente municipal Valdemir Santana empurrar a decisão definitiva para o dia 7 de junho.

A

PRACIANO Jogando a toalha

BRAGA Elogio repentino

PAI E FILHO Vaga cobiçada

O deputado federal Francisco Praciano, que desejava concorrer a prefeito pelo PT, jogou a toalha depois do encontro. Em nota, ele disse que não vai se “curvar diante dos caciques da política do Amazonas e do Brasil”. E acrescentou: “Não participarei de conchavos com aqueles que há 30 anos governam o Amazonas, deixando a população pobre de Manaus sem água e transporte de qualidade”.

Chamou atenção o fato de o senador Eduardo Braga (PMDB) elogiar o colega Alfredo Nascimento (PR) durante o programa de rádio que apresenta, no sábado. Ele disse que Alfredo tem papel fundamental na defesa dos interesses do Estado, coisa que, segundo ele, não pode fazer como ‘gostaria’ por conta da função de líder da presidente Dilma.

O deputado estadual Tony Medeiros (PSL) conta com um cabo eleitoral de Manaus na disputa pela Prefeitura de Parintins, o presidente da CUT e do PT, Valdemir Santana. O interesse é porque Medeiros deixando a ALE, quem assume é Wagner Santana.

AMAZONINO Defesa de Frateschi

VEJA ‘Líder sem tropa’

O secretário nacional de Organização do PT, Paulo Frateschi, presente ao encontro, chegou a dizer que uma aliança com o prefeito Amazonino Mendes seria “uma boa para o partido”. O problema é que nem Valdemir Santana acredita mais nessa possibilidade.

A revista Veja desta semana volta a criticar a atuação de Braga no Senado. Em um texto, chama o senador de ‘líder sem tropa’ e critica o tom áspero dele em alguns debates, postura que estaria deixando ministros de Dilma envergonhados.

VEREADORES Voto de legenda Quem não está gostando dos rumos que o PT está tomando no município são os pré-candidatos a vereador. Eles avaliam que a candidatura própria é mais eficiente para eleger parlamentares, porque fortalece o voto de legenda.

DEPUTADOS Novos exploradores O deputado federal Padre Tom (PT-RO) lidera uma equipe de cinco parlamentares que agendou visita ao Amazonas no dia 11 de maio para discutir mineração em áreas indígenas. Eles defendem a exploração em São Gabriel da Cachoeira e Presidente Figueiredo.

STAFF Vice-Presidente Cyro Batará Anunciação Superintendente Renato de Souza Diretora Financeira Waldelina Maciel Tavares Diretor de Redação Márcio Noronha Propriedade da Editora Ana Cássia Ltda. CNPJ: 04.816.658/0001-27 Av. Djalma Batista, nº 2010 - Chapada CEP.: 69.050-010 Manaus -AM- Tel: 3643-5060 Afiliado na: ANJ e IVC

CANDIDATOS Buscando apoio É esperado para hoje uma grande concentração de candidatos a prefeito de Iranduba nos eventos de inaugurações que o governador Omar Aziz e a primeira-dama, Nejmi, vão participar na cidade. A maioria busca o apoio de Omar, entre eles, Liberman Moreno (PHS) e Francisco Souza (PSC).

CMM Convocação O vereador Waldemir José (PT) vai apresentar, na quarta-feira, requerimento na Câmara Municipal convocando o secretário da Semed, Mauro Lippi, a dar explicações sobre os contratos de aluguel de carros investigados pelo TCE. Órgão técnico do TCE diz que daria para comprar todos os carros pela metade do valor contratado.

Associados

Dom Pablo. PrefeitodeS. Paulo

Marcelo Freixo. Deputado do RJ

Tive relações como senador Demóstenes Torres aolongode muitos anos enunca se falou sobreDeltaou Cachoeira

A Lei da Ficha Limpa ajudou no combate à corrupção no Brasil, mas ela precisa ser levada para outros setores”

Negando ter relaçãocomCachoeira.

Na Bienal do Livro, em Manaus.

171%

foi o crescimento da dívida de políticos com o Estado por multas durante o processo eleitoral. Montante de multas eleitorais que deixou de ser pago saltou de R$ 110 para R$ 298 milhões, em seis anos.

21,794

milhões de contribuintes entregaram a declaração de Imposto de Renda Pessoa Física até as 17h de ontem. Hoje é o último dia para o envio da declaração e 3,3 milhões ainda estão pendentes.

30

toneladas de jaraqui serão comercializadas pelo governo do Estado de hoje até o dia 5, a R$ 1 o quilo. O peixe será vendido nos bairros das zonas sul e oeste.

Redação Editor Executivo: Hudson Braga Fone: 3643-5037 Fax: 3643-5083 E-mail: redacao@diarioam.com.br Financeiro Fone: 3643-5068 Fax: 3643-5083 E-mail: financeiro@diarioam.com.br Comercial Fone: 3643-5076 Fax: 3643-5083 E-mail: comercial@diarioam.com.br Gerência de Classificados Fone: 3643-5000 Fax: 3643-5083 E-mail: classilider@diarioam.com.br Assinatura Fone: 3643-5000 Fax: 3643-5083 E-mail: assinatura@diarioam.com.br Circulação Fone: 3643-5060 Fax: 3643-5083 E-mail: circulacao@diarioam.com.br

Sucursal Brasília: SRTV/S - Q. 701 - Conj. D - lote 05 - bl. C - s/209 - Ed. Centro Empresarial Brasilia - Brasilia - DF CEP.: 70340-907. Fone Fax: (61) 3224-3776 Cel: (61) 8433-8162 Representante: Fênix Representação de Mídia São Paulo: Fone/fax (11) 3486-7054 - E-mail:midiafenix@globo.com - Rio de Janeiro: Fone/fax: (21) 2240-5859 - email: represrio@mundibox.com.br


Política

04

Segunda-feira, 30 de abril de 2012 Diário do Amazonas | visite D24am.com

FALE COM OS EDITORES politica@d24am.com, redacao@d24am.com | SIGA-NOS

twitter.com/portalD24am

facebook.com/D24am

Leis municipais são desrespeitadas até pelo Poder Executivo em Manaus Câmara aprova em média 100 leis municipais, mas não fiscaliza a aplicação pelo poder público TEXTO Daniel Jordano FOTO Heraldo Rocha/CMM/17/03/09 MANAUS

Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprova em média 100 leis por ano,mas grande parte delas nunca sai do papel. Pelo menos cinco leis consideradas importantes para a cidade até agora não foram aplicadas ou são desrespeitadas por quemdeveriacumpri-las. Além da falta de divulgação das leis por parte da própria CMM, órgãos públicos não usam o poder de polícia para cumprir o que determina a legislação. É o caso da Lei 1.389, de 2009, que prevê a instalação de biombos em caixas e terminais de auto atendimento dos bancos. A lei foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) no dia 30 de novembro de 2009 e, segundo o autor, vereador Homero de Miranda Leão (PHS), apenas dois bancos a cumprem. “É uma medida simples que prevê a segurança das pessoas. Eu mandei ofício a todos os bancos e a maioria não cumpre a lei. O Procon, que deveria fiscalizar, não interditou nenhuma agência bancária. É frustrante fazer uma lei que não é cumprida”, disse. Além dos biombos de material opaco para impedir a visualização das pessoas que estão sendo atendidas nos caixas, a legislação prevê a instalação de, no mínimo, três câmeras de vídeo para monitoramento da parte externa. Os bancos que descumprirem a lei estão sujeitos a cassação do alvará de funcionamento. A Lei 1.376, de 2009, que obriga os hipermercados e supermercados de Manaus a colocar à disposição dos clientes todos os caixas nos horários de pico, também não é cumprida. A legislação prevê a suspensão do alvará de funcionamento do estabelecimento pelo prazo de 30 dias, após a segunda reincidência e o cancelamento do al-

A

EM BANCAS

Em 2010, a CMM aprovou uma lei que proíbe a exposição de material pornográfico

O vereador Hissa Abrahão, presidente da Comissão de Implementação e Acompanhamento de Leis, diz que não há como fiscalizar todas as leis e que o brasileiro não tem a cultura de obediência às normas legais

FRASE

Homero de Miranda Leão. Vereador Eu mandei ofício a todos os bancos e a maioria não cumpre a lei” Sobre a Lei dos Biombos, que obriga a instalação de cabines nos caixas das agências bancárias.

vará de funcionamento após a terceira reincidência. Para o autor do projeto, vereador Arlindo Jr. (PMDB) falta fiscalização. “Às vezes o supermercado tem 20 caixas e só

três funcionam. Basta que as pessoas denunciem e o órgão competente, no caso Procon, tem que dar o jeito de fiscalizar direito”, disse Arlindo Jr. O DIÁRIO tentou contato com o diretor do Procon, Guilherme Frederico, por telefone, mas elenãoatendeu as ligações.

Ônibus A Lei 1.632/2012, que desobriga passageiros obesos de utilizaram as catracas dos ônibus, teve o Artigo 7°, que incumbia a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) de fiscalizá-la, vetado, e não é cumprida. Outra lei que nunca foi implementada é a 789/2004, que obriga as empresas de ônibus a instalar câmeras de vídeo nos veículos. De autoria do ex-vereador Chico Preto, a lei enfrenta resistência em duas administrações municipais: de Serafim Corrêa e de Amazonino Mendes.

ESTRUTURA

Comissão que deveria fiscalizar tem um funcionário A CMM tem uma Comissão de Implementação e Acompanhamento de Leis, que na prática, faz muito pouco para que as leis sejam implementadas. Segundo o presidente, Hissa Abrahão (PHS), apenas um funcionário atua na comissão. “A comissão é algo que acrescenta ao nosso trabalho, mas ela só não vai resolver o problema da aplicação das leis”, justifica Abrahão. “Mesmo que eu tivesse vários funcionários, não há como fiscalizar todas as leis, é uma questão cultural. Nosso País infelizmente não tem a cultura de cumprir as leis”, completou. O próprio Abrahão é autor da Lei 1.536/2010, que obriga bares, restaurantes, lanchonetes e outras empresas com atividades de vendas de refeições a destinar o

óleo de cozinha para a produção de biodiesel e derivados. A lei também não é cumprida. Para o vereador Wilker Barreto (PHS), a CMM precisa divulgar mais as leis aprovadas. “Lei que não é cumprida é letra morta. Cabe ao poder público a fiscalização, mas é necessário mais divulgação por parte do próprio parlamento”. Na CMM, Wilker é um dos defensores da administração municipal mais empolgados. O presidente da CMM , Isaac Tayh (PSD), disse que a Casa oferece estrutura para a Comissão de Acompanhamento de Leis e cobra a aplicação. “Temos que ficar em cima para que os órgãos apliquem as leis. Estamos tentando uma parceria com o Ministério Público, mas é muita lei”.


Política 05

Segunda-feira, 30 de abril de 2012 Diário do Amazonas | visite D24am.com

Advogados divergem sobre recurso à Lei da Ficha Limpa Apesar de considerar a Lei da Ficha Limpa inconstitucional, advogados divergem sobre a possibilidade de esse argumento ser usado na defesa de seus clientes. Em uma palestra realizada na Câmara Municipal de Manaus (CMM), na última quinta-feira, o advogado especialista em Direito Eleitoral Yuri Dantas falou sobre os pontos inconstitucionais da lei, entre eles a retroatividade, e disse defender que a solução está na “educação política”. Ao DIÁRIO, Dantas disse que, apesar de insconstitucionais, os pontos da Lei Complementar 135/2010 não podem ser usados como argumentos porque o Supremo Tribunal Federal (STF) já decidiu pela constitucionalidade e aplicabilidade da lei. “Não adianta argumentar inconstitucionalidade porque o Supremo já decidiu que a lei é constitucional e isso vai servir de exemplo para todas as instâncias abaixo dele”, afirmou. O advogado Daniel Nogueira, que também atua na Justiça Eleitoral, apresentou opinião semelhante. Ele disse que a lei é inconstitucional, mas este fator “não vai passar de tema para debates” já que o STF decidiu que a lei é válida. “Não adianta discutir no meio formal. A constitucionalidade da lei é que vale”, afirmou. Para a advogada Maria Benigno, os pontos considerados inconstitucionais podem, sim, ser usados como argumentos em um processo. “Se a pessoa se sentir lesada, ou achar que teve seus direitos constitucionais lesados, pode sim alegar inconstitucionalidade. Se eu tiver que defender alguém, vou argumentar a insconstitucionalidade da lei”, afirmou. Benigno considera que a lei fere a constituição, mas diz que ela é necessária. No entanto, contesta a decisão do STF que, para ela, foi “abstrata”. “Depois que processos concretos começarem a ser julgados, alguns pontos serão novamente questionados no STF”, disse a advogada.

Manaus está entre as capitais com menor índice de abstenção Nas eleições de 2008, a capital do Amazonas registrou 13% de abstenções

OBRIGAÇÃO

O voto é obrigatório no País entre 18 e 70 anos e facultativo aos jovens de 16 e 17 anos

Apesar da obrigação de votar, em Manaus, nas últimas eleições municipais foram registradas 130 mil ausências nas urnas eletrônicas. Sem o voto, o cidadão fica impedido de contratar com o poder público e tomar posse em cargo adquirido via concurso

TEXTO Dhyene Brissow FOTO Fabio Rodrigues/ABr/17092011

OS ÍNDICES

MANAUS

13% 18%

anaus teve o menor índice de abstenção entre as capitais brasileiras nas duas últimas eleições municipais, segundo levantamento feito pelo DIÁRIO com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em 2008, a capital do Amazonas empatou com João Pessoa (PB) e Macapá (AP), com o percentual de 13% do eleitorado. Das três capitais commenor índice, Manaus é a que possui maior número de eleitores. Nas últimas eleições municipais, o município tinha 1.056.277, enquanto João Pessoa e Macapá contavam com menos de 500 mil eleitores aptos, 443 mil e 219,2 mil, respectivamente. As capitais que apresentaram maior percentual de abtenção foram Belém (PA) e São Luís (MA). Nas duas, 18% da população apta deixou de votar em 2008. Os dois municípios apresentam número de eleito-

M

do eleitorado deixou de votar nas eleições de 2008 em Manaus. O número é considerado normal por servidores da Justiça Eleitoral e criticado por professor de Ciências Sociais.

res menor que o de Manaus. Na primeira, eram 961.232 eleitores; na segunda, 636.914. Sete capitais apresentaram percentual de abstenção de 16%, entre elas Rio Branco (AC) e Boa Vista (RR), na Região Norte. O primeiro município possui apenas 201.620 eleitores. Trinta e três mil deixaram de votar em 2008. O segundo tem 159 mil pessoas aptas a votar.

Evolução Os dados revelaram, ainda, que os eleitores amazonenses

Foi o maior índice de abstenção registrado nas capitais brasileiras nas últimas eleições municipais, de acordo com dados do TSE. O número foi registrado nos municípios de Belém (PA) e São Luís (MA).

estão comparecendo mais às urnas. O índice de abstenção em Manaus reduziu em 2008 na comparação com as eleições de 2000, quando o percentual era de 16,12% e a quantidade de eleitores aptos era de 760.925. Nesse período (2000-2008), o número de eleitores na capital aumentou em 27%. Mesmo assim, o índice de pessoas que deixaram de votar foi considerado alto pelo especialista e professor do Núcleo de Ciências Sociais da Universidade Federal do Amazonas Ademir Ramos. Ele explicou.

que 137 mil pessoas ainda é um número alto de eleitores que deixaram de exercer o seu direito por algum motivo. Ramos defende a realização de mais campanhas sobre o assunto. Para o responsável pela Central de Atendimento ao Eleitor (Cate), Ivan Vieira, o percentual está dentro da normalidade. Ele afirmou que a redução se deve à frequência da realização de concursos nos últimos anos e que o eleitor procura estar em dia com a Justiça Eleitoral por conta das exigências do título para concursos, empregos, entre outros.

Legislação O eleitor que não puder votar deve justificar sua ausência junto à justiça eleitoral. Quem não votar ou não justificar o seu voto, terá até dezembro deste ano para fazê-lo, ficará sujeito ao pagamento de multa e não poderá tirar passaporte, participar de concorrência pública, fazer empréstimos e ser nomeado em concurso público até a quitação do débito.


06Política

Segunda-feira, 30 de abril de 2012 Diário do Amazonas | visite D24am.com

Demóstenes tentou indicar nome para a Receita Federal Pessoa era ligada ao bicheiro Carlinhos Cachoeira TEXTO Agência O Globo FOTO Celso Junior/AE/05/06/07

A REDE

BRASÍLIA

10

conjunto de gravações da Polícia Federal sobre as relações entre Demóstenes Torres (sem partido-GO) e o bicheiro Carlinhos Cachoeira mostra que em março de 2011 o senador tentou indicar uma pessoa ligada ao bicheiro, a pedido dele, para os quadros da Receita Federal. Esse era o período em que Demóstenes estava aprofundando seus laços com o braço internacional da quadrilha, mantendo contato e fechando negócios com o argentino Roberto Coppola, apontado pela PF como um “megaempresário argentino do caça-níqueis” e consultor de Cachoeira na Argentina e Uruguai. Para tentar pôr um nome de Cachoeira na Receita, mesmo sendo um dos principais líderes da oposição, Demóstenes procurou o senador Francisco Dornelles (PP-RJ), ex-ministro da Fazenda e ex-secretário da Receita. O diálogo gravado pela PF mostra que Dornelles não aceitou ajudá-lo, frustran-

O

pessoas, ao menos, integravam a rede de influência do bicheiro Carlinhos Cachoeira. Além de Demóstenes Torres, há dois governadores: Marconi Perilo, de Goiás, e Agnelo Queiroz, do Distrito Federal.

do a quadrilha: — (Dornelles) diz que não tem nenhuma influência lá. Eu falei “mas e se houver, você apoia uma indicação?” Ele falou assim “o Fisco não recebe indicação política. Não recebe indicação política”. Ou seja, o cara lá deve ser dele, mas ele não quis assumir — diz Demóstenes para Carlinhos. Não satisfeito, Cachoeira faz uma lista de pedidos: — É verdade.... O cara da Anvisa, você podia ligar pra ele pra mim... E o Pagot também... Vê essas duas coisas aí — pede o bicheiro. Demóstenes também defendeu os interesses comer-

ciais de Cachoeira fora da região Centro-Oeste. O senador se comprometeu a ir a Santa Catarina receber Coppola. O telefonema é de 17 de março de 2011. Cachoeira faz o pedido, sem cerimônia: — O Roberto, o argentino, ele vai tá lá. Ele vai tá lá em Santa Catarina. Você podia receber ele lá um pouquinho pra mim. Sábado de manhã. Vê com ele pra mim. — Vejo — diz Demóstenes. Em outra gravação, feita em 13 de agosto, Cachoeira liga para Lenine Araújo de Souza, seu braço-direito. Lenine diz que está no restaurante Porcão em Brasília, com Coppola. Em seguida, Lenine repassa o telefone para o argentino, que avisa que está acertado um negócio envolvendo Demóstenes: — Escuta, o negócio do Demóstenes, ela (sic) está para o final do mês. Estou mandando. — Ah, excelente. Ele perguntou ontem — afirma Cachoeira. Segundo a PF, Demóstenes foi usado pela quadrilha até parapedir quepoliciais envolvidos em grupos de extermínio fossem transferidos de um presídioemMatoGrossoparaGoiás.

DO STF

CPI do Cachoeira receberá na quarta-feira documentos da Operação Monte Carlo

O senador Demóstenes Torres corre o risco de perder o mandato de senador nas próximas semanas

Arlesson Sicsú/10/04/11

Prefeito de São Paulo determina investigação em contratos da Delta; um deles é alvo do MP O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), determinou ao primeiro escalão do governo a realização de um “acompanhamento rigoroso” dos contratos da Delta Construtora com a prefeitura da capital paulista. “A prefeitura está muito atenta e toda atenção será dispensada (aos contratos da Delta). Sabemos a dimensão que ganhou essa questão e temos toda preocupação em esclarecer isso para as pessoas”, disse o prefeito ontem, antes do início da prova de Fórmula Indy na cidade de São Paulo. Conforme revelou o jornal

O Globo, um contrato de R$ 1,1 bilhão assinado em novembro do ano passado entre a Prefeitura de São Paulo e o consórcio liderado pela Delta para varrição de lixo se tornou alvo de investigação do Ministério Público. Os promotores apuram as suspeitas de apresentação de documentos falsos pelo consórcio. Quem assinou o contrato em nome do consórcio foi Heraldo Puccini Neto, diretor da Delta para a Região Sudeste, que teve a prisão preventiva decretada pela Justiça em Brasília na última semana a

pedido da Polícia Civil, por suspeita de envolvimento em esquema de fraude em licitações na área de transporte público do Distrito Federal. Até a manhã de ontem, ele ainda estava foragido. Na sexta-feira, o Ministério Público paulista encaminhou à Polícia Federal ofício em que solicita documentos relacionados a irregularidades eventualmente cometidas pela Delta ou por seus dirigentes na cidade de São Paulo para verificar a relação com o contrato do lixo e o diretor foragido. Kassab disse não ter moti-

vos para se preocupar com as investigações. “A prefeitura está à disposição do Ministério Público para cooperar e entregar informações. Estamos tranquilos em relação ao contrato”, afirmou o prefeito. Antes de vencer o contrato do lixo, a Delta já havia recebido R$ 155,7 milhões da Prefeitura de São Paulo em contratos emergenciais de varrição, pagos entre 2007 e 2011. Nos últimos sete anos, a construtora recebeu outros R$ 63,5 milhões a título de obras de urbanização, pavimentação de ruas e construção de pontes.

Kassab: “Nunca tive qualquer relação com o Carlinhos Cachoeira”


Segunda-feira, 30 de abril de 2012 Diário do Amazonas | visite D24am.com

Política 07

Donos de bingos negociaram apoio Deputados usaram indevidamente o nome de Michel Temer para negociar com os empresários TEXTO Agência O Globo BRASÍLIA

onos de casas de jogos eletrônicos negociaram por R$ 1 milhão o apoio de um grupo de deputados federais ao projeto de legalização dos bingos no iníciode 2010, quandoaproposta estava prestes a ser levada ao plenário da Câmara. Pelo menos um dos deputados usou indevidamente o nome do então presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), hoje vice-presidente da República, na negociação. Ao justificar o valor global da propina, o deputado negociador explicou que R$ 400 mil seriam destinados a Temer. O restante, R$ 600 mil, seria partilhado entre outros parlamentares. A negociata com fachada social esbarrou no deputado Fábio Ramalho (PV-MG), então no primeiro mandato, mas muito atento às sutilezas da atividade parlamentar. Ex-prefeito de Malacaxeta, pequena cidade do interior de Minas Gerais e favorável aos jogos, o deputado não despertou desconfiança da turma do jogo e teve acesso a informações importantes sobre as negociações em curso. Sem fazer alarde, o deputado pediu audiência e avisou Temer sobre o envolvimento do nome dele na negociata. “A movimentação que eu vi não estava certa. Falei com o presidente (Michel Temer) que o projeto não deveria ser votado e ele me escutou”, disse Ramalho ao jornal O Globo. Naquele momento, Temer era a peça central nos interesses de donos de bingos e outros tipos de jogos. CaberiaaopresidentedaCâmara dar a palavra final sobre a inclusão do projeto de legalização dos jogos na pauta. As negociações estariam cobertas pela pressão social. Com a crise internacional batendo às portas do País e o risco do desemprego crescendo, donos de bingos contavam com um forte apelo: os jogos ajudariam a ativar a economia de algumas áreas e garantiriam o emprego de milhares de trabalhadores.

D


Economia

08

FALE COM OS EDITORES economia@d24am.com, redacao@d24am.com | SIGA-NOS

Segunda-feira, 30 de abril de 2012 Diário do Amazonas | visite D24am.com

twitter.com/portalD24am

facebook.com/D24am

Comércio tem remuneração mensal de até R$ 12 mil em Manaus No setor, ainda predomina um perfil de escolaridade baixa, mas problema é cultural, diz ABRH TEXTO Henrique Saunier e Gisa Prazeres FOTO Eraldo Lopes/26/03/12 MANAUS

isto ainda como um dos setores com a pior remuneração, o comércio de Manaus possui postos de trabalho com ganhos mensais de até R$ 12 mil. São profissionais que trabalham diretamente com a comercialização de bens de alto valor agregado, como a de veículos e eletrônicos. Segundo o diretor da Targo Consultoria, Carlos Eduardo Oshiro, os profissionais do comércio com altos ganhos são raros no mercado. Em geral, conforme explicou, o salário pago pela empresa é o mínimo vigente, o que faz com que vendedor e gerente tenham que se esforçar para conseguir bons resultados no fim do mês. “Hoje, um dos segmentos quemelhor pagaéo quecomercializa produtos de maior valor agregado. No setor de venda de veículos estão as empresas que pagam melhor. A composição salarial geralmente é a comissão, mais o alcance de metas. Vendedores considerados ‘top’ chegam a ganhar entre R$ 8 mil e R$ 10 mil”, disse Oshiro. O executivo explicou que, nas lojas de carros de luxo, as vendas podem ser menores, mas como o faturamento é maior, a comissão pode valer mais a pena. Já nas concessionárias de carros populares, apesar da quantidade de vendas maior,acomissãoémais tímida.

V

Motivação Assim como os vendedores, os gerentes também precisam suar a camisa para incrementar seu contra-cheque. De acordo com o coordenador de Recursos Humanos (RH) e psicólogo, Raimundo Souza, dependendo do porte da loja, alguns gerentes possuem um salário de até R$ 12 mil. “Ogerenteé quem vaifazer o seu próprio salário. Ele também

ORIENTAÇÕES

Especialistas dizem que descobrir necessidades do cliente é fundamental

Salários mais baixos no comércio são compensados com as comissões, que podem resultar em boa remuneração tanto para vendedores quanto para gerentes de lojas, cujo trabalho é motivar a equipe para atingir as metas de vendas

OS NÚMEROS

R$ 4 mil é a remuneração mensal em segmentos considerados menores, como o de lojas de roupas de grife, segundo análise do executivo da Targo, Carlos Eduardo Oshiro.

depende da sua equipe, mas precisa fazer técnicas de motivaçãoparaganhar bem”,disse. No setor de vendademóveis e eletrônicos, ramo onde o coordenador de RH atua, ele disse que vendedores recebematéR$ 6 mil,por mês. Sãofuncionários que conseguem vender na faixa deR$100 mil,mensalmente. Carlos Oshiro observou

que vendedores do setor de eletrodoméstico, eletrônicos, principalmente os de informática, cuja renda pode chegar a R$ 7 mil, não são comuns, pois esta é uma área que exige um conhecimento técnico, assim como o de carros de luxo.

Marginalização Mesmo com ganhos atraentes, o comércio ainda é conhecido por sua alta rotatividade e dificuldade de preenchimento de vagas em datas fortes, como o Dia das Mães e Natal. “O comércio é setor ainda muito marginalizado”, disse. Para a presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos no Amazonas (ABRH-AM), Elaine Jinkings, aindapredomina umperfilcom escolaridade baixa no comércio, e, segundo ela, este é um problema mais cultural do que dafalta de qualificação em si.

HÁ VAGAS

Na construção, salários variam de 669 a R$ 5 mil As contratações da área da construção civil estão aquecidas nesse primeiro semestre do ano. Em média, os Sistemas Nacionais de Emprego do Estado (Sine/AM) e do Município (Sine/Manaus) têm ofertado, juntos, 400 vagas por semana para o setor, o equivalente a 1,6 mil por mês. Os salários variam de R$ 669 até R$ 5 mil. Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil do Amazonas (Sintracomec/AM), Cícero Custódio, hoje, o setor emprega cerca de 80 mil trabalhadores diretos e indiretos, em Manaus, dos quais, aproximadamente, 40 mil com carteira assinada.

Custódiodestacou quemesmoem umperíodochuvoso,considerado difícilparadar andamentoaobras,o setor daconstrução temcontratado mais,nesseiníciodeano,para conseguir cumprir oprazode entregadeimóveis residenciais. De acordocomo representantedos trabalhadores daconstrução,no segundo semestreas contratações devemcrescer até10%,motivadas por obras deinfraestruturadacidade, a qualé subsededomundialde 2014, edenovos empreendimentos comerciais e residenciais. Para cumprir o prazo de entrega dos imóveis residenciais, segundo ele, muitas construtoras ampliaram os horários de trabalho nas obras e agora possuem dois turnos.


Economia09

Segunda-feira, 30 de abril de 2012 Diário do Amazonas | visite D24am.com

Japoneses buscam novos mercados e querem ampliar investimentos no PIM Empresas consideram Brasil como parceiro estratégico para transferência de tecnologia OS NÚMEROS

FOTO Raimundo Valentim/29/09/08 MANAUS

m busca de novos mercados para transferir tecnologia e fazer investimentos, as empresas japonesas veem o Brasil como parceiro ideal, segundo o cônsul-geral do Japão em Manaus, Haije Naganuma. “E, no Amazonas, a presença japonesa funciona muito bem”, adiantou, propondo mediar conversas entre os empresários e a Suframa para fortalecer e ampliar a presença japonesa no Polo Industrial de Manaus (PIM). Na última sexta-feira, o cônsul reuniu-se com o superintendente da Suframa, Thomaz Nogueira, acompanhado da vice-cônsul, Michiko Shibata, para agradecer pela manutenção das empresas japonesas em Manaus e oferecer o apoio do seu país para melhoria da competitividade do PIM. “A presidente Dilma Rousseff garantiu mais 50 anos para a Zona Franca, mas a tendência internacional é de reduzir

35

E

empresas no PIM tinham investimentos líquidos japoneses ao final de 2011, a maioria nos setores Mecânico, Eletroeletrônico e Duas Rodas.

LIDERANÇA

O Amazonas liderou em número de projetos nipônicos de 2004 a 2011

Com forte presença no Polo Industrial de Manaus, principalmente em segmentos como o de Duas Rodas, os japoneses falam em maiores investimentos em um cenário de forte concorrência com os chineses

barreiras. Assim, só os incentivos não serão mais suficientes no futuro. É preciso aumentar a competitividade, com infraestrutura e transferência de tecnologia”, disse Naganuma. O superintendente destacou a importância de manter

os benefícios, mas com a necessidade cada vez mais urgente de procurar dotar o Polo Industrial de ciência e tecnologia que impliquem no domínio do ciclo de produção. “E, para isso, a parceria com o Japão que tem expertise em áreas co-

Pré-matrícula para o mestrado em Mobilidade Urbana será na quinta A pré-matrícula para o primeiro mestrado de Mobilidade Urbana e Governança da Universidade Corporativa Municipal (UCM) deve ser feita na próxima quinta-feira, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A lista dos aprovados foi divulgada no final da semana passada e está disponível no site da Fundação Escola de Serviço Público Municipal (FESPM), no endereço eletrônico http://fespm.manaus.am.gov.br. Coordenado pela FESPM e ministrado pela Ufam, o curso oferece 100 vagas, 40 de Mestrado e 60 de Master of Business Administration

(MBA). As aulas terão início no dia 7 de maio e serão ministradas na Faculdade de Tecnologia da Ufam. O curso terá duração de dois anos. A diretora-presidente da FESPM, Angela Bulbol de Lima, informa que os aprovados deverão efetuar a pré-matrícula no dia 3 de maio, no horário das 14h às 20h, na secretaria do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Engenharia da Produção (Nupep), da Ufam, localizada na Avenida General Rodrigo Octávio Jordão Ramos, Campus Universitário, Setor Norte, Coroado 1, zona leste. Um dos documentos a

OS NÚMEROS Mais informações sobre as matrículas podem ser obtidas pelos telefones (92) 3305-2825e9128-9384,coma secretáriaVeraCampos; ou por e-mail: veracampos@ufam.edu.br.

1

Os interessados podem entrar em contato comoDepartamento deEducaçãoProfissionalda FESPMpelo telefone 3215-4665.

