Page 1

O Chefe Regional da secretaria de Estado do Meio Ambiente - Ronaldo Becher falou aos presentes na abertura oficial do Dia Internacional do Meio Ambiente em Carambeí. | Foto: Divulgação.

*EDITOR: GLEYDSON CARLOS www.issuu.com/correiocarambeiense

TIRAGEM: 2 MIL EXEMPLARES EDIÇÃO XVIII | ANO I SEMANAL

CARAMBEÍ | SEXTA-FEIRA | 07 DE JUNHO DE 2013

Expofrísia supera expectativas Realizado no Pavilhão de Exposições Batavo, no Parque Histórico de Carambeí, mais de 25 empresas apresentaram portfólio de produtos e serviços para o setor, que contribuem para as excelentes produtividades de uma das maiores bacias leiteiras do País. | Foto: Divulgação.

Rapaz é preso após manter relações

sexuais com menina de 14 anos Atletas garantem medalhas no A adolescente que estava desaparecida foi localizada na casa do suposto namorado no Jardim Arapongas, em Castro. Eles admitiram que mantiveram relações sexuais de forma consensual, mas Jeverson Kalazen Pedroso, 18 anos, foi autuado em flagrante pelo crime de estupro de vulnerável. Segundo dados divulgados pela polícia, essa é a quarta prisão por crime sexual em Carambeí, num período de 25 dias. | Foto: Divulgação.

Brasileirão de Kickboxin

As medalhas de ouro foram conquistadas pelos atletas Richard Jacobi (esquerda) e Whanderson França (á direita - k1 rules) que se consagram campeões brasileiros nos confrontos pela modalidade ringue. | Fotos: Divulgação.


02

OPINIÃO

CARAMBEÍ | SEXTA-FEIRA | 07 DE JUNHO DE 2013

NOSSA OPINIÃO

É

extremamente preocupante a notícia de uma suposta elevação dos gastos com a folha de pagamento do funcionalismo público - que pode atingir seu maior nível, superando o limite prudencial determinado pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) que em Carambeí é de 51,7%, podendo chegar ao extremo de 54% do orçamento para arcar com as despesas de pessoal. A extrapolação de gastos com servidores públicos não é factual e muito menos de responsabilidade apenas desta administração, que terá que assumir uma posição rígida, não podendo se eximir de suas responsabilidades. Se hoje há riscos de atingir esse limite prudencial é porque existem gastos, diga-se de passagem, feitos com negligência e com patamares bastante elevados, acima dos praticados em qualquer administração privada. De tal maneira que a conta fica bem alta. O inchaço na folha de pagamento compromete boa parte do orçamento em qualquer esfera do poder e, neste caso, com a queda na arrecadação municipal de quase R$ 800

OLHO NA MIRA

O ‘limite’ prudencial mil, é preciso usar a matemática básica, como uma dona de casa que segura, e, se necessário corta gastos. Às vezes há imprevistos, valendo a máxima de não gastar mais do que se recebe, neste caso, mais do que arrecada, visto que o limite prudencial não abre margem. É visível que a elevação promovida no salário do prefeito, bem como do vice e secretários, colaboraram e muito para a elevação nas contas públicas. Esse pode ter sido um dos motivos pelo qual o salário deles tenha sido aumentado antes de ser atingido esse limite prudencial. Fato é, que o anúncio de contratação de médicos especialistas pode estar seriamente comprometido, uma vez que no mínimo terão que suprimir um ou dois especialistas para conseguir efetuar as contratações dentro do limite permitido por lei. Contratações já anunciada aos quatro ventos. A Câmara de Vereadores se pronunciou cautelosa ao perceber que as contratações podem extrapolar de vez o limite prudencial. A jogada de marketing precipitada pode ter sido um tiro no pé e o custo político dessa exposição poderá ser mensurado daqui

algum tempo, quando terão que justificar a população o por que de após anunciar médicos especialistas estes não possam ser contratados justamente por que a “solução” encontrada pelo Executivo para fazê-lo (aumento dos próprios salários), agora seja ironicamente o motivo que impossibilita a contratação desses especialistas. Atitudes drásticas precisam ser adotadas pelo chefe do Executivo. Para isso, a sugestão é o corte de cargos comissionados, gratificações, e o fim no acúmulo do pagamento de horas extras injustificáveis - que infelizmente oneram e muito a folha de pagamento. A verdade é que a ‘solução’ para arranjar dinheiro para contratar médicos pode se tornar um ‘fardo extra’ para o prefeito que terá que exonerar aliados para poder pagar a conta dos gastos com médicos. Ao que tudo indica o inferno astral da era Blum se antecipou, mais cedo que o previsto, onde aliados tornaram-se parte do problema quando deveriam ser a solução.

A Rua das Palmeiras, esquina com a Rua Marfim, no Jardim Eldorado, estão em péssimas condições de uso, depois das chuvas dos últimos dias, reclamou o morador Jonas Castro que enviou ao CORREIO a foto acima. Fica a dica para a secretaria de Obras e Serviços Públicos.

CORRESPONDÊNCIA DO LEITOR

Giseli Oliveira *Estudante Hoje no dia 05/06 aproxima- ção e funcionário da Prefeitura damente ao 12:00 e 12:30h, que de uma maneira ou outra o ao retornar com os ônibus dos nome não estava lá. Mas aí não estudantes universitários, fun- acaba a novela de hoje. Com cionários e professores da pre- poucas pessoas no ônibus o veífeitura de Carambeí, vivencia- culo parou nas proximidades do mos uma situação um tanto Hospital São Camilo, alegando constrangedora, ao adentrar no que o veículo teve um probleônibus, de inicio fomos aborda- ma, e já estava mais um veículo do pelo condutor do veículo ale- a espera. Nessa situação nos cogando que iria transportar so- locou em questionamento, será mente as pessoas que possuem que esse veiculo estava mesmo o nome na lista, nos alertando a com problemas “mecânicos” ou existência de fiscalização. A lista ele estava com problemas de é realizada pela ASSEC, e tam- regularização, pois havia a tal bém a relação de funcionários fiscalização, ficou uma situação acredito eu que pela prefeitura. um tanto “chata”, pois realmenIsso perfeitamente correto. Eu te havia a fiscalização e o ônicomo uma aluna mestranda da bus foi abordado, mas graças a UEPG sou associada a ASSEC, e Deus esse estava tudo “certo” e realizo meus pagamentos, bem com as pessoas certas. Essa liscomo confirmo minhas presen- ta por que não estava atualizaças quando a ASSEC no período da? O serviço prestado por essa da manhã realiza uma chama- empresa é acompanhado tanto da assim como os demais alu- pela ASSEC como pela prefeitunos. Ao realizar a frota do ôni- ra, estão acompanhando a regubus, as pessoas que são usuárias larização destes veículos? E para do serviço (alunos/funcionários) finalizar existiam pais aguarforam abordadas da mesma si- dando seus filhos ao chegar tuação e “pasmem” a metade na cidade e ficaram realmente não entrou no veículo por que o chateados pois mesmo realinome não estava na lista, dian- zando o pagamento, seus filhos te disso presenciamos situações ficaram na cidade vizinha, simde alunos revoltados pois rea- plesmente por uma falta de atulizam o pagamento a associa- alização e de responsabilidade.


PODER

Exprofrísia ] Evento atraiu à atenção da população

C

erca de cinco mil pessoas prestigiaram a nona edição de uma das mais conceituadas exposições de gado bovino e de raça que encerrou no sábado passado em Carambeí. Nos cinco dias de Expofrísia, que até o ano passado era chamada de Expocarambeí, foi realizada de 28 a 01 de abril no Parque de Exposição Batavo e contou com cerca de 25 empresas que apresentaram portfólio de produtos e serviços para o setor, que contribuem para as excelentes produtividades de uma das maiores bacias leiteiras do País. A produtividade da região se aproxima de 30 litros diários por vaca, graças a estas parcerias e ao apoio técnico da Cooperativa, aliado ao aprimoramento do conforto e dieta dos animais. A elite da raça leiteira marcou presença no evento e pode ser apreciada em pista, com julgamentos de 166 animais nas categorias Macho, Fêmea, Jovens, Grande, Campeonato Jovem, Fêmeas Paridas, Conjuntos, Família, Úberes e Grande Campeonato. A grande campeã foi Fini Wildman Heringa 7895 (expositor Cláudio H. Brenner). Na categoria Reservada Grande Campeã: Wilpe Jasper Simonete 727 TE (expositor Leonel Arlindo Dalfovo); melhor criador: Adriano Renato Kiers; melhor expositor: Jan Johannes de Boer e/ou Fernando R. de Boer. De acordo com o gerente Pecuário da Batavo e coordenador da Expofrísia, Eldo Berger, o principal objetivo do evento foi promover a troca de experiência entre os produtores, servindo de parâmetro para o aprimoramento genético e produtividade, estratégia que favorece a rentabilidade da classe. Somado a este objetivo, a exposição favoreceu a troca de conhecimento para melhoria constante da atividade pecuária. Um ciclo

03

CARAMBEÍ | SEXTA-FEIRA | 07 DE JUNHO DE 2013

Da redação

LIMITE PRUDENCIAL

Nelson Christ, da Controladoria Interna da Prefeitura, parece, não sabe ao certo se o munícipio está prestes, ou já atingiu o limite prudencial a cerca dos gastos com folha de pagamento. Ao ser questionado em audiência publica, na semana passada, pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Jeverson Gomes da Silva (PDT), ele expressou dúvidas, ou não quis responder. A Lei de responsabilidade Fiscal (LRF) estabelece como limite prudencial para despesas com folha o percentual de 54% da Receita Corrente Líquida, e considera apenas os gastos de caráter remuneratório de ativos e inativos.

ROLETA RUSSA

Evento foi marcado pela presença da elite da raça leiteira | Foto: Divulgação

de palestras foi realizado no dia 30 de maio, com a participação de renomados profissionais da área, vindos do exterior. O foco nesta edição foi gestão de embriões produzidos in vitro e a melhoria de eficiência na produção de

leite. Para a melhoria da produtividade para a alimentação do gado, empresas de máquinas e implementos apresentaram soluções inéditas para o setor, nos estandes externos da exposição.

Museu alusivo: visitantes puderam conhecer um pouco da história da imigração Para entender a produção atual, o visitante da exposição teve a oportunidade de conhecer um museu, que representa uma vila de imigrantes holandeses no início do século passado. Num local chamado Vila Histórica, há uma réplica da primeira cooperativa de leite instalada no Paraná, a

Sociedade Holandesa de Laticínios, criada em 1925, que após três anos passaria a ser denominada de Batavo. As peças mostram a evolução desde a década de 20, quando o leite era transportado em latões, até os dias de hoje, com toda a modernidade das indústrias.

No dia 01, foi realizada a cerimônia de abertura oficial da exposição onde estiveram presentes autoridades politicas locais como vereadores, o prefeito Osmar Blum (DEM) e o vice-prefeito Bart Janssen (PMDB). Ao lado do presidente da Cooperativa Batavo, Renato Greidanus, o presidente do

Sistema Ocepar, (esquerda) João Paulo Kolovski; o chefe do núcleo regional da secretaria de Abastecimento (SEAB) de Ponta Grossa, Laertes Biachesi, representando o secretário de Estado, Norberto Ortigara e o presidente da Cooperativa Castrolanda, Frans Borg.

Oficialmente, o governo não admitiu o estouro nos gastos com a folha de pagamento, mas o reflexo disso é sentido pelos vereadores, principalmente das comissões internas da Casa de Leis. Fontes seguras afirmaram ao CORREIO

que o projeto de lei que cria vagas para médicos especialistas, que está tramitando na Casa de Leis, irá sofrer alguns cortes de uma ou duas vagas nas anunciadas contratações, para poder ser votado.

ALERTA

Sem o impacto financeiro, o projeto que cria vagas de médicos especialistas virou uma batata quente nas mãos do Legislativo e Executivo. De um lado, as comissões internas da Casa de Leis não querem emitir parecer favorável pela falta do impacto, visto que a contratação, devido ao valor alto de salário

MUDANÇAS Algumas mudanças, para não dizer demissões, principalmente no segundo escalão do governo Blum, devem ocorrer no segundo semestre deste ano, afirmou alguém próximo ao prefeito. A decisão dele pode estar relacionada justamente à contenção de despesas que se faz necessária pelo excesso de gastos com folha de pagamento, que já teria deixado o Tribunal de Contas do Estado (TCE) em alerta.

de determinada especialidade, estaria extrapolando o orçamento. Por outro lado, funcionários da própria controladoria e secretaria de Finanças sabem do risco que correm ao assinar um documento afirmando que há limite, quando na realidade está na faixa de alerta.

HORAS EXTRAS A Câmara de Vereadores deve enviar, se já não o fez, ao prefeito Osmar Blum (DEM), a solicitação de um relatório a cerca do pagamento de horas extras aos servidores. Os parlamentares querem saber quais providências foram tomadas pela atual administração com relação ao escândalo das horas extras, descoberto à época do prefeito Osmar Rickli (PSBD), cassado pela Câmara em 2012.


04

GERAL

CARAMBEÍ | SEXTA-FEIRA | 07 DE JUNHO DE 2013

12 de junho Dia dos Namorados Gisele Povaz

O

Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais sendo comum a troca de cartões e presentes com simbolismo de mesmo intuito, tais como as tradicionais caixas de bombons. Em Portugal, assim como em muitos outros países, comemora-se no dia 14 de Fevereiro. No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo António, também conhecido pela fama de “santo casamenteiro”. Alguns compreendem como uma data em que jovens namorados, no auge de sua paixão comemoram juntos essa união, entretanto há quem diga que “Casados são eternos namorados” entre marido e mulher também vale

Em outros países, a exemplo de Portugual, o dia dos namorados comemora-se em 14 de fevereiro. | Foto: Ilustração

lembrar o dia dos namorados. Essa data me faz lembrar uma historia: “Um casal há muito havia perdido o romantismo entre eles. Então, o marido, em uma atitude ousada, chegou em casa e disse à sua esposa: ‘Querida, amanhã trarei à nossa casa um convidado muito especial. Ele irá nos presentear. Quero que você vista a sua melhor roupa. Quero, também, que deixe a nossa casa um brinco. E não se esqueça de preparar uma comida bem especial’. No dia seguinte, a mulher, apressadamente, arrumou toda a casa, deixan-

do-a completamente limpa e cheirosa. Preparou uma comida bem saborosa. Logo depois se preparou, vestindo a sua melhor roupa. Enfim, ela estava linda! No horário marcado, o marido chegou e tocou a campainha. Ela, com os olhos brilhando, foi logo abrir a porta para ver quem era o tal convidado. Porém, teve uma surpresa: do lado de fora estava somente o seu marido e lindas flores. Ela foi logo perguntando: ‘Onde está o tal convidado? Fiz tudo o que você pediu para nada? Ele não veio?’ O marido abaixou a cabeça e entristecido disse: ‘O

convidado especial sou eu, meu bem! Ou não significo mais nada para você? Veja quanto tempo estamos casados e você nunca mais se arrumou assim para mim e nem mais preparou um prato especial para me esperar? E eu a quanto tempo não lhe dava rosas perfumadas’ Naquele instante, o silêncio pairou entre os dois e os olhares de um para outro diziam mais que palavras.” Esta é uma história bem simples, porém significativa e nos deixa uma grande lição: o cuidado mútuo entre os cônjuges deve ser cultivado a cada dia. Quantos casais não sabem mais o que é namorar ou o que é sair de mãos dadas? Parece papo de pré-adolescentes apai-

xonados. Não, não mesmo. E se engana quem pensa assim, pois o romantismo não é privilégio restrito aos casais mais jovens, pois cada idade tem o seu esplendor e o coração jamais envelhece.

O romantismo é um dos pilares de sustentação do casamento, que, infelizmente, há muito vem sendo negligenciado. É triste dizer, mas o que mais vemos hoje são casamentos de “fachada”, aqueles que mostram uma felicidade aparente. Nesse clima gostoso de junho vamos deixar fluir aquele amor bonito de início de namoro, e os jovens aproveitem esse momento. Namorados e Maridos sejam românticos. Uma noite temática na Pizzaria A Cantina é uma boa dica!


GERAL

CARAMBEÍ | SEXTA-FEIRA | 07 DE JUNHO DE 2013

Produção ] Educação estuda a implantação de panificadora

P

roduzir pães, bolos, bolachas para compor a merenda escolar de todas as escolas é o objetivo principal do projeto que visa à construção de uma padaria municipal. Elaborado pela secretaria municipal de Educação o projeto prevê ainda a produção de pães para atender famílias de baixa renda. A panificadora municipal ira fornecer aos alunos uma alimentação mais saudável, com pães e derivados de qualidade superior e com acréscimos de ingredientes naturais como farinhas integrais e frutas. De acordo com estudo preliminar a produção própria ira permitir uma redução de apro-

Da redação

ximadamente 50% nesses produtos que atualmente são adquiridos de terceiros. Com a panificadora em funcionamento o cardápio da merenda será mais diversificado, oferecendo itens de maior valor nutritivo que serão produzidos e consumidos no mesmo dia, explica a secretária Municipal

de Educação, Ana Wieslava Kaspchak. Ela comenta que a principio serão produzidos pães franceses, com fibras, forma amanteigado, leite branco e integral, fubá, hambúrguer com gergelim, chineque, bolos de fubá, cenoura com chocolate, de casca de banana, prestigio, entre outros. “A intenção também é produzir massas e salgadinhos, sempre procurando usar ingredientes que venham a favorecer uma alimentação mais natural e saudável”, acrescentou.

