Relatório sociopolítico 2014 31 50_parte2

Page 1

Pesquisa Perfil da Enfermagem Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil Com a finalidade de conhecer a situação atual da Enfermagem no país e assim apontar tendências e perspectivas para a área, bem como formular políticas adequadas à categoria, a Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil foi aplicada em todo o país. A iniciativa é patrocinada pelo Cofen e realizada pelo Ministério da Saúde, pela Fundação Oswaldo Cruz, pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) e pela Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE). Em Santa Catarina, a Presidente do Coren/SC, Enfermeira Dra. Felipa Amadigi, coordenou o processo de coleta de dados da pesquisa. O Coren/SC utilizou vários instrumentos de comunicação com a categoria para sensibilizá-los para a importância de participar da Pesquisa. Entre as ações elencam-se: visitas a instituições de saúde e de ensino; envio de newsletter sobre o assunto; produção de releases que foram pauta em rádios, jornais impressos e on-line; divulgação na Coluna Enfermagem, site do Coren/SC e das instituições de saúde e nas redes sociais do Coren/SC.

Pesquisa Grandes Empregadores Além da Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil, quatro instituições de saúde de Santa Catarina também preencheram um questionário extra referente à pesquisa sobre os Grandes Empregadores no Estado. Essa modalidade de pesquisa envolve o questionário tradicional da pesquisa e uma folha extra com perguntas sobre características do emprego, vínculo, regime de trabalho, educação permanente e acidente de trabalho.


Homenagens

Rotary Club de Florianópolis entrega certificado de reconhecimento profissional ao Coren/SC pelo trabalho em defesa dos profissionais de Enfermagem. (Maio de 2014).

Na Sessão Especial de 40 anos de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) homenageia o Coren/SC pela importância na participação, na construção e no fortalecimento desta história. (Maio de 2009)

Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina homenageia o Coren/SC por sua contribuição para consolidar o trabalho da Enfermagem como prática social que visa à melhoria da qualidade da saúde da população, comprometidos com a vida, a democracia e a cidadania. (Março de 2012).

VIII Jornada Acadêmica do Curso de Enfermagem concede placa de honra ao mérito. Lembrança do Centro Acadêmico Renovação CEO/UDESC (Outubro de 2011).

Mais reconhecimentos Além destas homenagens, os dirigentes do Coren/SC receberam as seguintes condecorações: - moção de aplauso da Câmara de Vereadores de Criciúma pelo trabalho realizado diariamente. (Junho de 2014). - menção honrosa, concedida pela Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras – Nacional (ABENFO-Nacional), no VIII Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal e II Congresso Internacional de Enfermagem Obstétrica e Neonatal pela grande contribuição à Enfermagem Obstétrica e Neonatal. (Outubro de 2013). - “Comenda Maria José Chaves Costa” concedida em reconhecimento a aqueles que contribuem para o desenvolvimento da profissão no país. (Setembro de 2013).

32

- do Cofen pela reconhecida atuação no desenvolvimento de ações que valorizam a profissão de Enfermagem no Estado de Santa Catarina. (Outubro de 2012). - Medalha Antonieta de Barros concedida pela Câmara de Vereadores de Florianópolis pela atuação de destaque. (Março de 2012) - Prêmio “Anna Nery a matriarca da Enfermagem”, recebido do Cofen, no 14º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem. (Agosto de 2011). - “Troféu Rui Braga” de homenagem às Pessoas e instituições que contribuíram para o desenvolvimento do Sistema Estadual de Transplantes de Santa Catarina, recebido da Secretaria Estadual de Saúde - Central de Notificação, Capacitação e Distribuição de Órgãos e Tecidos para Transplantes de SC. (2010).


Parcerias

Coren/SC e Ministério Público Estadual

Para potencializar as lutas da Enfermagem, o trabalho de orientação do Conselho e pela valorização da profissão, o Coren/SC tem estabelecido parcerias estratégicas com entidades de Enfermagem, instituições de ensino e saúde e órgãos públicos.

As 23 Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) conhecidas na prática como abrigo para idosos, lar e casa de repouso situadas em Florianópolis foram inspecionadas em 2011, 2012 e 2013 em uma ação conjunta entre Ministério Público Estadual e Conselhos Profissionais para avaliar as condições de atendimento oferecidas. Nas inspeções, cada órgão vistoriou os aspectos da sua área de competência e emitiu relatório para o Ministério Público. Os órgãos realizaram ainda inspeções de retorno para averiguar se as solicitações de adequações propostas foram regularizadas.

Sindicato A parceria Coren/SC e Sindicato foi além das lutas da Enfermagem e firmou-se também em outras situações: Greve – durante greve dos servidores estaduais em 2009, em 2011 e em 2012, o Conselho orientou Responsáveis Técnicos e Gerentes de Enfermagem sobre direitos e deveres dos profissionais de Enfermagem nestes momentos. Promoveu reunião entre representantes do Conselho, do SindSaúde e o Promotor do Trabalho para verificar estratégias que garantissem a abertura de negociação entre trabalhadores e Governo do Estado. O SindSaúde reconheceu a atuação do Coren/SC durante a greve, contribuindo para a solução. Dimensionamento – o Coren/SC realizou Oficina de Dimensionamento de Pessoal para os membros de entidades sindicais para o entendimento da Resolução Cofen nº 293/2004, que trata do assunto, e execução dos cálculos. Fiscalização conjunta – Coren/SC e Sindicato fizeram fiscalização conjunta em instituição de saúde da Grande Florianópolis. A ação deu-se por conta da existência de casos de profissionais contratados como atendentes operacionais atuando como Técnicos de Enfermagem.

Coren/SC e Ministério Público Federal As Gestões Participação 2008-2011 e 2012-2014 vêm mantendo uma prestação de contas anual ao Ministério Público Federal, entregando regularmente um exemplar do Relatório de Gestão, assim como discutem questões relativas à profissão e em defesa da Enfermagem.

Frente Catarinense em Defesa da Saúde Formada por Conselhos Profissionais, Federação, instituições de ensino, associações, sindicatos e demais entidades representativas dos profissionais de saúde em Santa Catarina, a Frente Catarinense foi criada para que a regulamentação do exercício profissional da medicina não interferisse na autonomia das demais profissões da saúde. Juntos os profissionais de saúde catarinenses, representados na Frente, totalizam quase 100 mil pessoas. A Frente obteve sucesso no objetivo com a sanção da lei do chamado “Ato Médico” com vetos aos artigos prejudiciais à população, aos profissionais e ao sistema de saúde.

Vigilância Sanitária Municipal Em alguns municípios do Estado, a exemplo de Lages e Joinville, o Coren/SC firmou parceria com a Vigilância Sanitária Municipal. Assim nas fiscalizações da Vigilância também é averiguado se a instituição em que trabalha profissional de Enfermagem tem Responsável Técnico de Enfermagem. A proposta de parceria também foi solicitada à Vigilância Sanitária Estadual.

Conselho Estadual de Educação O Coren/SC, a ABEn-SC e o Conselho Estadual de Educação (CEE/SC) celebraram, em maio de 2013, Acordo de Cooperação Técnica para melhoria da qualidade na formação de profissionais de Enfermagem nas instituições de Educação Superior e Médio vinculadas ao Sistema Estadual de Ensino.

Fórum Catarinense 30h Já Criado em fevereiro de 2012, o Fórum Catarinense 30 horas Já reúne membros do Coren/SC, SindSaúde/SC, SindPrevs/SC, Fetessesc, ABEn-SC e diversos sindicatos do Estado para planejar ações conjuntas pela aprovação da jornada de trabalho em 30h semanais para os profissionais de Enfermagem.


Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina (ABEn-SC) Em parceria, ABEn-SC e Coren/SC desenvolveram atividades de orientação aos profissionais de Enfermagem, a exemplo das: Semanas Brasileiras de Enfermagem: com atividades realizadas durante o mês de maio em todas as regiões do Estado, parceria também com instituições de ensino e saúde. 70ª SBEn – Tema “A Enfermagem vale a vida” – 2009. 71ª SBEn – Tema “O poder do cuidado” – 2010. 72ª SBEn – Tema “Cuidado de Enfermagem, Ética e Inovação” – 2011. 73ª SBEn – Tema “Compromisso Social, Participação e Lutas da Enfermagem” – 2012. 74ª SBEn – Tema “Consciência Profissional e a Enfermagem no cuidado com a vida” – 2013. 75ª SBEn – Tema “O Protagonismo da Enfermagem no processo de cuidar" -2014. Os anos de 2012 e 2013 contaram com o apoio financeiro do Cofen.