2

serem apresentados é a declaração que comprava vínculo empregatício com a Prefeitura.

mo cosméticos e fármacos - é muito importante”, disse, apontando dois setores em que a união Brasil-Japão pode render bons frutos em um futuro próximo. Naganuma lembrou que o Japão é ponta na criação de

novas tecnologias, destacando que as telas de LED, por exemplo, foram criadas pela Sony. “O Brasil, Manaus sobretudo, tem condições de absorver essa mão de obra com ganho para ambos os lados”, destacou. “O Japão poderia apostar na Coreia e na China como parceiros na transferência tecnológica, mas nossa relação com o Brasil tem um histórico de mais de 100 anos de amizade”, destacou. Como exemplo de avanço que pode ser trazido ao Brasil, o cônsul falou sobre as telas IGZO. “Depois do LCD veio o LED, depois o OLED e agora chegou o IGZO, que rende telas quatro vezes mais nítidas e com consumo cinco vezes menor de energia”, anunciou


10 Economia

Segunda-feira, 30 de abril de 2012 Diário do Amazonas | visite D24am.com

MERCADOS BOVESPA

DOWJONES

NASDAQ

BRASIL

ESTADOS UNIDOS

ESTADOS UNIDOS

61.691 | -0,81

13.228 | +0,18

OURO

DAX

POR GRAMA EM R$

ALEMANHA

3.069 | +0,60

100,759 | +1,68

6.801 | +0,91

EURO

DÓLAR

COTAÇÃO EM US$

COMERCIAL EM R$

1,3260 | +0,48

6.400

101,5

2,51

57.600

11.750

2.600

5.950

52.300

10.900

2.400

5.500

97,5 93,5

2,39 2,28

12.600

63.000

A

S

O

N

D

J

2.800

A

S

O

N

D

J

A

S

O

N

D

J

A

S

O

N

D

J

A

S

O

N

D

J

CDB

POUPANÇA INPC

IPCA

CÂMBIO

8,51%

27/04/2012

0,58

2012 SALDO 1,08

2012 SALDO 1,22

MAR/2011

0,50

2012 MAR

0,18

2012 MAR

0,21

FEV/2012

0,58

2012 FEV

0,39

2012 FEV

0,45

DÓLAR (EUA)

1,8852

JAN/2012

0,59

2012 JAN

0,51

2012 JAN

0,56

IENE (JAPÃO)

0,02342

DEZ/2011

0,56

2011 SALDO 6,07

2011 SALDO 6,50

PESO (ARGENTINA)

2010 SALDO 6,46

2010 SALDO 5,90

EURO (EUROPA)

FONTE:IPCADOIBGEEM %

FONTE:IPCADOIBGEEM %

1,8870 | +0,05

1,88

A

S

O

N

D

1,73 1,59

J

A

S

O

N

D

J

BALANÇA COMERCIAL EM US$ MILHÕES

CDB prefixado de 30 dias, com valor ao ano. Os Certificados de Depósito Bancário (CDBs) são mais seguros que a Bolsa de Valores.

2012 (3 MESES) 1,69 FONTE:BANCOCENTRAL

MOEDAS

EXP

IMP

2010

201.916

181.638

20.278

2011

256.041

226.251

29.790

0,4272

MAR/2012

20.911

18.892

2.019

2,4977

2012 (TOTAL) 55.080

52.640

2.440

COTAÇÃO

BOLÍVAR (VENEZUELA) 0,4395

MERCADO

SALDO

DATA

FONTE:BANCOCENTRAL

Termina hoje prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda Centro de Atendimento ao Contribuinte da RF em Manaus atende em horário normal, até as 19h TEXTO Henrique Saunier FOTO Eraldo Lopes

FRASE

OS NÚMEROS

MANAUS

contribuinte que deixou sua declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) para hoje ainda tem à disposição postos para tirar dúvidas e enviar suas informações à Receita Federal. Por causa do feriado de 1° de maio, as opções estão mais limitadas e é preciso atentar à alta demanda, que pode causar sobrecarga no sistema de envio. O delegado adjunto da Receita, Alzemir Vasconcelos, informou que, mesmo na véspera de feriado, o Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC) da Receita Federal, localizado na Avenida São Jorge, número 2.878, bairro São Jorge, zona oeste, vai funcionar normalmente. O CAC vai atender a população em seu horário normal, das 7h às 19h. Segundo Vasconcelos, o contribuinte retardatário com dúvidas referentes a sua declaração também pode saná-las por meio do telefone 2125-5449. “No local, o contribuinte vai poder contar com cinco computadores com o programa da Receita disponíveis para o envio de suas informações. Caso tenha algum problema, teremos técnicos à disposição para ajudar”, adiantou o delegado adjunto.

O

3,7

milhões de contribuintes ainda não acertaram as contas com o Leão até a manhã de ontem. O balanço da Receita mostrava a entrega de 21,27 milhões de declarações do total de 25 milhões esperados.

Lucilene Viana. Professora Quem não fizer a declaração sofre o bloqueio do CPF, paga uma multa pesada e, no caso de funcionários públicos há o risco de perder o emprego” Quem tiver mais dificuldade em fazer a sua declaração, o curso de Ciências Contábeis da Faculdade Martha Falcão vai realizar um plantão fiscal, das 15h as 17h, na sede da instituição, situada na Rua Natal, número 300, Bairro Adrianópolis. Funcionando desde o dia 19 de março, com uma média de dez atendimentos por dia, a estimativa é uma triplicação da demanda do público. A coordenadora do curso, Lucilene Viana, informou que será cobrado um valor simbólico de R$ 20 para a declaração simples e R$ 40 para a completa. Todo o valor arrecadado é revertido para ações sociais.

RETARDATÁRIOS

Prazo para a entrega da declaração do IRPF começou no dia 1º de março

O programa gerador da declaração do Imposto de Renda está disponível na página da Receita Federal na internet

Riscos Quem deixar para hoje a sua declaração está sujeito a se deparar com problemas no processo. Conforme Lucilene Viana, o principal risco pode ser a forte demanda no servidor da RF. “Neste último dia tem o risco de ocorrer alguma pane de sistema, ou a lentidão no site da Receita Federal, pois muitas pessoas vão enviar no mesmo dia”, salientou. Ela disse ser importante também procurar especialistas do setor contábil no caso de dúvidas e evitar lan houses, pois não há nenhum acompanhamento profissional, além da cobrança média de R$ 100 pelo serviço. “Quem não fizer a declaração sofre o bloqueio do CPF, paga uma multa pesada e, no caso de funcionários públicos há o risco de perder o emprego”, completou Lucilene.


Economia 11

Segunda-feira, 30 de abril de 2012 Diário do Amazonas | visite D24am.com

RÁPIDAS Dilma quer que rendimento da poupança varie com os juros

Brasil ‘mira’ gás natural para alcançar novo patamar mundial

ApresidenteDilmaRousseff quer queas mudanças napoupança sejamestruturais e resolvam,de uma vez por todas,oproblemada remuneraçãodacaderneta. Só assimhaveriaespaçopara uma quedamais acentuadanas taxas de juros noPaís. Nogoverno,a avaliaçãoé que,enquantoa cadernetaoferecer umganhofixo paraoinvestidor (TRmais 6% ao ano),haverá riscodedesequilíbrio nomercado. Aoconcorrer com outras aplicações,comofundos, por exemplo,acadernetaacaba impondo umpisoà quedados juros. Aideiaé tornar a remuneraçãodapoupança variável deacordocomos juros. Fala-seno Planaltoemenfrentar oproblema dapoupançadefrente,em vez de adotar soluções paliativas comoo quechegou a ser consideradano governoLula, quandoa saída encontradafoi tributar depósitos acimadeR$50 mil.

Visto como a nova fronteira energética do País, o gás natural pode colocar o Brasil em um novo patamar no cenário internacional. Até então associado à exploração de petróleo no mar, o gás virou tema de estudos profundos, feitos pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) e por empresas, que indicam enorme potencial em bacias terrestres. Para especialistas, o País tem reservas gigantescas de gás natural do porte das de petróleo no pré-sal da Bacia de Santos. Com isso, a oferta ao mercado deve aumentar 360%, passando dos atuais 65 milhões para 300 milhões de metros cúbicos por dia entre 2025 e 2027. Para 2020, a Petrobras, principal produtor, trabalha com um cenário de 200 milhões de metros cúbicos por dia. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, vai mais longe, prevendo a autossuficiência no setor em cinco anos.

Fabio Pozzebom/ABr

Portos brasileiros vão receber R$ 500 milhões para modernizar processos de gerenciamento O governo federal vai gastar R$ 500 milhões até o final de 2014 para informatizar o gerenciamento dos principais portos do Brasil, sem investir em infraestrutura, segundo reportagem da Folha.com. O pacote inclui instalação de radares e câmeras de monitoramento de navios e condições climáticas - um sistema já antigo no exterior. Todo complexo portuário brasileiro movimenta 800 milhões de toneladas de mercadorias por ano e responde por 96% das importações e exportações nacionais. Com a combinação entre volume de cargas e métodos ultrapassados de gestão, a demora para se liberar uma carga no País pode chegar a 17 dias.


12

Cidades

FALE COM OS EDITORES cidades@d24am.com, redacao@d24am.com | SIGA-NOS

twitter.com/portalD24am

facebook.com/D24am Jair Araújo

Forte neblina causa atraso em mais de 80% dos voos em Manaus Fenômeno natural fecha aeroporto por nove horas Ambulantes que comercializam até frutas e legumes tomam conta das vias na região em volta do Mercado Adolpho Lisboa

Ambulantes ocupam áreas próximas ao Mercado Municipal

TRANSTORNO

Voos que estavam a caminho de Manaus foram desviados para outras cidades

Nevoeiro é comum nessa época do ano e fenômeno entre sábado e domingo repetiu o ocorrido na última quinta-feira, quando os voos também foram suspensos

TEXTO Camila Pereira FOTO Raimundo Valentim MANAUS

ais de 80% dos voos previstos para Manaus, entre meia-noite e meio-dia de ontem, foram afetados por conta do fechamento do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. O aeroporto ficou fechado para pousos e decolagens das 22h48 de sábado até as 8h de domingo. De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o motivo para o fechamento do aeroporto foi a forte neblina que atingiu Manaus. A situação começou a se normalizar a partir das 8h, quando o aeroporto reabriu para decolagens de aeronaves que estavam em Manaus. Às 9h, foram liberados os pousos na cidade.

M

De acordo com o site da Infraero, dos 22 voos nacionais previstos entre 0h e 11h15 de ontem, dez atrasaram e oito tiveram que ser cancelados, afetando 81,8% dos voos previstos para o horário. Oito voos que estavam a caminho de Manaus neste período também foram desviados para outras cidades. Segundo a Infraero, a partir da reabertura do aeroporto, cabe às próprias empresas aéreas a normalização dos horários dos voos. Até o final da tarde de ontem passageiros ainda faziam os últimos embarques que estavam atrasados por conta do tempo. Esta é a segunda vez que o aeroporto de Manaus fecha em apenas três dias. Na sexta-feira, também por conta da neblina, o aeroporto ficou fechado por aproximadamente três horas, entre 4h54 e 7h43.

Na ocasião, dos 26 voos previstos para Manaus, a Infraero confirmou o atraso de 15 deles. Outros dois voos foram cancelados. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno é comum nessa época do ano, inclusive as fortes precipitações com rajadas de ventos, resultado da transição da estação chuvosa para o período de seca na Região Amazônica.

OS NÚMEROS

22 voos foram afetados com a impossibilidade das operações de pouso e decolagem em Manaus desde a noite de sábado, situação que começou a se normalizar a partir das 9h de ontem.

A área ao redor do Mercado Adolpho Lisboa, como a Rua dos Barés, Praça Barão de São Domingos e Rua Tebelião Lessa, no Centro de Manaus, são tomadas todos os dias por cerca de 150 ambulantes irregulares há quase quatro anos. Devido a esta presença, os comerciantes do local reclamam da queda no movimento, lixo e violência. Os produtos vendidos sem procedência incluem frutas, verduras, legumes e pescado e são expostos em carrinhos de mão e papelões sobre o asfalto, ameaçando a saúde de quem compra a mercadoria. Alguns vendedores chegaramaafirmar queaáguautilizadaparalavaro peixenão recebe tratamento. A Lei Municipal 123 de 2004, que rege o funcionamento das feiras e mercados, proíbe a atividade de comércio ambulante no raio de 300 metros dos imóveis protegidos pela legislação do patrimônio histórico, como o Mercado Adolpho Lisboa. No início do mês de abril, a operação Caramuri da Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempab) esteve presente no local e retirou 15 vendedores, no entanto, a reportagem constatou que ainda há presença deles. Deacordocomopresidente do Sindicato dos Feirantes de Manaus, David Lima, foram realizadas diversas reuniões. “Foram dadas várias opções: eles poderiam atuar em feiras itinerantes, feiras de bairros,

mas eles (ambulantes)não querem ser fiscalizados”,observou. Os comerciantes da área afirmaram que após a saída dos ambulantes, por volta do meio-dia, continua a venda de bebidas alcoólicas e até drogas, ocasionando casos de violência, como assaltos e até homicídios nolocal. Alémdisso,olixo espalhado e os ambulantes instalados no meio das ruas atrapalham o fluxo de veículos e a passagem de pedestres. “A situação afeta a arrecadação do Estado, a movimentação do comércio, o que nos prejudica diretamente, o turismo, além de ser um caso seríssimo de saúde pública”, ressaltou um comerciante que não quis ser identificado.

FRASE

David Lima. Pres. do Sindicato dos Feirantes Foram dadas várias opções: eles poderiam atuar em feiras itinerantes, feiras de bairros, mas eles (ambulantes) não querem ser fiscalizados”


Segunda-feira, 30 de abril de 2012 Diário do Amazonas | visite D24am.com

Cidades 13

Ciatran multa motoristas na Ponte Utilização irregular do acostamento pelos banhistas resulta em 25 notificações só no domingo TEXTO MarthaBernardo FOTO EraldoLopes MANAUS

a tarde de ontem, policiais da Companhia Interativa de Trânsito (Ciatran) multaram motoristas estacionados no acostamento da Ponte Rio Negro. Por contadacheiadorio,banhistas têm utilizado o local como balneário e acabam desrespeitando as leis de trânsito, como mostrou o DIÁRIO na semanapassada. De acordo com o soldado da Polícia Militar (PM) Israel Ferreira só na tarde de domingo foram emitidas 25 multas. Ele explicou que estão sendo multados aqueles motoristas que “abandonam” os carros na cabeceira da ponte. “Se chegamos no local e as pessoas retiram os veículos,nãomultamos,mas alguns banhistas deixam os veículos e somem”. A multa para quem estacionar no acostamento é de três pontos na carteira, conforme o Código de Trânsito Brasileiro(CTB). A tenente Claudete Sampaio afirmou que a PM tem realizado vistorias ao longo da ponte e orientado os motoristas, mas, segundo ela, pelo número de pessoal, não hácomomanterumaviatura de forma permanente no local. Os policiais disseramainda queacompanhamamovimentação na ponte pelas câmeras instaladas nolugar. Antes da chegada da polícia, muitas famílias aproveitavam a alta temperatura para tomar banho no local. Além das infrações de trânsito, já é possível verificar outros problemas,como lixo deixado pelos frequentadores.

N

Motoristas estacionam no acostamento e recebem multas


14 Cidades

Segunda-feira, 30 de abril de 2012 Diário do Amazonas | visite D24am.com

Industriário é morto durante assalto a cordão e celular

Valmir Lima Jornalista valmirlima@diarioam.com.br

Analfabetismo científico

Crime ocorreu no bairro São José e suspeito foi preso cientista amazonense Alberto Santoro será o principal palestrante do Fórum Senado Brasil 2012, organizado pelo Senado Federal, no final de maio, para discutir ciência. Santoro lidera a equipe brasileira na fronteira franco-suíça em um dos maiores projetos científicos, o Large Hadron Collider (LHC), lançado no final de 2008, ou em português, o Grande Colisor de Hádrons, da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (Cern). Trata-se do maior acelerador de partículas e o de maior energia existente no mundo. Mas o que chama a atenção é que o tema a ser apresentado por Santoro (‘Desafios Científicos do século 21’) tem como ponto de partida o ‘analfabetismo científico’ no Brasil. O termo aparece em matéria de divulgação do evento no site do Senado. O analfabetismo científico é a ignorância sobre os conhecimentos mais básicos de ciência e tecnologia que qualquer pessoa precisa ter para sobreviver razoavelmente em uma sociedade moderna; níveis insuficientes de pensamento crítico e baixa resistência a informações sem base científica; e maior tendência a apresentar pensamento irracional nos assuntos do cotidiano e nas decisões pessoais. Tal conceito é do Renato Sabbatini, da Unicamp. Em material disponível na web, Sabbatini dá uma série de dados sobre o que considera analfabetismo

O VIOLÊNCIA

Moradores das proximidades espancaram o suspeito, que foi assistido e depois preso

Corpo do operário Marlúcio Braga dos Santos, 29, foi levado para o Instituto Médico Legal. Ele não resistiu e morreu ao ser atingido a pauladas

TEXTO Cleidimar Pedroso FOTO Eraldo Lopes MANAUS

etrônio Torres Jacauna, 27, foi preso pela Polícia Militar (PM) como suspeito de assassinar a pauladas o industriário Marlúcio Braga dos Santos, 29, e esfaquear Odaílson Bento Coelho. Segundo o investigador do 9º Distrito Integrado de Polícia (9º DIP) Seldon Duarte, Petrônio roubou um cordão e um celular de Marlúcio e ele reagiu. Já Odaílson, cunhado

P

de Marlúcio, tentou evitar a agressão quando foi ferido. O crime ocorreu por volta das 11h de ontem na Rua I, no São José 3, zona leste. Um adolescente de 14 anos, sobrinho de Marlúcio, presenciou o crime. “Eu estavacarregando uma TV com o meu tio quando o Petrônio se aproximou e tentou tirar a força o cordão e o celular dele. Eles começaram a lutar e Petrônio juntou um pedaço de madeira e começou a espancá-lo. Fui pedir socorro. Foi então que o Odaílson veio, tentou ajudar o Marlúcio e acabou fe-

rido”, relatou o adolescente. Moradores das proximidades do local do crime evitaram que Petrônio fugisse. Ele foi espancadoatéachegadadaPolícia Militar. Depois de ser atendido em um pronto-socorro, Petrônio foi levado para o 9º DIP e vai responder pelos crimes de homicídioe tentativadehomicídio. Marlúcio morreu na hora. O corpo dele foi levado para o Instituto Médico Legal (IML). Já Odaílson foi levado para o Pronto-Socorro Dr. João Lúcio, onde permanecia internado até o fechamento desta edição.

Dona de casa morre com 12 facadas no Mauazinho e suspeito foge A dona de casa Ângela PinheirodaSilva, 26,foiassassinada com 12 facadas por volta das 18h40 de sábado, no Beco Artur Neto, bairro Mauzinho, zona Leste. Segundo informações da DelegaciaEspecializadaemHomicídios e Sequestros (DEHS), o principal suspeito é o companheiro dela, Máximo Timóteo daSilva, queestáforagido. O subcomandante da 4ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), tenente Leir-

deison de Paula, informou que o assassinato teve motivação passional. Ele contou que o casal tinha dois filhos, e era conhecido no bairro pelas brigas violentas. Segundo de Paula, os vizinhos relataram que ouviram os gritos e pedidos de socorro da vítima, mas não deram atenção porque Ângela e Máximo discutiam constantemente. “Houve perseguição policial, mas ele conseguiu fugir para o Jardim Mauá, onde se escon-

deu na mata”, disse. O tenente afirmou que há alguns meses Máximo foi enquadrado na Lei Maria da Penha, sob a acusação de ter espancado Ângela. A dona de casa já havia sido denunciada à Polícia por ter agredido o companheiro com um terçado. Os familiares e vizinhos de Ângela não quiseram comentar o crime. “Os pais dela não informaram nem o nome completo para Polícia”, disse o tenente.

Cabe à escola o papel no combate ao analfabetismo científico. E os números estão a mostrar que ela não tem conseguido.

científico e apresenta uma lista de crenças pseudocientíficas nos Estados Unidos: 20% das pessoas acreditam que o Sol gira em torno da Terra; 30% acreditam na existência de discos voadores; 38% acreditam em espíritos de mortos e casas mal-assombradas; 41% consideram a astrologia uma ciência válida; 43% acreditam que a criação do Universo e da vida ocorreu exatamente como a Bíblia descreve; 50% acreditam em percepção extrasensorial e outros fenômenos parapsicológicos; 66% acreditam em possessão demoníaca; 86% não aceitam a teoria darwiniana da evolução da espécie; 88% acreditam na eficácia de algum tipo de terapia alternativa e 60% das escolas médicas já as ensinam em nível de graduação. Esses dados me fizeram refletir sobre a causa dessas crenças em detrimento da ciência. Os meios de comunicação, claro, cumprem importante papel. Mas não está no jornalismo a solução. O jornalismo, aliás, cumpre um papel muito tímido na teia de relações da mídia em geral com as pessoas. A força de uma publicação científica (e no Brasil há revistas especializadas em ciência e tecnologia de qualidade inquestionável) é insignificante comparada à do cinema, por exemplo, e da televisão. O trabalho de anos a fio de uma publicação séria é suplantado por um filme, assistido e reassistido inúmeras vezes. A televisão está cheia de exemplos, nas novelas, principalmente, de crendices e de eventos sobrenaturais. Cabe à escola o papel fundamental no combate ao analfabetismo científico. E os números estão a mostrar que ela não tem conseguido. As ciências têm um espaço muito reduzido na sala de aula e não é de hoje. E não é com projetinhos graciosos que se vai atingir esse objetivo, mas melhorando a qualidade do ensino de Ciências, desde os primeiros anos de vida escolar dos alunos. Ou se investe mais nesse processo ou o brilhantismo de brasileiros como Alberto Santoro será cada vez raro. Santoro, aliás, é daqueles que precisaram deixar sua terra natal para realizar o sonho de ser pesquisador.


Segunda-feira, 30 de abril de 2012 Diário do Amazonas | visite D24am.com

Cidades 15

RÁPIDAS Sete são mortos e degolados em chacina no interior de Goiás

Polícia busca carro furtado com material radioativo

Sete pessoas foram mortas e degoladas em uma fazenda no sul de Goiás. O crime aconteceu por volta das 17h de sábado, no município de Doverlândia (a 403 quilômetros de Goiânia). A Polícia Civil em Iporá (a 234 quilômetros de Goiânia) investiga o caso. Foram mortos o dono da fazenda, seu filho, um vaqueiro e mais quatro vizinhos. Estes haviam ido à fazenda para entregar um presente ao filho do proprietário, que estava prestes a se casar.

Apolíciafluminensecontinua procurandopor umcarroda empresaArctesteServiços de InspeçãoeManutençãoIndustrial com umacápsuladematerial radioativoem seu interior. O veículo foi roubadonaViaDutra, rodovia que ligaoRiodeJaneiroaSãoPaulo,na alturadaPavuna,bairroda zona nortedacapitalfluminense. DeacordocomaArctese,acápsula contémSelênio 75,material radioativo usadoparafazer raio-Xde soldas industriais. Apesar dea cápsula ter umdispositivode segurança queimpedea sua abertura,há riscode ser rompido. O Selênio 75éconsiderado um elementodealto riscoambientale paraa saúde. Representantes daArcteste informaramàpolícia queo veículo, umRenault Logan,placadePaulínea, SãoPaulo,(ENX 3304),estácom identificaçãodaempresaeadesivo informandoo transportedematerial

OS NÚMEROS

1.284 cachorros de diversas raças e seus donos fizeram uma caminhada ontem em Blumenau (SC), que começou no parque Vila Germânica.

PLATAFORMA

Cem empregados da Transocean são retirados às pressas da unidade

Uma plataforma da empresa Transocean que está atracada próxima ao Pier Mauá, na Baía de Guanabara, Rio de Janeiro, adernou e os cerca de cem funcionários tiveram que ser retirado às pressas. Ainda não há informações mais detalhadas sobre o problema, mas um submarino da Marinha, que estava nas proximidades, teve que ser retirado também às pressas. A Capitania dos Portos ainda não se pronunciou sobre o assunto. Da mesma forma, a Agência Nacional do Petróleo e Gás Natural (ANP) e a Transocean. Rebocadores da Marinha tentavam impedir uma inclinação ainda maior da plataforma.


16

Sociedade

FALE COM OS EDITORES cidades@d24am.com, redacao@d24am.com | SIGA-NOS

twitter.com/portalD24am

facebook.com/D24am

Quase 12% da população de Manaus é f

Para deixar o vício, fumante pode recorrer ao Programa de Prevenção e Controle do Tabagismo, que TEXTO Lilian Portela FOTO Danilo Mello/17/12/09 MANAUS

O fumo é o mais grave problema de saúde pública no Brasil. O Ministério da Saúde (MS) estima que cerca de 200 mil mortes no País por ano são decorrentes do tabagismo. Hoje, em Manaus, 11,9% da população é fumante. Deste, 16,7% é o público masculino e 7,5% feminino, acima de 18 anos, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). De acordo com o médico Drauzio Varella, que fumou durante 20 anos, a nicotina vicia mais do que o álcool, cocaína, morfina e crack. E o processo é rápido, pois de cada dez adolescentes que experimentam o cigarro quatro vezes, seis se tornam dependentes para o resto da vida. Mas como vencer essa droga que causa crises de abstinência? A ex-fumante, Maria Luiza Ribeiro, 49, que começou a fumar com 15 anos de idade e chegou a consumir mais de uma carteira de cigarros por dia, disse que tentou largar o vício por conta própria algumas vezes, mas só conseguiu definitivamente há dois anos, quando resolveu fazer parte do tratamento contra o cigarro da Semsa. “Depois que minha irmã morreu em consequência do cigarro, tomei a decisão de parar de vez. Antes disso, tinha tentado por conta própria, mas não tive forças o suficiente. Mas com a ajuda da equipe de saúde consegui sair desse vício. Me libertei, graças a Deus”, disse. Maria Luiza contou que depois que largou o cigarro, a sua qualidade de vida melhorou como também seu relacionamento com a família. A coordenadora do Programa de Prevenção e Controle do Tabagismo da Semsa, Marlene Lessa, reconhece que largar o vício sem uma ajuda profissional é quase impossível e recomenda o tratamento que é disponibilizado nas unidades municipais de saúde em algumas zonas da cidade como sul, leste, oeste e Distrito Rural. “A pessoa pode ligar para

O

OS NÚMEROS

1.000 fumantes se submeteram ao tratamento e metade parou com o vício, aponta o Programa de Prevenção e Controle do Tabagismo da Semsa.

0800-280-8280 e o profissional ou atendente já irá informá-lo qual a unidade que ele pode buscar atendimento e realizar a inscrição”, orientou. Marlene explicou que o trabalho de combate ao tabagismo é realizado por uma equipe multidisciplinar, ou seja, médicos, enfermeiros, psicólogos, entre outros, e que dura dois meses. “Primeiramente, ele passa por uma entrevista com um dos profissionais da equipe multidisciplinar, que irá avaliar o nível de dependência. Em seguida, é encaminhado para a consulta médica”, disse. Depois disso, o paciente segue para realizar uma série de exames de rotina como experiometria, dosagem de monóxido de carbono, Raio-X, entre outros. Com esses exames em mãos, o profissional pode verificar se o fumante tem alguma doença relacionada ao cigarro como bronquite, enfisema pulmonar, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). “Se apresentar alguma doença, ele será encaminhado para tratamento de imediato”, ressaltou a coordenadora. Caso seja diagnosticado como fumante com alto grau de dependência, quando se fuma mais de uma carteira de cigarros por dia, as crises de abstinência serão muito fortes. Daí a necessidade de se ter o apoio medicamentoso, que é à base de adesivos, pastilhas e gomas de nicotina. “Dependendo do caso, o médico pode prescrever ou não a terapia de reposição da nicotina”, disse. Segundo a coordenadora, esses medicamentos apresentam uma pequena dosagem de nicotina. “E eles vêm para ajudar na terapia comportamental do paciente”, ressaltou. Ou seja, como o organismo está acostumado e/ou depende da nicotina, tirá-la de

DEPENDÊNCIA

Nicotina tem maior poder de viciar do que álcool, cocaína, morfina e o crack

Universo de fumantes do sexo masculino representa 16,7% do total, enquanto as mulheres são 7,5%, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa)

FRASE

Maria Luiza Ribeiro. Marlene Lessa. Ex-fumante Coordenadorado Programade Depois que minha Prevençãodo irmã morreu em Tabagismo consequência do cigarro, tomei a decisão de parar de vez. Antes disso, tinha tentado por conta própria, mas não tive forças (...) Mas com ajuda da equipe de saúde consegui”

Primeiramente,ele (ofumante)passapor umaentrevistacom um dos profissionais queirá avaliar onívelde dependência. Em seguida,éencaminhado paraaconsultamédica”

uma vez causa uma grande crise de abstinência. Segundo Marlene, nesse tratamento os pacientes aprendem a fazer mudanças comportamentais na rotina. Eles aprendem técnicas importantes para vencer a fissura (vontade insuportável) por cigarros, que dura apenas cinco minutos. Entre as técnicas estão: chupar gelo, falar com um amigo, ler um livro, comer uma fruta. “Com o decorrer dos dias, esse sentimento vai diminuindo. Já no segundo mês, a fissura surge esporadicamente”, disse. Uma vez fumante, o ex-fumante não pode sequer voltar a fumar nem que seja apenas um cigarro. Isso porque irá ativar os receptores da nicotina novamente. Por isso, a alta do tratamento prescrito pela equipe multidisciplinar só ocorre depois de um ano que terminou o tratamento.


Sociedade 17

Segunda-feira, 30 de abril de 2012 Diário do Amazonas | visite D24am.com

Uma das maiores injustiças

fumante, aponta Semsa

e possui sistema de encaminhamento nas unidades de saúde

Pesquisa mostra que pacientes têm resistência a reduzir os níveis de pressão com menor consumo de sal

Pacientes deixam de seguir dieta de controle contra pressão alta Apenas 13,5% dos pacientes hipertensos conseguem seguir a dieta necessária para controlar a pressão arterial, segundo levantamento do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (InCor). A pesquisa feita com 949 pacientes da instituição paulistana indicou que apenas esse pequeno percentual ingeria somente quantidade máxima de sal permitida. A verificação, feita com base em exames de urina, indicou uma diferença entre o que os pacientes declaravam e o que realmente faziam. Segundo o diretor da Unidade Clínica de Hipertensão do InCor, Luiz Bortolotto, como os pa-

TRATAMENTO

cientes eram acostumados a consumir grandes quantidades de sal diziam estar ingerindo pouco do alimento, quando, na verdade, extrapolavam o recomendado. Com os resultados, o médico explica que os pacientes são encaminhados para nutricionistas que ajudam na elaboração da dieta. De acordo com Bortolotto, uma pessoa deve consumir no máximo 5 gramas de sal por dia, o equivalente a três colheres de café, mais o presente em alimentos industrializados. Por isso, o médico ressalta que o paciente deve usar menos sal e se possível, raramente alimento processado”.

Há três métodos para pôr fim ao vício Segundo a psicóloga Jeane Leite existem três métodos de parar de fumar. Todos eles têm uma data certa para acontecer. Só que no primeiro caso, a parada é abrupta, no dia determinado ao paciente. No segundo método, o comportamento para deixar o mau

hábito é gradual. Nos três últimos dias da data marcada para largar o cigarro, o paciente só fuma de dois a três cigarros na véspera e no dia seguinte, mais nada. E o último é por adiamento, mais indicado aos tabagistas que fumam logo ao acordar pela manhã. “No primeiro

dia, ele fuma às 7h, no segundo às 9h, até chegar às 19h, que é o dia da véspera para parar”, disse. De acordo com pesquisas científicas, a parada abrupta é mais eficaz. “Nos outros métodos é como se a pessoa tivesse prolongando o sofrimento”, explica.

ASSISTÊNCIA PoliclínicaCasteloBranco (RuadoComércio, s/nº,Parque10) Policlínica Antônio Reis (Rua São Luiz, s/nº, São Lázaro) Policlínica Ivone Lima dos Santos (Rua 08, no Coroado 3) Policlínica Comte Telles (Rua J, s/nº, Etapa B do bairro

São José 3) Unidade de Saúde Ambulatorial Dr. Alfredo Campos (Rua André Araújo, s/nº, Zumbi 2) Módulo de Saúde da Família Vila da Prata (Rua Ademar de Barros, s/nº, Vila da Prata)

Policlínica Franco de Sá (Rua V, nº 150, Nova Esperança 1 Policlínica Djalma Batista (Rua 23 de Dezembro, s/n, Compensa 2) Distrito Rural - Posto de Saúde Rural (PSR) São Pedro, localizado no Km 35 da rodovia AM-010.

País entra na pesquisa sobre melhor período para tratamento de HIV Sete centros de pesquisa brasileiros vão participar de um dos maiores estudos internacionais para o tratamento contra o vírus HIV. Chamado Start, o projeto tem como principal objetivo descobrir o melhor momento para começar o tratamento com drogas antirretrovirais. No Brasil, a indicação para o início da terapia anti-HIV é feita quando o CD4 (células de defesa no sangue) está abaixo de 350 células por milímetro cúbico. Acima

disso, considerada imunidade normal, os médicos não recomendamoiníciodo tratamento,já queos medicamentos podem trazer efeitos colaterais. Os resultados deverão ser apresentados em cinco anos. No total, participam 226 centros de pesquisa de 35 países, sendo sete no Brasil, onde a pesquisa deverá ter a participação de cerca de 500 pacientes. Interessados em participar devem ter o diagnóstico do HIV e imunidade normal.


