2 minute read

Ensaio fotográfico: Videoteca

Por Romulo Santana

Em sua edição passada, o Contraponto 137, publicou a reportagem “Do prestígio ao abandono da Videoteca da PUC-SP”, sobre o descaso com o acervo que preserva parte da história mundial – sobretudo brasileira. Quando a matéria chegou aos corredores da Universidade, os estudantes que não sabiam da existência do acervo de vídeo, se perguntaram: O que há atrás da porta no espaço reservado aos funcionários? Tal questionamento não está calcado na simples nostalgia e sim na curiosidade, que deve fazer parte do corpo discente e de toda comunidade universitária.

Os bibliotecários informaram o aumento pelas buscas no acervo, há estudantes com ciência de que as memórias preservadas, agora podem ser vistas. Ainda existem tantas questões quanto às medidas que precisam ser tomadas, mas uma coisa é certa, a diversidade de conteúdo, presente naquele acervo não cabe nas poucas imagens deste ensaio, este acervo merece ser apalpado, assistido, reassistido e rebobinado.

Estantes abrigam a produção nacional que ainda não está no streaming PUCPLAY
A ABVP era referência em vídeos populares alternativos e fomentava debates sociais sobre a história do Brasil
Este é apenas um dos artigos que remete à memória de Paulo Freire
A imensidão do acervo
O psicodrama é estudado por estudantes de direito e psicologia e tem gerado debates em sociedade, a videoteca tem parte dessa história

O VHS duplo de Titanic se tornou um item de colecionador

This article is from: