3 minute read

Artesmusivi - Associação de Artes de Viatodos

TIPO DE APOIO Financeiro

INICIATIVAS / PROJETOS APOIADOS Academia de Música de Viatodos

Advertisement

Nº ESTIMADO DE BENEFICIÁRIOS DIRETOS 90

ENTREVISTA COM Dra. Manuela Costa Direção da Artesmusivi - Associação de Artes de Viatodos

A Artesmusivi - Associação de Artes de Viatodos, é uma associação cultural nascida em 2010 com o objetivo de colmatar a ausência de ofertas de ensino artístico em algumas destas localidades mais periféricas dos concelhos de Vila Nova de Famalicão e Barcelos.

O seu foco de trabalho sustenta-se em grande parte pela atividade da Academia de Música de Viatodos, uma escola particular de ensino especializado de música. Tem desenvolvido a sua atividade essencialmente com força de trabalho voluntário na sua gestão, com uma atuação sobretudo a nível local, e trabalhando diretamente com uma média de 90 alunos/ano oriundos de diversas freguesias vizinhas e diferentes agrupamentos escolares com quem têm construído diversos protocolos com várias escolas (Nine, Louro, Ruílhe, Gondifelos entre outras).

O projeto pedagógico da Academia de Música de Viatodos consiste num programa de formação composto por classes-instrumento (formação por instrumento individual, voz) e por classes – conjunto (formação em grupo ou orquestra), complementadas recentemente com uma formação em expressão dramática corporal; Cada uma destas classes realiza provas trimestrais e uma apresentação pública no final do ano.

Com o apoio da CEVE, a Academia de Música de Viatodos tem desenvolvido o seu trabalho assente numa rede de proximidade estabelecendo protocolos com agrupamentos escolares e outras entidades vizinhas da sua área, nomeadamente IPSS em particular a Associação Humanitária dos Bombeiros de Viatodos e Casa do Povo de Viatodos.

O projeto da Academia mantém-se vivo graças a apoios financeiros episódicos de algumas empresas e da Câmara Municipal de Barcelos e a apoios logísticos e de transportes de algumas das juntas de freguesia de onde são originários os seus alunos. No entanto, são os donativos e patrocínios da Cooperativa Eléctrica do Vale d’Este que são reconhecidos como de importância vital para o sucesso deste projeto cultural de ensino artístico na região.

“O nosso trabalho só tem sido possível graças aos nossos parceiros e patrocinadores (...) Neste ponto, são sobretudo os donativos e apoios da CEVE que têm permitido que a associação invista cada vez mais na Academia de Música e na profissionalização de um ensino cultural e artístico de qualidade para cerca de 90 alunos/ano nestas localidades tão longe da oferta dos centros urbanos.”

Fotografia ilustrando projeto Academia de Música de Viatodos nas IPSS locais- Associação Arts Muvi Fotografia ilustrando classes em aulas no projeto Academia de Música de Viatodos - Associação Arts Muvi

O apoio da cooperativa à Artesmusivi - Associação de Artes de Viatodos é assim orientado por esta premissa de inclusão social e coesão territorial pelo ensino de música especializado a crianças e jovens destas freguesias. Este apoio é materializado por um donativo anual que já permitiu ora a aquisição de novos instrumentos, ora a possibilidade de inscrever novos alunos que não reuniam até ali as condições financeiras para o fazer. Em contrapartida, a associação compromete-se anualmente a realizar uma série de visitas e apresentações musicais com os alunos da Academia de Música de Viatodos a diversas IPSS, Lares e Centros de Dia presentes na área de concessão da Cooperativa Elétrica do Vale D’Este.

“O protocolo com a CEVE só reafirma ainda mais o fundo do nosso projeto pedagógico que é relacionar a comunidade através do ensino da música(...) Mais que a formação das crianças enquanto músicos, queremos também formar jovens cidadãos mais próximos e atentos às pessoas mais carenciadas ou com mais necessidades dentro da sua comunidade.”

Consegue-se assim entender o potencial de impacto direto nas crianças e jovens formados e o impacto indireto desta entidade nas suas famílias e na comunidade em geral. Todo este trabalho desenvolvido através da música com um projeto artístico-pedagógico focado na criança enquanto agente de transformação social do território e da sua comunidade é em parte o que move e substância o apoio contínuo da CEVE à Academia de Música de Viatodos.

“Esta é uma escola com uma mais valia única nesta zona. Mais que a escola regular, a Academia exige um compromisso além da sala de aula. Isto vê-se com regularidade nos alunos que a frequentam, desde a melhoria do seu aproveitamento escolar até ao nível da melhoria dos hábitos e comportamentos fora da escola; mais foco, concentração, criatividade, tolerância, etc. Há claramente um retorno direto muito positivo para alunos e suas famílias mas sobretudo para toda a comunidade.”