18

Mundo

FALE COM OS EDITORES mundo@d24am.com, redacao@d24am.com | SIGA-NOS

twitter.com/portalD24am

facebook.com/D24am

Jornalista francês capturado na Colômbia foi ferido, afirma ministro Romeo Langlois fazia uma reportagem quando patrulha que acompanhava foi atacada pelas Farc TEXTO AgênciaFrancePresse FOTO AFP

SAIBA MAIS

BOGOTÁ

jornalista francês Romeo Langlois, em poder das Forças Armadas Revolucionárias daColômbia(Farc), segundoochanceler AlainJuppé, foi ferido no braço esquerdo durante combates entre a guerrilha e as forças militares colombianas no sul do país, informou ontem o ministro da Defesa, Juan Carlos Pinzón. “O que as pessoas que estavam com ele até o último instante me contaram é que em algum momento Romeo foi atingido por um tiro no braço esquerdo e que, no meio da tensão e da pressão no local, tomou a decisão de tirar o colete, o capacete, e ao manifestar ou destacar que era civil, seguiu para a área de onde os guerrilheiros disparavam”, disse Pinzón à imprensa. “Esta é toda a informação que temos sobre ele. Não sabemos, de maneira concreta neste momento, o que mais aconteceu”, completou o ministro. O ministro também pediu às Farc que respeitem a vida de Langlois, correspondente da emissora de TV France 24. “Lamentamos muito o ocorrido. E, claro, por ser um correspondente de guerra que pode estar em zonas de conflito, é necessário exigir que a organização terrorista Farc, se estiver com ele, respeite sua vida e se responsabilize por qualquer situação que ocorra a este indivíduo, se é que o mantém em seu poder”, declarou. Mais cedo, o ministro francês das Relações Exteriores, Alain Juppé, havia afirmado que o correspondente era prisioneiro das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Langlois, de 35 anos, fazia uma reportagem sobre operações de combate às drogas das forças militares colombianas no departamento de Caquetá

No começo de abril, as Farc libertaram dez policiais e militares que mantinham sequestrados há mais de 12 anos e que eram seus últimos reféns militares.

1

O

A guerrilha tinha emitido um comunicado, em março, anunciando a renúncia ao sequestro de civis com fins extorsivos.

2

O ataque mais violento das Farc este ano aconteceu em março, quando 11 militares morreram em Arauquita, próximo à fronteia com a Venezuela.

3

ILESOS

Combatentes das Farc não foram mortos nem capturados durante o ataque

Especializado em conflito armado da Colômbia, Langlois é correspondente no país há uma década e grupo audiovisual para o qual trabalha diz confiar na sua experiência, apesar de expressar preocupação

Nahida Nakad. Diretora da redação da AEFr Estamos, claro, preocupados, mas confiamos em Romeo, que conhece bem o terreno e tem muita experiência” Em comunicado, após o desaparecimento do jornalista.

(sul), quando a patrulha que acompanhava foi atacada pelas Farc. Quatro militares morreram e oito foram feridos no confronto, segundo as autoridades colombianas. Cinco soldados que estavam desaparecidos foram encontrados pela tropa horas depois. Especializado em conflito armado da Colômbia, Langlois é correspondente no país há uma década. O grupo Audiovisual Exterior da França (AEF), a que pertence o canal France 24, afirmou ontem estar preocupado com o paradeiro do jornalista, apesar de confiar nele e em sua experiência. A patrulha com que Langlois viajava foi atacada no lugar conhecido como União Peneya, na zona rural do município de Montanhita, depois de os militares destruírem cinco laboratórios para processamento de cocaína com capacidade para produzir duas toneladas semanais do alcaloide e 400 quilos de pasta-base de coca, segundo o ministério da Defesa.


Mundo 19

Segunda-feira, 30 de abril de 2012 Diário do Amazonas | visite D24am.com

Hollande e Sarkozy vão se confrontar em debate na televisão O presidente francês, Nicolas Sarkozy,candidatoà reeleição, e seu adversário socialista, François Hollande, entram na reta final da campanha para o segundo turno das eleições presidenciais, em 6 de maio, cujo ponto alto seráodebate transmitidopela TV na quarta-feira, que alguns preveem que será ‘violento’. “Nunca uma votação decidirá tanto, ao mesmo tempoparaaFrançaeparaanossa União Europeia. Em todos os lugares, somos esperados (...) há meses; os povos europeus olham para a França”, afirmou o candidato socialista em um comício em Paris. As pesquisas de intenção de voto se mantêm estáveis desde o primeiro turno da votação e preveem uma vitória de Hollande com 54% a 56% dos votos diante do presidente em fim de mandato, que teria entre 45% e 46%. O debate entre os dois candidatos, transmitido pela TV, será o grande momento da semana, um confronto considerado “importante”, “embora não crucial”, segundo um assessor de Hollande. “Se julgarmos pelo tom e o pano de fundo da campanha, então o debate será de animosidade. Estou preparado”, assegurou Hollande. “Faltará que François Hollande faça o que odeia: ser franco”, disparou Sarkozy. O tom entre os dois candidatos se elevou nos últimos dias, quando Sarkozy adotou uma estratégia de ‘direitização’ do seu discurso.

Obama faz piada com Romney em tradicional evento anual Presidente citou ‘Jogos Vorazes’ para criticar as primárias republicanas

INSPIRADO

O escândalo sexual de agentes do serviço secreto também virou piada

O presidente também fez graça com a secretária de Estado, Hillary Clinton, sua rival nas primárias democratas de 2008, que foi flagrada em uma boate com uma bebida há algumas semanas, durante a Cúpula das Américas

TEXTOAgênciaFrancePresse FOTOSaulLoeb/AFP WASHINGTON

a presença de estrelas deHollywood,opresidente americano BarackObamafez piadas com o pré-candidato republicano Mitt Romney durante o tradicional jantar anual com os correspondentes daCasaBranca. Obama aproveitou a oportunidade, que geralmente é utilizada pelos presidentes para alfinetar os rivais, para fazer piadas sutis com Romney, antes que ambos iniciem de fato a disputa pela presidência. Opresidentecitou ofilme ‘Jo-

N

gos Vorazes’ para criticar as primárias republicanas, que, segundo ele, viu “patrocinadores ricos”, em umadisputa selvagematé que apenas um permanecesse de pé. “Todos estão prevendo uma eleição desagradável. E, felizmente, nós concordamos que as famílias estãoforados limites”,disseObama, após um período em que as duas campanhas disputaram o votofeminino. “Cães, no entanto, aparentemente são um jogo limpo”, completou. Romney écriticadoporsimpatizantes democratas que sempre lembram uma antiga viagem da família do ex-governador deMassachusetts na qual

ele prendeu o cão da família no tetodocarro. EnquantoObamafalava,otelãono salãodohotel que recebeu o evento exibiu uma foto-montagem de uma casa de cachorro no tetodoAir ForceOne. Obama também criticou o Congresso, quefrustrou seuplano de criação de empregos e a maior parte de sua agenda desde a divisãodaCâmaradeRepresentantes nas eleições de meio de mandato de 2010. “Eu tentei ser civilizado, não aceitar as provocações baratas. E épor istoqueeu queroagradecer especialmente todos os congressistas que tiraram um descanso daexaustivaagendadenãoapro-

var nenhuma lei para estar aqui hojeànoite”. O presidente também citou o projeto de reforma de uma das mansões de Romney na Califórnia, ao afirmar que o grande salão do hotel seria considerado algo pequenopeloadversário. Também fez graça com a secretária de Estado, Hillary Clinton, sua rivalnas primárias democratas de 2008, quefoiflagradaem umaboatecom umabebidaháalgumassemanas,duranteaCúpula das Américas. “Quatro anos atrás, eu estava em uma batalha brutal nas primárias com Hillary Clinton. Quatro anos depois, ela não para de enviar mensagens enquantobebedeCartagena”.


20Mundo

Segunda-feira, 30 de abril de 2012 Diário do Amazonas | visite D24am.com

OIT prevê mais desemprego em 2012 e critica planos de austeridade Relatório estima que este ano terá 6 milhões de pessoas desempregadas a mais do que 2011 TEXTO AgênciaFrancePresse GENEBRA

s políticas deausteridade obscurecem as perspectivas de trabalho e cerca de 202 milhões de pessoas estarão desempregadas este ano, seis milhões a mais do que no ano passado, segundo relatório sobre o emprego em 2012, da Organização Internacional do Trabalho (OIT),publicadoemGenebra. “Nossaestimativaprovisória para o ano de 2011 é que o desemprego tenha sido de 196 milhões de pessoas e que passaremos em 2012 a 202 milhões, um aumento de 6 milhões, e, em 2013, a 207 milhões”, declarou o diretor do Instituto Internacional de Estudos Sociais da OIT, Raymond Torres. “Isso significa que seria alcançada uma taxa de

A

desemprego de cerca de 6,1% em 2012”,disse. Segundo a OIT, há um déficit de cerca de 50 milhões de empregos com relação à situação anterior à crise financeira de 2008. Mas, segundo a organização com sede em Genebra, é pouco provável que a economia cresça a um ritmo suficiente nos dois próximos anos para acabar com o atual déficit de empregos e ao mesmo tempo dar trabalho aos

mais de 80 milhões de pessoas que chegarão ao mercado no mesmoperíodo. A tendênciaéespecialmente preocupante na Europa, onde a taxa de desemprego aumentou em quase dois terços dos países desde 2010, segundo o relatório da OIT. Além disso, destacam os especialistas, a recuperação do mercado de trabalho está em ‘ponto morto’ no Japão e nos Estados Unidos. Emoutras partes doglobo,a

oferta de trabalho não está à altura das necessidades de uma população ativa cada vez mais abundante e qualificada, como na China. O déficit de emprego é crítico na maior parte do mundo árabe e na África, segundoaOIT. O relatório informa que esta deterioração do mercado trabalhista se traduz em um maior riscodeproblemas sociais,especialmente na Europa, Oriente Médio, norte da África e a África

RaymondTorres. Diretor deinstitutodaOIT NaEspanha,(houve) umadiminuiçãomuitopequena depois de umprogramadeausteridadedrástico” Sobrea reduçãododéficit de umpoucomais de9% para8,5% doPIB.

subsahariana. Contudo, a OIT observa um menor risco de problemas sociais na América Latina, onde constata uma melhora do mercado trabalhista. Para a OIT, a degradação da situação trabalhista se deve às dificuldades de acesso a crédito, sobretudo para as pequenas e médias empresas nas economias avançadas, e as medidas de austeridade aplicadas para “tranquilizar os mercados financeiros”. “A austeridade não produziu mais crescimento econômico”, destacou Torres. Ele criticou as políticas de austeridade “contraproducentes”, que deram lugar a um débil crescimento econômico e destruíram empregos, sem nem sequer reduzir de forma considerável os déficits orçamentários.

RÁPIDAS Estados Unidos acompanham situação de dissidente chinês O governo dos Estados Unidos “trabalha estreitamente com as pessoas envolvidas” na fuga do dissidente chinês Chen Guangcheng, disse ao canal Fox o conselheiro chefe da Casa Branca sobre terrorismo, John Brennan. Contudo, Brennan não confirmou o paradeiro do ativista dos direitos humanos, que tinha se refugiado na embaixada americana em Pequim, o que poderia provocar um atrito diplomático antes da próxima visita, nos dias 3 e 4 de maio, da secretária de Estado americana Hillary Clinton e do secretário do Tesouro, Timothy Geithner à capital chinesa. Chen Guangcheng, apelidado de ‘o advogado descalço’, luta contra as práticas abusivas de esterilização de milhares de mulheres e de abortos avançados e forçados. A polícia secreta chinesa deteve outro ativista, Hu Jia, amigo do dissidente Guangchneg, informou, ontem, a esposa dele.

CHOUKRI GHANEM

Corpo de ex-ministro líbio do Petróleo é encontrado no Rio Danúbio

Ocorpodoex-ministrolíbio doPetróleoedesertor do regimedoex-ditador depostoMuamar Kadhafi, ChoukriGhanem,mortono domingoemViena,onde estavaexilado,foi encontradonoRioDanúbio, informou apolíciaaustríaca. Ocadáver dohomemde 69 anos foiencontradono riono iníciodamanhãdeontem, sem sinais de violência, segundo umcomunicado das forças policiais. Oporta-voz dapolícia, RomanHahslinger,disse que “épossível queele tenha se sentidomalecaídonaágua”. Umaautópsia será realizada paradeterminar acausada morte. ChoukriGhanemfoichefede governonaLíbiaentre 2003 e 2006 eministrodo Petróleo,alémdepresidente da sociedadeestatal petroleiralíbiade 2006 a 2011.

Ataques durante missas causam quase 20 mortes na Nigéria Ataques com armas de fogo e bombas durante duas missas em uma universidade da região norte da Nigéria, com população de maioria muçulmana, provocaram quase 20 mortes ontem. Explosões e tiros sacudiram a Universidade Bayero, na cidade de Kano, durante duas missas no campus. As autoridades confirmaram os ataques, mas não divulgaram um balanço oficial de vítimas.

SÍRIA

29

pessoas morreram ontem na Síria, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH). No sábado, a organização reportou a morte de 32 pessoas, entre elas 22 civis e dez desertores.


SUCESSO

ARTCENA CONTA HISTÓRIAS E LOTA O TEATRO NA BIENAL DO LIVRO AMAZONAS

PLUS Segunda-feira, 30 de abril de 2012 Diário do Amazonas | visite D24am.com

FALE COM OS EDITORES plus@d24am.com, redacao@d24am.com | SIGA-NOS

twitter.com/portalD24am

facebook.com/D24am Eraldo Lopes

GARANTIDO FAZ FESTA PARA O TRABALHADOR Em homenagem ao Dia do Trabalho o Boi do Povão leva 10 mil pessoas ao Sambódromo para dançar o dois pra lá, dois pra cá. O levantador de toadas Israel Paulain emocionou a galera na arena. PÁG 25


22 PLUS

Segunda-feira, 30 de abril de 2012 Diário do Amazonas | visite D24am.com

É a vez do Bailão Sertanejo com

Depois do ‘Bom Gosto’ que lotou o Diamond, a dupla mais Léo Magalães vão encantar os fãs no Sam FOTODivulgação MANAUS

epois do grupo ‘Bom Gosto’quelotouoDiamond, o mês de maio vaiser omaisoportuno paravestiracamisaquadriculadae ochapéu decouro.Tudoissoporque no próximo dia 11 vai rolar o Bailão Sertanejo a partir das 22h, no Sambódromo. As atrações da noiteserãoaduplaVictoreLéoeo cantor Léo Magalhães. Além da pista,claro,a superÁreaVip queficapertinhodopalco, quemestiver nesse espaço terá direito a chopp Brahma, água, refrigerante, caipirinha e caipirosca liberados até as 3h da madrugada. Outras vantagens são os acessos diferenciados, banheiros exclusivos emuitagenteinteressante. Outro espaço exclusivo deste Bailão vai ser o Camarote Stage

D

Companhia Athletica onde o bar vaioferecerchoppBrahma,uísque oitoanos, vodcaimportada,águae refrigerante liberados até as 4h da madrugada. Quem quiser ainda pode se deliciar com sushis e temakisqueestarãodisponíveispara venda.Valelembrarquetantopara aáreaVip quantoparaocamarote stage, os ingressos só são disponíveis paramaiores de18anos.

Blitzeespeciais Cinco!Sãoessas aschances de fãs e amantes da música sertaneja brincarem e ainda faturarem ingressosebrindesparaoBailãoSertanejo. Os concorrentes terão chances de ganhar ingressos, kits promocionais, CDs dos artistas, camisetasdoeventoeatépôsteres dos astros. Adupla, que tem umjardimde flores queatraias borboletas,ainda dá umaforcinhaparaajudar quem

Zenaldo Mota

A dupla sertaneja Victor e Léo estará em Manaus para fazer o bailão dos fãs que adoram dançar com chapéu de couro, camisa quadriculada e botas. A hora é essa!

Seu comentário zenaldo@diarioam.com.br

01

02

03

06

07

08

ALMAS GÊMEAS

Socorro com o maridão Carlos Cavalcanti esbanja felicidade na festa de seus 60 anos de vida

Um homem do bem Recheada de fortes emoções, o bacana Carlos Cavalcanti festejou seus 60 anos de vida com um festão dos bons, na sexta-feira, no clube Sírio Libanês. Evento 10, com bufê saboroso e farto do Village, cerimonial de Lena Souza Lima, decoração do Bandeirão, música da banda Orion, e show especial do Boi Garantido. Nas fotos: 01 Harley e Thaís Silva; 02 Ulisses e Glória Tapajós; 03 Carlos Artur (Tuca) e Marlies Cavalcanti; 04 Juracy Souza com a mana Marizete; 05 Mariana e Luiz Caldeira Júnior; 06 Nonato e Graça Lopes; 07 Eliana e José Maria Muniz; 08 Gustavo e Marília Tapajós; 09 Calil Duarte e sua Roberta; 10 Bel Marques e Marcelli Caramanho; 11 Cilene e Carlos Martins; 12 Paulo Ferreira e sua Mônica; 13 Luziele Tapajós, Ocirema Nobre e Eneuda Nobre; 14 Nair e Carlos Esteves com Luiz e Lúcia Caldeira; 15 Lenise Maués.

11

12

13


PLUS 23

Segunda-feira, 30 de abril de 2012 Diário do Amazonas | visite D24am.com

Victor e Léo

Teatro baré faz sucesso durante Bienal do Livro Amazonas

bódromo, no dia 11 de maio

FOTORicardoAlmeida MANAUS

está com a grana curta. Em cada blitz, os participantes precisam cantar estrofes das músicas “Amor de Alma” da dupla ou “Nosso Casamento”, sucesso do cantor Léo Magalhães. Para informações e cronogramade todasasatividades daproduçãodafestaé sóacessar o site www.fabricadeeventos.biz e se divertir.

SERVIÇO O QUÊ: Bailão Sertanejo com Victor e Léo e Léo Magalhães ONDE: Sambódromo QUANDO: 11 de Maio QUANTO: Pista - R$35 (estudante limitado) e R$70 (inteira); Área VIP R$140 (meia) e R$280 (inteira); Camarote Stage Cia Athletica, R$200 (meia) e R$400 (inteira). INFO: 3303-0100 ou www.fabricadeeventos.biz

O grupo de teatro local Artcena consolida a trajetória de sucesso à frente das apresentações de contações de histórias no espaço Floresta de Livros da 1ª Bienal do Livro Amazonas, dando vida a quatro contos infantis. Sãoeles: “Osapoeaprincesinha”, “Ananse e o baú de histórias”, “A casa do coelho” e “Jucaea serpentedo rio”,encenados em57 sessões. Na Bienal Amazonas, o grupo é representado pelos atores KamilaJeniffer,ArianeFeitoza, Vicente Henrique e Sidynei Fernandes que vêm conquistando tanto o público infantil quantoadulto. Os artistas fazem parte da equipe de confabulantes do grupo Artcena e atuam no mercado amazonense há cerca de oito anos. Parao sucessodas apresen-

Eles estão fanzendo o maior sucesso na Primeira Bienal do Livro Amazonas com casa lotada todos os dias!

tações o grupo utiliza-se de toda uma magia e adereços que encantam e incentivam a imaginaçãodaplateia. OArtcenaédirigidopelopremiadoator eprofessor decontações de histórias, Rogger Barbosa. Ogrupotrabalhaemprojetos nacionais e outros tantos personalizados para empresas do comércioeindústriaemManaus.

SERVIÇO O QUÊ: 1ª Bienal do Livro Amazonas QUANDO: Até 6 de maio HORÁRIO: 10h às 22h ONDE: Studio 5 – Centro de Convenções (Av. Rodrigo Otávio, 3.555, Distrito Industrial)

Fotos: Zenaldo, Herick Pereira e Divulgação

O melhor do samba O grupo carioca Bom Gosto arrazou geral no show de sexta, no Diamond. Quem foi sambou pra valer. Confira alguns lances de mais um showzaço assinado pela Fábrica de Eventos. Nas fotos: 16 A visionária empresária Bete Dezembro; 17 Roberto Gadelha, Socorro Gogueira e Eliane Jardim; 18 Rosangela Martinez, Kayo Coelho e Silvia Serfaty; 19 Eduardo, Emile, Aline e Tony; 20 Mariah Rocha, Thiago Ciarlini, Davi Almeida e Jessica Soares; 21 José Guimaraes Junior e Karol Guimaraes; 22 Jorge Junior e Rene Junior; 23 Thais Maia, Abelardo Neto, Alysson Pereira e Laerte Cabral.

05

04

16

17

18

19

20

10

09

Parabéns pra você, pelo seu aniversário...

14

15

21

22

23

Tem coisas que não acontecem por coincidência. Amanhã, no Dia do Trabalhador, é dia de celebrar também a primeira-dama Nejmi Aziz. Ela festeja mais um ano de vida, e ao lado do governador Omar Aziz mudando a vida de muitas pessoas que precisam, firmando um marco social no Estado, que será lembrado por muitos.


24 PLUS HORÓSCOPO

Segunda-feira, 30 de abril de 2012 Diário do Amazonas | visite D24am.com

CRUZADAS

RESUMO DAS NOVELAS

Áries (21/03 a 20/04) O céu promete um dia de emoções fortes, bem do jeito que você gosta. A Lua em Leão forma um triângulo com o seu Sol natal e enche o seu coração de alegria, enquanto Marte continua querendo trazer uma nova paixão.

Touro (21/04 a 20/05) Em harmonia no céu, o Sol e Plutão dizem a você que continue investindo nas áreas da vida que estão funcionando bem, mas tenha a coragem de cortar ou modificar as coisas que estão funcionando mal.

Gêmeos (21/05 a 20/06) Você está redefinindo seu relacionamento com o mundo. Apesar das dificuldades, continue tentando aprofundar a discussão sobre a causa dos seus problemas com a família. Ponha para fora todos os ressentimentos. Câncer (21/06 a 20/07) Você está precisando de um pouco de isolamento para poder avaliar o rumo que a sua vida está tomando. Vênus fala de uma carência que você não estava percebendo. Saia da toca e ponha o seu encanto para funcionar.

Leão (21/07 a 20/08) A tensão entre a Lua e Júpiter está dando força a sua maneira de fazer as coisas. Mas o excesso de intensidade pode agitar os relacionamentos. Tudo fica mais dramático e você pode ouvir revelações surpreendentes.

Malhação

Amor Eterno Amor

17h30 Rede Globo

18h30 Rede Globo

Moisés ficaapreensivodepois da conversacomGabriel. Carmem provocaNelsoneNatálianopostode gasolina. Fabianoficaabaladodepois deconversar comFelipe. Nelsoninsiste para queNatáliaeogrupoPagodeiros dos Anjos assinem umcontratocom Moisés para quefiquemlegalmente protegidos. Dieguinho recebealtae Aparecidacuidadeleemcasa. Gabriel pensaem secasar comAlexia. Maria implicacomKiko. Cristalapareceno desfileeNatália tentaavisar aAlexiae Gabriel. Moisés reclamacomNatália por não ter sidoconvidadoparao desfile. CristalprocuraAlexianobrechó.

MarleneeMauroestranhamo telefonemadeVirgílioe senegama passar informações sobreRodrigo. GabrielorientaRodrigoa se submeter a umabateriadeexames. Juliana, BrunoeBeto se reúnemparaconversar sobreoprojetoparaa revista. Laís reclamadedonaOlgaparaMarlene. VirgílioconsegueoendereçodaONG NinhoVazionainternet. Valériaobriga Gracinhaaprometer quenãodeixará Elisa seaproximar deRodrigo. Melissa nãoconsegueconvencer Carmema deixar afilhacomelaatéocasamento. Virgíliodecideir atrás deRodrigono RiodeJaneiro.

Cheias de Charme

Avenida Brasil

20h15 Rede Globo

21h15 Rede Globo

RosárioconversacomInácio sobreoseusonhodevirarcantora. NaldoeKleitonlamentamamortede Socorro.Sandrotentafazeraspazes comPenha,maselaorejeita.Sarmento seanimacomaideiadeterOttocomo clientedoescritório.Ináciocontapara RosárioqueeleeSidneycompraramo AperitivoBufêepropõequeelatrabalhe comeles.Penhavairesolverproblemas dotrabalhoquandoéavisadaporAlana dequePatrickbrigounaescola.Valda alertaCidaparatomarcuidadocomo novonamorado.SôniaeSarmento recebemConradoeMáslovaemcasa. FabianflagraRosáriocantando enquantotrabalha,eficaencantado.

Max resgataCarminhado cativeiro.NinaconvenceJorginhoa esperarumpoucomaisparacontara verdadesobreeles.Cadinhoimpede Verônicadefotografá-lo.Moreira descobrequeCarminhafugiucomMax emandaosseuscomparsasembusca docasal.Iranreclamadomauhumorde Monalisa.Silascaidaescadaeélevado paraohospital.AdautoeDiógenes comemoramquandoMonalisafalapara Silasirparasuacasa.NinaconsolaTufão. MoreiraencontraCarminha.Zezévêa patroaserlevadapelosbandidosea segue.MaxconvenceMoreiraadeixá-lo pegarodinheirodoresgatecomTufão. ZezéavisaqueencontrouCarminha.

Virgem (21/08 a 20/09) A oposição entre Marte e Netuno cria o clima emocional que anda se infiltrando na sua vida. Um lado seu sabe que precisa fazer mudanças, mas outro está muito resistente. Desista de controlar o que não pode ser controlado.

Libra (21/09 a 20/10) A harmonia entre Mercúrio e Urano abre uma nova perspectiva para todas as formas de comunicação e de aprendizado. De um encontro social pode surgir uma ótima oportunidade profissional. Ou um relacionamento duradouro. Escorpião (21/10 a 20/11) Com a Lua em Leão, o momento é mesmo favorável para novas conquistas, mas é preciso ter cuidado com o excesso de expectativa e com as decisões precipitadas. As melhores oportunidades ainda estão por vir.

Sagitário (21/11 a 20/12) Vênus, Mercúrio e Urano vão lhe ajudar a se expressar melhor do que de costume. Sua mente está mais clara, você está mais alerta e mais esperto. Você não vai ter dúvidas sobre os projetos em que está engajado.

Capricórnio (21/12 a 20/01) Sua natureza meio desconfiada pode fazer você sentir que os outros podem usar qualquer coisa que você diga contra você. Lembre-se que o que você não diz, também pode ser usado contra você.

Aquário (21/01 a 20/02) Com Netuno no signo de Peixes, não espere muitos agradecimentos pela ajuda que está dando a uma pessoa ou a uma instituição. Mas o que vai faltar em reconhecimento do mundo vai sobrar em recompensas espirituais.

Peixes (21/02 a 20/03) A energia do céu está estimulando a sua ambição, mas de uma forma tão sutil que os outros não vão se sentir incomodados com isso. Não aja de qualquer maneira. Estabeleça objetivos de longo prazo.

BUSCA PALAVRAS

Máscaras 22h15 Record Décioameaçaprocessar Tôniaseelacontaraalguémsobreaafirmaçãode Mariadequeeleateriaabusado.TôniadizaDécioqueelepareciaestarapaixonado porMariaduranteocruzeiro.OtáviodizaMartimqueelesdesembarcarãoem Búzios.MartimnegasabersobreumaligaçãoentreMariaeNameless.Martiminvade oquartodeManuelaeaagride.OtáviosaiemsocorrodeManuela,masMartimo espanca.VeradizaValériaqueGinoestápensandoemestudarnoRiodeJaneiro. -ValériaselamentacomVeraportersidoduracomGino.Martimcolocaagravação daconversacomTôniaparaDécioouvir.MartimameaçacontarparaOtávioseDécio nãoconfirmaroqueeledisser.OtáviodecideacertarascontascomMartim.


PLUS 25

Segunda-feira, 30 de abril de 2012 Diário do Amazonas | visite D24am.com

Uma homenagem folclórica ao Dia do Trabalho Curral do Garantido e Força Sindical reuniram cerca de 10 mil pessoas no Sambódromo TEXTOLennonJorge FOTOSEraldoLopes MANAUS

onhecido como o ‘Boi do Povão’, o Garantido levou ao terceiro Curral solodesteano, sábado(28), umahomenagemantecipada aos trabalhadores locais. Às vésperas do feriado do Dia Internacional do Trabalho (terça-feira, 1º de maio), a agremiação uniu forças comodiretórioestadualda Força Sindical e pôs cerca de 10 mil pessoaspara dançar no Sambódromo. Com entrada franca, o evento contou, além da segurança particular do boi — que foi quem promoveu a revista na entrada do Centro de Convenções —, com apoio da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Estado da Saúde (Susam). “Os bois, sejaoGarantidoouocontrário, têm uma relaçãoantigacoma ForçaSindical,porqueeles contribuem bastante com o Festival Folclórico”, disse o presidente do MovimentoAmigos doGarantido (MAG),RivaldoPereira. “O processo de confecção do CDedoDVD,por exemplo,éfruto dessa parceria”, prosseguiu, aoressaltarquepelomenosuma noite deveria ser especialmente dedicada ao operário manauara. “Se sãoeles quemcompareceme dão força aos eventos do Garantido,nadamais justoentãoqueo ‘Boi do Povão’ agradecê-los”, afirmou. Por conta disso, o tema do Curral foi alterado para ‘Tradição das Toadas na Noite do Trabalhador’.

C

Aprogramação A noite vermelha teve Hamiraldo da Mata, Carlinhos do Boi, LeonardoCastelo,MárciaSiqueira, o apresentador Israel Paulain, oamodoboiTony Medeiros eRicardo Lira, entre outros itens como a batucada e o boi — devido à ausência de Ana Luisa Faria, uma dançarina interpretou a sinhazinhanaapresentaçãodeIsrael.Em seguida, as bandas Tsunami do Forró e Marrakesh encerraram a programaçãocomemorativa. “Temos umaparceriademuitos anos com os bumbás e nada melhor que reforçar a relaçãodesta forma, com festa”, exaltou o presidente estadual da Força Sin-

No palco toda a batucada do bumbá Garantido que fez o povo na Festa do Trabalhador dançar o dois pra lá, dois pra cá

dical, Vicente Filizolla. “Além disso, reforçamos bandeiras de luta comomelhores condiçõesdetrabalhoe40horas semanais”,complementou.

Trabalhadores damúsica Pouco antes de subir ao palco, acantoraMárciaSiqueiraelogiou a iniciativa de se homenagear os trabalhadores locais. “Une-se o útilaoagradável. Nós,os trabalhadores da música, prestamos homenagem aos demais colegas de batente”, afirmou a intérprete. O amo Tony Medeiros, por sua vez, sedissehonradoemparticipar da comemoração. “Sabemos que há muito a conquistar em termos trabalhistas, mas me sinto muito felizemcantar paraquemparticipa do desenvolvimento desta cidade”,comentou.

O levantador de toadas Israel Paulain emocionado

Os homenageados Para a fiscal de patrimônio Hellen Oliveira, a ideia de realizar umCurralcomentradafrancareforçou o caráter popular da agremiação folclórica. “Meu boi é Garantido, desde sempre, e vir aqui prestigiaréobrigação”,disse. “Como trabalhadora,acreditoque temos muito a conquistar, seja em termos de carga horária ou em atuaçãodossindicatos”,acrescentou.AmigodeHellen,oindustriário Jonny Santana também elogiou afesta,mas cobrou maior divulgação. “Sem falar que o fato de

FRASE

Rivaldo Pereira. Presidente do MAG “Os bois, seja o Garantido ou o contrário, têm uma relação antiga com a Força Sindical, porque eles contribuem bastante com o Festival Folclórico” ser gratuito afugenta as pessoas, por medo de confusões. Tenho amigos que não vieram por conta disso”,argumentou. De acordo com o biólogo Kleyton Azevedo, a celebração prévia do Dia do Trabalho serviu para mostrar que a postura da classe trabalhista também evoluiu. “Temos muitopelo quelutar ainda, mas hoje já vejo um trabalhador mais consciente dos seus direitos”, disse. “É maravilhoso celebraradataaqui,com umafesta gratuita, junto ao meu boi Garantido, pois sou torcedor desde criancinha”,finalizou.


26 PLUS

Segunda-feira, 30 de abril de 2012 Diário do Amazonas | visite D24am.com

RÁPIDAS A festa vai rolar nesta segunda no Cabaret Night Club

DJ NA ILHA

Festa dos Visitantes, em Parintins, terá ‘Lord dos Mashups’

OCabaret Night Club,RuaBarroso, 293,agita suapistadedança também nesta segunda-feira, vésperadoDia doTrabalhador. A trilha sonora terá hits dahousee suas variantes,comoo electroeo tribalhouse. Napistada casa rolamhits das paradas de sucessoao redor domundocomo Madonna,Rihanna,DavidGuetta, BrunoMars eAdele. O set list dacasa traz,entreoutros hits,anovíssima ‘Girlgone wild’,deMadonna; ‘Rolling in thedeep’,deAdele; ‘Turnmeon’, deDavidGuettacomNickMinaj. Na ediçãoespecialda vésperade feriado,oDJ seráHerykStevens. Os ingressos paraafestada vésperado DiadoTrabalhador custamR$ 20, paraapista,eR$ 30,paraaÁreaVIP Personnalité.

