Issuu on Google+

contatovip.com.br | 1


2 | contatovip.com.br


contatovip.com.br | 3


4 | contatovip.com.br


contatovip.com.br | 5


Editorial FOTO | CRISTIANI LAUXEN

D

Rosemara Toledo Jornalista DRT/RS 127763 Sócia-proprietária da editora Contato Comunicações Ltda.

epois da correria na redação para finalizar a última edição do ano, é hora de sentar, e como leitor, saborear cada página. E esta edição pode se resumir em um grande brinde. Um brinde a vida ! Um brinde as realizações ! Um brinde ao sucesso! Vibramos com cada conquista de nossos clientes e parceiros. E neste ano foram tantas. .. Brindamos com Dr. David que completou 50 anos de pediatria, brindamos com Fernando, o mais jovem empresário a assumir a presidência da ACIC, brindamos com a Liga Feminina de Combate ao Câncer pelos seus 30 anos de atividades, brindamos ao sucesso da nossa bela carazinhense em Nova Iorque, brindamos com empresas e profissionais que tiveram seus méritos reconhecidos. Brindamos a cultura, a moda, ao lado bom da vida, a união de Juliano e Gisele e de todos os casais que estiveram em nossas páginas no decorrer do ano. E... brindamos a nós. A nossa equipe. As pessoas que no dia-a-dia fazem da Contato Vip a revista ansiosamente aguardada pelos nossos leitores, pela diversidade de temas, pela cobertura ampla, pela qualidade editorial e gráfica. Então um brinde a nós, jornalistas, publicitários, designers, colunistas e colaboradores. Que em 2013 a gente esteja novamente juntos, e, com nossos leitores, parceiros e clientes vamos comemorar os 20 anos da Revista Contato Vip. Conto com você.

Feliz Natal e um 2013 de muito sucesso !

Ano XX | nº 218 | Dezembro | 2012

Expediente Direção: Rosemara Toledo Rg. DRT/RS 12763 Leonardo Docena Administrador CRA/RS 040082 Linara Docena Bel. Secretariado Executivo Reportagens: Aline Bassan Martins Rg. DRT/RS 15275 Jenifer Schmidt (Estagiária) Colunas: Camila Toledo Docena | Eloi de Souza Iolanda T. Banunas | Lourdes F. Weidlich Luciano Baumgardt | Terezinha Camargo

Departamento Comercial: Carla Oliveira Tatsch | Josefina Monteiro Luciano Baumgardt | Maura Pereira da Silva Terezinha Camargo Editoração gráfica: André Bolesina | Augusta Simonato Citron Redação e administração: R. Venâncio Aires, 490, Carazinho/RS Fone: 54 3331-3448 / 3330-1529 vip@contatovip.com.br www.contatovip.com.br

FOTO | TATSCH FOTOGRAFIAS

Contato Vip é uma publicação da Contato Comunicações Ltda. Fundada em 15 de julho de 1988 por Sideno João Docena (In Memoriam)

Equipe da Revista Vip recebeu novamente o troféu Podhium como a revista preferida dos carazinhenses

6 | contatovip.com.br

A revista não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidas em colunas assinadas e materiais divulgados em anúncios publicitários


contatovip.com.br | 7


Índice.DEZEMBRO

14 48

CAPA FOTO | DANIEL TATSCH

elegante cerimônia marca o enlace de Juliano Rosemberg e Gisele Andrade

TURISMO

Os encantos do Natal Luz de Gramado

44

MODA

Fim de ano pede produção especial. Confira as sugestões e brilhe dentro do seu estilo.

113

COMPORTAMENTO

118

AUTOMOTIVO

Depressão de fim de ano. Por que tanta gente sente tristeza na época das festas?

Uma completa revisão no carro é essencial para uma viagem tranquila. Veja os itens que não podem faltar.

8 | contatovip.com.br

SEMPRE NA VIP 10 - Coluna Luciano Baumgardt 26 - Coluna Terezinha Camargo 28 - Mundo Teen | Camila Docena 94- Gente e Negócios | Rose Toledo 99- Falando de Anjos | Eloi de Souza 124 - Tradicionalismo | Iolanda Banunas 126 - Melhor Idade | Lourdes Farina


49 Brindes

É hora de comemorar as vitórias do ano que passou. Profissionais brindam ao sucesso e falam de expectativas para 2013

40 PReViSÕES

Mãe Carmem revela os fatos que vão marcar o novo ano

fb.com/revistacontato vip twiter.com/contatovip contatovip.com.br

contatovip.com.br | 9


VIP | Sociedade

Luciano Baumgardt Vitória solidária Uma noite repleta de pompa e requinte para comemorar a vitória de Renato Süss e Dr. Élbio Esteve nas eleições para a prefeitura de Carazinho, foi realizada na noite de 13 de novembro, no Rancho Bier. Os mais importantes empresários da cidade fizeram-se presentes, assim como os políticos. Durante mais de quatro horas de festa, muita música de qualidade, espumantes para os brindes e show do Cesta Básica e de Beto Pires. Na ocasião também foi apresentado o time de secretários que estará ao lado dos novos governantes a partir de janeiro. O lucro da noite foi dividido igualmente entre Apae, Asilo São Vicente de Paulo e Patronato Santo Antônio.

Luciano Baumgardt Publicitário de formação, colunista social por excelência. Filiado à Federação Brasileira dos Colunistas Sociais.

O prefeito eleito Renato Süss acompanhado da sobrinha Monique Veit e da primeira-dama Marlene Süss

E-mail: lubaumgardt@ gmail.com Twitter:

FOTOS | ANDERSON ARTMANN

@lucolunista

Diego e Dr. Élbio Balcemão Esteve, Marluce De Gasperi, Jordana, Nelson, Claumer e Élbio Esteve com Zulema Josefina

Cláudia de Carli Albuquerque e o vereador eleito Orion Albuquerque

Homenagem

FOTO | TATSCH FOTOGRAFIAS

No dia 26 de novembro, na Câmara de Vereadores, aconteceu uma sessão solene para marcar os 30 anos da Liga Feminina de Combate ao Câncer. Para minha surpresa fui homenageado com um troféu pela parceria e apoio. Foi um momento de muita emoção, pois sempre me dediquei por amor e por acreditar que é possível fazer mais. Obrigado pelas lições de vida durante esses anos.

Luciano Baumgardt e a Glamour Girl 2012 Mohana Müller

10 | contatovip.com.br

Cecília Bertoldi, Marilei Previatti, Maria Gorete Weber, Beti Adam, Jussara Biazus, Cintia Lyrio e Thaise Albuquerque

Happy kids Na terça-feira, 13 de novembro, Rafaela Chaves (ao lado) recebeu seus clientes para um divertido happy hour, ocasião na qual apresentou a coleção verão do seu Atelier Meny Doggy. A loja, localizada em Passo Fundo, é uma fofura. Com uma proposta diferenciada veste os pequenos para ocasiões especiais, para o verão os vestidos de festas femininos e os trajes masculinos estão um primor. Estive lá para conferir a badalação e a nova coleção.


VIP | Sociedade

Com a bênção de Deus e dos pais Juarez Sanini e Mara Pedrotti e Adão e Elisabeth Almeida, Ivana Sanini e Márcio Almeida subiram ao altar da Igreja Nossa Senhora da Glória, no dia 24 de novembro, para selar o seu amor. Após, o casal recebeu no Grêmio Aquático de Carazinho para brindes e muita festa, que atravessou a madrugada. Muita gente bonita e elegante circulou pelo ambiente, que recebeu decoração em tons claros, pontuada com violeta, em uma mistura de extremo bom gosto.

Gisele e Juliano Rosemberg

Amabile e Fernando Vanin

Inaugurou em Carazinho a Bom Demais Sorveteria e Doceria, que traz a cidade com exclusividade o Frozen Yogurt, que é produzido a base de iogurte natural, com zero gorduras e baixas calorias. Ideal para o verão.

FOTO | TATSCH FOTOGRAFIAS

Chuva de arroz

Paola dos Santos e Natana Wolschick

Fernando e Laise Biazus

O ano 2013 será marcado por muitas empresas de casa nova. Já nos primeiros dias do ano a Helios inaugura sua nova sede, totalmente planejada dentro dos mais modernos quesitos sustentáveis. Já em meados de julho será a vez da BBS Metal, que já iniciou a obra da sua nova sede, próximo a Ulbra.

Alexandre e Gisela Walber

Leticia Bervian e Fernando Pinto Vargas

Marcelo Cruz e Tatiele Braga

Falando em novos empreendimentos, também está marcado para o início de 2013 o lançamento do grandioso condomínio que a Construtora Mânica JJR vai erguer na Rua Pedro Vargas. Sem dúvida uma obra que vai mudar o conceito de morar na cidade.

