Trânsito e Mobilidade Humana - Psicologia, Educação e Cidadania

Page 48

ra Mundial, da qual ele próprio saíra vitorioso. Foi, então, que decidiu criar um Comitê Nacional de Segurança no Trânsito com a missão de colocar um fim naquela “guerra” interna. Desde então, os americanos trabalham sem cessar para diminuir o número de fatalidades, o que não tem sido fácil. Com dimensões geográficas continentais, população superior a 300 milhões de habitantes, os americanos contam mais de 200 milhões de veículos e, para complicar ainda mais cada estado, possui sua própria legislação de trânsito. Este ano de 2010, Governo e povo americanos comemoram o menor índice de fatalidades no trânsito desde 1951: exatas 33.808 mortes, número de fazer inveja ao Brasil com seus mais de 36 mil mortos, segundo o banco de dados do Ministério da Saúde. Voltando ao ponto que abordava, o que precisamos no Brasil é de alguém com autonomia e autoridade para iniciar a grande revolução do trânsito brasileiro. Alguém que tenha consciência de que isto significa, sim, colocar o Brasil na mão certa, dentro de um padrão decente, com índices aceitáveis. Na realidade, é muito mais que isto. Trata-se de enfrentar um problema complicado, multifacetado e que precisa ser encarado de maneira multidisciplinar. Vejamos algumas destas facetas: • Primeiro, o lado humanitário: a morte de 36 mil pessoas não tem preço. Além delas, são 500.000 feridos ou sequelados que, possivelmente, não terão atividade normal para o resto de suas vidas.

48

O problema social: a dor das famílias que perdem um membro, muitas vezes, o suporte. Quando a pessoa não morre no acidente, mas sai gravemente ferida, coloca a situação da família em situação complicada economicamente.

O problema econômico: os cálculos do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), de Brasília, mostram que os acidentes de trânsito no Brasil custam 28 bilhões de reais, mas me aventuro a dizer que o total é muito superior, se usarmos, para efeito de comparação, os números dos Estados Unidos, onde os mais de 6 milhões de acidentes reportados custam cerca de 170 bilhões de dólares.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.