73ª SBEn – Compromisso Social, Participação e Lutas da Enfermagem O tema Compromisso Social, Participação e Lutas da Enfermagem foi amplamente debatido (além de outros temas de interesse da profissão) em uma extensa programação descentralizada nas diversas instituições do Estado pelos Enfermeiros, Técnicos, Auxiliares e estudantes de Enfermagem. A 73ª SBEn reforçou a discussão acerca dos compromissos e lutas da Enfermagem na sociedade com amplo debate sobre o papel das entidades de Enfermagem (Coren, Aben e Sindicatos). O comparecimento dos profissionais e estudantes nas atividades foi além do esperado com a participação de 2.899 pessoas.


74ª SBEn – Maio: o mês da Enfermagem Em Santa Catarina, a Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) – celebrada anualmente de 12 a 20 de maio - vem se consolidando, ano após ano, como o mês da Enfermagem. Na 74ª edição, foram desenvolvidas mais de 100 atividades em todas as regiões do Estado e participação de aproximadamente 3.500 pessoas. Em cada evento, foram planejadas ações específicas para contribuir com a formação e a atualização de Enfermeiros, Técnicos, Auxiliares e estudantes de Enfermagem. Entre os assuntos abordados estiveram: Sistematização da Assistência da Enfermagem, Segurança do Paciente, Ética Profissional, Atribuições dos Profissionais de Enfermagem, dimensionamento de pessoal, Legislação pertinente à Enfermagem, diferentes atribuições das entidades representativas da Enfermagem, além de muitos minicursos com enfoques práticos sobre o exercício profissional.

Eu já vim no ano passado e com certeza voltarei no ano que vem. Os palestrantes são muito qualificados e conseguiram transmitir os conhecimentos de forma clara e objetiva”, avaliou, na época, a estudante do Curso Técnico de Enfermagem do Centro de Educação Profissional Hermann Hering (CEDUP), Fernanda Delgado Batista da Cunha.


75ª SBEn - o Protagonismo da Enfermagem O tema da edição deste ano “Protagonismo da Enfermagem no processo de cuidar” está relacionado à atuação pró-ativa e de destaque dos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem. Esse protagonismo é demonstrado também nas lutas da categoria ao reforçar a necessidade da aprovação do Projeto de Lei nº 2295/2000, que trata da regulamentação da jornada em 30h semanais. Mais de 2.500 profissionais e estudantes de Enfermagem participaram da 75ª Semana Brasileira de Enfermagem em Santa Catarina. Foram realizadas ainda conferências, palestras, rodas de conversa, gincanas e mesas-redonda que abordaram a temática.

Foram atividades que exaltaram a prática da Enfermagem, compartilhando projetos, produção científica, experiências de sucesso em diversos campos da atividade profissional”, relatou a Coordenadora Técnica Enfermagem da Unibave, em Orleans, Enfermeira Sirli Resin, sobre a programação da Semana na instituição.


Apoio aos eventos da ABEn-SC Além da parceria para a realização das Semanas Brasileiras de Enfermagem, o Coren/SC apoiou diversas atividades da ABEn-SC, a exemplo:

Congresso Brasileiro de Enfermagem (CBEn) O Coren/SC participa regularmente de todas as edições do CBEn, realizado anualmente. Na edição de 2010, em Florianópolis, o Coren/SC integrou Comissão Organizadora, constituindo-se em parceiro estratégico para o sucesso do evento, que teve 5 mil participantes. Durante o evento, em 2010, a Presidente do Coren/SC, na ocasião a Enfermeira Dra. Denise Pires, participou da mesa de abertura como expositora do tema “Condições de Trabalho para um Fazer Responsável”. Na oportunidade também foi apresentada e distribuída a carta-compromisso da então candidata a Presidente da República, Dilma Rousseff, pela regulamentação da jornada de 30h para a categoria. A edição de 2010 também sediou o lançamento da Série Cadernos Enfermagem; e na edição de 2013, a Coleção Coren/SC Orienta.


I Congresso Sul-Brasileiro de Sistematização da Assistência de Enfermagem Promovido em 2011 em Chapecó com a participação de mais de 800 profissionais e estudantes de Enfermagem.


Fórum Catarinense das Escolas e Encontro Catarinense dos Estudantes de Enfermagem Os eventos - realizados em 2011, em Criciúma, e em 2014, em Chapecó - objetivaram discutir com as escolas de Enfermagem catarinenses, de nível médio e de graduação, a “Avaliação e Educação em Enfermagem como Processo Contínuo”, no intuito de instrumentalizar os docentes, profissionais e estudantes de Enfermagem para a qualidade na formação profissional com vistas a uma atenção à saúde de qualidade.

Seminário Regional de Sistematização da Assistência de Enfermagem Ministradas oficinas para profissionais e estudantes, em Orleans, em 2011, sobre Resolução Cofen nº 358/2009, que determina a implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) nas instituições de saúde públicas e privadas em que ocorre o cuidado de Enfermagem.

31ª Jornada Catarinense de Enfermagem Cerca de 300 profissionais, estudantes e professores de Enfermagem participam do evento em Florianópolis, em 2012. A programação da 31ª Jornada Catarinense de Enfermagem contemplou oficinas e troca de experiências exitosas de implementação da SAE, além de palestras com temas como “Perspectivas da SAE no ensino e na assistência de Enfermagem”.

Oficina de Capacitação de Enfermeiros como Agentes Multiplicadores da Atenção à Pessoa Idosa Cerca de 300 profissionais, estudantes e professores de Enfermagem participaram do evento em Florianópolis, em 2012. A programação da 31ª Jornada Catarinense de Enfermagem contemplou oficinas e troca de experiências exitosas de implementação da SAE, além de palestras com temas como “Perspectivas da SAE no ensino e na assistência de Enfermagem”.


1º Congresso Catarinense de Enfermagem Cardiovascular Assuntos fundamentais para o desenvolvimento das atividades de Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem na área cardiovascular estiveram na pauta do Congresso em 2014 em Florianópolis. O evento foi promovido pelo Instituto de Cardiologia de Santa Catarina, da ABEn-SC, da Estácio de Sá e do Hospital SOS Cárdio com apoio do Coren/SC e das empresas Sanofi e Cirúrgica Florianópolis.


Formação Para que os profissionais de Enfermagem estivessem mais qualificados para a prática segura, o Coren/SC intensificou as atividades de capacitação, formação e atualização profissional. Em muitas atividades buscou parcerias, a

exemplo do Cofen, da ABEn-SC e de instituições de ensino e de saúde. A capacitação envolveu também os próprios trabalhadores do Conselho, pois são multiplicadores de informações e orientam os profissionais de Enfermagem para o exercício ético-profissional.

Programa de Educação Permanente do Departamento de Fiscalização e Ética Em dezembro de 2010, o Coren/SC iniciou o Programa de Educação Permanente do Departamento de Fiscalização e Ética. A iniciativa teve apoio financeiro do Cofen. Confira os principais indicadores de execução do Programa. Mapeamento Institucional das áreas de ação dos Enfermeiros Fiscais Mapa da Enfermagem: ferramenta disponível no site que possibilita identificar e analisar os dados da Enfermagem por município e subseção/sede. Aquisição de notebooks, dispositivos de memória (pen drive) e equipamentos de informática: adquiridos 20 notebooks e licitada empresa para serviços de internet que permitiu aos Enfermeiros Fiscais realizarem consultas on-line sobre a instituição e trabalhadores no momento da fiscalização.

Produção de Material Pedagógico*: Série Cadernos Enfermagem – publicações enviadas pelo correio para os profissionais de Enfermagem inscritos no Coren/SC de todo o Estado; utilizadas como material pedagógico nas atividades do Programa e atualmente têm sido entregue aos profissionais em sua primeira inscrição. Volume 1: Consolidação da Legislação e Ética Profissional. Volume 2: Saúde do Trabalhador e Atualização da Legislação.. Volume 1 Revisado e ampliado. Coleção Coren/SC Orienta – publicações distribuídas durante as atividades do Conselho e também enviadas para instituições de ensino, saúde e Secretarias Municipais de Saúde. Volume 1: Anotação da Responsabilidade Técnica do Profissional Enfermeiro. Volume 2: Comissões de Ética de Enfermagem das Instituições de Saúde. *Apresentado com imagens no Relatório da Área de Comunicação Social e Eventos.

Ferramenta EAD: Em 2011 foi implementado o ambiente virtual criado pelo Departamento de Tecnologia da Informação. O Sistema de Intranet objetiva a ligação das subseções e da sede do Conselho com mais agilidade, facilitando a troca de informações e qualificando as ações de fiscalização. Parte dos módulos do Programa de Educação Permanente do Departamento de Fiscalização e Ética foram realizados, via ambiente virtual, numa proposta de Educação a Distância que possibilitou avanço na capacitação dos Enfermeiros Fiscais.

Módulo II para Enfermeiros Fiscais- 25 a 26 de maio de 2011. Discutidas questões sobre o novo Manual de Fiscalização, distribuído pelo Cofen, novas ferramentas tecnológicas, importância da formação de novas Comissões de Ética de Enfermagem nas instituições e esclarecimentos para encaminhamentos ao Departamento Jurídico das ações de fiscalização.


Módulo III para Enfermeiros Fiscais – 16 de setembro de 2011. Debatidos temas sobre sistematização da assistência de Enfermagem, dimensionamento e responsabilidade técnica.

Encontros Estaduais de Comissões de Ética de Enfermagem Representantes das Comissões de Éticas de Enfermagem das Instituições de Saúde (CEEn) de todo o Estado foram convidados a participar. O evento, promovido regulamente pelo Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), objetiva a troca de experiências e a atualização dos membros das CEEn para atuação cada vez mais qualificada em defesa da ética profissional. 1º Encontro: 110 inscritos. 10 de junho de 2010. 2º Encontro: 122 participantes. 13 e 14 de junho de 2011 3º Encontro: 100 participantes. 28 e 29 de maio de 2014.

Comissões de Instrução - no dia 18 de agosto de 2011, na sede do Coren/SC, em Florianópolis, aconteceu o I Encontro de Capacitação das Comissões de Instrução de Processos Éticos, que faz parte do Programa de Educação Permanente do Departamento de Fiscalização e Ética. Participaram mais de 40 pessoas, entre profissionais e empregados do Coren/SC. Objetivo consiste em capacitar profissionais de Enfermagem para a composição das Comissões de Instrução de Processos Éticos, conforme prevê o Artigo 64 do Capítulo VI do Código de Processo Ético-Disciplinar dos Conselhos de Enfermagem.


Seminário Administrativo para atualização dos trabalhadores do Coren/SC Iniciou em 2010 e tornou-se prática do Conselho promovê-lo anualmente para capacitação permanente dos trabalhadores. A primeira edição abrigou o Módulo I da Capacitação da Fiscalização.


Capacitação dos Enfermeiros Fiscais Nos Seminários Administrativos, há sempre espaço dedicado para a capacitação específica para os Enfermeiros Fiscais do Conselho. Além deste, o Conselho desenvolve encontros para atualização destes trabalhadores do Coren/SC, tendo em vista que eles representam o contato direto entre o Coren/SC e os profissionais de Enfermagem. O Coren/SC também viabiliza a participação dos Enfermeiros Fiscais em eventos da categoria, a exemplo dos Congressos de Enfermagem (CBEn e CNCEnf ), Sinaden – ABEn-Nacional e Senafis (Cofen).


Encontros Regionais de Responsáveis Técnicos de Enfermagem (RTs) Dentro da perspectiva de assessorar a categoria nas questões que envolvam a Responsabilidade Técnica e os aspectos éticos e legais do exercício profissional, fortalecendo o compromisso do Conselho com o desenvolvimento da profissão e com a qualidade da assistência prestada à população, o Coren/SC desde 2011 realiza encontros regionais de Responsáveis Técnicos que fazem parte do Projeto de Capacitação Permanente do Departamento de Fiscalização e Ética do Coren/SC. Foram duas edições com Encontros em todas as regiões do Estado.

1.300 participantes

14 encontros no total

2 encontros por região


Educação Continuada para estudantes e profissionais de Enfermagem

Formação de Lideranças em

Enfermagem O Curso Formação de Lideranças em Enfermagem foi pensado pela Gestão Participação, em parceria com a Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina (ABEn-SC) e Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). A Formação de Lideranças tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento de competências e habilidades políticas dos estudantes e profissionais de Enfermagem, preparando-os para enfrentar, em conjunto com a equipe, os problemas da prática, do mercado e das condições de trabalho. Depois da edição de Florianópolis, o curso foi desenvolvido em diferentes regiões do Estado para oportunizar a atualização dos estudantes e profissionais de Enfermagem. As demais edições foram desenvolvidas com apoio das Câmaras de Vereadores e instituições de ensino. 1ª edição Grande Florianópolis 2011 - 80 inscritos 2ª edição Joinville e região 2013 - 80 inscritos 3ª edição Blumenau e região 2014 - 100 inscritos


Grande Florianópolis – 2011 Coordenação Política - Denise Elvira Pires de Pires - Presidente do Coren/SC - Maristela Assumpção de Azevedo – Presidente da ABEn-SC Coordenação Pedagógica - Denise Elvira Pires de Pires - Jorge Lorenzetti - Lygia Paim - Maristela Assumpção de Azevedo Professores - Ângela Maria Alvarez - Denise Elvira Pires de Pires - Dulcinéia Ghizoni Schneider - Felipa Rafaela Amadigi - Helga Regina Bresciani - Janete Elza Felisbino - Jonas Salomão Spricigo - Jorge Lorenzetti - Judite Hennemann Bertoncini - Julian Borba - Lygia Paim - Maria Itayra C. de Souza Padilha - Maristela Assumpção de Azevedo - Silvana Maria Pereira - Soraia Dornelles - Vilma Margarete Simão

48


Esse é o melhor curso que já participei. Se o curso for para Blumenau ou para outras regiões vou dizer para todos os meus colegas e demais profissionais de Enfermagem ‘vão atrás’ porque o curso é muito bom. Vale a pena!”, considerou a estudante Fátima Dolores Martins Nereos Pinto.

Joinville e região - 2013 Coordenação Política - Felipa Rafaela Amadigi – Presidente do Coren/SC - Maristela Assumpção de Azevedo – Presidente da ABEn-SC Coordenação Pedagógica - Denise Elvira Pires de Pires - Janete Elza Felisbino - Jorge Lorenzetti - Lygia Paim - Maria Lígia dos Reis Bellaguarda Coordenação Local - Antonia Grigol - Marlene Serafim de Oliveira - Rosilda Veríssimo Professores - Denise Elvira Pires de Pires - Elaine Forte - Felipa Rafaela Amadigi - Gelson Alburquerque - Helga Regina Bresciani - Jorge Lorenzetti - Lucas Pedebos - Lygia Paim - Maria Lígia dos Reis Bellaguarda - Maristela Assumpção de Azevedo - Rosilda Veríssimo

49


Foram encontros de muito conhecimento. E tudo que aprendi fui repassando para os colegas de trabalho, que não participaram do curso, e todos fomos crescendo juntos”, avaliou Sirlei Medeiros Alves, Técnica de Enfermagem da Prefeitura de Blumenau.

Blumenau e região – 2014 Coordenação Política - Felipa Rafaela Amadigi – Presidente do Coren/SC - Maria Lígia dos Reis Bellaguarda – Presidente da ABEn-SC Coordenação Pedagógica Geral - Denise Elvira Pires de Pires - Felipa Rafaela Amadigi - Jorge Lorenzetti - Lygia Paim - Maria Lígia dos Reis Bellaguarda Local - Daniela Lourenção - Janara Caroline Ribeiro - Tarcísio José da Silva Professores - Denise Elvira Pires de Pires - Dulcinéia Ghizoni Schneider - Elaine Forte - Felipa Rafaela Amadigi - Gelson Alburquerque - Helga Regina Bresciani - Jorge Lorenzetti - Lucas Pedebos - Lygia Paim - Maria Lígia dos Reis Bellaguarda - Rosilda Veríssimo - Vânia Backes

50


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.