ENEOESTE - APRESENTAÇÃO

Page 1


APRESENTAÇÃO:

ECONOMIA NO CENTRO: DESAFIOS DA ECONOMIA DO CENTRO-OESTE NO CENÁRIO DA ECONOMIA INTERNACIONAL


O QUE É O ENEOESTE: O XI ENEOESTE conta com a promoção do Conselho Regional de Economia de Mato Grosso - CORECON-MT, em parceria com a Faculdade de Economia da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Conselho Federal de Economia - COFECON, e dos Conselhos Regionais de Economia de Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, tendo como tema principal “Economia no Centro: Desafios da Economia do Centro-Oeste no Cenário da Economia Internacional”. O XI ENEOESTE pretende reunir economistas, pesquisadores, professores e estudantes de economia de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Brasília, com o objetivo maior de debater a situação da economia contemporânea nos cenários regional e internacional. O Centro-Oeste será o foco, com destaque para o agronegócio e sua participação direta em resultados positivos do PIB - Produto Interno Bruto brasileiro.


Tema: “ECONOMIA NO CENTRO: DESAFIOS DA ECONOMIA DO CENTRO-OESTE NO CENÁRIO DA ECONOMIA INTERNACIONAL”

Local: Auditório do Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso.

Data: 15/08/2019 das 18:00 às 21:00h, 16/08/2019 das 08:30 às 11:00h, 14:00 às 17:00h, e das 19:00 ás 21h

Público : Economistas, estudantes, professores, empresários, servidores públicos e comunidade.

Participantes: 250 a 300


OBJETIVOS • Refletir sobre as perspectivas de desenvolvimento do Centro-Oeste

Brasileiro diante do cenário econômico internacional. • Propor alternativas que estimulem a criatividade sustentável da

economia do Centro Oeste. • Incentivar o desenvolvimento de novas pesquisas para o

aprimoramento das ações tanto do setor público quanto privado. • Divulgar pesquisas realizadas, projetos desenvolvidos e em

desenvolvimento.


SOBRE O EVENTO A escolha de Cuiabá-MT para a realização do XI ENEOESTE ENCONTRO DE ECONOMISTAS DO CENTRO-OESTE ocorreu com a intenção de debater/refletir sobre a situação da economia brasileira a partir do centro (Centro-Oeste, Centro da América do Sul), por tratar de um centro dinâmico e a economia continuar no centro das decisões.






Mauro Mendes Governador do Estado de Mato Grosso

Governador de Mato Grosso, Prefeito de Cuiabá da capital de Mato Grosso entre 2013 e 2016. Empresário no ramo Metalúrgico. Presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso(FIEMT). Vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria(CNI).


Wellington Leonardo da Silva Presidente do Cofecon

Economista Wellington Leonardo da Silva formado pela Universidade Gama Filho. Foi Conselheiro Federal do Cofecon de 2009 a 2014 e Vice-Presidente da autarquia no exercício de 2014. Foi assessor do Sindicato dos Bancários do Estado do Rio de Janeiro, da Associação dos Funcionários do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (AFBNDES) e chefe de gabinete da ex-deputada federal Ana Júlia Carepa. Atualmente é secretárioexecutivo do Conselho Regional de Economia do Rio de Janeiro (Corecon-RJ), consultor em Planejamento Estratégico Situacional e diretor do Sindicato dos Economistas do Estado do Rio de Janeiro.


Vicente Amaral Bezerra Assessor Diplomático na Vice-Presidência da República do Brasil Diplomata de carreira, desde 2007, serviu anteriormente na Embaixada do Brasil em Lima, Peru, de 2016 a 2018, na Missão do Brasil junto às Nações Unidas, em Nova York, de 2012 a 2016, e na Presidência da República (2009-2012). Possui títulos de Mestre em Diplomacia e Política pelo Instituto Rio Branco (2009) e em Ciências Sociais pela UnB (2008). Graduou-se em Relações Internacionais pela PUC-MG (2005). Atualmente ocupa a função de Assessor Diplomático na VicePresidência da República do Brasil.


