Cadernos CPqD Tecnologia V1 Nº 1

Page 34

Canal de Interatividade em TV Digital

verificando a influência do mecanismo de controle de acesso do padrão 802.11b (CSMA/CA), mantendo-se o parâmetro RTS Threshold em seu valor máximo (ou desligado). O procedimento de teste consistiu em configurar um terminal ad hoc como servidor e outro como cliente, gerando tráfego UDP com taxa de transmissão igual a 11 Mbps e tamanho de pacote igual a 1.470 bytes, por um período de tempo de um minuto [6]. Na Tabela 2, são apresentados os valores máximos de vazão da rede (Mbps) ad hoc sem fio em função do número de hops empregado em cada teste, sem RTS. Tabela 2 Vazão em função da topologia (sem RTS)

7.3.1.1. Influência do parâmetro RTS Threshold da placa WLAN na vazão da rede ad hoc em ambiente multihop O objetivo desse teste é determinar a vazão da rede ad hoc sem fio num ambiente multihop (de 1 a 5 hops), verificando a influência do mecanismo de controle de acesso do padrão 802.11b (CSMA/ CA), variando-se o valor do parâmetro RTS Threshold. O mesmo procedimento de teste anterior foi seguido e os resultados são exibidos nas Tabelas 3 e 4. Tabela 3 Vazão em função dos valores de RTS Threshold para topologia de 1 hop

Analisando-se os resultados apresentados, observa-se que a vazão máxima é obtida quando o parâmetro RTS Threshold está configurado em 2.311. Isso ocorre porque o pacote de dados a ser transmitido apresenta 1.490 bytes (1.470 mais o cabeçalho IP) e é menor que o RTS Threshold (2.311) e, nesse caso, o mecanismo RTS/CTS não é ativado. Para valores do RTS Threshold menores que o tamanho do pacote, o mecanismo RTS/CTS é ativado e a vazão diminui devido ao aumento na quantidade de troca de mensagens de controle.

Cad. CPqD Tecnologia, Campinas, v. 1, n. 1, p. 29-36, jan./dez. 2005

Tabela 4 Vazão em função dos valores de RTS Threshold para topologia de 2 hops

Para as topologias com 3, 4 e 5 hops ocorreram interrupções na comunicação entre os terminais. Assim, diminuiu-se a taxa de transmissão até que não houvesse interrupção na comunicação. Nesse caso, a vazão foi praticamente a mesma com e sem o mecanismo RTS/CTS habilitado, pois havia banda suficiente para a transmissão das mensagens de controle. Analisando-se os resultados dos testes realizados no testbed da rede ad hoc sem fio, constata-se que o parâmetro do padrão IEEE 802.11b, RTS Threshold influencia a vazão da rede ad hoc. Observa-se também que, à medida que se aumenta o número de hops na rede ad hoc sem fio, a vazão desta é diminuída. Isso é ocasionado pelo mecanismo de acesso ao meio do padrão 802.11b (CSMA/CA), utilizado nos protótipos dos terminais ad hoc. 8.

Conclusão

Podemos identificar alguns pontos muito importantes para o sucesso do SBTVD. Primeiramente, torna-se bastante simples afirmar que a solução de Canal de Interatividade não está comprometida com a escolha de um padrão de transmissão da TV Digital propriamente dito. Desse modo, adotando-se qualquer um dos padrões comerciais, ou mesmo construindo um padrão totalmente inovador, será possível implementar uma solução de Canal de Interatividade. À luz dos cenários representativos de cadeia de valor, somente num cenário Incremental a solução de Canal de Interatividade não seria demandada. Deve-se considerar, ainda, que este será um sistema complexo, com uma grande multiplicidade de redes e de serviços, que terá, certamente, exigências adicionais de gerência de redes, envolvendo integração, interconexão e segurança. A implementação e efetivação de tal sistema de Canal de Interatividade será um grande desafio e um requisito imprescindível para o sucesso dos objetivos sociais do SBTVD, diferenciando-o de qualquer outro sistema implantado no mundo. O SBTVD não será caracterizado pelo padrão, mas pela sua finalidade social, indo muito além de melhorar a recepção de imagem para um telespectador passivo.

35


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.