Deise Brentano e Gilnei Fener

Em 2013 a saúde traz novidades. Entra em funcionamento a Ressonância Magnética da Unimed, junto ao HCC. Já a grande obra do Novo Centro de Diagnóstico da Unimed passa para fase de finalização.

contatovip.com.br | 11


VIP |Mundo

Viajantes A maior aventura de um ser humano é viajar, então viaje e descubra o mundo...

Luciano Baumgardt Publicitário, viajante e defensor do turismo como mola propulsora da economia

Com o Morro do Careca ao fundo o casal Juliano Pereira e Sabrina Teixeira, eternizou sua incrível viagem para Natal, no Rio Grande do Norte, com a LN Viagens.

A LN Viagens levou os recém casados Juliano e Gisele Rosemberg para alguns dias de descanso e muito sol nas encantadoras e belas praias do litoral potiguar.

O casal Vital e Juraci Guareschi embarcou com a LN Viagens para um tour pela Europa, na foto eles estão no Lago Lucerna, localizado na Suíça.

Passeando pela Europa com a LN Viagens, Zelia Becker não deixou de ir a Veneza e, é claro, passear de gôndolas pelos canais da cidade que é puro romantismo.

A Europa é repleta de locais mágicos e encantadores. Um deles é o Parque do Castelo Neuschwanstein, onde Maria Lúcia Caramalak, viajando com a LN Viagens, fez esta bela foto.

Na Europa com a LN Viagens, o casal Luiz Carlos e Dorildes Reisdorfer não deixou de visitar a Suíça, a Itália, a Alemanha e Portugal entre outros países.

E-mail: lubaumgardt@ gmail.com

12 | contatovip.com.br


contatovip.com.br | 13


VIP | Capa

Gisele & Juliano Os noivos Gisele Andrade e Juliano Senger Rosemberg uniram seus destinos no dia 22 de setembro, na Igreja Matriz Bom Jesus, acompanhados pelos pais Marinalva Cervo e Jairo Andrade e Eliane Senger e Moises Rosemberg. A noiva entrou exuberante na igreja ao lado do pai, usando um vestido todo em renda, criado por Mara Costa. Após a cerimônia religiosa, eles comemoraram os votos de recém-casados no Grêmio Aquático, que ganhou um charme para o dia especial. Um pergolado de madeira com lustre de cristal ganhou destaque em meio à decoração ambientada em tons de dourado e branco, primando pela elegância e bom gosto em um cenário repleto de rosas, cristais e muitas velas. No meio da noite o casal dançou um tango e arrancou aplausos dos convidados, que após, foram surpreendidos com a apresentação de uma escola de samba.

Os noivos substituíram a tradicional valsa por um lindo e apaixonado tango

14 | contatovip.com.br

O casal foi conduzido até o local da festa em um Ford 29


Decoração Stúdio Festas Fotos Tatsch Fotografias Marcos e Daniel Juliano com o irmão Márcio Rosemberg e a mãe Eliane Senger

Filmagem Foto Choks Gastronomia Chef Gabriela Tatim Cerimonial Lyon Eventos Lua de Mel Miami, Los Angeles e Las Vegas - EUA

No altar da Igreja Matriz Bom Jesus, junto dos pais e das damas de honra

Moises Rosemberg, Marici Pithan, Manoela, os noivos Gisele e Juliano, Bruna Schneider dos Santos e Márcio Rosemberg

Gisele e o pai Jairo Andrade

Com a mãe da noiva Marinalva Cervo

Noivos com Bruna Schneider dos Santos e Márcio Rosemberg

contatovip.com.br | 15


VIP | Sociedade

FOTOS | BIANCA MOREIRA

Pais e Irmão

“Você, Paloma, é uma obra preciosa de Deus revestida com tantas qualidades que causam nossa ternura, admiração e gratidão ao Criador por têla fazendo parte de nossas vidas. Parabéns!”

15 Anos de Paloma D

ia 23 de novembro o casal Sônia e Ivo Schacht, reuniu familiares e amigos em uma bela recepção no Clube Comercial para festejar os 15 anos de sua filha Paloma Drum Schacht. Foi uma noite mágica e inesquecível em que, ao som de Danúbio Azul, a aniversariante dançou com seu pai rodeada de amigos, formando o Bolo Vivo e soprou as 15 velas que o mesmo portava, representando seus 15 anos já vividos. Paloma presenteou os convidados, dançando com o irmão Diógenes e acompanhada por seus amigos a música The Time Of My Life. Na sequência, a festa continuou com muito som, drinks, máscaras e fantasias. Com homenagem dos avós, tios, primos e amigos a noite foi só alegria e emoção. Paloma estuda no 1º ano do Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Médio Paulo Frontin, além de estudar, também frequenta o CTG Unidos Pela Tradição Rio-Grandense desde sua fundação em 2001. Atualmente é 1ª Prenda Juvenil da 7ª Região Tradicionalista 2012/2013.

16 | contatovip.com.br

Avós maternos: Edegar e Salete Drum

Avós paternos: Ivo e Ivanilde Schacht

Amigos do CTG

Amigos do colégio


contatovip.com.br | 17


VIP | Sociedade

Ivana & Márcio

O

enlace de Ivana Sanini e Márcio Almeida aconteceu dia 24 de novembro, na Igreja Nossa Senhora da Glória, após quatro anos de namoro. A noiva vestiu um elegante tomara que caia rico em detalhes de renda e bordados em cristal, idealizado por ela. Mais de duzentas pessoas foram recepcionadas no salão de festas do Grêmio Aquático, que teve decoração em tons de azul e lavanda, além de fotos do casal. A noite foi embalada por César e Zéu e Dilamar Alves, além do noivo, que subiu ao palco e cantou TNT para os convidados. O casal animou a festa dançando rock ao som da banda Queen.

A decoração foi por conta da Gota D’Orvalho, o cerimonial, preparado por Marlove Metzdorf, noivos e convidados foram clicados pela Tatsch Fotografias Marcos e Daniel, Emerson Melchior filmou o enlace, Chef Gabriela Tatim foi responsável pela gastronomia, sobremesa Camila Bortolotti, além dos doces de Vanessa Tatsch. A produção da noiva, que usou um vestido da Atelier Elaine - Passo Fundo foi feita por Ione Brum e o traje do noivo da Loja Moda Homem.

Pais do noivo Adão e Elisabeth Almeida

Na igreja com os padrinhos

18 | contatovip.com.br

Noiva com seus pais, Juarez Sanini e Mara Pedroti e irmã Inara


Mesa Bar

Refrigerador para Bebidas Cervejeira GRBA-230B

Projetos Baasefria

baasefria@baasefria.com.brAv. Flores da Cunha, 1779 | Fone: (54) 3330.1300

Mesa Multifuncional Pizzaiola

O nosso caminho é feito pelos nossos próprios passos, mas a beleza da caminhada depende dos que vão conosco! Que neste novo ano que se inicia, possamos caminhar mais e mais juntos, em busca de um mundo melhor, cheio de paz, saúde, compreensão e muito amor. Feliz Natal e Próspero Ano Novo!

contatovip.com.br | 19


VIP |Sociedade

15 anos de Andressa

FOTOS | MARCOS TATSCH

Andressa Sandri Schawinski comemorou seus 15 anos no dia 29 de outubro. Andressa é filha de Leandro Schawinski e Sílvia Sandri. A data foi comemorada em grande estilo, com uma festa super-animada no dia 3 de novembro no Salão Social do Grêmio Aquático. A festa foi regada de muita alegria da aniversariante, familiares e convidados.

Andressa com o pai Leandro

Hora do brinde com a mãe Silvia, o pai Leandro e seus segundos pais Sirlane e Hálio

Sua segunda mãe Sirlane, seu segundo pai Hélio, com Roberta, Rafaela e Antônio

Tios paternos, avó Carmem e bisa Diva

Com a madrinha Sueli, padrinho Paulo e primas Mariana e Luana

Madrinha Celita, padrinho Nelson e primas Franciele, Graciele e Ellen

Andressa com o namorado Chaimam

Madrinha de crisma Carine, afilhada Laura Sofia e Emersom

Tios e tias maternos e a avó Frida

20 | contatovip.com.br


contatovip.com.br | 21


VIP | Sociedade

30 anos da LFCC

O

FOTOS | TATSCH FOTOGRAFIAS

encerramento das comemorações alusivas aos 30 anos da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Carazinho foi realizado durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores, quando foram homenageados ex-presidentes, parceiros e colaboradores da entidade. O evento contou com a presença da diretoria, pacientes, familiares e voluntários da LFCC.

Presidente Bety Adam e Jussara Biazus, ex-presidente da LFCC

22 | contatovip.com.br

Empossada nova diretoria da JCI

C

om jantar festivo, realizado no dia 29 de novembro, no Restaurante Macalé, a JCI de Carazinho deu posse a nova diretoria, que tem à frente Angela de Quadros Sturmer. A noite teve ainda a entrega de prêmios aos destaques de 2012 e a distintivação dos novos membros.

Presidente Angela, que recebeu o cargo do antecessor, Viverson Alex Veríssimo de Amorim.


VIP | Sociedade

Troca de alianças

M

ariana Zimer Pereira e Rafael Hackenhaar trocaram alianças no dia 10 de novembro, após seis anos de namoro. A cerimônia religiosa foi celebrada pelo padre Ivo Barth, na Igreja Nossa Senhora da Glória, enriquecida por hortênsias e agapantos em tons de azul e branco. Durante a recepção na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) foram distribuídos bem-casados com fotos dos noivos aos convidados. Além da tradicional valsa, no decorrer da festa, o casal surpreendeu com uma empolgante coreografia do hit Gangnan Style. Os pais da noiva, Regina de Oliveira Zimer e Milton Souza Pereira, e do noivo, Neusa e Nicolau Hackenhaar prestigiaram a união dos filhos, nesse dia tão especial.

PRODUÇÃO DA NOIVA Fel’equip CERIMONIAL Marciane Alves FOTOS Tatsch Fotografias Marcos Tatsch MÚSICA Dilamar Alves BUFFET Carla e Cia DECORAÇÃO Natur Shop LUA DE MEL Buenos Aires

Noivos com os pais e padrinhos de casamento

contatovip.com.br | 23


Caroline & Diego

C

aroline Leocadio e Diego Süss Endler uniram-se em matrimônio no dia 10 de novembro. Caroline é filha de Adriano Ribeiro Leocadio e Jaine Aparecida Leocadio. Darcisio Endler (in memorian) e Anete Süss Endler são os pais de Diego. A cerimônia religiosa aconteceu na Paróquia Nosso Senhor Bom Jesus e após, os convidados foram recepcionados em uma bela festa no Grêmio Aquático de Carazinho. A requintada produção da noiva foi de Manno Escobar, a decoração ficou por conta de Fabiano Marcondes, Cris Retratos fotografou o casamento e o buffet foi preparado pela eficiente equipe do Macalé Eventos. Parabéns ao novo casal!

Gustavo Leocadio, noiva Carolina com os pais

FOTOS | CRISTIANI LAUXEN

Cristiane Lenz, pais do noivo, Sheila Berres e o irmão Stefano Endler

24 | contatovip.com.br


contatovip.com.br | 25


VIP | Sociedade

Terezinha Camargo Aniversários Larissa Veiga completou 15 anos no dia 18 de julho e o mano Matheus completará 10 anos no dia 16 de dezembro de 2012. Duas datas de enorme significado para os pais Loide e Marizete Veiga, tios, avós, demais familiares e amigos, que lhes homenageiam com muito carinho. Lala...Parabéns, 15 anos, a mais bela das idades. Matheus...10 anos, felicidades, os desafios estão chegando. Saúde, paz, amor e muito sucesso para os manos Larissa e Matheus.

Terezinha Camargo Colunista social,

FOTOS | DANIEL TATSCH

FOTO | DANIEL TATSCH

E-mail: tere@contatovip.com.br

FOTOS | CHOKS

publicitária e radialista

Eduardo, Andréia, Maria Fernanda e Vitor O Colégio Estadual de Ensino Médio Cônego João Batista Sorg completou 50 anos de atividades neste ano de 2012. No dia 10 de novembro aconteceu a festa comemorativa na Bier Site Eventos com a presença de mais de 500 pessoas. Foram realizadas homenagens a ex-diretores, professores, alunos e colaboradores.

26 | contatovip.com.br

A Efe Óptica inaugurou nova loja. Ampla, moderna e com uma variedade em óculos, joias e diversos itens para bons presentes. Os proprietários, Eduardo e Andréia Feldmann, estão convidando a todos para uma visita a Efe Óptica, na Avenida Flores da Cunha, ao lado na Ilha do Mel.


VIP | Sociedade

Clube Comercial O Clube Comercial de Carazinho recebeu associados e convidados na noite de 10 de novembro no Baile de Abertura da Temporada de Verão. A Banda Hawaí manteve a pista de danças lotada. Destaque para a presença da Rainha do Clube Comercial, a jovem Amanda Matiotti Nocchi, que mais uma vez encantou a todos com sua beleza e simpatia. Esta colunista esteve clicando os presentes.

Vinicius Silva, Valéska e Éverton Walber

Cleusa e João Hortêncio

Antonio, Amanda e Adriana Nocchi

Ricardo X.da Cruz e Raquel Shwertner

Luciano e Adriana Rohden

Sonali Hermes e Nelson Patines Alves

Luiz Célio e Márcia Fonseca

Renato e Carine Miguel

Rejane e Vitor dos Santos

César e Daisy Subtil

Airton Sosmeier e Micheli Santos

Ione Brum, Regina e Newton Carneiro

contatovip.com.br | 27


VIP | Sociedade

MundoTEEN No palco com Lady Gaga Camila Docena E-mail: mundoteen@ contatovip.com.br Blog: mundoteenvip. blogspot.com.br Twitter:

Na contagem regressiva para 2013, perguntei ao pessoal do twitter o que eles esperam para o novo ano...

@CamilaDocena

Excêntrica e bizarra, a cantora pop internacional é um exemplo de mulher pós-moderna que se tornou um ícone na luta contra homofobia e bullying

O

não-me-toquense Marcelo Hahn teve uma experiência única na vida: foi ao show da diva Lady Gaga e ainda de lambuja, subiu ao palco e entregou à cantora um quadro pintado por ele! O fã topou compartilhar aqui, com os leitores da VIP, a emoção de realizar esse sonho. “Sou fã da Lady Gaga há 4 anos. Quando ela anunciou que viria ao Brasil, especificamente Porto Alegre, os fãs enlouqueceram. Havia feito aulas de desenho e vi nisso um ponto positivo. A ideia do quadro surgiu com o intuito de chamar a atenção dela, o que futuramente, veio a calhar. Trabalhei incansavelmente na tela, em torno de 3 dias. Se não gostava de algum detalhe, refazia quantas vezes necessárias. O show aconteceria no dia 13 de novembro, à noite. Porém, antes das 21 horas do dia 12, já estávamos esperando na fila. Pela parte da noite choveu muito e havia mosquitos, dificultando nossa estadia. Às 8 horas do dia 13, liberaram o portão para os 500 primeiros. O tempo continuava instável, chovia, ventava, nublava e o sol também não perdoou. Às 17 horas liberaram a entrada para a Monster Pit, local destinado aos fãs que chegam mais cedo, onde aguardamos mais 4 horas e meia para o início

28 | contatovip.com.br

do show. Foi uma super produção com a maior estrutura cênica já feita até então para uma turnê musical, a “Born This Way Ball Tour”, simula a estrutura de um castelo gótico com três andares, torres, esculturas, escadarias e diversas partes que se movem. Na última música do show, “Marry The Night”, Gaga seleciona os fãs mais apaixonados, os Little Monsters, para subirem ao palco. Por um instante acreditei que tudo havia sido em vão. Ela chamou pessoas que estavam perto de mim, e se afastou. Um amigo que estava comigo na fila, havia subido no palco, me viu e falou para ela “Aquele menino, com o quadro!” Então ela me chamou. Os seguranças pegaram meu quadro, me puxaram pela grade e me colocaram sobre as caixas de som. Então, quando ergui a cabeça, ela estava com os braços abertos na minha frente. Sensação surreal, inexplicável e maravilhosa. Cantamos, dançamos e deixamos a emoção tomar conta. Hoje, ao olhar as fotos, imagino a quantidade de pessoas que daria tudo para estar no meu lugar. Muitos não entendem esse amor entre ídolo e fã. É apenas algo que sentimos e oferecemos sem esperar receber algo em troca. 25 horas de espera que valeram muito à pena. Se me perguntassem se faria tudo de novo, a resposta seria: Sim!”

“Todos esperam que eu diga “paz”, mas quer saber? Quero deixar de esperar e deixar as coisas acontecerem! Mistério de ano novo é bem melhor.” @thwashere “Espero que 2013 seja um ano de muitas realizações. Espero passar no vestibular, e que todas as amizades que tenho permaneçam e apenas se multipliquem! @AndressaVanRiel “Eu espero mais paz! Que as pessoas parem de odiar outras sem motivos! Que cada um cuide mais da sua vida pra vivermos melhor!” @VanessaWgn “Simples momentos. Mais família, mais amigos, mais momentos que eu possa sorrir e aproveitar.” @bruudovale “Pra falar a verdade, espero que as coisas aconteçam de verdade, ao invés de só esperar elas acontecerem. Hahahah anyway.” @MariBianchini “Espero que meu 2013 venha com muita alegria e saúde.. O resto vou conquistado no dia a dia :)” @ falaai_nath


contatovip.com.br | 29


VIP | Sociedade

Encontro da família Vieira e seus descendentes No dia 2 de dezembro, estiveram reunidos no CTG Vento Minuano, os descendentes dos irmãos José Antônio e Pedro Vieira, no II Encontro da Família Vieira, em Carazinho.

T

emos orgulho de saber de onde viemos, pois os Vieira povoaram o Brasil. Nos tornamos cidadãos do mundo e formamos pessoas para as mais diferentes áreas profissionais. Na nossa família existe GENTE QUE FAZ A DIFERENÇA. Somos muitos e estamos em todos os lugares, nas universidades, atendendo em hospitais, supervisionando restaurantes, vendendo em lojas, no trabalho comunitário, nas Igrejas, nos tribunais defendendo causas e pessoas, nas salas de aula ensinando pessoas a ser cidadãs, na música, nas artes e nos esportes. Estamos inseridos na agricultura e na pecuária, em consultórios ou em aviões. Nos disseminamos em muitos e nos tornamos mais FORTES. Somos guiados por uma força que nos faz vencer em meio às adversidades. Somos uma fortaleza, somos os VIEIRA e não esquecemos de onde viemos!

Por: Janaina de Freitas (Neta de Zenir Vieira e Bisneta de José Antônio Vieira)

Em 1932, Antônio e Joana Vieira com seus 13 filhos

Filhos de Antônio e Joana Vieira, 75 anos depois.

85 anos após, os tataranetos de José e Joana Vieira: Kauâ, Bernardo, Bento e Ícaro

30 | contatovip.com.br

Netos e bisnetos de José e Joana Vieira: Creoza e Dorvalino de Freitas com os filhos Janaína, Indiaiara e Sepé Tiaraju


contatovip.com.br | 31


VIP | Sociedade

Carazinhense recebe troféu do Governador do Distrito LD-7

Em outubro de 2012, esteve em Carazinho, o governador CL Rudimar Valente, do Distrito LD-7 – Lions Internacional que veio especialmente trazer o troféu “Companheiros de Melvin Jones” para Josino Assis Xavier da Cruz, fundador do Lions Clube Carazinho Glória. “Eu realmente não esperava receber esse troféu, foi uma grata surpresa, fiquei muito feliz por ser agraciado, ainda bem que foi em vida”, destaca Josino. Nos 46 anos de existência do Lions Glória, Josino é o segundo a receber o troféu, antes entregue para Enio Bervian (in memorian). Houve uma assembleia festiva especial para a entrega do prêmio que veio de Ohio – EUA, onde está localizada a sede internacional do Lions.

32 | contatovip.com.br

Anelise Cardinal

A Dra. Anelise Cardinal esteve, no mês de outubro, atualizando seus conhecimentos sobre Laser e Tratamentos Estéticos na Harvard Medical School, em Boston, EUA. Na bela cidade americana, pôde reunir-se a renomados pesquisadores da área em discussões científicas sobre os melhores tratamentos vigentes para as diversas manifestações cutâneas. Em destaque, o privilégio de aprender junto ao Dr. Rox Anderson, professor de dermatologia da Harvard Medical School, diretor do Wellmann Center for Photomedicine e professor adjunto de Ciências da Saúde e Tecnologia no MIT (Massachusetts Instituto of Technology). Dr. Anderson concebeu e desenvolveu muitos tratamentos a laser, como a depilação definitiva, remoção de tatuagens, tratamentos de manchas congênitas, lesões pigmentadas e lesões microvasculares e terapia fotodinâmica para o câncer.


contatovip.com.br | 33


VIP | Sociedade

Nhoque da Fortuna ACAPA O objetivo do Nhoque da Fortuna do mês de novembro foi contribuir com os mais de 350 animais abrigados pela ACAPA (Associação Carazinhense de Proteção aos Animais), existente há mais de 10 anos e que, de larga data, enfrenta super lotação. Segundo voluntários, a grande dificuldade da instituição é a falta de verba para contratação de mais funcionários, que por sua vez, depende do repasse de verbas públicas e doações da comunidade, o que lhes garante a compra parcial de medicamentos necessários para atender a todos os animais enfermos.

Eles admitem que, para um melhor atendimento, seria necessário no mínimo três colaboradores trabalhando todos os dias, além de investimentos simples como a construção de mais canis. A verba arrecadada no evento será utilizada para cercar os arredores do terreno onde o abrigo é instalado, para evitar a fuga de alguns animais e também para a compra de rações. Aqueles que têm interesse em contribuir, seja com trabalhos voluntários ou com doações, a ACAPA tem sede na Rua Leoveral Subtil, 1100, Bairro Dona Júlia.

Emelda Haubert, Ines Beneman, Carla Both, Maria Sueli, Marcia Andréia Mafalda, Terezinha Mafalda, Neli e Mara Meira Rodrigues

Lígia Zanferrari, Ieda Xavier, Acácia Fraga, Carla Rosa, Bety Adam e Sandra Rogoni

Marlene Süss, Déa Finger, Maria Helena Teixeira, Nuki Lubke, Jussara Biazus, Ibraína da Cruz

Fernando Dappee, Marina de Souza, Ana Paula Motta, Andre Fillipio, Felipe e André Zanella

Leda Xavier Barbosa, Marisa Pinzon, Braz Roberto, Valdiane Andrade, Rafael e Renata Tibola, Paulo R. Siqueira e Lucia Maria Endler

Cristina Masiero, Renata Siqueira Penz, Fernanda Weidlich, Carolina e Berenice Arnold e Tania Tombini

Gilberto Meira Filho, Bibiana Vargas, Luisa Coradin, Ana Paula Dihl, Rafaela Rieck, Paola Barizon, Ana Elisa Vargas e Ana Cristina Rieck

Claudio e Marilei Previatti, Leidi Bueno, Rafael Haushild, Anderson Pereira

Juliano e Jéssica Mandeli, Elisabete Pereira, Jaqueline Zolin, Adriana Muller, Priscila Pereira

Simone Barbosa e Bernardo Tagliani, Nilse e Luisa Doering, Marluce Barboza, Camila Kuhn, Angela e Sandra Loss Carneiro

FOTOS | FOTO REALCE

Luciane, Evandro, Laura, Lucia e Lisiane de Medeiros

34 | contatovip.com.br


Bruna Xavier e Andrea Gottlieb

Rosane Weber e Carlos Zart

Simone Ramos e Dayber Macedo

Vera e Carlos Alberto Vilarino

Nani Macedo, Vera Lucia Audino, Lisangela e Noeli Werner, Vera Susana Manfron, Osvaldo Falco

Giordano e Anita Setti, Cristina Muhl, Ivani Munaretto, Cristiano Ledur, Clarissa Machado e Tiago

Rodrigo Mertins e Marina Rodrigues, Gabriela T. Barrios, Carlos Azevedo, Gisele Muller, Neusa S. Ecker, Noêmia e Nara Hunrei

Cesinha Souza e Eliane Ninow, Patricia Bellenzier, Glaucia Weissheimer, Sandra Tombini e Caroline Paese

Jovânea Girardi, Janete e Adriano Dallagnol, Silvano Silva e Lia Silva

Hallan Pereira, Jessica Groders, Charles Senger e Anelise Cardinal

Jossana Ferrari, Diva Sudati, Claudia Cavalett, Simone Girardi, Vera e Silnei Grehs

Clarissa e Andréa Gobbi, Eliane Padilha e Jaqueline Hartman

Vanderleia Meira Arend, Cibila Batalha Oliveira, Flavio Oliveira, Marcelo e Patricia Gonçalves

Waleska Szadkoski, Anderson Souza, Mariane e Ricardo Ciota

Anderson Hartmann, Rose Toledo, Marlete Ecker, Luciano Baumgardt e Maura Pereira

Maiquel Becker, Micheli Fantinel, Camile e Ricardo Anoni, Leila Goelner e Thiago Sacchetti

