Vip Medicina & Saúde

Page 60

Check-up Feminino Os exames ginecológicos para cada fase da vida da mulher A medicina preventiva é, atualmente, a melhor forma para evitar doenças. Aquelas pessoas que ficam atentas aos exames e fazem consultas periodicamente com um médico têm mais chances de cura ao adoecer, pois a descoberta será precoce. Para a mulher existe uma série de exames que precisam ser realizados de tempos em tempos, que são fundamentais para uma vida saudável. A maioria delas lembra-se de procurar um especialista somente no momento em que quer iniciar a tomar anticoncepcional ou quando surge algum problema. A ginecologista e obstetra Liliane Sant’Anna explica quais são os cuidados e procedimentos necessários em cada fase da vida de uma mulher. Veja em qual você está e não deixe para depois.

Primeira menstruação É importante que todas as mulheres procurem um ginecologista assim que menstruarem pela primeira vez, para fazer uma avaliação, programar a periodicidade das consultas e quais os exames complementares podem ser necessários. É fundamental também que a adolescente seja instruída sobre a importância do autoexame da mama, e ainda faça a vacina contra o HPV, uma das principais causas do câncer de colo do útero, terceiro tipo mais frequente entre as mulheres.

Gravidez Antes de engravidar são necessários exames que avaliem de forma precisa o sistema reprodutivo. Já durante a gestação os cuidados pré-natais são de suma importância para diminuir os riscos de doenças, aborto e até o parto prematuro. Além do tradicional ultrassom, são necessários hemogramas para avaliar presença de anemia, tipagem sanguínea, glicemia de jejum, avaliação da função tireoidiana (TSH) e ultrassom transvaginal ou pélvico.

A partir dos 30 anos Além dos exames que já fazem parte da vida das mulheres, nesta fase iniciam os exames de sangue e ultrassom da tireoide, este deve ser realizado a cada dois anos a partir desta idade, porque esta glândula tem muita influência ginecológica e pode se alterar com o passar do tempo. Aos 35 anos é aconselhável fazer a primeira mamografia, principalmente quando existe um histórico familiar de primeiro grau, em avós, mães ou irmãs.

Ao iniciar a vida sexual Nesta fase começam as consultas anuais e os exames periódicos. É chegada a hora de fazer o primeiro exame de rotina, que é também o mais importante, o Papanicolau, ele deve ser feito anualmente, para prevenir o câncer de colo de útero. , O ultrassom pélvico transvaginal e das mamas podem ser indicados para evitar o aparecimento de doenças comuns, como, miomas, cisto no ovário, endometriose, entre outras. O autoexame das mamas deve ser feito mensalmente após o período menstrual.

A partir dos 40 anos A chegada à quarta década de vida é um marco, algumas coisas mudam e a atenção precisa ser redobrada. A mamografia passa a ser obrigatória e deve ser realizada anualmente junto ao Papanicolau. Os hormônios da tireoide também devem ser verificados com maior frequência. Avaliações cardiológicas, densitometria óssea, testes de perfil hormonal, exames proctológicos, ecografias pélvicas e transvaginais também devem ser feitas a partir dos 40 anos, com a regularidade que o especialista julgar necessária.

50 anos em diante Esta faixa etária é marcada pela chegada da menopausa e isso traz muitas alterações no corpo de uma mulher. Para amenizar as sensações obtidas por esta transição são necessários alguns cuidados e até medicamentos. Os riscos de osteoporose são maiores, e o exame de densitometria óssea passa a ter importância fundamental. Com o passar dos anos, todos os exames já realizados anteriormente precisam ser feitos com uma frequência ainda maior, já que o risco de desenvolver patologias aumenta.

60 | contatovip.com.br


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.