4 minute read

Engenho - Associação Desenvolvimento Local do Vale do Este

Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este

TIPO DE APOIO Financeiro / Material / Logístico

Advertisement

INICIATIVAS / PROJETOS APOIADOS Centro de Apoio Comunitário / Lar “A minha Casa”/ Creche Arnoso Santa Eulália / Banco de Ajudas e Equipamentos Técnicos

Nº ESTIMADO DE BENEFICIÁRIOS DIRETOS 220

ENTREVISTA COM Dr. Manuel Araújo Presidente da Engenho ADL

Enquanto agente de desenvolvimento local associado ao setor social, esta organização, há mais de 25 anos no território, desenvolve um conjunto de respostas sociais dotando-se de serviços e capacitando-se de valências direcionadas às populações das freguesias periféricas com características rurais do município de Famalicão.

Integrada numa extensa rede social, esta associação de desenvolvimento local tem vindo a desempenhar um papel importante na construção de soluções e de respostas sociais no território. Isto deve-se à sua capacidade de diálogo permanente com atores da rede pública local (juntas de freguesia, câmara municipal) administração central (segurança social, ministério da educação, ministério da saúde), da rede privada (tecido empresarial) e com organizações do terceiro setor (ONGs, IPSS, associações, etc.).

Esta articulação com múltiplas entidades para o desenho e implementação de respostas adequadas às necessidades das populações levou a que de forma natural se relacionasse com a Cooperativa Eléctrica do Vale d’Este.

“Enquanto agente profissional do setor social gostaria que houvesse mais exemplos como a CEVE nos contributos que dá à coesão social e territorial. A cooperativa segue aquele princípio da glocalização: Pensa globalmente e age localmente.(...) É uma empresa sempre muito atenta às necessidades físicas e sociais dos seus clientes e parceiros. Fá-lo de forma inteligente, sensível e prática, e sob uma liderança partilhada.”

A própria política de responsabilidade social da CEVE é encarada como singular no território, pelo facto do legado histórico da empresa ser orientado desde sempre por princípios humanistas e filantrópicos para com a comunidade envolvente.

“A história dos contributos da cooperativa para toda esta região é maravilhosa.(...) Ao longo dos anos, além dos contributos económicos do seu negócio empresarial para a região, as diversas administrações da empresa respeitaram sempre o ADN humanista da empresa. (...) Isto permitiu uma alavancagem social e cultural destas localidades periféricas, contribuindo para a melhoria substancial da qualidade de vida da população destas 14 freguesias entre Barcelos e Famalicão que são abrangidas na área de concessão da CEVE.”

Toda esta relação de comunhão de princípios, valores e missão entre Engenho e CEVE na construção de um território coeso socialmente tem legitimado o apoio da cooperativa à Engenho ADL enquanto agente promotor de respostas sociais e catalisador de boas práticas de desenvolvimento local na região.

Entre as respostas sociais apresentadas pela Engenho à população destacam-se o Centro de Apoio Comunitário, o Lar “A minha Casa” e a Creche Arnoso Santa Eulália.

Além do seu modelo de financiamento regular a atividade destas 3 respostas sociais tem sido co-financiada diretamente através do Fundo de Apoio Social via donativos anuais da Cooperativa Eléctrica de Vale d’Este.

“Desde há 25 anos que existe este mecenato social da cooperativa com o trabalho da Engenho. Estes subsídios alimentam um Fundo de Apoio Social que no fundo nos tem permitido apoiar as pessoas e famílias mais vulneráveis, desde seniores, passando por pessoas em risco de pobreza ou exclusão social, até crianças e jovens.”

Além deste Fundo, foi formalizado em 2014 um protocolo de parceria com esta IPSS para a criação de um Banco de Ajudas e Equipamentos Técnicos. Tal como realizado com outras 2 IPSS do território (Conferências Vicentinas e Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Viatodos), esta iniciativa criada pela CEVE está vocacionada para as muitas pessoas com dificuldade em arranjarem bens e equipamentos técnicos que lhes permita ter um maior conforto e uma maior qualidade vida na situação de privação de saúde em que se encontram.

Tal como nas outras 2 IPSS, o projeto passa por um acompanhamento, mapeamento, sinalização das pessoas com maiores necessidades, por listagem de todas as situações com correspondência ao tipo de bens e equipamentos necessários (camas articuladas, cadeiras de rodas, sofás articulados, muletas, etc) e posteriormente pela aquisição destes bens e facilitação temporária dos mesmos aos indivíduos com as necessidades técnicas identificadas.

Neste capítulo é de referir ainda o apoio esporádico a situações sociais mais específicas de algumas famílias, sempre que são detetados casos mais urgentes pela equipa do serviço de atendimento e acompanhamento social da Engenho (entrega de cabazes com géneros alimentares, aquisição de 1 cadeira de rodas elétrica, obtenção de 1 elevador elétrico e acessórios e de 1 computador adaptado ou mesmo a compra de 1 prótese auditiva).

Além destes projetos, a CEVE tem apoiado a Engenho de forma episódica, e a nível logístico, técnico ou de material, em algumas iniciativas e ações no decurso do seu trabalho de acompanhamento e assistência da população. Entre estes destaques para o apoio logístico dado à produção da Feira de Produtos da Terra em 2016 com a disponibilização de um veículo com escada elevatória para organização do espaço do evento, o apoio técnico dado a partir de 2017 com a iluminação exterior do Centro de Apoio Comunitário.

Através de cada um dos donativos financeiros, e dos apoios logístico, material e de aquisição de equipamentos, a Engenho tem conseguido não só otimizar o conjunto de respostas sociais à comunidade como aumentar o alcance do impacto social da Cooperativa Eléctrica do Vale d’Este.

“Esta parceria com a CEVE tem permitido combater a exclusão social nestas comunidades, tornar mais forte e coeso o território e encontrar sempre soluções equilibradas, justas e solidárias que incluam toda a gente, de crianças a seniores, numa mesma rede social de serviços, bens e equipamentos.”

Fotografia ilustrando resposta social Centro de Apoio Comunitário - Engenho ADL

Fotografia ilustrando atividade no Centro de Apoio Comunitário - Engenho ADL