Aline Ferron, Charlise Souza, Sirlei Lopes e Carolina Arnold

Ana Carolina Anziani, Jozi Mariano e Tielo Araldi, Rosano, Simone Kamphorst e Anelise Mariano

contatovip.com.br | 35


VIP | Sociedade

Natália Zambiasi

Glamour e muito trabalho em Nova Iorque

O

FOTOS | DESFILE AGUA DE COCO SPFW S/S 2013

lhos azuis, boca carnuda, maxilar marcante e medidas perfeitas seriam o suficiente para colocar Natália Zambiasi no topo do grupo das modelos mais cobiçadas do mundo. Mas ela foi além. Com seu 1,78m de altura, aos 21 anos de idade, é dona de uma personalidade forte, o que somado ao seu carisma e beleza aristocrática e maleável, conquistou de marcas de cosméticos populares a grifes de luxo. Ter a família e amigos por perto, uma casa na praia, e um cachorro. Esses são três dos desejos desta carazinhense, que antes de alcançar o sucesso das passarelas, restringia a rotina aos estudos e aos treinos de vôlei. “Meu sonho sempre foi ser jogadora de vôlei, porém não tenho biotipo para ser uma atleta profissional. Não fosse isso, jamais teria ingressado na carreira de modelo e estaria concluindo a faculdade”, conta. Há três anos, carrega no currículo centenas de desfiles e trabalhos para grifes consagradas nacional e internacionalmente como Dolce e Gabbana, Animale e Ralph Lauren. Natália confessa que faz parte de um mundo no qual fica difícil traçar uma rotina. “Atualmente divido meu tempo entre São Paulo e Nova York. São desfiles em Milão, castings em São Paulo, sessão de fotos em Amburgo... Já tive que viajar para lugares que nunca imaginei passar um dia, como Tulum ou Acapulco”, confessa. Em bate papo exclusivo com a Revista Contato Vip, Natália fala de carreira, família e dos bastidores do glamouroso mundo da moda. Confira:

36 | contatovip.com.br

VIP - O que é preciso para se dar bem como modelo? N.Z- Foco, como em qualquer outra coisa na vida. VIP - Como é a sua rotina? N.Z- Não tenho rotina, pois cada dia estou trabalhando em algum lugar diferente. Nos dias que não tenho foto nem desfiles acabo dependendo da agenda que a minha agência passa (IMG World e Joy em SP). VIP - Qual seu trabalho mais memorável? N.Z- Desfile da Dolce e Gabbana onde conheci a Naomi Campbell, ela estava linda como sempre e também um desfile da Blumarine, foi uns dos primeiros desfiles que fiz em Milão, fiquei nervosa até na prova de roupa! VIP - Prefere desfilar ou fotografar? N.Z- Desfilar, a adrenalina do momento e a energia me fazem perceber o quanto eu sou realizada VIP - Quais lugares ou países que você conheceu a trabalho? N.Z- Londres, Paris, Roma, Milão, Veneza, Nova Iorque, Amburgo, Sylt, Berlin, Barcelona, Madri, Acapulco, Tulun, Bélgica, Los Angeles, entre outros. VIP - Qual destes lugares você acha que se não fosse desta maneira (a trabalho) talvez jamais conhecesse? N.Z- Sylt por ser uma cidade pequena na Alemanha, uma ilha maravilhosa!!!!


VIP | Sociedade

VIP - Quais foram seus últimos trabalhos? N.Z- Catálogo Ralph Lauren, desfile da Band of Outsiders, Catálogo Animale. VIP - Como lida com a ditadura da magreza? N.Z- Meu biotipo ajuda, além disso mantenho uma alimentação saudável, gosto muito de esportes. Atualmente corro, participei de duas meia maratona aqui em NYC e outra em SP e quando tenho tempo pratico muay thai. VIP - Onde costuma passar as férias? N.Z- Férias é na casa dos pais Fábio e Mara Regina Simon Zambiasi, em Carazinho. Como passo o ano todo viajando férias é o tempo para renovar as energias. Matar a saudade da família e dos amigos. VIP - Onde e com quem mora atualmente? N.Z- Moro em Nova Iorque sozinha, mas a casa nunca está vazia!

VIP - O que a família significa para você? N.Z- Minha família é tudo. Minha segurança, minha inspiração, minha força, meu bem maior. É quem me dá todo o suporte, mesmo de longe! VIP - Qual seu lugar favorito no mundo? N.Z- Nova Iorque, aqui onde construo minha vida, onde meus sonhos estão se tornando realidade. VIP - Qual sua última aquisição fashion? N.Z- Uma maxi bolsa Chanel, vermelha e linda! VIP - Qual item de maquiagem é indispensável para você? N.Z- Lápis de sobrancelha da Chanel! Loiro, claro! VIP -O que as pessoas não sabem sobre a Natália Zambiasi? Que também choro e tenho momentos difíceis longe das pessoas que amo. Nem tudo é fácil e glamuroso como parece!

contatovip.com.br | 37


Kayrê

Maria Luísa

Sofia

Caio

Maria Eduarda

Isadora

Giulia 38 | contatovip.com.br


Vitor

Maria Fernanda

Breno

Isadora

Gisele

Alana

Maria Eduarda

João Gabriel

Neste Natal quem ganha o presente é você cliente! Meninas e meninos 0 a 16 anos

Av. Pátria, 329 sala 104 | 54 3331.3530 Gentileza:

Todas as compras realizadas em dezembro ganharão um cheque presente de 10% do valor das compras para gastar em janeiro! *valor cumulativo por cliente

contatovip.com.br | 39


VIP | Sociedade

2013? Como será

Prever o futuro pode ser muito difícil para quem tem pouca experiência. Porém, a Mãe Carmen ou Yalorixá Carmem Holanda, tira isso de letra com o auxílio dos búzios que trazem possíveis acontecimentos através dos números, da lua e do dia da semana, ligados a uma força da natureza. Em entrevista, ela adianta aos leitores de VIP algumas mudanças para 2013

VIP – O mundo acaba mesmo em dezembro de 2012? Mãe Carmem - Não existe final de mundo. Fim do mundo é para a pessoa que morre. Ninguém pode adivinhar quando vai acabar o mundo, que atualmente está sendo assolado por guerras, destruições ambientais, calamidades públicas, e isso acaba gerando um conflito muito grande porque o homem destrói e a natureza cobra. Então, muitas pessoas morrem através da vingança da natureza, mas o mundo em si não vai acabar, acredito sim em uma mudança geral, pois estamos saindo de um ciclo e entrando em outro e todo ciclo, na mudança, traz grandes destruições, mortes, mas o mundo não irá acabar, de jeito nenhum. Só Deus sabe quando será o dia, o homem não tem esse poder. VIP – 2013 inicia em uma terça-feira. O que isso representa? M.C - Quando o ano inicia na lua minguante, temos um futuro muito difícil. Na lua nova, muita mudança, na crescente, um ano de crescimento, na cheia, tudo de bom; muita prosperidade e também de muitas cheias, muita chuva. 2013 inicia em uma terça-feira, que é o dia da guerra, mas também é o dia da água. Teremos a lua cheia que ao mesmo tempo traz enchentes, mas também, muita bonança.

40 | contatovip.com.br

VIP – Qual será a principal característica de 2013? M.C - 2013 será um ano muito complicado e difícil, regido pelo Senhor e Senhora da Terra que são os primeiros orixás ligados à terra. Eles trazem a doença e a morte, porque o número 13 está ligado a Obaluaiê que está ligado ao orixá Nanã Buluku, Omolu, Sapatá, Xapanã, todos estão ligados à doenças, morte, a puxar para a terra aquilo que não pertence mais à vida. Portanto, o ano será de muitas mortes, conflitos entre os homens, desentendimento, mas vai prevalecer a sabedoria, pois Nanã é a senhora mais sábia, que trará a sabedoria para os políticos. A medicina vai descobrir algumas coisas para combater doenças. Se somarmos 2013, veremos que ele está ligado à Omolu e Obaluaiê, mas está ligado também a Ogum que é o senhor da guerra, o senhor que abre as portas, abre os caminhos, então o homem terá oportunidade de vencer guerras como dificuldades financeiras, na família, e terá caminhos abertos; da vitória, do amor, dos bons sentimentos, então, não será de todo ruim. Um ano de luta, de guerra, quando muitas coisas vão ser destruídas, mas esse mesmo tempo de guerra servirá para que o homem vença e conquiste grandes vitórias. VIP – Como será a política de Carazinho em 2013? M.C - Os búzios não veem com bons

olhos o primeiro ano da nova administração de Carazinho. Teremos muita mudança também. Mudanças radicais, pois passamos de um governo que foi de certa forma bom para a população, onde a ligação com o povo era muito boa e entraremos o ano com um governo mais radical, onde as propostas do novo prefeito serão executadas à risca, primeiro por ele ser muito pé no chão, terá a proteção de Xangô que é o senhor da justiça, absolve e condena com verdade. Mas vejo que o novo prefeito é um homem que sabe o que quer e vai dirigir nossa cidade com pulso firme, mas sujeito a muita interferência também. Entre o legislativo haverá muita briga, muitas guerras. Vai ter um momento deste governo de perdas e sem caminhos, pelas dificuldades e brigas internas. O lado financeiro vai ficar muito ruim ainda e entre o legislativo e o executivo. Será um embate difícil. O povo terá algumas decepções, principalmente no primeiro ano e as guerras entre os partidos serão ferrenhas. VIP – Como estará a economia do Brasil? M.C - A economia do Brasil estará em uma situação muito difícil, especialmente para o povo brasileiro, quem paga pelas crises econômicas. A crise vai embolar tudo. Será um salve-se quem puder! A Assembleia, o Senado e os empresários terão que dar uma boa trabalhada para tentar ajustar um pouco a economia do Brasil em 2013. VIP – Como o clima vai se comportar no Rio Grande do Sul e no mundo? M.C - Como iniciaremos na lua cheia, que representa abundância de águas e isso favorece a agricultura de certa forma, devemos pedir chuvas férteis, mas o tempo ficará sempre oscilando. Um misto de chuva em excesso, frio, calor, vai


VIP | Sociedade

VIP – O que as pessoas podem fazer para começar o ano bem? M.C - A primeira coisa: O homem precisa aprender a agradecer a Deus pela vida e nada melhor que no dia primeiro, fazer uma reflexão na virada do ano. Agradeça a Deus pela vida, as oportunidades que teve, pela família, trabalho, por tudo. A partir daí vista uma roupa branca que representa paz e saúde. Além disso, uma mesa onde se contemple o arroz branco, cozido somente na água, representando a união, a saúde e paz, não pode faltar. 1º de janeiro, terça-feira e lua cheia, teremos Ogum. Antes da ceia, é bom cozinhar um milho com bastante água, colocar 21 gotas de alfazema na água que será coada, e tomar um banho para trazer prosperidade e

alimento à mesa, onde você tenha fartura e crescimento, pois o milho cresce quando você cozinha. Assim, sua vida vai crescer como a lua cheia e como o milho. A alfazema está ligada à força feminina. Outra dica importante também é ter folha de louro. Colocar 13 folhas de louro ao redor do arroz já cozido. Depois você guarda uma folhinha na carteira para que não falte o dinheiro. E a lentilha, claro, que representa a prosperidade também não pode ficar de fora.

“2013 será um ano de luta, de guerra, onde muitas coisas vão ser destruídas, mas esse mesmo tempo de guerra será para o homem vencer e conquistar grandes vitórias”

FOTOS | TATSCH FOTOGRAFIAS

prejudicar o nosso clima, ficando cada vez mais difícil adaptar-se a ele. Esse choque térmico vai ocasionar muitas tempestades, chuvas, terremotos, enfim, esses episódios avassaladores que prejudicam o meio ambiente e favorecem doenças.

contatovip.com.br | 41


VIP | Sociedade

Simpatias para o Ano Novo! Para começarmos bem o novo ano é importante que tenhamos vontade de mudar para melhor, com pensamentos positivos, boas energias e vibrações. Cada pessoa usa da sua criatividade para iniciar o ano com o pé direito. Há quem acredite e siga algumas superstições para atrair coisas boas ao longo do ano...

FOTOS | TATSCH FOTOGRAFIAS

P

Andréia Martinez Gobbi, cirurgiã-dentista

42 | contatovip.com.br

ara iniciar o ano bem, procuro fazer o seguinte: “Não encostar o pé esquerdo no chão quando der meia-noite” As cores para a virada, você escolhe de acordo com o que você quer atrair em sua vida. Vermelho: cor da paixão, sedução, amor e coragem Azul: tranquilidade e harmonia Amarelo: otimismo, alegria e descontração Prata: modernidade e ideias novas Laranja: energia positiva e espontaneidade

Não faço nenhuma simpatia especial de final de ano, mas sempre procuro passar a virada em uma fazenda ou uma praia para recuperar as energias, conhecer lugares diferentes e buscar novos ares positivos para o ano que chega”

Márcio Fabrício da Silveira, gerente da Lavoro Concessionária John Deere


contatovip.com.br | 43


VIP | Moda

Dias de festa...

Não importa se vai ser em casa, na praia ou no clube. O importante é você brilhar dentro do seu próprio estilo

Camisa de seda Animale R$ 798 na Happy End

Sandália Patrícia Motta R$ 690 na Happy End

Colar Lado Avesso R$ 129 e Regata Hering R$ 25 na Loni Store

Bermuda Lado Avesso R$ 260 na Loni Store

44 | contatovip.com.br

FOTOS | TATSCH FOTOGRAFIAS

Clutch Dayane Acessórios R$ 106 na Fêmina

Rafaela Ramos veste Vestido Caos R$ 599, Sapato Carmim R$ 239, Clutch Alphorria R$ 399, Acessórios Camila Klein da loja Ive La Vie Cabelo e Make Adriana Coiffure

Regata com colete Lado Avesso R$ 180 na Fêmina Sandália Cravo e Canela R$ 129,90 na Andrioli


VIP | Moda Camisa Mandi R$ 259 na Dummy Calça jeans State One R$ 166 na Triunfante

Cinto em couro VLCS R$ 79 na Mara Costa

Bermuda Chopper R$ 137 na Mara Costa

Sandálias Ellus R$ 47 na Mara Costa

FOTOS | TATSCH FOTOGRAFIAS

Boné Lacoste R$ 168 na Happy End

Mateus Casalli veste Camisa Esport Chic Dudalina R$ 280, Calça Slin Osmoze R$ 180, Sapato Democrata R$ 185, Cinto Democrata R$ 48 da Moda Homem

Sapatênis Democrata R$ 179,90 na Andrioli

contatovip.com.br | 45


46 | contatovip.com.br


VIP | Moda

Festa, praia e dia-a-dia

Os acessórios que vão marcar o verão 2013

O

FOTOS | TATSCH FOTOGRAFIAS

verão 2013 vai ser alegre e colorido. Será a temporada dos maxicolares. Coloridos, feitos com diversos materiais, eles completam o look, do básico ao mais sofisticado. Nas mãos anéis duplos, pedras grandes e spikes, vão continuar em alta. O pulseirismo é a nova mania do verão. A tendência é o mix de itens finos, grossos e de amarração, e as maxis. A pedida é de quanto mais pulseiras, mais estiloso fica o visual. Para os dias de festas que se aproximam, carteiras com brilhos e clutchs. Para a praia bolsas em material e estampa étnicas ou artesanais. Confira algumas sugestões para montar seu look .

contatovip.com.br | 47


VIP | Turismo

Gramado ganha ares encantados

O

Natal Luz, em Gramado, sem dúvida é o maior espetáculo natalino do Brasil. Além de toda a cidade ficar decorada, os eventos temáticos atraem turistas do país inteiro. E não é para menos. A grandiosidade e o brilho dos espetáculos emocionam até quem tem o coração mais duro. Este ano as crianças terão espaço garantido na programação. A edição reúne mais de 600 atrações, muitas delas exclusivamente para as crianças. O evento traz intensa programação gratuita com peças de teatro temáticas, apresentação de corais, a famosa casa do Papai Noel, teatro de bonecos e cinema 3 D, tudo isso na Vila de Natal, junto ao Lago Joaquina Rita Bier. Aberta durante todo o evento, a Vila se torna um cantinho de Gramado onde é possível passear com a família, brincar no miniparque de diversões, tomar sorvete, comer pipoca, apreciar a decoração natalina e conhecer mais do artesanato da cidade. Entre as atrações há ainda grandes espetáculos como a Fantástica Fábrica de Natal, que reproduz prodigiosamente a oficina de brinquedos do Papai Noel. Para completar o passeio divertido e de gastronomia típica, a Serra gaúcha ganha ares encantados com a decoração especial em todas as avenidas e ruas de Gramado. O programa do evento é intenso e conta ainda com exposições, desfiles e paradas. Durante o Natal Luz, a idade parece não importar, pois, a magia da época natalina envolve a todos da mesma maneira.