A produção própria permitirá uma redução de aproximadamente 50% em economia para o município.

05


06

A

Crime ] Rapaz é preso por estupro de vulnerável

adolescente de 12 anos, desaparecida desde o último sábado da cidade, foi localizada na última terça-feira no bairro Arapongas, em Castro. Jeverson Kalazen Pedroso, 18 anos, foi autuado em flagrante pelo crime de estupro de vulnerável. Segundo o delegado Marcus Vinicius Sebastião, a vítima, moradora da localidade rural do Santo André, teria ido a um churrasco na companhia do rapaz e, depois disso, não foi mais encontrada. Nas investigações, a polícia descobriu que a menina e o suposto namorado estavam na residência dele no Jardim arapongas, em Castro. “Os investigadores chegaram à residência por volta das 7 horas onde a menina estava deitada na cama com o rapaz”, informou o delegado, ao acrescentar que no chão do quarto foram encontradas embalagens de camisinhas rasgadas. “Eles confirmaram que mantiveram relações sexuais de forma consensual”. O rapaz foi encaminhado para Cadeia Pública de Castro e a garota encaminhada para o Conselho Tutelar de Carambeí. O rapaz não tem antecedentes criminais. Depoimento A garota contou à polícia que conheceu o rapaz há

COTIDIANO

CARAMBEÍ | SEXTA-FEIRA | 07 DE JUNHO DE 2013

Da redação

>>PRAÇA CÍVICA

Dia Internacional do Meio Ambiente ganha evento Da redação

O dia internacional do meio ambiente foi comemorado com diversas atrações em Carambeí, na última quarta-feira, dia 5, na praça Cívica. A secretária municipal do Meio Ambiente - Aline Valler preparou um circuito de stands com apresentações sobre vários temas do meio ambiente .

Polícia encontrou a garota que estava escondida na casa do suposto namorado no Jardim Arapongas, em Castro. | Foto: Divulgação.

Carambeí registra 12º caso de estupro somente neste ano

O crescente aumento no número de casos de estupro contra vulneráveis e principalmente contra crianças e adolescentes em Carambeí, tem colocado as autoridades públicas em alerta. Essa é a quarta prisão por crime sexual em Carambeí, num período de 25 dias. Conforme o delegado Marcus Vinicius Sebastião, esse é o 21º crime de estupro denunciado, incluindo os casos já elucidados. “90%

cerca de duas semanas por intermédio de uma amiga. Que os dois trocavam mensagens pelo celular e por várias vezes se encontraram. Ela confessou que no dia em que sumiu de casa deixou a janela do quarto aberta e

dos casos registrados em Carambeí são estupro de vulneráveis. As vitimas mais comuns estão na faixa etária entre 11 e 14 anos de idade, sendo que o abusador sempre é, na maioria das vezes, alguém próximo a vítima”, disse Sebastião, ao recordar que no ano passado foram registrados 15 casos. “E, somente neste ano, em cinco meses já tivemos quase o dobro no número de casos”.

Alunos das escolas públicas e particulares de ensino prestigiaram o evento que começou pela manhã se estendendo até as 16 horas. Na abertura oficial, o prefeito Osmar Blum destacou em seu discurso que em Carambeí toda a comunidade se envolve com o meio ambiente, empresários, cidadãos e principalmente os alunos e isso é importante, pois mostra a urgência da preservação do meio ambiente. O prefeito lembrou que se quisermos um mundo melhor, com a continuidade da beleza que a natureza nos oferece a cada

amanhecer e todos os recursos como água, alimento e ar, precisamos fazer parte desta luta de preservação. Cada muda de árvore plantada, cada latinha, vidro e papel armazenado do jeito certo, faz a diferença na construção de uma sociedade consciente.

O vice-prefeito Bart Janssen lembrou em seu discurso que se faz necessário que todos nós preservemos o meio ambiente em que vivemos para que as próximas gerações possam desfrutar da maravilhosa beleza que é a natureza sem poluição.

Ronaldo Becher, Chefe Regional da SEMA- Secretaria de Estado do Meio Ambiente, falou em nome do governo do estado parabenizando as ações do município sobre o trato com o meio ambiente e a qualidade de vida dos munícipes no seu trabalho de preservação da biodiversidade.

esperou os pais dormirem, e fugiu na companhia do namorado para a casa dele em Castro. Ela disse ainda que fugiu com o acusado por considerar os pais muito rigorosos. Crime Mesmo que de forma consensual, manter relação sexual com menor de 14 anos é crime, considerado estrupo de vulnerável, onde a pena de reclusão é de 8 a 15 anos de prisão.

“Se quisermos um mundo melhor, com a continuidade da beleza que a natureza nos oferece a cada amanhecer e todos os recursos como água, alimento e ar, precisamos fazer parte desta luta de preservação”, OSMAR BLUM, prefeito de Carambeí.


GERAL

Kickboxing ] Atletas estão entre os melhores do BR

Q

uatro atletas de Carambeí disputaram no último final de semana o Campeonato Brasileiro de Kickboxing em Piracicaba (SP). A disputa reuniu cerca de 1,6 mil atletas de 18 cidades brasileiras, divididas em diversas categorias. De Carambeí, foram quatro atletas que se destacaram nas competições e elevaram o estado do Paraná como quarto melhor do Brasil, com quatorze medalhas de ouro, oito de prata e seis de bronze. Na categoria sub 11, Light Contact, disputas no tatame, o atleta Bryan Hein Garcia Bueno se consagrou o segundo melhor do Brasil, em sua categoria, conquistando medalha de prata, ao lado da irmã, Nicolly Garcia que também se garantiu entre os melhores, atingindo o terceiro lugar geral,

07

CARAMBEÍ | SEXTA-FEIRA | 07 DE JUNHO DE 2013

Da redação

Bryan Bueno ao lado do treinador Sérgio Rupel, categoria sub 11, se consagrou o segundo melhor do Brasil, conquistando medalha de prata. | Foto: Divulgação

com medalha de bronze. Já as medalhas de ouro foram conquistadas pelos atletas Whanderson Fran-

ça e Richard Jacobi, modalidade k1 rules (Preta) que se consagram campeões brasileiros nos confrontos nas modalidades ringues.

Cartas do Detran voltam de endereços desatualizados Da redação

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) alerta os condutores para manter o endereço atualizado e completo no cadastro. Só este ano, mais de 140 mil notificações de infrações foram devolvidas pelos Correios por dificuldade de encontrar os destinatários. No ano passado, 53 mil cartas de licenciamento foram devolvidas pelo mesmo motivo. As principais razões são mudança de endereço, falta de complemento ou número da residência e CEP incorreto.

O Detran envia pelos Correios documentos solicitados pela internet, no sistema Detran Fácil, as cartas da renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de notificações de infrações, licenciamento, e demais avisos. Os documentos são acompanhados de aviso de recebimento e é preciso que um morador confirme a entrega. “Caso contrário, o carteiro faz mais três tentativas e devolve para retirada na agência postal”, conta o coordenador Larson Orlan.


08

VARIEDADES

CARAMBEÍ | SEXTA-FEIRA | 07 DE JUNHO DE 2013

Nicinha Pompeo

Envie suas fotos para: nice.correio@gmail.com

REGINALDO MANZOTTI A colunista do CORREIO Nicinha Pompeo acompanhou o evento que trouxe a Ponta Grossa, o padre Reginaldo Manzotti, no último dia 25, e reuniu cerca de 18 mil pessoas no Centro de Eventos.

Clique especial para a linda Maria Helena Orsi

O pequeno Isaac Felipe Rodrigues com os pais Angelica e Felipe. Casamento de Maria Amélia e Juan Segura no último dia 01. | Foto: Baby

Destaque para Bianca Larucha em mais um ensaio de Lucas Los.

A pequena Bruna Sophia comemorou o seu primeiro ano de vida ao lado dos pais Jocelaine e Luiz Pedroso.

Correio Carambeiense  

Correio Carambeiense Edição XVIII - ANO I

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you