Com um estilo irreverente e apostando em misturas inusitadas de ritmos, o DJ João Brasil vai fazer escala em Parintins, no dia 28 de junho (quinta feira) para ser uma das atrações da Festa dos Visitantes, no Planeta Boi, agito que abre temporada bovina na ilha. João Brasil é conhecido mundialmente por ser um dos percussores do mashup, uma produção musical que aposta na mistura de sons captados e remixes para construção de uma música.

cine

Pré-estreia ROYAL ÓPERA HOUSE: COSI FAN TUTTE DIGITAL ÓPERA Direto do The Royal Opera House (ROH), de Londres, a Rede Cinemark exibe, nas salas do Cinemark, a ópera ‘Assim Agem Todas’, ou ‘Così Fan Tutte’ – no original em italiano –, de Mozart e Da Ponte. Considerada a mais contemporânea de todas as casas de óperas, o ROH faz uma leitura mais moderna dos espetáculos, ampliando seu alcance e atraindo um público de faixa etária variada. Cinemark 14h (*) – 18h (**) – 19h (***) (*) Somente sábado (28/04) (**) Somente domingo (29/04) (***) Somente quinta-feira (03/05)

Estreia OS VINGADORES AÇÃO/AVENTURA Loki (Tom Hiddleston) retorna à Terra enviado pelos chitauri, uma raça alienígena que pretende dominar os humanos. Com a promessa de que será o soberano do planeta, ele rouba o cubo mágico dentro de instalações da S.H.I.E.L.D. e, com isso, adquire grandes poderes. Loki os usa para controlar o Dr. Erik Selvig (Stellan Skarsgard) e Clint Barton/Gavião Arqueiro (Jeremy Renner), que passam a

*Cinemark - Studio 5 Festival Mall - Av. Rodrigo Otávio, 555, Distrito Industrial. Informações: (92)3613-8345

trabalhar para ele. No intuito de contê-los, Nick Fury (Samuel L. Jackson) convoca um grupo de pessoas com grandes habilidades, mas que jamais haviam trabalhado juntas: Tony Stark/Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), Steve Rogers/Capitão América (Chris Evans), Thor (Chris Hemsworth), Bruce Banner/Hulk (Mark Ruffalo) e Natasha Romanoff/Viúva Negra (Scarlett Johansson). Só que, apesar do grande perigo que a Terra corre, não é tão simples assim conter o ego e os interesses de cada um deles para que possam agir em grupo. Playarte Manauara 3D Cópias legendadas: 18h40 – 21h20 - 23h59 (*) (*) Somente sexta-feira (27/04), sábado (28/04) e segunda-feira (30/04) Playarte Manauara 3D Cópias dubladas: 13h20 – 16h Playarte Manauara Cópias legendadas: 12h20 – 12h21 15h – 15h01 - 17h40 – 17h41 20h20 – 20h21 - 23h (*) – 23h01 (*) (*) Somente sexta-feira (27/04), sábado (28/04) e segunda-feira (30/04) Playarte Manauara Cópias dubladas: 12h50 – 12h51 – 14h30 – 15h30 – 15h31 – 17h10 - 18h10 – 18h11 – 19h50 - 20h50 – 20h51 – 22h30 - 23h30 (*) – 23h31 (*) (*) Somente sexta-feira (27/04), sábado (28/04) e segunda-feira (30/04) Amazonas 4 e 6 Cópias dubladas: 14h30 – 15h 17h30 – 18h - 20h30 – 21h

**Playarte - Manauara Shopping - Av. Mário Ypiranga, 1.300, Adrianópolis. Informações: (92)3236-5143

Cinemark 3D Cópias legendadas: 13h – 16h10 – 19h10 – 22h10 Cinemark 3D Cópias dubladas: 11h – 14h – 17h10 – 20h10 – 23h10 (*) (*) Somente sexta-feira (27/04) e sábado (28/04) Cinemark Cópias dubladas: 11h50 – 12h30 - 14h50 – 15h40 - 17h50 – 18h40 20h50 – 21h40 - 23h50 (*) (*) Somente sexta-feira (27/04) e sábado (28/04) Cinemais Manaus Plaza 3D Cópias dubladas: 13h40 – 16h20 – 19h - 21h40 Cinemais Manaus Plaza Cópias legendadas: 13h20 – 16h – 18h40 - 21h20 Cinemais Manaus Plaza Cópias dubladas: 13h – 14h 15h40 – 16h40 - 18h20 – 19h20 - 21h – 22h Cinemais Millennium 3D Cópias legendadas: 14h – 16h40 – 19h20 - 22h Cinemais Millennium 3D Cópias dubladas: 13h20 – 16h – 18h40 - 21h20 Cinemais Millennium Cópias legendadas: 13h40 – 16h20 – 19h - 21h40 Cinemais Millennium Cópias dubladas: 13h – 15h40 – 18h20 - 21h

Continuação AMERICAN PIE: O REENCONTRO COMÉDIA Todos os personagens de American Pie que conhecemos há mais de dez anos estão de volta à escola East Great Falls para um encontro da turma do segundo grau. Em um final de semana

devido há muito tempo, eles irão descobrir o que mudou, quem não mudou e que nem o tempo nem a distância podem quebrar laços de amizade. Foi no verão de 1999 que quatro rapazes de uma pequena cidade de Michigan iniciaram uma jornada para perderem a virgindade. Playarte Manauara Cópias legendadas: 14h10 – 16h320 – 18h50 – 21h10 - 23h30 (*) (*) Somente sexta-feira (27/04), sábado (28/04) e segunda-feira (30/04) Amazonas 5 Cópias dubladas: 16h25 – 18h50 – 21h15 Cinemark Cópias dubladas: 13h20 – 16h – 18h30 – 21h 23h40 (*) (*) Somente sexta-feira (27/04) e sábado (28/04) Cinemais Manaus Plaza Cópias dubladas: 14h30 – 16h50 – 19h10 - 21h30 Cinemais Millennium Cópias legendadas: 14h50 – 17h10 – 19h30 - 21h50

‘Os Vingadores’é recordede bilheteriaforados Estados Unidos O longa-metragem ‘Os Vingadores’ estreou em 39 países neste final de semana e bateu recordes de arrecadação: teve a melhor estreia na América Latina (no Brasil, faturou US$ 11,3 milhões), a melhor estreia para um filme de super-heróis no Reino Unido (US$ 24,7 milhões) arrecadou, ao todo, US$ 178,4 milhões. As informações são do site Hollywood Reporter. Na Ásia, o filme teve a melhor estreia da história em Taiwan, Hong Kong e Filipinas. O longa dirigido por Joss Whedon também foi bem na Índia, onde, segundo a Disney, teve a terceira melhor estreia para um filme ocidental.

COMO AGARRAR MEU EX-NAMORADO COMÉDIA/AÇÃO Divorciada e desempregada, Stephanie aceita o emprego de caçadora de recompensas na empresa de um primo. Seu primeiro alvo é o atraente Joseph, ex-policial foragido por quem ela tinha uma queda desde os tempos de escola. Playarte Manauara Cópias legendadas: 12h30 – 14h30 – 16h30 – 18h30 – 20h30 – 22h30 (*) (*) Somente sexta-feira (27/04), sábado (28/04) e segunda-feira (30/04) Cinemark Cópias dubladas: 12h50 (*) – 15h (*) (*) Exceto sábado (28/04) Cinemais Manaus Plaza Cópias dubladas: 15h – 17h10 – 19h40 - 21h50 Cinemais Millennium Cópias legendadas: 14h40 – 16h50 – 19h10 - 21h30

A PERSEGUIÇÃO

TITANIC 3D

AVENTURA/DRAMA

DRAMA/ROMANCE

Um grupo de petroleiros está voltando para casa após uma longa temporada de trabalho no Alasca. Uma falha mecânica acaba derrubando o avião que os transportava. Os sobreviventes, lutarão contra ferimentos mortais, o intenso frio e a fome voraz. Mas o grupo não poderia nem desconfiar que a principal ameaça ainda está por vir. Cinemark 22h20 Cinemais Millennium Cópias legendadas: 14h30 – 17h – 19h15 - 21h35

**Cinemais - Millennium Shopping - Av. Djalma Batista, 1.661, Chapada. Informações: (92)3215-1530.

Cinemark 3D Cópias dubladas: 18h15 (*) - 22h15 (**) (*) Exceto domingo (29/04) e quinta-feira (03/05) (**) Exceto quinta-feira (03/05) Cinemais Manaus Plaza 3D Cópias dubladas: 15h20 – 20h50

ESPELHO, ESPELHO MEU FANTASIA/AVENTURA

**Cinemais - Manaus Plaza Shopping Av. Djalma Batista, 2.100, Chapada. Informações: (92)3215-1530.

Playarte Manauara Cópias dubladas: 12h – 14h10 – 16h20 – 18h30 – 20h40 – 22h50 (*) (*) Somente sexta-feira (27/04), sábado (28/04) e segunda-feira (30/04) Amazonas 5 Cópias dubladas: 14h Cinemark Cópias dubladas: 12h10 – 14h40 - 17h30 – 19h50 Cinemais Manaus Plaza Cópias dubladas: 14h40 – 17h– 19h15 - 21h25 Cinemais Millennium Cópias dubladas: 14h20– 16h30 18h50 – 21h10

FÚRIA DE TITÃS 2 AVENTURA/FANTASIA Playarte Manauara Cópias legendadas: 18h – 20h – 22h (*) (*) Somente sexta-feira (27/04), sábado (28/04) e segunda-feira (30/04) Cinemark Cópias dubladas: 13h10 – 15h50 – 18h10 – 20h30 - 22h50 (*) (*) Somente sexta-feira (27/04) e sábado (28/04) Cinemais Manaus Plaza Cópias dubladas: 15h10 – 17h20 – 19h30 - 21h35

O LORAX 3D: EM BUSCA DA TRÚFULA PERDIDA ANIMAÇÃO Cinemark 3D Cópias dubladas: 10h50

JOGOS VORAZES AÇÃO/DRAMA Playarte Manauara Cópias dubladas: 12h20 - 15h10

**Severiano Ribeiro - Amazonas Shopping - Av. Djalma Batista, 482, Chapada. Informações: (92) 3215-1617


ATLETISMO

AMAZONENSE SANDRO VIANA ALCANÇA ÍNDICE PARA OS JOGOS OLÍMPICOS

VENCER

Segunda-feira, 30 de abril de 2012 Diário do Amazonas | visite D24am.com

FALE COM OS EDITORES vencer@d24am.com, redacao@d24am.com | SIGA-NOS

twitter.com/portalD24am

facebook.com/D24am Satiro Sodré/Agif

LOCO ABREU COMANDA FESTA BOTAFOGUENSE Atacante uruguaio marcou dois gols, garantindo a vitória do Botafogo por 3 a 1, sobre o Vasco, na final da Taça Rio. Para os jogadores, título premia a força do grupo alvinegro. PÁG 29


28 VENCER

Segunda-feira, 30 de abril de 2012 Diário do Amazonas | visite D24am.com

Com show de Neymar, Peixe mantém tradição Santos eliminou oSãoPaulopela terceira vez consecutivana semifinaldoPaulista

América eliminia o Cruzeiro e pega o Atlético SETE LAGOS

FOTO Wander Roberto/Vipcomm SÃO PAULO

Santos manteve a tradição dos últimos anos de eliminar o São Paulo em mata-mata do Paulistão. Com show de Neymar, que marcou três gols e deu dribles espetaculares, o time de Muricy Ramalho se credenciou para a final do campeonato ao deixar o Morumbi com o placar de 3 a 1. O primeiro tento de Neymar foi o 100º dele com a camisa do Santos e foi marcado logo aos cinco minutos do 1º tempo, após pênalti de Paulo Miranda. O segundo foi novamente dele em belo passe de Ganso. William José descontou e novamente o camisa 11 matou o jogo, com chute de fora da área e falha de Denis. Após o terceiro gol, marcado aos 32 minutos do segundo tempo, os santistas passaram a tocar a bola e fazer o tempo passar. Depois de ser o responsável pela expulsão de Cícero, aos 38, Neymar foi alvo dos são-paulinos aos 44, quando sofreu falta dura de Rodrigo Caio. No fim da partida, um rápido encontro de Neymar com o técnico Emerson Leão chamou a atenção de todos. Apesar de os tricolores ficarem na bronca com a troca de passes alvinegra nos minutos finais, o jogador não revelou qual foi o teor da conversa com o comandante rival. “Ele (Leão) só deu um toque a mais, para a minha carreira ficar ainda mais especial. Vou

O

Neymar marcou três gols e ofuscou o amigo e rival Lucas, que era a principal esperança de gols da torcida do São Paulo

guardar para mim, não vou divulgar, mas foi coisa boa”, disse o jogador, que afirmou ainda ter conversado com o volante Denilson ao término da partida. “O Denilson falou para eu tocar a bola mais rapidamente, mas estávamos ganhando o jogo. Eu tinha de segurar um pouco mais, mas não fiz nada para menosprezar ninguém”, afirmou. A vitória alvinegra manteve vivo o sonho do Peixe de conquistar o tricampeonato estadual, algo que não acontece em São Paulo desde 1969, quando o Santos de Pelé faturou o título por três temporadas consecutivas.

DÉRBI CAMPINEIRO

Guarani vira sobre a Ponte Preta e vai para a final Após surpreenderem Palmeiras e Corinthians nas quartas de final, Guarani e Ponte Preta fizeram uma semifinal eletrizante em que venceu o Bugre, por 3 a 1, de virada, no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas, e enfrentará o Santos na final do Campeonato Paulista. O timecampineironãochegavaa umadecisãodoPaulistadesde1988, quandoperdeu paraoCorinthians. Guarani e Ponte Preta já haviam se enfrentado em uma semifinal do

Campeonato Paulista, em 1979, quando a equipe alvinegra venceu os dois jogos – 2 a 1 em casa e 1 a 0 fora – e avançou para a decisão, sendo em seguida derrotada pelo Corinthians. Ontem, foi a vingança da equipe bugrina. A Ponte abriu o placar com Caio, aos 38 minutos do primeiro tempo. No segundo tempo só deu Bugre. Fábio Bahia empatou, Fabinho virou e Medina sacramentou a classificação.

Um dia antes de completar 100 anos de fundação, o América-MG deu uma alegria a sua torcida neste domingo. Com uma vitória dramática por 2 a 1, na Arena do Jacaré, no jogo de volta das semifinais, o time americano garantiu vaga na final do Campeonato Mineiro e eliminou o Cruzeiro, que desperdiçou uma cobrança de pênalti no início da partida com Wellington Paulista. O atacante conseguiu se redmir ao igualar o marcador, mas a reação da equipe celeste não foi suficiente para vencer o adversário. No primeiro jogo, no último domingo, o América chegou a abrir 3 a 0, porém o Cruzeiro reagiu e diminuiu para 3 a 2. Com a vitória, o time americano ganhou o direito de jogar pelo empate na segunda partida. A equipe celeste entrou em campo obrigada a vencer para chegar à decisão, mas em nenhum momento ameaçou a vaga do Coelho.

Vaga no sofrimento O Atlético-MG conquistou a vaga para a final do CampeonatoMineiroao vencer o Tupi, por 1 a 0, no sábado. Os torcedores alvinegros viram seu time ser pressionado pelo adversário. Depois de ver o rival mandar uma bola natraveeperder chancesclaras, o torcedor demorou 70 minutos para comemorar o gol de André, que carimbou o passaporte para mais uma decisãodeEstadual. Washington Alves/Vipcomm

Internacional vence clássico, fatura returno e disputa final do Gauchão contra o Caxias PORTO ALEGRE

Em uma partida nervosa, repleta de reclamações, o Internacional venceu o Grêmio por 2 a 1, em jogo disputado na tarde de ontem, no Beira-Rio. Com isso, conquistou a Taça Farroupilha e ganhou o direito de disputar a final do Gauchão

diante do Caxias. O jogo foi caracterizado por uma discussão após cobrança ensaiada de escanteio para o Inter, o que irritou Vanderlei Luxemburgo e resultou na expulsão do treinador. Dátolo e Fabrício marcaram os gols colorados, enquanto Werley descontou para os gremistas.

Passado o Gre-Nal, o Inter ganha a semana livre para se preparar para o primeiro jogo da decisão do Gauchão. A partida ocorre no próximo domingo, no Centenário. Entre os dois jogos da final, está o jogo de volta pelas oitavas de final da Libertadores, contra o Fluminense, no dia 10 de maio (quinta-feira),

no Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro. Fora da disputa pelo título do Estadual, o Grêmio se foca na Copa do Brasil antes da estreia no Brasileirão. Na quarta-feira, enfrenta o Fortaleza, no Estádio Presidente Vargas, pelo jogo de ida das oitavas de final.

Wellington Paulista perdeu um pênalti e o rebote na cara do gol


VENCER 29

Segunda-feira, 30 de abril de 2012 Diário do Amazonas | visite D24am.com

Loco Abreu decide e premia trabalho em grupo com título Grupo unido e qualificado foi a principal virtude da equipe do Botafogo na conquista da Taça Rio FOTO Fernando Soutello/Agif

ESTATÍSTICAS

RIO DE JANEIRO

Pouco volume,mas eficiente

Botafogo venceu o Vasco por 3 a 1 neste domingo, conquistou a Taça Rio e vai disputar a final do Campeonato Carioca contra o Fluminense, nos dias 6 e 13 de maio. O destaque ficou por conta de Loco Abreu, que marcou os dois primeiros gols e foi fundamental para o título do segundo turno. O uruguaio já havia sido decisivo na semifinal contra o Bangu, quando balançou a rede em três oportunidades, e voltou a brilhar. Maicosuel anotou o terceiro tento alvinegro e Carlos Alberto descontou para os cruzmaltinos. Loco Abreu marcou cinco gols nos últimos dois jogos – três na semifinal e dois na final –, mas fez questão de dividir o mérito com a equipe e com o pai Washington Miguel, considerado pé quente. “Dos meus 13 títulos, ele acompanhou 11 no estádio. Não é nada pé frio”, disse Loco Abreu ainda no gramado do Engenhão. Mas não foi apenas com o pai que Loco Abreu dividiu os méritos. “O importante é que o time me encontrou no lugar certo. Taticamente foi quase perfeição. Levamos o gol mais pela qualidade do time do Vasco que é muito boa. Mas fomos merecedores desse prêmio”, elogiou o uruguaio.

