2 minute read

Sociedade Ambiente

A compostagem está em destaque, durante todo o este mês de março, no Espaço SMAS da Ribeira de Sintra (futuro Museu da Água e Resíduos), nas atividades lúdico-pedagógicas, aos fins de semana, com sessões às 11h00, 12h00, 15h00 e 16h00.

Aintrodução ao conceito de compostagem e ficar a conhecer quais os resíduos que devem ser colocados num compostor e a forma de o fazer, para obter o melhor fertilizante para utilização agrícola ou em jardins, é o objetivo desta atividade destinada a toda a família.

Advertisement

Após o “Gelo e o Clima”, que foi a atividade realizada aos sábados e domingos do mês de fevereiro, o espaço gerido pelos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vai centrar as suas atenções na compostagem, um processo de reciclagem natural que permite valorizar os resíduos biodegradáveis, com vista à produção de um fertilizante rico em nutrientes, evitando que os resíduos sejam encaminhados para a deposição em aterro ou incineração.

Para além das atividades aos sábados e domingos, o futuro Museu da Água e Resíduos tem patente a exposição “Debaixo D’Água”, da autoria de Stephan. Arte, que é composta por um conjunto de pinturas, com recurso a técnicas de graffiti, que retratam a “Operação Recife”.

Está patente ainda a exposição “Cuidado! Invasoras Aquáticas”, desenvolvida pelo Museu Nacional de Ciências Naturais de Madrid, com o apoio da Universidade de Évora, que constitui uma atividade de divulgação científica do projeto Life Invasaqua que visa reduzir o impacto das espécies invasoras dos ecossistemas aquáticos de água doce e em estuários de Portugal e Espanha.

"Plantar uma Árvore" em Algueirão Mem Martins

ODia Mundial da Árvore ou da Floresta celebra-se anualmente a 21 de março, com várias ações de arborização e reflorestação.

Este ano a Junta de Freguesia de Algueirão Mem Martins promove a iniciativa "Plantar uma Árvore" que terá lugar no dia 25 de março, junto ao Parque Infantil Serpa Pinto, pelas 10h00.

O evento é aberto a toda a população, mas para participar é necessário fazer a pré-reserva (apenas nome), até ao dia 23 de março, através do seguinte email: geral@ifamm.pt.

Congresso da Água realiza-se em Lisboa

O16.º Congresso da Água, uma iniciativa promovida pela Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH), vai decorrer, entre 21 e 24 de março, no Centro de Congressos do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), em Lisboa e conta com o apoio dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra).

“Viver com a Água” é o título do evento que se assume como uma referência junto da comunidade científica e técnica e que irá abordar diversas temáticas rela- tivas ao setor, que assumem uma maior pertinência porque a questão da seca e da escassez hídrica, apesar de mitigada nos últimos meses, continua na ordem do dia.

No derradeiro dia do 16.º Congresso da Água, 24 de março, vão ter lugar duas visitas técnicas, uma ao Parque Linear Ribeirinho do Estuário do Tejo, em Vila Franca de Xira, e outra em torno do Trilho da Ribeira das Vinhas, no Parque Natural de Sintra-Cascais, entre o centro da Vila de Cascais e a Quinta do Pisão.