3 minute read

ENFRENTAMENTO AO COVID-19

Os temas abordados nas capacitações foram sendo atualizados conforme os estudos sobre a doença foram sendo publicados. Ao fi nal, o conteúdo tratou da epidemiologia da doença, fi siopatologia até o momento da intubação, paramentação e desparamentação, EPI's utilizados, tipos de fi ltros e suas respectivas funções e trocas, fenótipo pulmonar no Covid-19 e suas complicações, uso da ventilação mecânica e os parâmetros recomendados, efi cácia da posição prona, desmame ventilatório, recomendação sobre a ventilação mecânica não invasiva e o uso da oxigenoterapia.

Figura 7: Capacitação - Manejo de Paciente com Síndrome Respiratória Aguda Grave por Covid-19 em Leito de UTI, ministrado pelo Comitê de Crise do CREFITO-8 em parceria com a SESA-PR e demais entidades, realizada em Londrina.

Advertisement

Figura 8: Capacitação - Manejo de Paciente com Síndrome Respiratória Aguda Grave por Covid-19 em Leito de UTI, ministrado pelo Comitê de Crise do CREFITO-8 em parceria com a SESA-PR e demais entidades, realizada em Santo Antônio da Platina e Telêmaco Borba

4.2 CAPACITAÇÃO E RECICLAGEM TÉCNICA PARA FISIOTERAPEUTAS NO ENFRENTAMENTO AO COVID-19

No dia 19 de março de 2020, teve início o programa voltado à Capacitação e Reciclagem Técnica dos profi ssionais Fisioterapeutas do estado do Paraná. Disponibilizado totalmente online, duas vezes por semana, o curso teve por objetivo capacitar os profi ssionais Fisioterapeutas para atuarem na linha de frente contra a pandemia por Covid-19

dentro das Unidades de Terapia Intensiva. A fi gura abaixo apresenta o banner de divulgação da Capacitação e Reciclagem Técnica para Fisioterapeutas no Enfrentamento ao Covid-19.

Figura 9: Banner de divulgação da capacitação e reciclagem técnica do CREFITO-8.

Inicialmente com carga horária 90 minutos, a primeira edição da capacitação abordou a utilização de EPI´s bem como as orientações e os cuidados na hora da paramentação e desparamentação, o manejo em oxigenoterapia e inaloterapia, a aspiração de vias aéreas - SAF e o manejo ventilatório básico. A partir de maio/2020 a carga horária passou a ser de 120 minutos e o conteúdo ofertado foi aprimorado, incluindo abordagem sobre gotículas e aerossóis; pressão de CUFF; fi ltros de barreira e manejo ventilatório em Covid-19.

Ao todo, foram ofertadas 28 capacitações de abril a agosto de 2020, totalizando mais de 55 horas de curso e mais de 500 profi ssionais capacitados.

Em 18 de março de 2020 o CREFITO-8 publicou a Portaria nº 20/20 para recrutar voluntários para atuar em todo o Estado do Paraná, em consequência das medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública de importância nacional em decorrência da infecção pelo coronavírus.

Os voluntários poderiam ser profi ssionais Fisioterapeutas devidamente inscritos no Conselho, ou acadêmicos do último ano da graduação em Fisioterapia. Os voluntários selecionados foram capacitados, em 19 de março e 03 de abril de 2020, pelo Comitê de Crise para fi scalizar os fi sioterapeutas das UTIs do estado do Paraná.

Essa contratação temporária, não remunerada, visava atender as seguintes demandas: a) apoio no teleatendimento dos Municípios do Estado do Paraná e do 0800 do CREFITO-8 para sanar dúvidas de profi ssionais e da sociedade sobre o coronavírus;

b) orientação e apoio por Especialistas em Fisioterapia Respiratória, Terapia Intensiva, urgências e emergências para força tarefa da operação “Salvando Vidas”, a fi m de realizar a fi scalização do exercício profi ssional nas unidades de saúde, hospitais e unidades de terapias intensivas no Estado do Paraná;

c) apoio ao atendimento de fi sioterapia/terapia ocupacional dos Municípios para fi ns de auxiliar na demanda emergencial decorrente da pandemia do Covid-19.

No primeiro semestre de 2020, a Ação Salvando Vidas fi scalizou 115 dos 117 hospitais do estado do Paraná, sendo 33 localizados em Curitiba e Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e 82 nas demais localidades do estado, considerando hospitais públicos, privados e mistos, conforme gráfi co abaixo. Os 2 hospitais não fi scalizados não possuíam UTI.

Figura 11: Total de hospitais fi scalizados durante a Ação Salvando Vidas no 1º semestre de 2020.

Nessa fase, foi constatado que a maioria dos hospitais (73%) não cumpria o disposto na RDC nº 07/10 da ANVISA, que dispõe sobre os requisitos mínimos para funcionamento de Unidades de Terapia Intensiva e prevê a presença de, no mínimo 01 fi sioterapeuta para cada 10 leitos ou fração, nos turnos matutino, vespertino e noturno, perfazendo um total de 18 horas diárias de atuação. Do total de hospitais fi scalizados, estavam em desacordo com a RDC nº 07/10: 57% dos hospitais públicos, 73% dos hospitais privados e 90% dos hospitais mistos. Os gráfi cos abaixo demonstram esses resultados.

This article is from: