Relatório de Atividades 2014 - 2017

Page 1

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

GESTÃO



GESTÃO

Diretoria: Presidente: Dr. Fernando Antônio de Mello Prati Vice-presidente: Dra. Lenise Hetzel Diretora-Secretária: Dra. Mônica Paula Thomé Diretor-Tesoureiro: Dr. César Abs De Agosto Conselheiros efetivos:

Conselheiros suplentes:

César Abs De Agosto Eduardo Freitas da Rosa Fernando Antônio de Mello Prati Lenise Hetzel Marcelo de Mello Rieder Marcia Helena Rosa Rocha Mônica Paula Thomé Rosemeri Suzin Saionara da Rosa Wadi

Airton Luis Kleinowski Cheila Maria Schröer Janaina Cardoso Costa João Alfredo Mulattieri Barão Leticia Alves Mendes

Sede Porto Alegre Avenida Palmeira, 27/403 CEP 90470-300 Telefone: (51) 3334.6586

Seccional Caxias do Sul Rua Moreira César, 2715/21 CEP 95034-000 Telefone: (54) 3215.2872

Seccional Santa Maria Alameda Montevidéo, 322/204 CEP 97050-030 Telefone: (55) 3221-6730



6 14 20 24 34 46



O

Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 5ª Região, como órgão de fiscalização das profissões, tem o dever de zelar pela qualidade dos serviços prestados à sociedade.

A Gestão Aproximar foi além do seu dever e fez questão de promover as profissões e buscar sempre a valorização e a dignidade profissional, com o objetivo de conquistar melhores condições de trabalho para os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Para isso, foi preciso que o Crefito5, através da Gestão Aproximar, se posicionasse sobre temas de grande relevância. Confira nas próximas páginas o que o Crefito5 – Gestão Aproximar fez por você desde 2014.

PISO SALARIAL Buscando atender à demanda dos profissionais, e garantir que os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais do Rio Grande do Sul exerçam suas atividades com dignidade. O Crefito5 apresentou para a deputada Any Ortiz um Projeto de Lei para determinar o piso salarial estadual para os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. A deputada sugeriu que os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais fossem incluídos na Lei Estadual nº 14.653/14, que estabelece faixas salariais para diversas categorias. Para isso foi realizada em dezembro de 2015 uma reunião com o Secretário Estadual de Planejamento e Desenvolvimento da época, Cristiano Tatsch.

Reunião com a Deputada Any Ortiz

de 2017 pelo secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Branco, para discutir o andamento do projeto que define o piso salarial estadual para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

Após diversas mudanças no governo, a pauta foi encaminhada para a Casa Civil. O presidente do Crefito5, Fernando Prati, e o procurador jurídico, Augusto Luvison, foram recebidos em setembro

O Conselho enviou documentos complementares para uma análise mais profunda do projeto pelos técnicos da Casa Civil. A partir dessa análise, o projeto tomará um novo rumo.

Reunião com o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Branco

7


INCLUSÃO DOS PROFISSIONAIS NO IPE SAÚDE O Crefito5 apoiou diversos Projetos de Lei que dizem respeito à Fisioterapia e à Terapia Ocupacional. Um deles foi o Projeto de Lei Complementar 159/2014, de autoria do deputado estadual Frederico Antunes, que propôs a inclusão de terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e nutricionistas no quadro de prestadores de serviço do IPE Saúde.

Deputado Frederico Antunes

O Conselho defendeu a inclusão desses profissionais na audiência pública convocada pelo deputado para discutir o assunto, argumentando que é uma forma de dar atenção à saúde de maneira integral, com acompanhamento e continuidade nos tratamentos oferecidos.

RELAÇÃO COM AS OPERADORAS DE PLANOS DE SAÚDE

Campanha junto à Agência Nacional de Saúde (ANS)

Um dos deveres fundamentais dos fisioterapeutas e dos terapeutas ocupacionais, descrito no Código de Ética Profissional, é cumprir os Parâmetros Assistenciais e o Referencial Nacional de Procedimentos normatizados pelo COFFITO.

Após identificar irregularidades nos contratos firmados com as Operadoras de Planos de Saúde no Rio Grande do Sul, o Crefito5 iniciou uma forte campanha de conscientização, alertando os profissionais sobre a importância de verificar os contratos e denunciar as irregularidades junto à Agência Nacional de Saúde (ANS). Em agosto de 2015, o Crefito5 realizou uma audiência pública para discutir as relações com as Operadoras de Planos de Saúde. Na ocasião, foi reativada a ASSOFISIORS, Associação dos Proprietários de Clínicas e Serviços de Fisioterapia do Rio Grande do Sul, entidade responsável por representar os profissionais na negociação direta junto às operadoras. A fim de colaborar com o processo, o Conselho solicitou que os profissionais encaminhassem seus contratos para análise da Procuradoria Jurídica. Em julho de 2015, o presidente Fernando Prati foi recebido pela chefe da ANS no Rio Grande do Sul,

8

Reunião ASSOFISIO


Renata Cachapuz, e entregou um levantamento das irregularidades encontradas nos contratos. Em julho de 2016, o presidente foi até o Rio de Janeiro, para uma reunião com o presidente da ANS, José Carlos de Souza Abrahão, quando apresentou formalmente uma denúncia para a Agência Nacional de Saúde Suplementar e para o Ministério Público, informando das irregularidades encontradas pela procuradoria jurídica do Conselho nos contratos firmados entre as Operadoras de Planos de Saúde e os profissionais prestadores de serviço.

Reunião com o Ministro da Saúde

Em junho de 2017, a ANS respondeu à denúncia feita pelo Crefito5, abrindo 27 processos administrativos contra as operadoras. Com isso, muitos profissionais poderão ser chamados para adequação de seus contratos a partir da determinação frente às operadoras processadas.

CARGA HORÁRIA DE 30 HORAS SEMANAIS Buscando assegurar o cumprimento da Lei n° 8.856/94, que determina no seu artigo 1º que os profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais fiquem sujeitos à prestação máxima de 30 horas semanais de trabalho, diversas ações foram ajuizadas pela procuradoria jurídica do Crefito5 contra municípios que descumprem a legislação. Em 2017, a procuradoria jurídica do Crefito5 passou a agir ativamente, notificando todos os municípios sobre a importância do cumprimento da Lei e passou a acionar aqueles que não respeitam a jornada de 30 horas semanais para os profissionais. Nos casos que já obtiveram sentença favorável, os municípios tiveram que fazer a adequação e aplicar carga horária de 30 horas semanais para os cargos de terapeuta ocupacional e fisioterapeuta, tanto para os profissionais que já estão no exercício da atividade, quanto para aqueles que venham a ser contratados, sem redução da remuneração respectiva. A procuradoria jurídica também recebeu diversas denúncias de profissionais que trabalham mais do que a carga horária permitida e, a partir desse contato, protocolou ações contra os respectivos municípios a fim de regularizar a situação e garantir que a legislação seja cumprida e os profissionais tenham melhores condições de trabalho.

9


CAMPANHA CONTRA O PROJETO DO NOVO ATO MÉDICO O Crefito5 convocou, em 2016, os profissionais a se manifestarem contra o PLS 350/2014, que buscou alterar a Lei n° 12.842, que dispõe sobre o exercício da Medicina no Brasil. O novo texto violentava a autonomia das profissões da área da saúde regulamentadas no Brasil e, após uma união entre profissionais, conselhos da saúde, associações e outras instituições, foi arquivado.

SUS Mesmo entendendo que o papel do Conselho é de fiscalizar e assegurar que os serviços de fisioterapia e terapia ocupacional sejam prestados por profissionais habilitados, a Gestão Aproximar está buscando ouvir as demandas dos profissionais e dando os encaminhamentos necessários. Uma dessas necessidades é a revisão e a correção da tabela praticada pelo Sistema Único de Saúde. Em fevereiro de 2017, o presidente do Conselho se reuniu com o Senador Paulo Paim, a fim de buscar apoio do Senador na reivindicação da categoria que busca a correção da tabela nacional das clínicas credenciada ao SUS, congelada desde 2008. No mesmo período, o Crefito5 encaminhou para a Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS lotada no Ministério da Saúde, um ofício questionando a possibilidade de participar como integrante da Mesa, com o intuito de colaborar e representar os fisioterapeutas e os terapeutas ocupacionais.

Reunião com o Senador Paulo Paim

Em novembro de 2017, o presidente do Crefito5, Fernando Prati, participou de uma reunião, juntamente com representantes da ASSOFISIO e de outros Crefitos, com o Secretário Nacional de Atenção à Saúde, Francisco de Assis Figueiredo, para solicitar a adequação dos valores pagos aos fisioterapeutas pelo Sistema Único de Saúde, de acordo com os Referenciais Nacionais de Procedimentos Fisioterapêuticos.

Reunião Ministério da Saúde

Durante a reunião, ficou definido que o grupo trabalhará em conjunto com a assessoria técnica da Secretaria Nacional de Atenção à Saúde para estudar as possibilidades de realizar as adequações necessárias na tabela do Sistema Único de Saúde.

10


REPRESENTATIVIDADE Na busca pela aproximação com os diversos públicos com que interage o Crefito5 estreita relações com diversas organizações das esferas pública e privada através de seus representantes presentes em universidades, Conselhos Municipais e Estaduais, prefeituras, FAMURS, Fórum dos Conselhos do RS, entre outros. Desde 2014, foram realizadas 39 reuniões de diretoria e 13 reuniões plenárias. Os conselheiros do Crefito5 estiveram presentes em 52 reuniões no COFFITO, para discutir os mais diversos assuntos pertinentes à fisioterapia, à terapia ocupacional e ao sistema como um todo. O Crefito5 também esteve presente, através de seus representantes, em 200 eventos, entre congressos, conferências, reuniões e outros eventos que discutiram pautas de interesse dos profissionais que representa.

Presidente do Crefito5 recebe visita do Vereador de Erechim

Reunião com o Prefeito de Santa Maria

Reunião UFPEL

Câmara Municipal de Porto Alegre

Reunião COFFITO

Reunião Terapeutas Ocupacionais COFFITO

11


Reunião com o Deputado Afonso Mota

Reunião com o Prefeito de Pelotas

Audiência Pública na Assembleia Legislativa

Câmara Municipal de Porto Alegre

ENSINO A DISTÂNCIA O ensino a distância está crescendo exponencialmente no Brasil. A partir dessa constatação o Crefito5, juntamente com outros conselhos da saúde uniram-se para barrar a iniciativa do Ministério da Educação que permite os cursos EAD na área da saúde.

Reunião FAMURS

Reunião Diretoria

12

O presidente do Crefito5, Fernando Prati, manifestou-se publicamente a respeito do assunto ressaltando a importância da prática na formação do profissional, tendo em vista que é no laboratório que se forma a base do entendimento dos processos fisiológicos, anatômicos, histológicos e citológicos que sustentam um raciocínio clínico, essencial para a compreensão das intercorrências na área da saúde.


13


14


A

Gestão Aproximar (2014-2018) assumiu o Conselho com um propósito principal: estreitar as relações entre a instituição, os profissionais e a sociedade.

Desde então, vem desenvolvendo ações que buscam atingir essa meta. Algumas delas estão aqui destacadas:

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS O Crefito5 realizou duas audiências públicas visando apresentar e ouvir os profissionais com relação a determinados assuntos. As duas audiências públicas foram transmitidas pela internet e permitiram que profissionais de todo o Estado participassem remotamente. A primeira foi realizada em novembro de 2014 e teve como objetivo apresentar e discutir o planejamento estratégico da gestão Aproximar para os 4 anos de mandato, a fim de definir quais seriam as prioridades. Os profissionais foram convidados a participar questionando e sugerindo ações a serem desenvolvidas.

Audiência Pública - Planejamento Estratégico

A segunda aconteceu em agosto de 2015 e teve como tema central a relação dos profissionais com as operadoras de planos de Audiência Pública - Planos de Saúde saúde e as normativas da ANS. O Crefito5 apresentou, na ocasião, um levantamento de irregularidades contratuais realizado pela procuradoria jurídica e informou que a denúncia já teria sido entregue para a Agência Nacional de Saúde Suplementar, para o Ministério Público e Assembleia Legislativa. Foram convidados membros de outros Crefitos para falar sobre o andamento do assunto em outros estados. Do público participante, foram solicitadas sugestões de como lidar com o problema no Rio Grande do Sul, tendo como resultado a reativação da Associação dos Proprietários de Clínicas e Serviços de Fisioterapia do Rio Grande do Sul (ASSOFISIORS).

15


FORMATURAS Uma maneira de estar presente e buscar uma aproximação com os novos profissionais é através das reuniões realizadas com os formandos, quando são transmitidas informações de grande importância que vão desde os procedimentos para obtenção do registro profissional até orientações para uma vida profissional ética, que respeite as normas estabelecidas pelo COFFITO. Desde 2014, os representantes do Conselho realizaram 154 reuniões com os formandos e participaram de 148 solenidades de formatura, atuando como porta-vozes das ações dos projetos desenvolvidos. Em 2017, após a publicação da Resolução COFFITO nº 468 que objetiva acelerar o processo administrativo de concessão de registro, eliminando a Licença Temporária de Trabalho (LTT), o Crefito5 passou a entregar de forma inédita, o registro definitivo, a cédula de identidade e a carteira profissional, no ato solene da colação de grau. Foram entregues 959 registros em 2017.

Formatura IPA

Formatura ULBRA Santa Maria

Formatura UNIVATES

16

Formatura UFRGS

Formatura ULBRA Torres

Formatura UPF


MÉRITO ACADÊMICO O Crefito5 publicou em 2017 a Portaria nº 19/2017, que dispõe sobre a concessão do Diploma de Mérito Acadêmico aos alunos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional que se destacarem na turma. O objetivo da normativa é estimular os alunos na aquisição constante pelo conhecimento na busca da desejada excelência no processo ensino-aprendizagem. O diploma foi concedido aos alunos com melhor desempenho acadêmico durante o curso. Foram entregues cinco diplomas em 2017.

DATA

Dr. Fernando Prati Presidente

DATA

Dr. Fernando Prati Presidente

ORIENTAÇÃO AOS PROFISSIONAIS Levar informações e orientações aos profissionais também é um dos focos do Crefito5. Em 2017, a diretoria do Conselho publicou orientações com relação a diversos assuntos, tais como a terapia por ondas de choque; a consulta pública sobre o PLS 599/2011, que visa regulamentar o exercício da profissão de Quiropraxia no Brasil; a recomendação aos profissionais fisioterapeutas de respeitar o Referencial Nacional de Procedimentos, o Fiscal orienta profissional

Referencial Nacional de Honorários da Terapia Ocupacional e a Decisão Normativa 01/2017 que recomenda que profissionais e empresas adotem valor mínimo para remuneração de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Todas essas orientações foram publicadas com o objetivo de buscar a valorização e a dignidade profissional. Fiscalização Sport Club Internacional

17


INVESTIMENTOS A Gestão Aproximar fez questão de investir na infraestrutura do Conselho a fim de melhorar a qualidade dos atendimentos para os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Foram adquiridos tablets que são utilizados pelos fiscais durante as visitas, e novos computadores para acelerar os processos internos. A frota de veículos foi parcialmente renovada para garantir a segurança e agilidade nos atos de fiscalização, e já está nas ruas.

Entrega dos Tablets para os fiscais

Além disso, o Crefito5 realizou em 2016 o concurso público para provimento de vagas existentes e cadastro reserva. O Crefito5 investiu na infraestrutura da seccional de Santa Maria para melhor receber os profissionais, agilizar os processos e melhorar ainda mais a fiscalização. O espaço foi triplicado e agora inclui um auditório com capacidade para receber eventos e reuniões de pequeno porte. A seccional continua no mesmo endereço, Alameda Montevidéo, 322, no entanto, os atendimentos passam a ser realizados na sala 204. Outro investimento que está sendo estudado pela diretoria do Crefito5, é a abertura de uma seccional na região Sul do Estado. A nova seccional será na cidade de Pelotas em função do grande número de profissionais.

Novo veículo para fiscalização

Seccional Santa Maria

Seccional Santa Maria

18

Seccional Santa Maria


Visando oferecer maior número de benefícios para os fisioterapeutas e para os terapeutas ocupacionais inscritos no Conselho, o Crefito5 está buscando parceiros que tenham interesse em disponibilizar descontos em seus produtos e/ou serviços para os profissionais.

APOIO A EVENTOS TÉCNICOS E CIENTÍFICOS Na busca pelo fortalecimento e promoção da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional no Estado, o Crefito5, através da Normativa 001/2014, destinou uma porcentagem da sua receita para eventos técnicos e científicos promovidos pelas associações devidamente registradas no Conselho. Como fruto dessa normativa, o Crefito5 apoiou diversos eventos, estando presente de maneira institucional em cada um deles.

19


20


O

Crefito5 é um órgão fiscalizador que tem como objetivo garantir que somente profissionais habilitados ao exercício da fisioterapia e da terapia ocupacional estejam no mercado de trabalho.

Um dos objetivos da Gestão Aproximar à frente do Crefito5 é intensificar as ações de fiscalização a fim de assegurar que os serviços de Fisioterapia e Terapia Ocupacional prestados à sociedade estejam sempre dentro dos padrões exigidos pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO. Para isso, o Departamento de Fiscalização atua diariamente em todo o Estado, visitando clínicas, consultórios e outras instituições, orientando os profissionais quando surgem dúvidas e notificando os estabelecimentos quando são verificadas irregularidades. Através de parcerias com órgãos importantes como o Ministério Público, a Secretaria Estadual de Saúde e a Delegacia de Polícia de Proteção aos Direitos do Consumidor, Saúde e da Propriedade Intelectual, Imaterial e Afins (DECON), foi possível reforçar a fiscalização e dar encaminhamentos a muitas demandas. Outra parceria importante foi firmada com outros conselhos como o de Educação Física, Administração, Farmácia, Fonoaudiologia, Engenharia e Agronomia, Medicina Veterinária, Corretores de Imóveis, Contabilidade, Biologia e Arquitetura. Através de fiscalizações conjuntas, foi possível analisar estabelecimentos como um todo.

FISCALIZAÇÃO REGIÃO SUL DO ESTADO Foi verificado pelo Departamento de Fiscalização do Crefito5, através de denúncias e fiscalizações intensificadas, que diversos municípios da Região Sul do Estado não possuem serviços de Terapia Ocupacional na rede de saúde pública. Os fiscais do Conselho conversaram com os secretários municipaias de saúde, orientando e esclarecendo os gestores sobre a atuação dos terapeutas ocupacionais e sobre a necessidade de oferecer os Serviços de Terapia Ocupacional para a população.

GAF Pelotas

21


BUSCA PELO CUMPRIMENTO DA RDC7 A resolução da Anvisa estabelece os padrões mínimos para o funcionamento das Unidades de Terapia Intensiva no Brasil, visando à redução de riscos aos pacientes, visitantes, profissionais e meio ambiente. Para isso, modifica a estrutura física e pessoal das unidades, aumentando em até três vezes o número de fisioterapeutas nas UTIS, determinando um fisioterapeuta especialista em terapia intensiva ou área afim para coordenar a equipe de Fisioterapia e garantindo a assistência de Terapia Ocupacional à beira do leito.

Unidade de Tratamento intensivo

O Crefito5 atuou fiscalizando os hospitais alertando para o cumprimento da normativa e denunciando ao Ministério Público os casos mais críticos, visando à adequação dos hospitais do Rio Grande do Sul à RDC7.

ESTÁGIOS O Crefito5 registrou diversos casos de estudantes de Fisioterapia exercendo irregularmente a atividade profissional, infringindo a Lei 6.316 (quando não é comprovado vínculo com a empresa contratante, o caso enquadra-se como exercício ilegal da profissão) e/ou a Resolução COFFITO 432/2013 (quando o estagiário não possui o crachá de estagiário exigido pela resolução). Diante dessa situação, o Conselho tomou e continua tomando as medidas cabíveis, multando as pessoas envolvidas e denunciando os casos para a Delegacia do Consumidor como exercício ilegal da profissão e crime de atentado à saúde.

Fiscalização

Fiscalização Conjunta

22


ORIENTAÇÃO PARA OS PROFISSIONAIS A parceria do Conselho com o Ministério Público deu certo e, em 2017, diversos hospitais do Estado entraram em contato com o Departamento de Fiscalização para buscar informações e se adequarem à resolução da Anvisa. Alguns hospitais já estão contratando profissionais, inclusive especialistas, para seu quadro funcional. Com o objetivo de reduzir o número de irregularidades e notificações, o foco da fiscalização passou a ser de orientação aos profissionais. Os fiscais do Crefito5 atuaram indicando as mudanças e as formas para adequação à legislação. As principais infrações identificadas nos atos fiscalizatórios foram: ausência de prontuário, consultório sem registro, publicidade irregular, endereço desatualizado e ausência de responsável técnico. Sempre que constatada uma irregularidade pelo departamento de fiscalização, o profissional notificado pode apresentar defesa no prazo de 20 dias. Para auxiliar os profissionais e padronizar esse processo, o Departamento de Fiscalização desenvolveu o formulário de Defesa de Auto de Notificação, onde o autuado ou procurador poderá apresentar alegações que tiver em seu favor, juntando cópias de documentos pertinentes. Tudo isso para cumprir a principal missão do Conselho: garantir a qualidade da assistência prestada em fisioterapia e terapia ocupacional no Estado.

PROCESSOS ÉTICOS As irregularidades identificadas e notificadas que não são solucionadas, são encaminhadas para abertura de Processo Ético-Disciplinar. O Crefito5 conta com uma equipe de instrutores de processos éticos, que é responsável por analisar os processos, comunicar os profissionais, analisar as defesas, realizar as oitivas sempre que necessário e fazer um relatório final. Após, o relatório é encaminhado para os conselheiros, relator e revisor, que analisam os processos para depois ser enviado para a plenária de julgamento. Desde 2014, foram abertos 160 processos éticos, tendo como principais infrações a ausência de registro de consultório, publicidade irregular e favorecimento ao exercício irregular da profissão, associados ou não a outras infrações. Além disso, foram expedidas 1.229 notificações de débitos a profissionais e empresas com, pelo menos, três anuidades em aberto. Os casos já julgados somam 92 processos que tiveram como resultados desde o arquivamento ao cancelamento do registro profissional.

Plenária de Julgamento

Plenária de Julgamento

23


24


CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL GESTÃO EM NEGÓCIOS Para colaborar com o desenvolvimento da carreira profissional de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, o Conselho criou o “Curso de Capacitação Profissional Gestão em Negócios”. Durante o curso, são abordados temas como planejamento estratégico, contratos de trabalho, tributação empresarial, planos de saúde e auditoria de serviços, entre outros. Foram realizadas 11 edições do curso, contemplando mais de 190 profissionais nos municípios de Porto Curso: Capacitação Profissional Gestão em Negócios Alegre, Caxias do Sul, Santa Maria, Cruz Alta, Santo Ângelo, Bagé, Santa Cruz do Sul, Pelotas, Novo Hamburgo e Passo Fundo. O curso foi gravado e está disponível para todos os profissionais interessados no canal do Crefito5 no YouTube (youtube.com/crefito5).

Gravação Curso de Gestão em Negócios

Curso de Gestão em Negócios - Santa Maria

CONHECENDO A CIF O curso “Conhecendo a CIF – Classificação Internacional de Funcionalidade” visa capacitar fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais a trabalharem com essa ferramenta de referência que fornece dados de funcionalidade e incapacidade, podendo ser aplicada como ferramenta clínica, estatística, pedagógica e de políticas públicas. Foram realizadas quatro edições, em Porto Alegre, Caxias do Sul, Santa Maria e Pelotas, atingindo 118 profissionais.

Curso Conhecendo a CIF

Curso Conhecendo a CIF

25


ME FORMEI. E AGORA? Os profissionais recém-formados chegam até o mercado de trabalho com diversas dúvidas. O evento “Me formei. E agora?” é uma iniciativa da Comissão do Jovem Profissional, juntamente com a Assessoria de Comunicação, e tem como principal missão solucionar essas questões, apresentar o trabalho do Conselho e as ações desenvolvidas, além de dar as boas-vindas aos novos profissionais. Foram realizadas 10 edições, cinco em Porto Alegre, duas em Caxias do Sul, duas em Santa Maria e uma em Pelotas, recebendo e acolhendo mais de 187 profissionais.

Me formei. E agora? - Santa Maria

Me formei. E agora? - Caxias do Sul

Me formei. E agora? - Pelotas

26

Me formei. E agora? - Pelotas

Me formei. E agora? - Porto Alegre


CONVERSANDO COM O CREFITO5 Percorrer o Estado buscando aproximação com os profissionais dos mais diversos municípios: esse é o objetivo do evento “Conversando com o Crefito5”. Um momento de apresentação do Conselho, das ações desenvolvidas e um espaço para discussão dos principais problemas encontrados na região e possíveis soluções a serem adotadas. Foram 63 municípios visitados, mais de 700 profissionais recebidos pelos integrantes do Conselho para apresentar as principais demandas da cidade. Alguns assuntos foram debatidos com frequência em todas as reuniões como: a autonomia e a valorização profissional, convênios e contratos com as operadoras de planos de saúde, os parâmetros assistenciais, o Referencial Nacional de Procedimentos Fisioterapêuticos e o Referencial de Honorários da Terapia Ocupacional, ações de fiscalização, entre outros.

Conversando com o Crefito5 - Osório

Conversando com o Crefito5 - Montenegro

Conversando com o Crefito5 - Farroupilha

27


Conversando com o Crefito5 - Bento Gonçalves

Conversando com o Crefito5 - Torres

Conversando com o Crefito5 - São Marcos

Conversando com o Crefito5 - Nova Prata

Conversando com o Creito5 - São Borja

Conversando com o Crefito5 - Encantado

Conversando com o Crefito5 - Lagoa Vermelha

Conversando com o Crefito5 - Cerro Largo

28


BATE-PAPO COM O CREFITO5 Uma grande discussão com a sociedade sobre assuntos de interesse geral, assim é o “Bate papo com o Crefito5”. Em um ambiente descontraído, o evento proporciona o encontro entre diversas profissões para debater temas como corrupção e ética, gestão do tempo, planejamento financeiro, cuidados nas redes sociais, qualidade de vida, entre outros.

Bate-Papo com o Crefito5

Bate-Papo com o Crefito5

FÓRUM DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL 2016 Mais de 80 profissionais participaram do evento em comemoração ao dia 13 de outubro, que abordou temas como terapia neural, perícias, humanização no atendimento da assistência na saúde, Classificação Internacional de Funcionalidades e prática baseada em evidências. O ponto alto do evento foi a participação de fisioterapeutas que estiveram na Olimpíada e da Paralimpíada 2016 que aconteceu no Rio de Janeiro. Eles compartilharam todo o aprendizado que tiveram e as experiências que trouxeram do evento. Durante o Fórum foi entregue a comenda Dr. Ruy Gallart de Menezes aos profissionais com mais de 35 anos de registro no Conselho.

Fisioterapeutas Voluntários Jogos Olímpicos Rio2016

Fórum de Fisioterapia e Terapia Ocupacional 2016

29


SEMINÁRIO GAÚCHO DE ESPECIALIDADES EM FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL

SEMINÁRIO GAÚCHO DE ESPECIALIDADES EM FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL O Crefito5 realizou em outubro de 2015 a primeira edição do evento que reuniu 60 profissionais de diversas áreas para discutir os principais aspectos das especialidades de cada profissão. Durante o evento, foi proposta a elaboração de uma carta de especialidades com o objetivo de esclarecer a importância de contratar profissionais especialistas, para cada área de atuação, dentro das instituições como forma de enriquecer e qualificar o atendimento à população.

I Seminário Gaúcho de Especialidades em Fisioteraia e Trapia Ocupacional

Os profissionais com mais de 35 anos de registro no Conselho foram agraciados com a comenda Dr. Ruy Gallart de Menezes, criada para lembrar este que foi presidente do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional por diversas gestões, sendo um referencial de luta e trabalho aos profissionais, além de um exemplo de dedicação às profissões e à sociedade. Também foram homenageados os profissionais que trabalharam durante o acidente ocorrido na boate Kiss em Santa Maria. Em 2017, foi realizada a segunda edição do Seminário, reunindo mais de 100 profissionais para colocar em pauta assuntos de grande importância para ambas as profissões.

I Seminário de Gaúcho de Especialidades em Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Foi apresentado o Manual de Especialidades da Fisioterapia, idealizado na edição anterior, e também foram homenageados os profissionais com mais de 35 anos de registro no Conselho.

I Seminário Gaúcho de Especialidades em Fisioterapia e Terapia Ocupacional

30

I Seminário Gaúcho de Especialidades em Fisioterapia e Terapia Ocupacional


Homenageados - I Seminário Gaúcho de Especialidaes em Fisioterapia e Terapia Ocupacional

II Seminário Gaúcho de Especialidades em Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Homenageados - II Seminário Gaúcho de Especialidades em Fisioterapia e Terapia Ocupacional

II Seminário Gaúcho de Especialidades em Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Apresentação Manual de Especialidades da Fisioterapia

II Seminário Gaúcho de Especialidades em Fisioterapia e Terapia Ocupacional

II Seminário Gaúcho de Especialidades em Fisioterapia e Terapia Ocupacional

II Seminário Gaúcho de Especialidades em Fisioterapia e Terapia Ocupacional

31


XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TERAPIA OCUPACIONAL Porto Alegre recebeu de 11 a 15 de setembro de 2017, o maior evento de Terapia Ocupacional do Brasil, o 15º Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional e, é claro, o Crefito5 esteve presente durante o evento recebendo os profissionais e divulgando as ações do Conselho.

XV Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional

A programação contou com palestras nacionais e internacionais, cursos, rodas de conversa, exposição de pôsteres e apresentação de trabalhos. Tudo isso para discutir os caminhos a serem traçados pelos terapeutas ocupacionais nos próximos anos. O evento comemorou em grande estilo o centenário da Terapia Ocupacional no Brasil e homenageou a primeira profissional gaúcha.

XV Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional

XV Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional

XV Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional

XV Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional

XV Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional

32


9° CONGRESSO INTERNACIONAL DE FISIOTERAPIA Outro evento sediado em Porto Alegre foi o 9º Congresso Internacional de Fisioterapia que aconteceu de 14 a 17 de setembro de 2017. 9° Congresso Internacional de Fisioterapia

O evento contou com seis conferencistas internacionais, 50 conferencistas nacionais, mais de 700 temas-livres, 24 workshops, muita atualização e inovações da Fisioterapia. Também aconteceu durante o evento uma feira com diversos expositores de produtos relacionados às diversas áreas da Fisioterapia e estandes de outras entidades, inclusive dois espaços destinados ao Crefito5.

9° Congresso Internacional de Fisioterapia

9° Congresso Internacional de Fisioterapia

9° Congresso Internacional de Fisioterapia

9° Congresso Internacional de Fisioterapia

9° Congresso Internacional de Fisioterapia

33


AÇÃO GLOBAL Na sexta-feira dia 15/12/2017, o Crefito5 participou do Bem Estar Global, promovido pelo programa Bem Estar, da Rede Globo em parceria com o SESI. Com diversas atividades gratuitas para a população, o evento contou com a participação de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais voluntários. Mais de 300 pessoas visitaram o estande do Crefito5 que contou com consultas e procedimentos de acupuntura e auriculoterapia. Além disso, foram aplicados questionários cognitivo e comportamental afim de identificar possíveis patologia, atendimento de orientação e direcionamento para a população.

Profissionais que participaram da Ação Global.

A programação iniciou às 8 horas da manhã e foi até as 14h. O programa Bem-Estar foi transmitido ao vivo para rede nacional de Porto Alegre.

Aurículoterapia.

Atendimento de Fisioterapia.

Questionário cognitivo comportamental.

Atendimento da Terapia Ocupacional.

34

Atendimento de Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais.


CURSO DE IMAGINOLOGIA MUSCULOESQUELÉTICA No sábado de 16/12/2017 foi ofertado de forma gratuita o curso de Imaginologia Musculoesquelética, ministrado pelo fisioterapeuta, Dr. Airton Kleinowski.

Profissionais que participaram do Curso.

O curso uniu a necessidade do conhecimento da imagem para o diagnóstico fisioterapêutico e terapêutico ocupacional e a prática baseada em evidência. Foram exemplificadas imagens em raio-X , ultrassonografia e ressonância visando buscar a melhor compreensão quanto a características entre normal e patológico.

Profissionais que participaram do Curso.

Palestrante Dr. Airton Kleinowski.

Profissionais que participaram do Curso.

Palestrante Dr. Airton Kleinowski.

Palestrante Dr. Airton Kleinowski.

35


36


O

Crefito5 investiu muito em seus veículos de comunicação durante a Gestão Aproximar. O principal objetivo das ferramentas é levar informação atualizada e de qualidade para todos os profissionais.

A revista do Crefito5 foi avaliada e, em função do alto custo para atingir um número pequeno de profissionais, foi extinta e deu espaço a outros investimentos na área da comunicação.

SITE E NEWSLETTER Atualizado diariamente, o site serve como referência dentro do Sistema COFFITO/CREFITOS. Todas as notícias sobre ações desenvolvidas, projetos, reuniões, fiscalização, eventos, entre outros, são encontrados no site. Desde que a Gestão Aproximar assumiu, em 2014, foram publicadas 1028 notícias e enviadas 170 newsletter semanais com as principais notícias do site. Site: crefito5.org.br

REDES SOCIAIS Outra ferramenta que se tornou muito eficaz na comunicação com os profissionais foi a página do Crefito5 no Facebook. Através dela, todas as notícias são divulgadas e impulsionadas com investimentos de baixo custo, trazendo um resultado significativo no que diz respeito ao alcance do conteúdo. Com isso, a página do Crefito5 que, em 2014, tinha 3.460 curtidores, passou para 8.551 em dezembro de 2016 e para 14.138 em novembro de 2017. Na página, são publicados mensalmente conteúdos de interesse dos profissionais, além de posts com informações sobre documentação, legislação e especialidades, além das campanhas que também são divulgadas através das redes sociais. Facebook: facebook.com/crefito5

37


TV CREFITO5 Em março de 2017, foi lançada oficialmente a TV Crefito5. Seguindo o direcionamento proposto pela Gestão Aproximar, ela serve como canal de comunicação com a sociedade a fim de promover e divulgar as profissões, buscando a valorização de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Para atingir esse objetivo, o conteúdo de qualidade é o principal foco da TV Crefito5. A programação é dividida em quadros fixos de Entrevista, onde fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais falam sobre assuntos do cotidiano; Crefito5 Responde, momento em que são esclarecidas as dúvidas mais frequentes que chegam ao Conselho; Fala, Presidente, quadro que substitui a tradicional mensagem mensal do presidente. Além dos quadros fixos, a programação conta com um Boletim quinzenal com as notícias do Conselho para que os profissionais mantenham-se sempre bem informados sobre os principais assuntos que estão sendo discutidos, os eventos e outras novidades. A TV Crefito5 também produz Webséries que são séries de matérias que abordam um tema específico com um número determinado de episódios. A primeira websérie gravada foi sobre as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT’s) que mais acometem os brasileiros. Youtube: youtube.com/crefito5

RÁDIOS A Gestão Aproximar colocou o Crefito5 na mídia através de contratos firmados com as rádios Gaúcha, Itapema e Antena1. Através deles, o Conselho tem espaços semanais reservados para a divulgação de assuntos do interesse dos profissionais e da sociedade. Isso só foi possível após a extinção da revista que gerava um custo de mais de R$ 260 mil ao ano para atingir um público restrito aos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, cerca de 15 mil pessoas. Os investimentos em rádio ocasionaram uma economia de 65% para o Conselho e possibilitaram atingir mais de 390 mil pessoas por minuto, considerando a abrangência e a audiência de cada rádio.

38


39


CREFITO5 NA MÍDIA A Fisioterapia e a Terapia Ocupacional também foram colocadas em pauta através de contatos com a imprensa e divulgação de releases sobre temas de interesse público. A partir disso, os profissionais participaram de programas de TV e Rádio e de matérias para jornais. Através dessas ações, o Conselho conseguiu atingir um grande número de pessoas, falando uma linguagem acessível e alertando sobre a importância de procurar um profissional habilitado e em que situações buscá-los.

Entrevista TV Justiça

Entrevista Pampa

Entrevista para revista Alemã

Entrevista TV Câmara

PESQUISAS Buscando melhorar continuamente os meios de comunicação existentes no Conselho, o Crefito5 elaborou uma pesquisa em 2015 a fim de saber qual o comportamento dos profissionais com relação ao uso dos principais veículos de comunicação e com relação aos meios de comunicação oferecidos pelo Conselho. Em 2016, foi a vez de perguntar para os profissionais qual a visão deles sobre o Conselho para fazer uma avaliação do atendimento, das instalações e outros aspectos relevantes.

40


CAMPANHAS INSTITUCIONAIS Através de campanhas institucionais, o Conselho buscou promover a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional, ressaltar a importância desses profissionais na área da saúde e valorizar cada colega que se dedica diariamente a cuidar da população. Grande parte das ações são desenvolvidas na semana do dia 13 de outubro, quando se comemora o Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional.

2014 Em 2014, os símbolos escolhidos para ilustrar a campanha foram o abraço e o aperto de mãos, representando a confiança, o amparo e a aproximação que devem existir nas relações entre os profissionais e seus pacientes. Além disso, o Crefito5 enviou para cada fisioterapeuta e para cada terapeuta ocupacional um cartão confeccionado em papel semente, que pôde ser plantado, e simbolizou o empenho do Conselho em criar um vínculo maior com cada profissional. A campanha também pôde ser vista nas ruas de Porto Alegre nas traseiras dos ônibus e ouvida todos os dias na Rádio Itapema.

41


2015 Em maio de 2015, o Crefito5 completou 30 anos de criação. Para comemorar uma história marcada por conquistas e lutas pelos direitos dos profissionais e pela defesa da sociedade, o Conselho criou um selo comemorativo que foi utilizado durante todo o ano nas peças gráficas e digitais, e convidou fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais a declararem nas redes sociais seu orgulho pela profissão que escolheram. A campanha foi divulgada nas redes sociais do Conselho e nos jornais Metro, Correio do Povo e Zero Hora. Para a criação da campanha comemorativa do Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional de 2015, foram convidados pacientes de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais para darem seus depoimentos sobre a diferença do acompanhamento destes profissionais na sua recuperação. O objetivo da campanha foi promover

a valorização dos profissionais. Participaram da campanha o radialista Pedro Ernesto Denardin; o atleta olímpico de esgrima Guilherme Toldo; a nadadora e competidora olímpica Graciele Herrmann e o projetista Thomas Magnus. Os profissionais também foram convidados a participar com seus pacientes nas redes sociais. A campanha veiculou nos jornais Zero Hora, O Pioneiro e Diário de Santa Maria, nas rádios Itapema, Gaúcha e Band News, e nas telas localizadas nos elevadores da Elemídia. Além das ações de mídia, foi criado, pela primeira vez, um vídeo institucional do Crefito5 que fala sobre as atividades do Conselho e sobre as profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Para contar essas histórias, foram convidados pacientes que relataram como tiveram contato com os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais e como esse contato foi importante na recuperação.

42


2016 O conceito da campanha criada para parabenizar os profissionais pelo dia 13 de outubro em 2016 foi baseado na frase “Com o fisioterapeuta e com o terapeuta ocupacional a vida é mais saudável” e teve como objetivo promover a valorização dos profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais e difundir para a sociedade a importância desses profissionais na manutenção da saúde e do bem-estar. A campanha contou com a participação dos profissionais que relataram durante todo o ano por que sentiam orgulho da profissão que escolheram. Os vídeos com os relatos foram divulgados nas redes sociais e site do Conselho. O Crefito5 investiu em espaço na televisão aberta para veicular um comercial alusivo à data. O vídeo foi veiculado no SBT no dia 13 de outubro, em horários variados, e os apresentadores dos programas lembraram a data e parabenizaram os profissionais ao vivo. Uma sobrecapa com diversas informações sobre o Conselho e as profissões envolveu o jornal Correio do Povo no dia 13 de outubro, com uma tiragem de mais de 89 mil exemplares. O material foi produzido pensando em levar informações para a população e para os profissionais. Também foram criadas peças específicas para outdoors localizados em Porto Alegre, Caxias do Sul, Santa Maria e Pelotas, comerciais veiculados nas rádios Gaúcha e Itapema, postagens para as redes sociais e site do Conselho.

43


2017 Em 2017, o slogan da campanha foi: “Fisioterapia e Terapia Ocupacional: profissões que transformam vidas”. O tema nasceu a partir de uma análise da campanha anterior “Orgulho de ser fisioterapeuta/terapeuta ocupacional”, onde os profissionais foram convidados a dar seus depoimentos e foi constatado que o maior motivo de orgulho é o fato de ser agente de transformação na vida das pessoas. O objetivo da campanha foi ressaltar que tanto o terapeuta ocupacional quanto o fisioterapeuta estão presentes na vida das pessoas em diversos momentos e que podem fazer a diferença. No caso da Fisioterapia, foram ressaltados temas como a importância da consulta fisioterapêutica, a recuperação de lesões e os diversos recursos disponíveis para isso, a prevenção, o acompanhamento e a promoção de qualidade de vida. Para a Terapia Ocupacional, foi abordado o papel do profissional no acompanhamento do indivíduo nas mais diversas fases da vida, desde a infância até a maturidade. Durante todo o mês de outubro, as peças da campanha foram divulgadas nas redes sociais do Conselho através do Facebook e do YouTube. As rádios Gaúcha, Itapema e Antena1 , veicularam comerciais que parabenizaram os profissionais. No dia 13 de outubro, o jornal Correio do Povo contou com um anúncio exclusivo do Crefito5 parabenizando todos os profissionais.

44


MANUAL DE ESPECIALIDADES A Comissão de Especialidades do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 5ª Região publicou, em agosto de 2017, o Manual de Especialidades da Fisioterapia, um documento elaborado a partir do I Seminário Gaúcho de Especialidades, ocorrido em outubro de 2015. O manual tem por finalidade divulgar as especialidades profissionais da Fisioterapia reconhecidas pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO aos gestores de saúde, nas esferas estadual e municipal do Rio Grande do Sul, bem como às entidades de classe e/ou associativas das demais profissões de saúde, serviços de saúde do sistema suplementar, profissionais de saúde e à população.

CARTILHA DA SAÚDE DO IDOSO A Câmara Técnica de Fisioterapia em Gerontologia, juntamente com o apoio das Comissões de Especialidades e de Políticas Públicas, desenvolveu a Cartilha da Saúde do Idoso que tem como objetivo abordar as principais doenças que acometem os idosos e dar dicas para melhorar a qualidade de vida desses indivíduos.

MANUAL DA DIGNIDADE PROFISSIONAL Durante os eventos realizados nos anos de 2014, 2015 e 2016, as maiores fontes de dúvidas dos profissionais são com relação ao Código de Ética e ao Referencial Nacional de Procedimentos Fisioterapêuticos e o Referencial Nacional de Honorários da Terapia Ocupacional. Uma queixa constante é a falta de reconhecimento profissional por parte não só da sociedade, mas dos gestores públicos e privados. Pensando em ajudar os profissionais nessas duas questões, o Crefito5 lançou o Manual da Dignidade Profissional, um documento que reúne no mesmo local o Código de Ética e o Referencial de cada profissão, serve como parâmetro mínimo econômico e deontológico e deve ser constantemente utilizado pelos profissionais em seus locais de trabalho e como base nas negociações com as Operadoras de Planos de Saúde.

45


CAMPANHAS PONTUAIS ESTÁGIO LEGAL Em março de 2016, o Crefito5 lançou Campanha Estágio Legal com o objetivo de informar à população sobre a obrigatoriedade do uso do crachá de identificação pelos estagiários de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e alertar sobre a importância do atendimento realizado por um profissional devidamente habilitado. A campanha foi veiculada nos jornais Zero Hora, de Porto Alegre, e Agora, de Rio Grande, além das rádios Itapema e Gaúcha e da divulgação nas redes sociais. Desde março de 2016, 97 estagiários foram registrados e tiveram seu crachá confeccionado.

AUTONOMIA PROFISSIONAL Através de uma ampla campanha institucional, veiculada em abril de 2016, o Conselho esclareceu para a sociedade que fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais são profissionais de primeira abordagem, ou seja, para buscar o acompanhamento desses profissionais, não é preciso encaminhamento de qualquer outro profissional. A campanha foi veiculada no jornal Correio do Povo e nas rádios Itapema e Gaúcha, além da divulgação através das redes sociais do Conselho.

46


EXAMES COMPLEMENTARES Muitos profissionais procuraram o Crefito5 para esclarecer sobre a possibilidade de solicitação de exames complementares por fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. A Comissão de Especialidades do Crefito5 emitiu um parecer técnico baseado na resolução COFFITO 80/87, assegurando a competência desses profissionais para buscar todas as informações necessárias no acompanhamento do tratamento de paciente sob sua responsabilidade, incluindo a solicitação de laudos técnicos especializados, como resultados dos exames complementares.

ESCLARECIMENTO SOBRE ENTIDADES REPRESENTATIVAS São frequentes as dúvidas entre os profissionais quanto à atuação e funções a serem exercidos por Conselhos, Associações e Sindicatos. Por isso, o Crefito5 esclareceu através de uma campanha divulgada em seus veículos de comunicação quais as atribuições de cada um. Os Conselhos Profissionais tem como papel principal normatizar e fiscalizar a prática profissional, garantindo serviços de qualidade à população. As Associações de Classe legalmente estabelecidas não possuem fins lucrativos, e tem o papel principal de promover os profissionais e suas práticas entre os seus pares e à sociedade. Os Sindicatos defendem os direitos e os interesses, coletivos ou individuais, de uma categoria profissional, principalmente no que diz respeito a questões trabalhistas.