48 | contatovip.com.br

Fantástica Fábrica de Natal: um mundo de sonhos em que bonecas, soldadinhos e duendes ganham vida. Venha se encantar com esse belíssimo show junto ao Lago Negro. Vila de Natal: totalmente gratuito, a programação é bastante variada. São 25 expositores cujas artes têm motivos natalinos. Aprecie os atores, cantores, corais e a presença ilustre do Papai Noel. Ainda dentro da Vila o visitante irá se divertir com o Parque de Diversões e a Casa do Papai Noel.


Profissionais brindam conquistas e projetam

realizações

O

ano de 2012 foi de muitas realizações. Novas empresas, gente apostando em novos projetos, ampliando espaços, adquirindo equipamentos. Alguns profissionais entraram no mercado. Outros tiveram seus trabalhos reconhecidos e receberam troféus, homenagens, comemoraram o aniversário de suas empresas. Agora é hora de brindar. Por isso, convidamos pessoas e empresas a compartilhar conosco suas vitórias, fazendo um brinde, junto com seus sócios, colaboradores e clientes.

contatovip.com.br | 49


FOTO | DANIEL TATSCH

VIP | Brindes de Ano Novo

Brindando conquistas Em um ano de mercado, a Lavoro já se destaca em performance e atendimento. Em 2012 a concessionária recebeu troféu destaque na República Dominicana

A

Lavoro Concessionária John Deere é uma empresa jovem, há um ano no mercado. Foi fundada com os mesmos princípios da John Deere: integridade, comprometimento, qualidade e inovação. São esses os valores que determinam o modo como a Lavoro trabalha, bem como o tratamento sem igual com que recebe o cliente, investidor ou empregado. A principal atividade é o Agronegócio. “O agronegócio é e será o setor da economia no Brasil que mais vai crescer. Hoje são sete bilhões de pessoas no mundo e a população continua crescendo e necessitando cada vez mais de alimentos. Além disso, por meio do agronegócio se buscam novas energias, como o biodiesel, por exemplo, o que aumenta a demanda por matéria-prima”, comenta o gerente Márcio Fabrício da Silveira. A Lavoro veio para o mercado com um conceito de excelência em atendimento ao cliente, seja em vendas ou pós-vendas, uma empresa empenhada no sucesso do cliente. Este ano, os diretores da Lavoro, Erasmo Carlos Battistella e

Sandro Chioquetta, receberam no mês de novembro, em Punta Cana, na República Dominicana, um troféu em alusão à concessionária destaque John Deere, na Região 1 da América Latina, com melhor performance e atendimento. A premiação é uma meta estabelecida pelo próprio presidente da John Deere Brasil, Paulo Herrmann. “Estamos orgulhos e felizes e dividimos com toda nossa equipe de colaboradores e clientes, que são a base desta premiação. Parabéns Lavoro!”, comemorou o diretor Erasmo Carlos Battistella. Conforme Márcio, a empresa tem um projeto audacioso a curto prazo. “Nosso objetivo é inaugurar a cada ano novas lojas Lavoro e já em 2013 vamos inaugurar em Passo Fundo a primeira loja com o novo conceito Lavoro, são lojas com padrão mundial que têm como objetivo um padrão de excelência em atendimento ao cliente. A expectativa de Márcio é que em um prazo de dois anos, a Lavoro seja uma concessionária com referência nacional em atendimento ao cliente, com alta qualidade de atendimento e padrão de excelência em pós-vendas.

Ao findar 2012, a Lavoro Concessionária John Deere brinda a confiança que o cliente depositou na empresa, que mesmo estando há apenas um ano no mercado, já é líder no segmento. “Isso nos deixa muito felizes e motivados para cada vez mais buscarmos excelência no que fazemos”, finaliza o gerente.

Recebendo o troféu, em Punta Cana

Fone: (54) 3331.8866 Rod. BR 285 | Km 336, 1485 50 | contatovip.com.br


contatovip.com.br | 51


VIP | Brindes de Ano Novo

Detalhes

que completam

A

LL Comunicação e Eventos tem muito a comemorar 2012, ano de inauguração da empresa, que atua no setor de planejamento, execução e personalização de eventos, cerimonial, clipes personalizados e criação de convites. As sócias Léa Said Baltar e Letícia Horst entregam sua festa pronta, nos mínimos detalhes, que vão desde o contato com fornecedores ao requinte da decoração e organização do local. Por se tratar de uma empresa nova na cidade, as proprietárias admitem que ainda têm muito a melhorar no empreendimento, buscando mais conhecimento para aprimorar, unindo criatividade e emoção aos seus trabalhos. “Brindamos a nossa conquista pela oportunidade de crescimento tanto pessoal como profissional, pois embora tenhamos iniciado a empresa timidamente, já notamos grande reconhecimento em tão pouco tempo. Isso nos faz perceber que é sim “o detalhe que completa”.

Casamento com mimos preparados pela LL Comunicação e Eventos como toalhas personalizadas, latas para presentear os padrinhos e guardanapos e porta-guardanapos com as letras iniciais dos noivos.

FOTO | DANIEL TATSCH

Chá de Lingerie organizado pela LL Comunicação e eventos com logotipo criado para personalizar as lembrancinhas do evento (copos de brigadeiro e potinhos)

Letícia Horst e Léa Said Baltar

(54) 9609.9152 / (54)9193.8292 E-mail: ll.comunicacaoeventos.com.br 52 | contatovip.com.br


FOTOS | DANIEL TATSCH

contatovip.com.br | 53


1

ano de sucesso

C

Com um atendimento diferenciado, moda feminina e masculina, a Loja Stylo & Charme comemora...

om a concorrência cada vez maior, clientes mais exigentes, preços e produtos semelhantes, as lojas precisam focar no diferencial que fará com que a empresa se torne referência no mercado. O atendimento, conforto, segurança, profissionalismo, compromisso e qualidade são as chaves para o sucesso da empresa. Há mais de um ano em Carazinho a Loja Stylo & Charme contempla com a moda masculina, feminina, festa e acessórios. Para os proprietários, Cassiana Demari, Fabiana Demari e Silvino Rauber, o cliente é a pessoa mais importante em qualquer tipo de negócio. “O cliente é a peça chave para o sucesso do nosso trabalho e negócio, ele deve ser atendido da melhor maneira possível para

54 | contatovip.com.br

que possa se sentir à vontade no espaço da loja”, comentam. Em setembro de 2012, a Stylo & Charme completou um ano de loja. O sucesso foi comemorado com um workshop da moda primavera/ verão, onde os proprietários brindaram junto com os clientes o sucesso alcançado. “Surpreender cada vez mais nossos clientes com novidades e tendências da moda, são alguns dos nossos projetos para o futuro”, salientam os proprietários. A Loja Stylo & Charme neste final de ano deseja a seus clientes saúde, paz, alegria e companheirismo, e que continuem prestigiando cada vez mais, pois assim a Loja tem motivos para buscar o melhor.

FOTO | DANIEL TATSCH

FOTO | DANIEL TATSCH

VIP | Brindes de Ano Novo

As proprietárias Cassiana e Fabiana Demari receberam o troféu Podhium na categoria Boutique.


contatovip.com.br | 55


56 | contatovip.com.br


contatovip.com.br | 57


VIP | Brindes de Ano Novo

FIDELIZAÇÃO E CRESCIMENTO V ários fatos marcaram o ano para a Lincal Calçados. A evolução da loja com aquisição de novas marcas foi essencial para o crescimento de público e maior faturamento nas vendas. Entre os projetos de curto e médio prazo está o investimento e expansão do local, que tem como objetivo inovar em mercadorias, fortalecer a marca e fidelizar ainda mais a clientela. Nos dias 7 e 21 de novembro, foi oferecido um coquetel aos clientes, que segundo a empresária Juliana Linck, são a razão e o resultado de tudo: “Sem eles nosso comércio de calçados e confecções não teria sentido”. O estabelecimento conta com mais de cem marcas entre calçados, confecções e acessórios para os públicos feminino e masculino. Outra conquista significativa em 2012 foi a ampliação do site em funcionamento há pouco mais de um ano, fator que contribuiu para reforçar as vendas e o nome da loja.

O estabelecimento conta com mais de cem marcas ~ e entre calçados, confecções acessórios para os públicos feminino e masculino.

Juliana e Alexandre

Equipe Lincal

A equipe Lincal ~ Calçados e Confecções comemora três anos de loja e agradece a todos os seus clientes e amigos. “O nosso sucesso é o resultado da sua confiança em nossos produtos”.

