Revista Postais 6 - 2016

Page 58

Cícero Antônio F. de Almeida

Figura 21 - O carimbo “Sello Servido” indicava que o selo postal utilizado para a franquia do porte apresentava indícios de reutilização, o que constituía uma fraude contra os correios.

Figura 22 - Alguns exemplares de carimbos indicativos de multa, nos casos das correspondências com selos de valor postal inferior ao estabelecido: “Insuficiente”, “Taxa”, “T” (taxa) e 2.280 réis (valor correspondente à multa). Um exemplo da utilização dos carimbos de multa aparece na ilustração que reproduz um cartão-postal circulado entre a Alemanha e o Brasil, expedido em 28 de maio de 1905, cujo valor do porte estava abaixo do estabelecido. Além da aplicação do carimbo “T.” (taxa), o cartão apresenta um selo de “Taxa Devida” no valor de 100 réis, que correspondia ao dobro do valor devido, que era cobrado do destinatário (Coleção do autor).

56

O carimbo “Sello Servido” (figura 21) era aplicado sobre os selos reutilizados, geralmente lavados para remover possíveis manchas de carimbos, tornando-os inválidos para efeito de pagamento da taxa postal. A prática de reutilização de selos foi muito comum desde a primeira emissão postal brasileira. Vale lembrar que foi em função das frequentes tentativas de fraude que o modelo da série “olhos de boi” acabou sendo modificado um ano após o início de sua circulação, substituído por outro formato mais reduzido, em papel fino, de tal maneira que os selos, depois de colados uma vez sobre as cartas, dificilmente poderiam ser arrancados. Como as fraudes continuavam, o governo


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.