O

Vitória do grupo O trabalho em grupo, aliás, foi algo seguidamente repetido no discurso do título. “É sempre bom vencer. A gente provou que vem trabalhando forte para alcançar nossos objetivos. Quando está todo mundo focado na mesma coisa, dá certo”, falou Maicosuel, autor do terceiro gol da vitória sobre o Vasco. Antes de pensar nas finais do Estadual do Rio, o Botafogo concentra suas forças na Copa do Brasil. Na quarta-feira, os comandados de Oswaldo de Oliveira encaram o Vitória, às 21h50, em Salvador, pela partida de ida das oitavas de final.

A vitória do Botafogo sobre o Vasco foi fruto da eficiência da equipe comandada por Oswaldo de Oliveira. Em todos os quesitos que tratam de volume de jogo, o time derrotado foi superior. O Glorioso teve menos contato com a bola, mas soube o que fazer com ela. O Vasco teve 58% de posse de bola, contra 42% do Botafogo. Os cruzmaltinos passaram o jogo trocando passes. Foram 334, bem mais do que os 151 do Alvinegro. E o índice de acerto também foi superior: 89,5%, contra 85,4%. Com isso, o Vasco arriscou mais a gol. Teve 19 finalizações – quase o dobro das dez do Botafogo. Também buscou mais a linha de fundo: oito, contra três. E, em vão, tentou repetidas jogadas aéreas. Foram 25 bolas alçadas. O Botafogo, mesmo com Loco Abreu de centroavante, só lançou sete bolas. O jogador mais ativo da partida foi Fellipe Bastos, do Vasco. Ele foi quem mais finalizou entre os atletas de sua equipe: cinco vezes (Elkeson, do Botafogo, teve seis conclusões). Também foi quem mais deu passes em toda a partida: 49. Loco Abreu foi sinônimo de eficiência. Ele teve três finalizações a gol e marcou duas vezes.

DECISÃO

Botafogo e Fluminense decidem o Estadual nos dias 6 e 13 de maio

Loco Abreu marcou cinco gols nos últimos dois jogos. Ontem foram dois tentos para a equipe alvinegra

MAICOSUEL E ANDREZINHO

Sacrifício recompensado com título Maicosuel teve uma bela atuação na final da Taça Rio. Após o jogo, o Mago mostrou-se muito feliz e destacou que a conquista tem um sabor especial, principalmente por conta dos problemas de lesão que enfrentou desde que retornou ao Botafogo. “Todo título é bom, mas para mim tem um gostinho pelo que passei. Ainda não acabou nada, domingo tem outra final (contra o Fluminense), temos que trabalhar mais. É sempre bom estar vencendo, o Botafogo investiu dinheiro em mim, tenho que dar retorno. Graças a Deus estamos conseguindo”, disse Maicosuel.

Andrezinho também enfrentou problemas de contusões e disputou a partida no sacrifício. O meia ainda não conseguiu marcar um gol pela equipe, mas minimizou e disse que não foi ao Botafogo para ser protagonista. “Ainda não consegui marcar o meu gol. Mas eu não vim para ser artilheiro, para ser protagonista. Eu vim para conquistar título. Joguei no sacrifício, mas se for para ficar sem marcar até o fim do meu contrato e ser campeão, eu fico”, disse o jogador após a partida. Andrezinhohavia sentido um desconfortonacoxaesquerdae

jogou apartidano sacrifício. Oatleta sentiu muitas dores,mas conseguiu ter forças eaguentar atéo segundo tempo. Após o terceirogolalvinegro, omeiapediu para queo técnico OswaldodeOliveirao substituísse. O volante Renato bem que tentou também jogar no sacrifício, mas o departamento médico do clube o vetou da decisão. Mesmo assim, ele foi ao estádio e comemorou com os companheiros. “Aproveitamos as chances e fomos felizes. Sabíamos que tínhamos de manter a pegada, não deixar o Felipe jogar. Não demos o espaço que ele teve contra o Flamengo”, comentou

FRASE

Loco Abreu. Atacante do Bota Levamos o gol mais pela qualidade do time do Vasco que é muito boa. Mas fomos merecedores desse prêmio” Ao comentar a atuação do time.


30VENCER

Segunda-feira, 30 de abril de 2012 Diário do Amazonas | visite D24am.com

RÁPIDAS Power vence em São Paulo e Helinho chega em quarto

Jefferson Bernardes/Vipcomm

Sandro Viana alcança índice olímpico nos 200 m rasos e aguarda até 1º de julho para confirmar a vaga em Londres O velocista amazonense Sandro Viana, 35 anos, do Esporte Clube Pinheiros (SP), conquistou o índice exigido pela IAAF (sigla em inglês para Federação Internacional de Atletismo), na prova dos 200 m rasos, para os Jogos Olímpicos de Londres deste ano. No último sábado (28), Viana ficou em segundo lugar na prova ao cravar o tempo de 20s43, pelo Torneio FPA Adulto e Juvenil, no Estádio do Ibirapuera, em São Paulo. Ele superou o índice mínimo de 20s51, exigida pela IAAF e pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) nos 200 m, e está qualificado para as Olimpíadas de 2012. Para confirmar a participação nos Jogos de Londres, segundo a assessoria da confederação, Sandro Viana não pode ter sua marca superada por nenhum atleta do País até o dia 1º de julho, quando será anunciado pela CBAt todos os atletas convocados. O Brasil tem direito a levar três competidores por prova. Se a convocação fosse hoje, apenas Viana e o Aldemir Gomes (Rio de Janeiro), estariam qualificados para os 200 m. Aos 19 anos, Gomes também atingiu o índice para as Olimpíadas no mesmo torneio da FPA ao ficar em primeiro colocado com o tempo de 20s42. A prova ainda teve Bruno Lins, que já está credenciado para Londres, na terceira posição. Caso confirme a vaga para Londres, o amazonense disputará pela segunda vez consecutiva as Olimpíadas. A estreia dele foi na edição de Pequim, em 2008, quando ficou em 4º lugar no revezamento 4 x 100 m.

Rubens Barrichello. Piloto de Fórmula Indy Se eu gostar do tal do oval, vou correr até os 67 anos mais ou menos. Mesmo se não gostar, no ano que vem vou estar aqui sentado novamente” Empolgado com a nova fase da carreira aos 39 anos de idade.

AMAZONENSE

Rio Negro e Fast empatam e definem vaga para final do turno no domingo

Aprimeirapartidada semifinaldo returnodo CampeonatoAmazonense terminou empatadapor 0 a 0,no último sábado. Sem vantagem,RioNegroeFast disputamapartidade volta nopróximodomingo,no EstádiodoSesi,paradefinir o primeirofinalistadesta segundafase. IrandubaeSão Raimundodisputamna quarta-feiraaoutra semifinal.

Iranduba perde em casa e se complica na Copa do Brasil Com um gol quase sem querer de Paty Nascimento, após uma sucessão de erros da equipe do Iranduba, o São Francisco-BA venceu a equipe amazonense por 1 a 0, no Estádio do Sesi, no último sábado (28), pelo jogo de ida do confronto pelas quartas de final da Copa do Brasil Feminina. Na partida de volta, que ocorre no próximo sábado(5) na Bahia, o Verdão precisa vencer para chegar à semifinal. O time baiano tem a vantagem do empate.

A terceira edição da São Paulo Indy 300 contrariou o histórico de caos dos dois primeiros anos e, finalmente, o público pôde assistir a uma corrida ‘normal’ no Anhembi. O que não mudou foi o vencedor: o australiano Will Power venceu pela terceira vez seguida. Completaram o pódio o norte-americano Ryan Hunter-Reay e o surpreendente japonês Takuma Sato, que largou em 25º e chegou em terceiro. Os 40 mil torcedores que foram ao Anhembi também puderam comemorar a boa exibição de Helio Castroneves, que largou em 18º lugar e chegou em quarto após acertar na estratégia e se aproveitar dos incidentes de prova. O piloto brasileiro manteve a vice-liderança do campeonato, 44 pontos atrás de Power. “A diferença em relação a ele não pode passar de 50 pontos, pois começa a complicar. Esse é um circuito de rua, ele é especialista nisso”, disse Helinho, sobre Power, após a prova. “A minha equipe, a Penske, fez um excelente trabalho. Uma pena que não deu pódio, o Takuma Sato kamikaze arriscou tudo e deu certo para ele”, completou o brasileiro. Rubens Barrichello fez uma corrida regular e acabou em décimo lugar depois de largar em 12º. O brasileiro ganhou posições ao escapar das batidas na primeira chicane do circuito, que viu uma série de incidentes nas relargadas. Bia Figueiredo fez uma corrida agressiva e empolgou o público com ultrapassagens e disputas por posição, mas foi prejudicada por uma batida envolvendo sete carros no final da prova e terminou em 20º. Um dos atingidos foi Tony Kanaan, que ficou com a 13ª posição.

OS NÚMEROS pontos tem o Porto, na liderança do Campeonato Português, seis a mais que o vice-líder Benfica, o que garante à equipe azul e branca o título antecipado da temporada 2011/2012 do torneio lusitano.

69

gols tem o atacante Túlio Maravilha na carreria, segundoos cálculos dopróprio jogador. Ogol987 foimarcado pelaequipedoLaranjal,deMinas Gerais,contraoDemocratade SantanadeCataguases.

987


Segunda-feira, 30 de abril de 2012 Diรกrio do Amazonas | visite D24am.com

VENCER 31


32 RADAR DE NOTÍCIAS FALE COM OS EDITORES contato@d24am.com, redacao@d24am.com | SIGA-NOS

Segunda-feira, 30 de abril de 2012 Diário do Amazonas | visite D24am.com

twitter.com/portalD24am

facebook.com/D24am

CIDADES

PLUS

Governo amplia Telessaúde para todos os municípios do interior do AM

Médicos suspendem a sedação de Pedro Leonardo

Aogarantir ainstalaçãodeantenas de transmissão via satélitenos 61 municípios dointerior doEstado,o governoestendeoatendimentopor meiodoprogramadeTelessaúde para todooAmazonas. Oprograma permitea realizaçãodeconsultas médicas especializadas,deexames ecapacitaçãoprofissional, sem que ocidadão quemoranointerior precise sedeslocar atéacapital. OprogramadeTelessaúde começou em 2008com15 municípios enesteanoforam instaladas mais 42 novas antenas, cominvestimentos decercadeR$ 3 milhões,numaparceriaentreo governodoEstadoeoMinistérioda Saúde.

A sedaçãodocantor PedroLeonardo Dantas daCosta, 24,filhodo sertanejo Leonardo,foi suspensa,deacordo comboletimmédicodivulgado ontempeloHospitalSírio-Libanês,de SãoPaulo. Deacordocomohospital, o quadroneurológicodocantor segueinalteradoenãohouve alterações clínicas significativas nas últimas horas. PedroLeonardoestá emestadograve,porémestável, informaoboletim. No sábado,oboletimmédico divulgadoinformou que reduzir a sedação tinhacomoobjetivofazer umamelhor avaliaçãodo quadro clínicodoartista. Ontem,ocantor recebeu a visitadamulher dele,Thaís Gebelein.

MUNDO

FRASE

Argelinos sequestrados estão em perigo, adverte porta-voz do Mujao O Movimento pela Unidade e a Jihad na África Ocidental (Mujao), que tem em seu poder desde 5 de abril sete pessoas, entre eles o cônsul da Argélia em Gao (norte do Mali), informou ontem que “a vida dos reféns está em perigo” após o fracasso das negociações com a Argélia. O porta-voz do Mujao, Adnan Abu Walid Sahraoui, disse que uma delegação argelina assistiu às negociações, sem dar detalhes sobre as reivindicações de seu movimento. Na quarta-feira, o Mujao tinha dito que queria negociar a libertação do cônsul argelino e seus seis colaboradores “em nome do Islã”.

Leonardo. Cantor e pai de Pedro Leonardo Eraldo Lopes

Motorista perde o controle do veículo e derruba poste em estrada de acesso à Ponte O motorista Obemaia Menezes de Oliveira, que conduzia um veículo modelo Celta, derrubou um poste de iluminação na estrada que dá acesso à Ponte Rio Negro, já próximo à Rodovia AM-070, na tarde de ontem. De acordo com os policiais militares da Companhia Interativa de Trânsito (Ciatran), o motorista, que seguia no sentido Manaus/Iranduba, não apresentava sinais de embriaguez e afirmou ter perdido o controle do veículo, caindo no canteiro central e atingindo o poste de luz, que ficou atravessado no meio da rua, sendo retirado pelos policiais. O soldado Israel Ferreira afirmou que Obemaia não sofreu nenhum tipo de ferimento e foi conduzido ao Distrito Policial do Município de Iranduba, para que o a ocorrência fosse registrada, já que o motorista terá que ressarcir o Estado por conta da queda do poste.

Eu recebi telefonemas de todos. Todos os meus amigos artistas me ligaram, sempre dando aquela força (...) Pedro está nas mãos de Deus” Sobre o apoio recebido após o acidente.

LOTERIAS MEGA-SENA

Concurso n. 1384 (28/04/2012)

02 18 30 31 45 56 Premiação Ganhadores Prêmio (R$) Sena 2 4.030.007,03 Quina 56 33.924,99 Quadra 5.010 541,71 Estimativa de Prêmio R$ 7.500.000,00

TIMEMANIA

Concurson. 310 (28/4/2012)

09 19 20 32 65 66 70 Premiação Ganhadores Prêmio(R$) 7 acertos 0 0,00 6 acertos 3 24.932,36 5 acertos 120 716,13 4 acertos 1.963 6,00 3 acertos 21.328 2,00 ATLÉTICO/GO 5.874 5,00 Estimativa de Prêmio R$ 2.250.000,00

LOTOFÁCIL Concurso n. 745 (27/04/2012)

01 03 06 07 08 09 11

12 13 16

17 20 22 24 25 Premiação Ganhadores Prêmio (R$) 15 acertos

3

552.072,11

14 acertos

383

13 acertos

12.891

12,50

12 acertos

179.734

5,00

11 acertos 1.067.335 Estimativa de Prêmio R$ 1.500.000,00

OS RESULTADOS SÃO ATUALIZADOS ATÉ A HORA DO FECHAMENTO DESTA EDIÇÃO.

1.330,56

2,50

LOTOMANIA Concurson. 1240 (28/04/2012)

DUPLA SENA

05 11 13 15 18

PRIMEIRO SORTEIO

Prêmio

04 08 15 36 37 50

20 25 26 45 46 47 49 62 68 70 79 89 92 96 99 Premiação Ganhadores Prêmio (R$) 20 acertos 1 4.522.721,63 19 acertos 18 24.913,33 18 acertos 168 2.669,29 17 acertos 1.574 203,50 16 acertos 10.052 31,86 0 acertos 0 0,00 Estimativa de Prêmio R$ 4.500.000,00

Concurson. 1067 (27/04/2012)

1

Quina

23

Quadra

1725

Concurso n. 04653 (28/04/2012)

Bilhete

Prêmio (R$)

10.471

R$ 600.000,00

16.725

R$ 12.000,00

312.567,07

43.254

R$ 9.000,00

3.905,61

71.234

R$ 8.100,00

49,59

4.146

R$ 7.698,00

QUINA

Concurso n. 2884 (28/04/2012)

Premiação Ganhadores Prêmio (R$) Sena

FEDERAL

Estimativa de Prêmio R$ 300.000,00 SEGUNDO SORTEIO

18 21 22 31 36 49 Premiação Ganhadores Prêmio (R$) Sena 0 0,00 Quina 17 5.284,07 Quadra 1295 66,06 Estimativa de Prêmio R$ 300.000,00

28 44 65 72 76 Premiação Ganhadores Prêmio (R$) Quina 1 1.002.624,19 Quadra 66 5.854,95 Terno 5.297 104,21 Estimativa de Prêmio R$ 1.000.000,00

/0250322001335752339  

http://media.d24am.com/24am_web/389/diario/docs/0250322001335752339.pdf

Advertisement