Elizabete satsuki sekine tese 2011

Page 29

17 Para a classificação das espécies por hábito foi utilizada a definição adotada pelo HCF: árvore - acima de 5m de altura e arvoreta - abaixo de 5m, ambas formando fruste (tronco); arbusto – com tecido lenhoso e até 5m de altura, sem formar fruste; erva – sem tecido lenhoso. A classificação em estágios sucessionais foi feita de acordo com Reitz et al. (1978), Reitz et al. (1983), SPVS (1996), Roderjan et al. (1998).

2.4. Obtenção das amostras de mel Em cada apiário, foram marcadas três colmeias próximas umas das outras e próximas do fragmento florestal e das culturas agrícolas. Quadros vazios de melgueira com cera alveolada foram instalados mensalmente, para evitar a mistura do mel produzido em diferentes meses. As amostras foram coletadas de dezembro de 2008 e abril de 2009 e de maio a novembro de 2010, quando havia mel depositado nos favos, ainda que não estivesse maduro (com 75 % dos favos operculados). Os quadros com mel foram centrifugados separadamente, em embalagens plásticas, para evitar a mistura das diferentes amostras.

2.5. Montagem do laminário de referência e análises polínicas No momento das coletas de plantas para a identificação da flora, foram coletados botões florais, embalados separadamente para evitar a mistura de pólen. Um laminário polínico foi feito utilizando o método da acetólise (Erdtman 1952), que consiste no tratamento químico do grão de pólen a fim de eliminar o conteúdo interno dos grãos de pólen, fazendo com que os detalhes da exina fiquem mais facilmente visíveis. O pólen das plantas do local foi fotografado em microscópio com câmera acoplada. Para o preparo das lâminas de pólen do mel de cada mês, as amostras das três colmeias de cada apiário foram misturadas em partes iguais. Para as amostras com umidade acima de 20% foi utilizada uma quantidade proporcionalmente maior. Uma alíquota de 10 g foi diluída em 20 mL de água destilada e centrifugada para a realização da acetólise. Foram feitas duas lâminas de cada amostra para posterior contagem e identificação dos tipos polínicos. As lâminas foram observadas em microscópio óptico para as análises qualitativa (determinação dos tipos polínicos) e quantitativa (contagem dos grãos de pólen). A determinação dos tipos polínicos foi feita por comparação com o laminário


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.