VOCÊ SABE QUAL A FUNÇÃO DE UM CONSELHO, SINDICATO OU ASSOCIAÇÃO?

47


AÇÃO DE COMUNICAÇÃO NO PEDÁGIO DE GRAVATAÍ No final de semana considerado o primeiro da Temporada de Verão 2017-2018, o Crefito5 não ficou de fora! Quem passou pelo pedágio de Gravataí foi pra praia muito bem informado. Isso porque mais de 20 mil folders sobre as Doenças Crônicas Não Transmissíveis foram distribuídos a toda população. Além disso, durante todo o ano, o Crefito5 fez diversas ações no sentido de prevenir e conscientizar a população a respeito dessas doenças e da atuação do fisioterapeuta e terapeuta ocupacional no tratamento e prevenção desses problemas.

Presidente Fernando Prati e Vice-Presidente Lenise Hetzel no pedágio de Gravataí.

48




O

Crefito5 tem como missão agir em defesa da sociedade. Pensando nisso, trabalhou em alguns projetos direcionados à conscientização da população em diversos temas.

MULTA DA CONSCIÊNCIA Uma ação educativa com o objetivo de chamar atenção de todo cidadão para o seu papel como fiscal da sociedade de uma maneira divertida. Com o talão de “multas” em mãos, ao observar alguém cometendo alguma irregularidade como estacionar em local destinado a gestantes, idosos e pessoas com deficiência, bloqueio de rampas de acesso, jogar lixo na rua, entre outros, basta “multar” o cidadão de uma maneira bem humorada. Multa da Consciência na Câmara Municipal de Porto Alegre

A ação ganhou visibilidade após receber o apoio do jornalista Túlio Milmann, que disponibilizou a multa para recortar na sua coluna do dia 30 de setembro de 2015, multiplicando o alcance para mais de 189 mil exemplares dentro e fora do Rio Grande do Sul. A partir de então, o Conselho recebeu centenas de e-mails solicitando talões da Multa da Consciência de cidadãos interessados em participar da ação, escolas e universidades, secretarias municipais e conselhos municipais e estaduais de direitos. Nas redes sociais, a sociedade divulgou fotos das multas sendo aplicadas em casos diversos. Alguns dos apoiadores da Multa da Consciência: Lindóia Shopping, Unipampa, Jornal A Madrugada, Vereador Delegado Cleiton, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Porto Alegre (COMDEPA), Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COEPEDE), Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, entre outros. A ação atraiu a atenção dos representantes da sociedade nas Câmaras Municipais de Porto Alegre e Santa Maria, onde foi oficialmente apresentada na tribuna popular e teve aceitação e apoio dos vereadores.

Lindóia Shopping - Apoiador

51


GIBI DO SUPER FISIOTERAPEUTA E DA SUPER TERAPEUTA OCUPACIONAL Em 2016, foi lançado um gibi direcionado para o público infantil que conta a história do Super Fisioterapeuta e da Super Terapeuta Ocupacional na luta contra os vilões como a Dor, a Lesão, a Depressão e a Contratura que afetam nossa saúde. A tiragem da revista foi de 5.000 exemplares. O objetivo da ação é conscientizar as gerações futuras do trabalho desenvolvido pelos profissionais, unindo uma linguagem acessível combinada com a figura dos super-heróis para solucionar problemas do cotidiano. Com ilustração dos cartunistas gaúchos Jerri Costa e Taise Teixeira em conjunto com a Assessoria de Comunicação do Conselho, as revistinhas foram distribuídas para o público infantil no dia 9 de outubro, durante o evento “Criança na Avenida” que reuniu mais de cinco mil crianças para um dia de programações especiais, dedicadas aos pequenos na avenida Cristóvão Colombo. Em 2017, o Crefito5 divulgou o gibi para professores, coordenadores, pedagogos, orientadores e diretores de escolas públicas (municipais e estaduais) e escolas particulares de Porto Alegre. O evento contou com a palestra “Stress na Infância”, mediada pela terapeuta ocupacional, Cheila Schröer.

Lançamento do Gibi

Lançamento do Gibi

Com a divulgação, o gibi ganhou o Brasil e foi distribuído em um evento da Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, através de uma parceria com Crefito10.

Lançamento do Gibi

52


DOAÇÕES Todos os eventos oferecidos pelo Crefito5 para os profissionais são gratuitos, sendo necessária apenas uma doação em alimentos não perecíveis. Dessa forma, desde 2014, foram arrecadados mais de duas toneladas de alimentos que foram doados para instituições carentes locais. Alimento arrecadados no Evento da CIF em Pelotas

O Crefito5 também fez a doação dos computadores antigos, substituídos após a aquisição dos novos equipamentos. As máquinas foram doadas para a Delegacia do Consumidor a fim de auxiliar na celeridade dos processos. Outros equipamentos que foram substituídos ao longo do tempo foram doadas para a Fundação Pão dos Pobres. A instituição atua na construção de um projeto de vida para crianças e jovens, a maioria em situação de vulnerabilidade social, pobreza ou violação de direitos. Atualmente, atende 1,7 mil crianças e adolescentes em seus projetos.

Alimentos arrecadados no II Seminário Gaúcho de Especialidades em Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Em 2017, os profissionais foram convidados a participar de uma ação social em parceria com os Cozinheiros do Bem, organização de voluntários que distribui todo final de semana, mais de mil refeições para pessoas em situação de rua de Porto Alegre.

Doção de Computadores para o Pão dos Pobres

Ação Social Cozinheiros do Bem Ação Social Cozinheiros do Bem

53


ESTACIONAMENTO PARA PACIENTES A Lei 9.730 de março de 2005 está em vigor há 10 anos e mesmo assim, muitos fisioterapeutas ainda a desconhecem. Criada a partir de uma preocupação com a locomoção e difícil acesso dos pacientes às centenas de clínicas existentes em Porto Alegre, a lei municipal propõe-se a amenizar as dificuldades das pessoas que apresentam algum tipo de alteração funcional. De acordo com a lei, o limite máximo de permanência de veículos em frente a esses locais é de 15 minutos, e os espaços determinados para o estacionamento temporário e rotativo devem ser sinalizados adequadamente.

54


55


GESTÃO

Sede Porto Alegre Avenida Palmeira, 27/403 CEP 90470-300 Telefone: (51) 3334.6586 Site: crefito5.org.br E-mail: crefito5@crefito5.org.br Facebok.com/crefito5 Youtube.com/crefito5 Seccional Caxias do Sul Rua Moreira César, 2715/21 CEP 95034-000 Telefone: (54) 3215-2872 Seccional Santa Maria Alameda Montevidéo, 322/204 CEP 97050-030 Telefone: (55) 3221-6730


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.