
28 minute read
VISITA À SEDE NACIONAL DA CRUZ VERMELHA PORTUGUESA ver na Pág
De modo a estabelecer um intercâmbio tendente a proporcionar um maior conhecimento entre todos os que integram as diferentes estruturas da Cruz Vermelha Portuguesa, decidimos iniciar algumas visitas protagonizadas por grupos que integram utentes e funcionários da Delegação. A primeira das iniciativas decorreu em na sextafeira, dia 13 de Maio, e contou com catorze presenças, entre as quais as de três residentes com 93, 94 e 97 anos e teve como destino a Sede Nacional da CVP, onde fomos gentilmente recebidos pela nossa colega Luísa Nobre, cuja amabilidade desde já agradeço, que estabeleceu um contacto muito simpático com todos nós, explicando cada detalhe do percurso e prestando todos os esclarecimentos necessários ao grupo. Os visitantes percorreram demoradamente o Palácio dos Condes D’Óbidos, apreciando os seus magníficos salões, a Biblioteca, a capela e o museu. De referir ainda que alguns dos nossos funcionários, apesar de comunicarem regularmente com os seus colegas de sede, nunca os tinham contactado presencialmente. Também quero expressar o meu agradecimento â Sede Nacional pela autorização concedida para a realização destas visitas.
MF
Advertisement



TRATAMENTO DA INCONTINÊNCIA URINÁRIA

Continuando a apostar nas novas tecnologias para área da Saúde, a Delegação da Costa do Estoril da CVP tem disponível ao público, no Espaço+ da Alapraia (antigas instalações do Mercado da Alapraia) Rua Francisco de Paula e Oliveira, um equipamento inovador e não invasivo, que vem contribuir para uma redução significativa da incontinência urinária, melhorando a qualidade de vida da pessoa no seu dia a dia. Para aderir a estes tratamentos, informe-se e inscreva-se na nossa recepção do Espaço+ da Alapraia ou pelo telefone 218 034 602.
Na sequência de um convite formulado pelo gabinete do sr. vicepresidente da Câmara Municipal de Cascais, realizou-se no pretérito dia 12 de Maio, no mercado da vila um almoço em que participaram a Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Cascais, Isabel Miguéns e a Presidente da Cruz Vermelha da Costa do Estoril, Manuela Filipe, para além de convidados destas duas últimas entidades. Refira-se que as comitivas foram recebidas pelo sr. vice-presidente da CMC e pelo vereador Nuno Piteira Lopes que de um modo descontraído proporcionaram aos presentes um magnífico almoço de arroz de tamboril, confeccionado pelo Eng. Miguel Pinto Luz, que a todos surpreendeu com os seus excelentes dotes de chef. Os nossos agradecimentos pelos agradáveis momentos de convívio entre representantes de três das instituições do nosso concelho.
Manuela Filipe



INFORMAÇÕES E CONTACTOS
Qualquer informação sobre refeições ao domicílio/takeaway, venda máscaras ou apoio psicológico, deverá ser solicitada através do telefone 214570924, nos dias úteis, das 9,00 às 17,00 horas. Fisioterapia - A partir do dia 4 de Maio foi alargada a nossa resposta de atendimento presencial, respeitando as normas impostas pela DGS. Mais informações através do telefone PARFISI 214 572 797, nos dias úteis, das 9,00 às 18,00 horas.
REFEIÇÕES AO DOMICÍLIO
Mensalmente, são confeccionadas pelo nosso refeitório e distribuídas pelos serviços da Delegação centenas de refeições, na sua maioria a residentes do concelho de Cascais. Caso necessite e deseje receber refeição completa em sua casa, temos um menu diário e variado ao seu dispor. Contacte-nos através do telefone 214570924 para obter mais informações sobre este serviço.
FUNCIONAMENTO DO REFEITÓRIO DA DELEGAÇÃO
Encontra-se em funcionamento o refeitório da Delegação, cumprindo os requisitos fixados pela DGS, com serviço apenas na esplanada. É aconselhável a marcação prévia de almoços através do número de telemóvel 914 039 097. A entrada é feita pela Praceta Barbosa de Magalhães.

Por: Helder de Castro Valente (Professor da Academia Sénior –“A Bíblia na vida de todos os dias”)
Giovanni Maria Pellegrino Isidoro Mastai Ferretti, nasce em Senegália em 13 de Maio de 1792 e era o nono filho de Girolamo Ferretti membro da nobre família dos condes Mastai Ferretti, e de Caterina Solazzi. Aos cinco anos de idade sofre um acidente gravíssimo com trauma craniano, por ter caído num rio, que lhe irá provocar no futuro frequentes ataques epilépticos. São esses ataques que o levarão à interrupção dos estudos. Mas, em 1815, aos vinte e três anos, vai numa peregrinação à Senhora do Loreto e, a partir daí, nunca mais tem qualquer ataque epiléptico. Em 10 de Abril de 1819 é ordenado sacerdote e celebra a sua primeira missa, entre os seus pobres, na igreja da “Tata Giovanni”, (uma instituição para rapazes abandonados), Sant’Ana dos Carpinteiros. Torna-se director desta Instituição, e, afirmando não pretender quaisquer cargos eclesiásticos, professa na Ordem Terceira dos Franciscanos.
Mas em Julho de 1823 é chamado por Pio VII para fazer parte do corpo diplomático no Chile, um jovem País (independente desde 1818), onde o governo anti-clerical levantava grandes problemas à Igreja. Embora a sua estadia seja inferior a dois anos torna-se notado pelo seu empenho na ajuda aos pobres e aos doentes. Em Junho de 1825 volta a Roma e é nomeado pelo Papa Leão XII como director do asilo de S. Miguel em Ripa, que recebia velhos, ex-meretrizes e jovens abandonados. Mais uma vez a sua caridade e a sua capacidade dirigente se tornam notadas, e apesar de ter afirmado não pretender quaisquer cargos eclesiásticos, em 1827, aos trinta e cinco anos de idade, é nomeado, pelo Papa, Arcebispo de Spoleto.
Em Spoleto cria uma instituição com os mesmos objectivos de “Tata Giovanni”, e continua a demonstrar uma imensa caridade para com os pobres chegando a vender os móveis e obras de arte do palácio episcopal para acudir aos mais necessitados. Durante a revolta independentista de 1831 é nomeado delegado extraordinário de Spoleto e Rieti, e a sua hábil mediação evita um “banho de sangue”. Convence os generais pontifícios a não abrir fogo sobre os revolucionários, aos quais concede, mediante a deposição das armas, dinheiro e passaportes para recomeçarem a vida noutro lugar. Quando for eleito Papa os revolucionários italianos lembrarão este momento, como um esperançoso augúrio de mudança. Nesse período salva, ainda, a vida a Napoleão III, que estava para ser feito prisioneiro pelos austríacos justamente em Spoleto. Quando em 13 de Janeiro de 1832 a cidade de Spoleto sofre um forte terramoto, toma de imediato a direcção da ajuda às vítimas, visitando pessoalmente as zonas mais atingidas e empenhando-se na rápida reconstrução de tais zonas, através de fundos conseguidos junto do Papa.
Por essa altura, mais ao norte, a Emília- Romana está em pé de guerra. É preciso alguém que acalme os revoltosos. O Papa envia Ferretti para esta nova missão nomeando-o Bispo de Imola. O seu trabalho de apaziguamento daquela região, apoiado na sua crescente fama de homem caridoso e justo, é de tal forma bem sucedido, que o Papa, como forma de agradecimento, o nomeia Cardeal no consistório de 1840. Ferretti tem quarenta e oito anos.
Ospício de Tata Giovanni

Ospício Apostolico de San Michele em Ripa


Por: Manuel António Gouveia
No dia 21 deste mês, começa o verão: o verão das férias, dos festejos, dos grandes festivais e das folias; do muito calor; das praias, dos santos populares, das viagens há muito marcadas e esperadas, dos convívios familiares e das amizades...
É neste mês que se celebram datas importantes da nossa História: Dia de Portugal, Dia de Camões e Dia das Comunidades Portuguesas; Dia da Batalha de S. Mamede e do Tratado de Tordesilhas; e é neste mês que se comemoram dias dedicados à proteção das crianças. Há, também neste mês, dias reservados para a sensibilização da proteção da Natureza e do clima; e é em junho que os católicos celebram o Dia do Corpo de Deus - Mistério da Eucaristia instituída por Cristo, na Última Ceia com os Apóstolos. São estas, pois, as datas comemorativas: Do cuidado das crianças 01 – Mundial da Criança; 04 – Dia Internacional das Crianças Inocentes Vítimas de Agressão; 12 – Contra o Trabalho Infantil;
Da cidadania 15 – Mundial da Consciencialização da Não Violência contra a Pessoa Idosa; 20 – Mundial do Refugiado que, por força dos conflitos nos seus países, procuram acolhimento em países amigos; Do Planeta que habitamos 05 – Mundial do Ambiente; 17 – Mundial do Combate à Seca e à Desertificação da Natureza; De Portugal 10 – Dia de Portugal: o verde e a alegria do Minho; as serras (de Trás-os-Montes ao Algarve); as planícies alentejanas; o turismo; o fado de Lisboa e de Coimbra; os majestosos Monumentos; a continuidade das praias; as grandes albufeiras; Fátima, Altar do Mundo; o turístico Arquipélago da Madeira; os nove inafundáveis Porta-Aviões Açorianos…



Dia de Camões, o nosso imortalizado Épico (Os Lusíadas), o dramático (El Rei Seleuco, Anfitriões e Filodemo) e o apaixonado lírico (Sonetos, Cantigas…), que combateu como soldado, e conheceu várias partes do mundo oriental, onde escreveu a sua Epopeia. Dia das Comunidades Portuguesas – que, por todo o Mundo, espalham a Língua e a Cultura portuguesas, sendo todas elas um exemplo de trabalho e de empreendedorismo, imprescindíveis para o desenvolvimento da região em que se fixaram e cresceram, levando a crer na grandeza do País onde têm as suas raízes. Da História 06 – Região Autónoma dos Açores; 06 – 1944 Desembarque dos Aliados na Normandia, na II Guerra Mundial; 07 – 1494 – Tratado de Tordesilhas; 24 – 1128 – Batalha de S. Mamede.
Da Religião 13 – Santo António; 16 – Corpo de Deus; 24 – S. João; 29 – S. Pedro e S. Paulo. Da Cultura 09 – 1900 – Nasce José Gomes Ferreira, célebre escritor Português. Obra marcante – Manhã Submersa; 13 – 1888 – Nasce o, também célebre, poeta Fernando Pessoa, de vastíssima obra, cuja Mensagem foi o único livro publicado em vida.


E eis que ao fim de tantas edições nos recordamos de tantos momentos marcantes e emblemáticos que vivemos e nos fazem sentir afortunados, quer pela mudança quer pela emoção que os acompanha. Nos últimos anos e até meses, não obstante os desafios que a todos nos surpreenderam, não deixámos de experimentar e viver novas ações, quer em grupo, quer em comunidade, quer individualmente enquanto pessoas e profissionais. Este boletim, veículo de notícias mas também de partilha de algumas reflexões mais intimistas já publicadas, tem acompanhado o crescimento e evolução desta casa, nas suas várias vertentes. Registam-se sorrisos, danças, brincadeiras, formações, celebrações, iniciativas, partidas e chegadas a tantos destinos, saudades que ficam, gratidão que nos acompanha. Mas este registo permanece, na sua forma escrita e ilustrada, para que as memórias permaneçam e possam ser revisitadas sempre que nos façam sentido e sempre que tenhamos saudade daquilo que vivemos neste percurso. Venham mais boletins, pois a vida acontece e merece ser registada!
Por: Dra. Aida Marques (Responsável pelo Dep. Acção Social da Del. Costa Estoril CVP)
O nosso Boletim comemora sete anos de vida. O número sete é o número mais importante da Bíblia nela aparecendo trezentas e setenta e cinco vezes. A sua importância vem do significado de plenitude e de conclusão de mudança que lhe está atribuído desde a Criação do mundo em sete dias. Mas, tal como todos os outros números que mais vezes aparecem na Bíblia, a sua escolha tem que ver com a vida, porque a Bíblia nasceu da vida. Desde sempre que o Homem percebeu a importância da lua na sua vida, a influência directa em muitos dos fenómenos naturais que diária, ou periodicamente acontecem na terra. Por isso a idolatrou. Ora, cada fase lua tem sete dias, daí a escolha deste número para ilustrar as grandes mudanças relatadas nos livros da Bíblia, e que, posteriormente, influenciou significativamente todas as religiões dela derivadas. Podemos assim dizer, que o nosso Boletim conclui agora a sua fase de novidade, para entrar em crescendo nos próximos anos até chegar ao início da plenitude lá para 2029. O que nesta altura quero sinceramente desejar a todos quantos para ele contribuem, é que possam acompanhar de perto a chegada a essa plenitude em Paz e Bem.
Por: Helder de Castro Valente (Professor da Academia Sénior –“A Bíblia na vida de todos os dias”)
ESTAMOS EM FESTA
É verdade: estamos em festa, porque, neste mês de maio, o Boletim Informativo da Delegação da Costa do Estoril da Cruz Vermelha Portuguesa – que conheci desde que nasceu e logo procurei tê-lo como amigo – comemora, como é sabido, o seu sétimo aniversário com uma verdadeira firmeza, constância e solidariedade que todos lhe conhecemos. De facto, tendo nascido como Edição Especial e enorme determinação, no 12.º ano da Academia Sénior, imediatamente começou a caminhar, enquanto ia escolhendo percursos, acolhendo e divulgando projetos, dando conhecimento dos seus sonhos e ambições, ao mesmo tempo que criava grandes amizades. Cresceu, foi crescendo… e hoje parece que as suas doze páginas já não lhe chegam para levar por diante a missão que tem em mãos. Mas lá iremos, porque estou convencido de que poderá querer revelar este desejo apenas daqui a três anos, quando acontecer o seu décimo aniversário. Com algum receio, comecei por enviar-lhe algumas poesias e um ou outro pequeno conto que fazia o favor de publicar no Correio de Leitores. Mas a minha ambição era ser seu colaborador. O tempo foi passando e os números (já 84) foram-se sucedendo. Até que um dia, a convite do seu Editor, vim fazer parte dos colaboradores. E sinto-me bem. Muito obrigado. Votos de grandes felicidades e longa duração para o nosso Boletim Informativo!
Por: Manuel António Gouveia (Aluno da Academia Sénior)
E no 7º Aniversário desta publicação, cumprindo o mais elementar gesto de consciência, endurecida pelos trilhos dos novos tempos, felicitamos a directora dra. Manuela Filipe, o editor Armando Ferrão e os que aqui laboram, apertando as mãos com afeto e a convicção de que continuaremos a servir quem precisa e merece.
O Boletim Informativo mensal da Delegação da Costa do Estoril da Cruz Vermelha Portuguesa foi uma magnífica iniciativa. Divulgar tudo o que de bom, em relação aos vários serviços e às inúmeras atividades, se pratica na sede da Parede e nos vários Polos do concelho de Cascais é, sem dúvida, gratificante. Como aluna da Academia da Parede, sinto que é enriquecedor o Boletim também fazer referência às atividades que lá se praticam, pois a Academia é uma forma de dar mais vida à longevidade. É uma fonte de esperança que nos ajuda a acreditar que ainda é possível a conquista de novos horizontes. Sinto-me grata por isso. Sobre a publicação da minha poesia, quero deixar também expresso o meu reconhecimento à Colaboradora Sra. D. Salete Tomás e ao Editor Sr. Tenente Armando Ferrão. À Diretora Manuela Filipe, ao Editor Armando Ferrão e a todos os Colaboradores do Boletim Informativo, apresento as minhas felicitações por mais um aniversário e parabéns pelo excelente trabalho que desempenham. Com gratidão, Por: Luísa Ferreira Redondo
COMENTÁRIO DA EXPERIÊNCIA INDIVIDUAL DE PARTICIPAÇÃO NO BOLETIM
Antes de iniciar quero congratular pelo 7º ano consecutivo todos aqueles tornam uma realidade o Boletim mensal da Cruz Vermelha Portuguesa da Costa do Estoril. Sem sombra para dúvidas que os temas destacados no Boletim que focam assuntos tão diversos que passam dos mais técnicos e complexos até aos factos históricos e curiosidades nos tornam leitores mais informados e envolvidos na dinâmica institucional que assume uma importância notória e crescente no panorama da actualidade concelhia (e mundial). Ter a possibilidade de poder de ser pró-activa na participação do Boletim da Cruz Vermelha Portuguesa da Costa do Estoril confere-me não só um sentimento de partilha pelos valores e missão que esta defende e preconiza, bem como perspectivar que a sintonia da realidade de cada um de nós vibra em notas desiguais sem fazer destoar o todo.
Por: Ana Direito (Técnica de Serviço Social do Centro de Recursos da Adroana – C.V.P.)
Já sete anos! Já tantos números! Poderá ser banalidade comentar assim. Mas banal não é, com certeza, o nosso Boletim. É testemunho, relato de actividades, eventos, notícias e curiosidades. Textos e poesias, que se pretendem de leitura gratificante. Ao colaborar com memórias, ideias, fico sempre expectante. Gostar de escrever, não chega. É cativante saber se comuniquei com empatia, empenhada em fazer a diferença. É um desafio que poderá não ter resposta. Só silêncio. Mas são dúvidas que não fazem desistir. Muito mais anos virão com Boletins que todos esperam ler e guardar, até "para mais tarde recordar". Vão continuar a ter temas de conversa e até de reflexão, à mesa do café ou junto ao mar, quando nos encontrarmos na Parede ou em Cascais. Companheiros e amigos que a C.V. vai juntando. Parabéns Boletim e bem hajam todos os colaboradores. Por: Dra. Maria da Piedade Amado (Professora da Academia Sénior)
PERTINÊNCIA DE COLABORAR COM O BOLETIM
O boletim informativo da Delegação da Costa do Estoril comemora neste mês de maio o seu 7º aninversário. O Centro de Recursos da Adroana deixa desde já os seus parabéns pelo trabalho desenvolvido por todos ao longo destes anos. É um com um enorme sentido de responsabilidade e de transmissão de informação e conhecimento daquilo que são as nossas rotinas e os nossos desafios que todos os meses colaboramos com o Boletim. Sendo esta uma área de intervenção nova para a Delegação, a colaboração com o boletim permite sensibilizar os nossos leitores para a temática da exclusão social e da população em situação de sem-abrigo. Puder partilhar a evolução dos nossos utentes, as suas conquistas diárias e as atividades nas quais participam com tanto dinamismo é sem dúvida um grande orgulho!
Na sexta-feira, dia 13 de Maio, a partir das 14,45 horas, na sala 8 do Pólo de Cascais da Academia Sénior, teve lugar a palestra com o título “A Superação de ACTIVIDADES E A Construção da Felicidades”, que teve como orador o Psicólogo Clínico Fausto Marsol.

“Baseando-se na experiência de ter vencido uma embolia pulmonar bilateral (2014), um linfoma (2014/2016) e, mais proximamente, um melanoma (2021/2) ainda em fase de rescaldo, e no seu último livro, que versa exactamente o como lidar com situações deste tipo, Fausto Marsol propõs-se vir até à nossa Academia falar sobre ‘A Superação de Adversidades e a Construção da Felicidade’ na companhia da Dr.ª Helena Roque, que lhe lançou o desafio. Fausto Marsol é psicólogo clínico - com foco no desenvolvimento de pessoas - para além de autor, com vários livros publicados, e fotógrafo amador. Uma mostra das suas obras, bem como algumas notas biográficas sobre si podem ser encontradas no seu site (https://fmarsol.com/), através do qual os seus livros podem também ser encomendados. Recentemente foi convidado do programa “A Nossa Tarde” (4/4/22), sendo entrevistado por Tânia Ribas de Oliveira, apesar de ainda bastante combalido, após a radioterapia a que foi sujeito. A entrevista está disponível na RTP Play”

RESPIRAR PARA CURAR

Na passada quinta-feira, dia 12 de Maio, a partir das 15,00 horas, na Sala4 do Pólo de Cascais da Academia Sénior, teve lugar a palestra subordinada ao título “Respirar para Curar”, a cargo da Professora Rosa Rivera. Em resumo, falou-se de um tema muito importante para a nossa saúde, pois respirar é uma ação automática do nosso organismo. Quase não reparamos nela, mas constitui uma função vital para a nossa existência. Nos últimos tempos temos ouvido falar sobre a necessidade de aprender a respirar. Existem muitas maneiras de respirar e cada uma delas afeta o nosso corpo de forma diferente. Alguns métodos de respiração nutrem o nosso cérebro, outros danificam os neurónios. Alguns proporcionam- nos saúde, enquanto outros podem acelerar sua deterioração. Muitas doenças podem ser reduzidas ou revertidas alterando a forma como respiramos. A nossa capacidade de respirar tem-se alterado durante o processo de evolução humana e a maneira como respiramos tem piorado a partir da Revolução Industrial. 90% de nós, respiramos de maneira incorreta e isso tem agravado as doenças crónicas. A maneira como respiramos influencia o tamanho e o funcionamento dos nossos pulmões. Respirar permite-nos entrar no nosso sistema nervoso, controlar a resposta imunitária e restabelecer a saúde. A respiração pode ajudar a baixar o peso, melhorar a saúde e aumentar a longevidade. Mudar a maneira como respiramos nos ajudará a viver mais anos com melhor saúde. Aprendamos a respirar mediante técnicas para aumentar a capacidade pulmonar, gerir o estresse e a ansiedade, entre outras coisas.

Por: Ricardo Veríssimo (Educador Social)
Os utentes do Centro de Recursos da Adroana têm vindo a demonstrar interesse em ter o seu espaço nas hortas comunitárias do Bairro da Adroana e após articulação com a Cascais Ambiente, recebemos a excelente notícia de que nos seria atribuída uma parcela de 100 m2 pelo projeto Terras de Cascais. Contudo, para que todo o processo seja bem sucedido é necessário participar numa formação inicial dinamizada pelos responsáveis pelo projeto. Esta formação foi dada nos dias 4, 5 e 6 de Maio e dividida em duas vertentes: a teórica, na Junta de Freguesia de Carcavelos e a prática, na horta de formação de São João da Rebelva. O objetivo era capacitar os novos horticultores com conhecimentos essenciais ao cultivo em modo de agricultura biológica e abordar temas como o solo, as plantas, as doenças e pragas mais comuns, os insetos auxiliares e as técnicas específicas deste tipo de agricultura. A parte teórica foi intensa, repleta de informação que era necessário interiorizar o que exigiu muita atenção dos nossos horticultores. O mesmo se aplicou á parte prática com a pequena grande diferença de que neste momento era possível “sujar as mãos”, aplicar tudo o que tinha sido falado anteriormente, experimentar as várias ferramentas, tocar e sentir a terra no meio de várias espécies de plantas e insetos que nos ensinavam a todos só por estarem naturalmente presentes. Escusado será dizer que esta foi a parte que mais agradou os nossos utentes. Depois destes 3 dias didáticos, fomos no dia 11 de Maio receber os nossos merecidos diplomas na estufa do Parque Marechal Carmona. A cerimónia foi inspiradora e despertou em todos a vontade de mais conexão com a mãe natureza. Os nossos utentes receberam os diplomas felizes e orgulhosos por mais um desafio ultrapassado e por mais uma vitória no reportório. O caminho de cada um é feito destes pequenos momentos que estimulam a motivação para continuar a crescer e a trabalhar nos respetivos projetos de vida. Aguardamos agora a entrega da chave da horta que estará seguramente para breve.




VOLTOU A REALIZAR-SE O BAILE DA FLOR
No seguimento do convite da União de Freguesias de Carcavelos/Parede para o Baile da Flor, estivemos no dia 18 de Maio nas instalações da Sociedade Musical União Paredense. O evento iniciou pelas 14:00 horas, estando o espaço decorado por flores alusivas à Primavera, executadas pelos espaços seniores incluindo o nosso Clube Sénior . Ao longo da tarde fomos brindados por momentos musicais que colocaram todos na pista de dança e por um lanche, oferecido por pastelarias da freguesia. A sensação de retorno a ocasiões festivas foi vivido com grande ânimo por todos os convivas.



No Centro de Recursos da Adroana valorizamos as ações de sensibilização e capacitação relacionadas com a saúde no geral. No dia 20 de maio o tema abordado foi a saúde oral e a ação foi dinamizada pela Mundo a Sorrir que gentilmente se disponibilizou para vir até ao nosso Espaço Adroana + partilhar com os nossos utentes todos os cuidados a ter para prevenir as doenças orais. O espaço encheu-se de 11 utentes focados e interessados em esclarecer as suas dúvidas enquanto as duas formadoras da mundo a sorrir expunham informações que para muitos eram um abre-olhos.Foi preenchido um questionário no inicio da ação e o mesmo no final desta para que todos pudessem ver os conhecimentos adquiridos. Na grande maioria provaram estar atentos e souberam responder a perguntas ás quais inicialemente não saberiam responder. De seguida todos aceitaram realizar um rastreio e tornou-se visivelmente claro o que cada um estava a fazer mal a nível de higiene oral e o que poderiam fazer para melhorá-la.No final, todos consideraram que a ação tinha sido importante e questionaram quando seria realizada uma semelhante sobre outro tema. Pode-se dizer que a ação sobre saúde oral foi um sucesso.


VISITA À QUINTA DO PISÃO
Por: Ana Direito
A Rede Social de Cascais é uma estrutura organizacional concelhia decisora que coordena a articulação e organização de esforços entre os diversos agentes sociais ativos que visam o combate à pobreza e à exclusão social, a promoção do desenvolvimento social integrado, bem como a promoção da inclusão e da coesão social. A nível legal é enquadrada pela Resolução do Conselho de Ministros de 18 de novembro de 1997 (regulamentada pelo Dec-Lei 115/2006 de 14 de junho) enquanto programa de política social ativa que impulsiona o trabalho de parceria alargada fundamentandose no desenvolvimento e consolidação de uma consciência coletiva dos problemas sociais, na ativação das respostas/otimização dos recursos existentes ao nível do concelho e freguesias. Inserido neste contexto, o Centro de Recursos para a Pessoa em Situação de Sem Abrigo da Adroana envolveu-se nesta linha de atuação através da participação do convite recebido da Câmara Municipal de Cascais por parte do Presidente Dr. Carlos Carreiras, na pessoa do Sr. Vereador Dr. Rui Onofre para participar numa iniciativa entre a CMC (entidade pública) e a Santini (entidade privada) a ter lugar na Quinta do Pisão. A Santini vai lançar dois novos sabores de gelados (limão e meloa) no âmbito da iniciativa da Rede Social onde diversas instituições concelhias foram convidadas a participar no vídeo de lançamento (onde se inclui o nosso Centro). Os produtos biológicos(limão e meloa) são provenientes da horta da Quinta do Pisão onde além dos já mencionados se pode adquirir muitos outros produtos hortícolas. Assim, o objectivo proposto de formar e qualificar parceiros/agentes envolvidos nos processos de desenvolvimento local saí reforçado com esta iniciativa. Visitar a Quinta do Pisão foi um momento excelente para os nossos residentes que vivenciaram momentos de participação e responsabilidade para as tarefas que lhes eram propostas, de lazer e de contacto com a natureza. Obrigado pelo convite e estamos disponíveis para outras iniciativas similares. Estamos agora na expectativa de provar as novas tentações que o Santini nos vai trazer!
(Técnica de Serviço Social do Centro de Recursos da Adroana – C.V.P.)

A Câmara Municipal de Cascais no contexto das politicas sociais locais, privilegia como modelo de intervenção na área do Envelhecimento, a criação de estruturas de parceria centradas em Respostas Sociais, designadas Plataformas, numa aposta crescente na colaboração, partilha e qualidade das respostas e recursos sociais, impulsionando o trabalho em rede. Para 2022 surge a fusão, nomeadamente das plataformas EMC – Envelhecer Melhor em Cascais e a dos CC&ES –, a fim de abranger TODAS as atuações da área do envelhecimento, promovendo uma maior adequação das respostas às necessidades dos/as munícipes, mas também, que reforce o sentido estratégico e melhore a capacidade colaborativa, em torno de objetivos comuns para uma ação transformadora. No dia 26 de Maio de 2022 foi aprovado o Novo Acordo de Governança , eleito o Grupo de Coordenação 2022/2023 e apresentado o plano de Envelhecimento e Desenvolvimentos Social municipal. Este plenário teve lugar na Escola Secundária Ibn Mucana em Alcabideche.
Aida Marques


VINHOS E LICORES

Nesta disciplina são transmitidos conhecimentos genéricos dos 5 tipos de vinhos existentes - Tinto, Branco, Rosé, Espumante, Fortificado / licoroso. Mas realçamos os vinhos tintos por apresentarem comprovados efeitos na saúde quando consumidos com moderação. Com efeito o chamado “paradoxo francês” evidenciou a menor ocorrência de doenças cardiovasculares neste país de consumo elevado do vinho. Nas aulas desta disciplina, falamos dos compostos polifenólicos contidos nas uvas e nos vinhos que explicam este paradoxo. Destacamos por exemplo a quercetina e o resveratrol, que se encontram disponíveis nas lojas de dietética. No entanto o vinho é uma bebida complexa cujos efeitos benéficos resultam da sinergia de todos os componentes incluindo o álcool. As aulas são acompanhadas de provas. Preferem-se para este efeito os vinhos monocasta ou varietais. Sendo a França o “berço” das principais castas mundiais, as provas incidem sobre as castas tintas: Cabernet Saubignon, Merlot, Sirah e Pinot Noir mas também nas brancas Chardonnay e Riestling entre outras. No entanto privilegiamos a rota dos vinhos onde estamos inseridos – Colares, Carcavelos e Bucelas: DOC Colares, com as castas cultivadas em chão de areia –Malvasia (branca) e Ramisco (tinta), DOC Bucelas, da casta Arinto e DOC Carcavelos, que inclui as castas Galego Dourado, Boal e Arinto e provêm sobretudo da Qta do Marquês em Oeiras, mas também de outras quintas situadas em Caparide. Todas estas provas são efetuadas na perspetiva do consumidor, que se limita muitas vezes a referir “gosto” ou “não gosto”. Com o decorrer das aulas também avaliam outros descritores como “adstringência” “acidez” ou “grau alcoólico”. Outra atividade muito solicitada consiste nas visitas de estudos às principais adegas das regiões vitivinícolas mais próximas: Lisboa, Tejo, Península de Setúbal e Alentejo. A passada foi à Qta da Lagoalva em Alpiarça completada com a visita a Santarém. Todas estas visitas são guiadas por técnicos das adegas e dos postos de turismo dos locais visitados. Por: Valentim Ribeiro de Almeida (Professor da Academia Sénior)


3 a 9 de Setembro de 2022
Cruz Vermelha Portuguesa – Costa do Estoril Acompanhada por Dra. Manuela Filipe 3 Set. (Sáb.) Lisboa / Atenas (MP) Comparência no Aeroporto de Lisboa pelas 04H35. Partida voo Ibéria (IB 307) às 06H35, destino Madrid, chegada às 09H00. Continuação voo Ibéria (IB 3150) às 10H35, destino Atenas, chegada às 15H15. Transporte privado Hotel Titania 4****. Jantar e alojamento. 4 Set. (Dom) Atenas (Dia inteiro de visita) PC Pequeno-almoço no hotel. Manhã: visita de dia inteiro aos mais importantes pontos do centro histórico: Acrópole, o Parthènon e todos os templos da "Rocha Sagrada". Almoço em restaurante na cidade. Tarde: passeio panorâmico: centro neoclássico de Atenas: Universidade, Academia e Biblioteca Nacional, Largo da Constituição (Sintagma), Túmulo do Soldado Desconhecido, Templo de Zeus, Arco de Adriano e pelo Estádio Panatenéu, Casa da Moeda, Catedral Católica e pela Casa de Schliemann. No final da visita Panorâmica tempo livre para compras no Bairro Plaka. Jantar e alojamento / Alternativa: Possibilidade de jantar livre e regresso ao hotel por conta própria. 5 Set. (Seg) Atenas – Embarque PC Pequeno-almoço no hotel. Em hora a informar, transporte privado para o porto. 13h00 – Partida a bordo do “Iconic Cruisses” para um Cruzeiro de 5 dias pelas Ilhas Gregas. Almoço a bordo. 18h00 - Chegada a Mykonos. Tempo livre para conhecer a ilha. 23h00 - Partida em direção a Kusadasi. Jantar e noite a bordo. 6 Set. (Ter) Mykonos/Kusadasi - visita incluída com guia/Patmos PC Estadia em regime de Pensão Completa. 07h00 - Chegada a Kusadasi. Realização de visita - Ephesus Antigo através da história do Período Helenístico e Romano, visita de Ágora, o Odéon, a Biblioteca de Celso, a rua central com pavimento de mármore dos Curetes, os Banhos de Escolástica, a Fonte de Trajano, as Latrinas Públicas, as Casas de Pritaneo, o Templo de Adriano e o Teatro, construído no século IV aC.. Ao longo do passeio, terá a oportunidade de fazer compras, como tapetes, joias, artigos de couro ou outras lembranças. 13h00 - Partida em direção a Patmos, chegada às 16h30, tempo livre para conhecer a ilha. 21h30 - Partida em direção a Rhodes. Jantar e noite a bordo. 7 Set. (Qua) Rhodes - visita incluída com guia / Creta Estadia em regime de Pensão Completa. 07h00 - Chegada a Rhodes. Visita a Rodes medieval e da Acrópole de Lindos, Templo Dórico de Athena, passagem pelo Portão D'Amboise, no centro da cidade, destaca-se a igreja de Nossa Senhora de Lindos. 18h00 - Partida em direção a Creta. Jantar e noite a bordo. 8 Set. (Qui) Creta / Santorini / Atenas Estadia em regime de Pensão Completa. 07h00 - Chegada a Creta. Tempo livre para visita. 12h00 – Partida para Santorini. Navegação e chegada 16h30. Santorini: Tempo livre para visita. Regresso ao barco e pelas 21h30, partida com destino a Atenas. Jantar e noite a bordo. 9 Set. (Sex.) Atenas / Lisboa 06h00 - Chegada ao Porto (Lavrio) em Atenas. Pequeno-almoço a bordo. Em hora a indicar, transporte para o aeroporto. Partida voo Ibéria (IB 3151) às 15H55 com destino Madrid, chegada às 18H55. Continuação voo Ibéria (IB 3106) às 19H40 para Lisboa, chegada ao aeroporto da Portela às 20H05.