3 minute read

AGUDA GRAVE POR COVID-19 EM LEITO DE UTI

Figura 1: O CREFITO-8 integra o Centro de Operações de Emergências – COE da secretaria da Saúde do Estado do Paraná SESA.

4.1.1 CAPACITAÇÃO - MANEJO DE PACIENTE COM SÍNDROME RESPIRATÓRIA AGUDA GRAVE POR COVID-19 EM LEITO DE UTI

Advertisement

A parceria realizada entre o CREFITO-8 e a Secretaria da Saúde do Paraná, juntamente a Sociedade de Terapia Intensiva do Paraná (SOTIPA) e ao Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (COREN-PR), com apoio da Associação Médica do Paraná (AMP), Conselho Regional de Medicina (CRM- PR) e Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN-PR), promoveu a capacitação de médicos, enfermeiros, fi sioterapeutas e equipes multiprofi ssionais que atuam em UTIs destinadas ao tratamento da Covid-19.

Figura 2: Capacitação - Manejo de Paciente com Síndrome Respiratória Aguda Grave por Covid-19 em Leito de UTI, ministrado pelo Comitê de Crise do CREFITO-8 em parceria com a SESA-PR e demais entidades, realizada na Lapa.

Figura 3: Capacitação - Manejo de Paciente com Síndrome Respiratória Aguda Grave por Covid-19 em Leito de UTI, ministrado pelo Comitê de Crise do CREFITO-8 em parceria com a SESA-PR e demais entidades, realizada em Guarapuava.

A Capacitação foi voltada ao manejo de paciente com Síndrome Respiratória Aguda Grave por Covid-19 em leito de UTI, com abordagens sobre manejo de via aérea com sedação rápida, manejo de hemodinâmica, ventilação mecânica, droga vasoativa e sua indicação precoce, além do uso correto e descarte de equipamentos de proteção individual.

Figura 4: Capacitação - Manejo de Paciente com Síndrome Respiratória Aguda Grave por Covid-19 em Leito de UTI, ministrado pelo Comitê de Crise do CREFITO-8 em parceria com a SESA-PR e demais entidades, realizada em Ivaiporã.

O treinamento começou no início de maio de 2020, pelo Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá. Ao todo, foram 12 capacitações, realizadas em 11 localidades: Paranaguá, Campo Mourão, Santo Antônio da Platina, Francisco Beltrão, Campo Largo, Londrina, Lapa, Telêmaco Borba, Guarapuava, Ivaiporã e Ponta Grossa.

As Fisioterapeutas Dra. Franciane Rocha dos Anjos e Dra. Vivian Bifon Martins Ono representaram o CREFITO-8, participando ativamente das capacitações.

Há 6 anos atuando em Unidades de Terapia Intensiva, a Dra. Vivian diz ter reconhecido a importância da capacitação a partir do momento em que foi convidada para fazer parte da equipe. “A capacitação é algo totalmente cabível e necessária, pois assim consegui-

mos instruir as equipes que passam pelo nosso treinamento, a fi m de unifi car e direcionar o manejo do paciente de maneira mais correta, tanto com uma base científi ca/ teórica forte, quanto com práticas sobre os cuidados e manobras necessárias a serem realizadas com cada paciente. Assim, acabamos alinhando o manejo dos pacientes com um tratamento específi co no nosso estado inteiro”, explica.

Figura 5: Capacitação - Manejo de Paciente com Síndrome Respiratória Aguda Grave por Covid-19 em Leito de UTI, ministrado pelo Comitê de Crise do CREFITO-8 em parceria com a SESA-PR e demais entidades, realizada em Ponta Grossa.

Ainda segundo a Dra. Vivian, a participação da Fisioterapia e parceria com o CREFITO-8 são imprescindíveis no projeto. “A Fisioterapia nunca foi tão vista e tão necessária. Dentro do treinamento, se não houver a presença do médico intensivista, sou eu quem fi co com a responsabilidade de falar, ensinar e explicar sobre a Ventilação Mecânica: parâmetros, manobras, desmame e extubação; sobre o uso de fi ltros de barreira e do Sistema de Aspiração Fechado (SAF); sobre indicação ou não de Ventilação Mecânica Não Invasiva; e sobre importância da reabilitação motora além da respiratória para evitar o risco da Polineuropatia do Paciente Critico. Esta última fala é feita na parte da prática, consecutivamente ao treinamento da pronação, onde abordo, também, a importância de posicionamento para evitar lesões de pele, estruturas e deformidades. Na prática diária de trabalho é exatamente assim que acontece, quem desempenha todas essas funções e realizações dessas atividades é o Fisioterapeuta. Assim como todos da equipe multidisciplinar, temos um papel fundamental”.

This article is from: