Contato Vip Julho 2011

Page 42

VIP | Corpo

Como está a sua coluna?

Saiba que ela é a principal sustentação do seu corpo. Imagine os edifícios de seu bairro. Existe algum que esteja torto ou pendente para um dos lados? Se houvesse um prédio assim, você acreditaria que ele seria estável?

C

laro que não, pois saindo do alinhamento normal, os efeitos da gravidade causam instabilidade, forçando o prédio a se apoiar mais em um lado e, possivelmente, algum dia forçando-o contra o chão. Agora, observe quantas pessoas possuem suas bases desequilibradas. Repare nas nádegas das pessoas quando elas estão em pé, verifique quantas possuem um dos lados das nádegas mais baixo que o outro. Quantas estão se apoiando mais em uma perna que na outra? Quantas tem um ombro mais caído ou até a cabeça torta com uma orelha mais baixa que a outra? Quantas realmente você consegue ver com coluna e corpo alinhados e simétricos? Como os prédios, temos estruturas eretas, no entanto, somos móveis. Nossa coluna é composta por 24 vértebras móveis. Nossas pernas, tornozelos, ossos do pé, joelhos e quadris devem dividir a carga entre os dois lados. Você pode imaginar que tipo de consequências as cargas desiguais causam sobre nossa coluna e articulações, já que a carga atua sobre uma estrutura móvel que deve ser alinhada perfeitamente para poder funcionar bem e resistir aos desgastes? Como um prédio alto e reto, se nossa coluna não estiver alinhada, não será estável e não exercerá sua função 100%, pois, devido a gravidade, a carga de um lado, não será equilibrada e, do outro, será sobrecarregada. Quando nossa coluna está reta, todas as articulações estão alinhadas perfeitamente, uma acima da outra. Somente com este alinhamento, há mobilidade normal. Os músculos e ligamentos, que são simétricos bilateralmente, precisam da coluna reta para manter este equilíbrio. Quando a coluna perde o alinhamento, os músculos e ligamentos perdem esse equilíbrio entre os dois lados e contribuem para um estado biomecânico alterado. Quando a coluna perde o alinhamento normal, surgem subluxações vertebrais (desalinhamentos que ocorrem entre os ossos da coluna) que levam a diminuição do forame intervertebral (de onde saem os nervos da medula para todo o corpo), podendo comprimir os nervos. Problemas estruturais também podem acontecer na infância, onde podem afetar o alinhamento de forma mais severa, pois os músculos do corpo jovem são mais moles e não protegem a coluna tão bem como os do adulto, que já são muito mais firmes. É por isso que subluxações causadas nessa fase da vida podem ter efeitos profundos na fase adulta e devem ser corrigidos o mais breve possível depois do incidente que os causou. Subluxações ocorridas quando a pessoa ainda é jovem também podem resultar em escoliose compensatória, pois o desvio no alinhamento resulta também em encurtamento de músculos, tendões e ligamentos no local da subluxação. Como esta em fase de crescimento, o encurtamento muscular combinado com o desvio causado pela subluxação pode tornar a coluna mais desviada. Situações simples, como carregar a mochila do mesmo lado ou dormir de bruços, devem ser observadas e evitadas.

42 | contatovip.com.br

Clenara Docena Quiropraxista - ABQ 0251 Graduada em Quiropraxia pelo Centro Universitário Feevale em convênio com a Palmer Colege of Chiropratic (EUA), mestre em Diagnóstico Genético e Molecular pela Universidade Luterana do Brasil, membro titular da Associação de Quiropraxia (ABQ) e a única representante da Quiripraxia no município de Carazinho.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.