CREA-PR . Edição 56 . Abril 2009

Page 22

“O CREA-PR está assumindo um importante papel de colaborar, de ser parceiro dos municípios na elaboração de seu planejamento. Os PPAs têm prazo de quatro anos, então a participação nas discussões é fundamental e este é o momento”

Revista

22

Leandro Taques

CREAPR

Américo Gaion, chefe da Coordenação de Monitoramento e Avaliação da Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral (SEPL)

Leandro Taques

com mais Prattes, coordenador do programa: foco está na integração entre a classe profissional e os gestores públicos

EM AÇÃO Gerente e assessores foram treinados sobre os PPAs

Confira como vai funcionar a agenda parlamentar do CREA-PR O primeiro passo para o envolvimento do Conselho nas discussões foi o treinamento dos gerentes e assessores sobre o Plano Plurianual (PPA) e orçamento público. A capacitação aconteceu em março e contou com palestra do economista Américo Antônio Gaion, chefe da Coordenação de Monitoramento e Avaliação da Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral (SEPL). “O CREA-PR está assumindo um importante papel de colaborar, de ser parceiro dos municípios na elaboração de seu planejamento. Os PPAs têm prazo de quatro anos, então a participação nas discussões é fundamental e este é o momento”, afirma Gaion. Para o gerente regional do CREA-PR em Pato Branco, engenheiro agrônomo Gilmar Ritter, o treinamento foi fundamental. “Principalmente para avaliar qual o melhor momento e forma de colaborar com os municípios.” O segundo passo do programa foi o treinamento dos inspetores e a apresentação das ações aos deputados na Assembléia Legislativa no dia 25 de março. “O foco do programa é

na integração entre a classe profissional e os gestores públicos”, afirma o coordenador do programa, administrador Claudemir Prattes. A continuidade do programa será com discussões durante as reuniões de Governança Cooperativa nas Regionais do CREA-PR, nos meses de abril, junho, julho, agosto e outubro. Em novembro, durante o 35° Encontro Paranaense de Entidades de Classe, o Conselho fará uma nova agenda parlamentar com os deputados. “Neste encontro, pretendemos divulgar um documento final com todas as propostas formuladas nos municípios. Este mesmo documento também será entregue aos candidatos ao governo do Estado nas próximas eleições e aos municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)”, explica Prattes. Ele lembra que o envolvimento das entidades de classe no programa do CREA-PR será essencial. “São as entidades e lideranças locais que conhecem o município e sabem das carências e necessidades da população”, afirma Prattes.

PARA FRENTE Gaion, da secretaria de Planejamento do PR, que ajudou no treinamento de gerentes e assessores do CREA-PR: primeiro passo do projeto agenda parlamentar


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.