Fernando Tadeu de Miranda Borges Professor Titular da UFMT Professor Titular da Faculdade de Economia e dos Programas de Pós-Graduação em Economia e História da UFMT. Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, da associação de Amigos de Rondon, e da Academia Mato-Grossense de Letras. Possui título de Doutor em História Social pela FFLCH/USP (2003) e de Mestre em Economia pela FEA/USP (1991). Bacharel em Ciências Econômicas pela UFMT (1980). Atualmente ocupa o cargo de Pró-Reitor de Cultura, Extensão e Vivência da UFMT. Coordenador da Editora Universitária da UFMT, Diretor da Faculdade de Economia, Atualmente ocupa o cargo de Pró-Reitor de Cultura, Extensão e Vivência da UFMT.


JAIME ELIAS VERRUCK Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar Jaime Elias Verruck é economista, doutor em Desenvolvimento e Planejamento Territorial pela UCM (Universidade Complutense de Madrid), mestre em Economia Rural pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), e possui cursos de formação executiva em Estratégias e Inovação pelo INSEAD/França e pela Universidade da Pensilvânia/EUA (Wharton), e pelo Programa CEO FGV. Foi Diretor Corporativo do Sistema FIEMS (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), responsável pela gestão estratégia do SESI, SENAI, IEL e FIEMS. Foi professor de Economia da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), professor convidado da FGV (Fundação Getúlio Vargas), sócio da FGV em Campo Grande e Cuiabá e Diretor Regional do Senai/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de Mato Grosso do Sul).


Luciana Acioly da Silva Pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Economista e doutora em economia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Conselheira do Conselho Regional de Economia no Distrito Federal (Corecon/DF). Atuou no Ministério da Defesa como assessora para assuntos de ambiente negócios e financiamento na Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD) no Ministério da Defesa. Prestou assessoria econômica ao Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), sendo ainda nesse órgão Chefe da Assessoria de Acompanhamento e Avaliação das Atividades Finalísticas (ASCAV) e Diretora Nacional de Projetos do MCTI/UNESCO. Ex-diretora Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais (Dinte) do Ipea (2012). Foi ainda Chefe de Assessoria técnica na Presidência dessa instituição. Lecionou nos cursos de economia na Universidade Católica de Brasília. Professora colaboradora em projeto de ensino e pesquisa na UnB, no Núcleo de Estudos Asiáticos (Neasia/Ceam/UnB) e na Universidade Mackenzie em São Paulo.


César Bergo Presidente do Corecon-DF Economista, sociólogo e mestre em finanças e

especialista em administração estratégica e governança corporativa pela FIA/USP. Professor de pós-graduação universitária e de diversos cursos no mercado financeiro. Atua há mais de 40 anos no mercado financeiro tendo exercido cargos de executivo em bancos, corretoras e distribuidoras de valores, além de possuir diversas certificações para atuar no mercado financeiro.


FERNANDO SOUZA DE VIEIRA Auditor da Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso

Graduado em Ciências Econômicas e Mestre em Agronegócios e Desenvolvimento Regional pela Faculdade de Economia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Atuou como Analista e consultor em operações de fomento mercantil - FCO, FINAME e PROGER, no Banco do Brasil; Desempenhou funções de Economista na Defensoria Pública da União (DPU); Foi Analista Administrativo do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE) e Atualmente exerce a função de auditor da Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso (AGE)."


LUIZ CARLOS BARBABÉ DE ALMEIDA Vice-Presidente da Ordem dos Economistas do Brasil (OEB). Professor universitário, autor de livros e palestrante. Divulgador da Escola Austríaca.). Diretor de Relações Institucionais da ABCONT Associação Brasileira de Contribuintes. Membro da Escola Austríaca (1990). Consultor Educacional de IES. Consultor Tributário. Palestrante. Diretor Editorial da Editora LCBA. Diretor Cultural da ADESG/SANTOS. Delegado Municipal do CORECONSP em Guarujá. Operador da A2CAMBIO. Autor do Livro: Introdução ao Direito Econômico. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2012. Autor do Livro: Introdução ao Direito Econômico. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.