APRENDIZAGEM SOCIOAMBIENTAL EM LIVRE PERCURSOA EXPERIÊNCIA DA UMAPAZ

Page 174

Tabela 3: Distribuição, por ano, da quantidade de eventos, de participantes e de parques atendidos, no período de 2008 a 2012.

ANO

QUANTIDADE DE EVENTOS

PARTICIPANTES

PARQUES/DGDS ATENDIDOS

2008

8

177

8

2009

36

1006

36

2010

168

4658

41

2011

56

1204

14

2012*

70

1239

26

Total

338

8284

125

Fonte: Relatórios da Escola Municipal de Jardinagem. Elaboração da autora

na tabela 3. Esta tabela também nos permite verificar a evolução de como se deu o diálogo entre a Escola de Jardinagem e os Parques. Se num primeiro momento, houve um contato Parque – Escola, em 2009, partimos para um contato direto com os Parques, ofertando a estes, o minicurso de jardinagem numa clara intenção de atender a demanda reprimida (por cursos de jardinagem) e promover a formação de maneira descentralizada. À época, 36 parques aceitaram a parceria e juntos, definimos uma programação para o segundo semestre de 2009. Tivemos a colaboração de sete facilitadores contratados que foram encarregados de multiplicar o minicurso de jardinagem de acordo com a formatação proposta pela Escola. Embora tenham sido registradas 230 participações, o que daria uma média de 29 pessoas por minicurso, um olhar mais acurado sobre o desempenho das atividades apontaram para uma alta taxa de evasão – fato este também observado nas oficinas e palestras promovidas na Escola de Jardinagem284. 284 | Não se tem uma pesquisa específica sobre a evasão. Uma das possibilidades é que a gratuidade do curso gere falta de comprometimento. 174

Na sede da Escola de Jardinagem, no Parque Ibirapuera, resolvemos testar uma nova forma de controle das inscrições nos cursos e oficinas: ao se inscrever, o munícipe é alertado a notificar o não comparecimento até um dia antes do evento sob pena de não poder se inscrever em atividades promovidas pela Escola durante os três meses seguintes. O recurso se demonstrou eficaz nas atividades ocorridas a partir de então, posto que praticamente 100% das comunicações (inscrições, lista de espera e cancelamento) são realizadas eletronicamente. Nos Parques, o processo de inscrições (e divulgação) ainda responde à dinâmica individual de cada Gestor o que justifica a persistência do processo de evasão relativamente alto que perdura até os dias de hoje. Em 2010, estendemos a oferta para além dos minicursos. Montamos um cardápio de atividades por sugestão de uma das educadoras das Divisões de Gestão Descentralizada (DGDs) que, numa das reuniões mensais entre educadores promovidos pela UMAPAZ, sugeriu que ofertássemos oficinas de curta duração. Foi assim que surgiu o seguinte cardápio: (i) minicurso de jardinagem (16 horas); (ii) minicurso de horta (8 horas); (iii) oficinas com 3 horas cada de: cultivo de ervas aromáticas em jardineiras, como cuidar de plantas dentro de casa, compostagem doméstica e minhocário, como fazer um terrário.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.