Sócia Proprietária Juliana Lin ck

2

1

3 58 | contatovip.com.br

>>


4

5

6

7

9

10

11

13

14

15

16

17

18

8

12

20

FOTOS | KELY LEMES

19

21

22

1. Silvia Jarre, Nancy Nascimento, Gabriela Trentin, Angelica Silveira, Fabiane Gonรงalves Dias 2. Andressa Muller 3. Juliana, Pedro e Alexandre Linck, Julia, Jordano e Caio da Silva 4. Josefina Monteiro 5. Franciane Amorin 6. Alice Linck, Janaina Von Fruhauf 7. Sabrina Leocรกdio 8. Ana Paula Rico 9. Andressa Goes

10. Carina Andreola 11. Elisa e Tainรก 12. Evani Moraes 13. Bernadete 14. Ana Paula Santos 15. Maria Tolot 16. Micheli da Silva 17. Michelli 18. Valeska Weber 19. Sabrina Taques 20. Bruna, Gabriela e Ines Wolkweis Pereira 21. Salete Tauchert 22. Loreni Correa, Patricia da Rosa

Fone: (54) 3331.9137 Av. Flores da Cunha 1977 contatovip.com.br | 59


VIP | Brindes de Ano Novo

Happy Hour A

DOCTOR PUB está há mais de dois anos em Carazinho, desde junho de 2010, com atendimento específico no segmento de bar, restaurante, PUB e pizzaria. Os novos proprietários, Deise Oliveira Didolich e Vinicius Didolich trabalham no comércio de Carazinho há mais de 15 anos, e este ano resolveram realizar o sonho de ter um restaurante, que além de servir o tradicional, também trouxesse algo a mais ao cliente, por isso, o DOCTOR PUB serve, pizzas, à la carte, lanches, como xis e o xis Doctor, e a especialidade da casa que são as tábuas de carne, além das mais variadas bebidas, que vão de cervejas à espumantes, vinhos, destilados e drinks. “Estamos assumindo um compromisso de bem atender os clientes de Carazinho e região, com gastronomia diversificada, uma vasta carta de bebidas nacionais e importadas e um ambiente aconchegante”, revela o novo proprietário. “Hoje o DOCTOR PUB não se resume somente ao atendimento de clientes que procuram um bom lugar para jantar ou se reunir com amigos”, afirma Vinicius. Para 2013, o objetivo é aumentar os serviços e estender o horário de atendimento, que hoje está somente no turno da noite, passando a servir ao meio-dia almoço executivo, onde os clientes possam saborear uma comida leve e saudável, e à tarde serviços de cafeteria, sucos, lanches e sorvetes. Para a DOCTOR PUB, o bom atendimento ao cliente é a parte mais importante, por isso, dedica cem por cento da atenção a ele. “Tentamos agradar ao máximo nossos clientes para que sintam-se a vontade e façam um delicioso happy hour com amigos ou com a família”, conclui Vinicius.

60 | contatovip.com.br

A DOCTOR PUB brinda neste 2012 à vida, aos clientes, amigos, colaboradores e em especial à família e a Deus.

FOTO | DANIEL TATSCH

2012 foi o ano escolhido para o novo investimento do casal que deu uma cara nova ao DOCTOR PUB

Equipe Doctor PUB

Foi realizado no dia 2 de dezembro, na DOCTOR PUB, um grande evento que contou com a presença do cantor e compositor nativista Marcelo Caminha (voz e violão) e Jeferson Oliveira (acordeon), um espetáculo que contagiou o público presente. Foram mais de 100 pessoas presentes, no show que durou em torno de 2h. Quem estava no local cantou e dançou ao som dos músicos, que presentearam a plateia com cd’s e dvd’s.


contatovip.com.br | 61


FOTO | DANIEL TATSCH

VIP | Brindes de Ano Novo

Empresa em crescente atividade Há quase 20 anos no mercado, a Retiturbo comemora em 2012 mais um ano de consolidação dos trabalhos prestados aos clientes de Carazinho e região

E

m atuação desde 1993 no setor de bombas injetoras, e agora também com injeção eletrônica, a Retiturbo Bombas Injetoras vem realizando diversas melhorias estruturais na empresa, visando o bem estar de seus clientes. “As parcerias firmadas com grandes empresas nesse ano foram pontos importantes e contribuíram para o fortalecimento da marca e credibilidade. Foi um ano em que tivemos que nos atualizar bastante, pela forte entrada da injeção eletrônica diesel no mercado”, assegura o diretor da empresa, Renato Klesse. A Retiturbo está cada vez mais conquistando clientes de todo o estado, que buscam o serviço da empresa, em função da prestação de

62 | contatovip.com.br

um serviço de qualidade, visando sempre atender às expectativas dos clientes, em questão de funcionamento e economia do veículo. “Por estarmos sempre investindo em equipamentos, tecnologias e principalmente em treinamento especializado dos nossos colaboradores, prestamos um serviço de qualidade, fazendo com que o cliente sempre volte”, garante o empresário. Com o atual cenário de forte mudança dos veículos, que antes eram todos mecânicos, quase todos os lançamentos já vêm com a nova tecnologia de injeção eletrônica. Por isso, a Retiturbo está ingressando neste mercado também, e em um curto prazo, a empresa pretende investir ainda mais em novas tecnologias, treinamento dos cola-

boradores, cursos especializados, procurando atender todo o mercado de injeção eletrônica diesel. Prestes a completar 20 anos de atividades, a empresa comemora essa trajetória como uma enorme conquista, pois conseguiu manter-se forte com a ajuda dos clientes que confiam no trabalho da empresa e estão sempre caminhando junto, contribuindo para que tenha a confiança de todos. “Também temos que agradecer aos nossos colaboradores, que tanto se dedicam, buscando trabalhar sempre com responsabilidade para prestar um serviço de qualidade, atendendo bem o cliente e fazendo com que nossa empresa continue crescendo e se mantendo em atividade”, conclui Klesse.


Combinação de charme, qualidade e conforto.

São nos pequenos gestos e atitudes do nosso dia-a-dia que devemos proporcionar o mínimo de alegria e compreensão a todos que nos cercam. Que o espírito natalino encha os nossos corações.

Boas Festas e Feliz Ano Novo. Fone (54) 9982 0839 Rua 1º de Maio, 51 | Centro | Carazinho | RS contatovip.com.br | 63


VIP | Brindes de Ano Novo

Inovação e

profissionalismo

FOTOS | CATY PHOTO STÚDIO

I

Sócias Claridiana e Beatriz de Souza brindam o novo espaço e os clientes que acreditam na qualidade, no trabalho e no profissionalismo da equipe

64 | contatovip.com.br

naugurado em setembro de 2012, o Conceito Fashion Hair chega ao mercado de beleza com serviços e técnicas atualizadas e os melhores produtos oferecidos na área capilar. Com experiência na área há mais de 20 anos, Beatriz de Souza e a filha Claridiana apostaram no mercado da beleza em Carazinho. Elas trazem, além do conhecimento, tecnologia e novidades do setor. “Queremos conquistar e cativar nossos clientes, primeiramente pelo excelente trabalho desenvolvido pelos nossos profissionais e também pelo bom atendimento, em um espaço aconchegante, receptivo e descontraído”, acrescenta Claridiana, que futuramente pretende expandir os serviços para a área de estética corporal e facial. Quem passar pelo salão poderá usufruir, entre outros serviços, de uma nova técnica: a exoplastia capilar ou alisamento científico,

que utiliza como princípio ativo o exovitin (nanopartículas peptídicas carregadas eletrostaticamente) que se fixa profundamente no córtex do cabelo promovendo uma rede protéica de proteção e reforço dentro e fora da haste capilar, facilitando o alisamento e proporcionando um resultado mais natural aos fios. “Como a moda, a beleza segue tendências e muda várias vezes ao ano. O empreendedor deve se manter bem informado, buscar cursos sobre novas técnicas, encontros com profissionais renomados, grupo de estudo e negócios e estar sempre com a mente aberta e curiosa para todas as novidades no setor”, completa a cabeleireira. As sócias Claridiana e Beatriz de Souza brindam o novo espaço e os clientes que acreditam na qualidade, no trabalho e no profissionalismo da equipe.


FOTO | DANIEL TATSCH

.

contatovip.com.br | 65


VIP | Brindes de Ano Novo

Comprometimento COM OS ANIMAIS

FOTO | DANIEL TATSCH

O ano de 2012 foi decisivo para a Auqmia se consolidar no mercado e firmar o nome da loja, tornando-se referência na cidade no ramo de Pet Shop, banho e tosa e consultório veterinário

Natássia, Daiane e Cassiane

66 | contatovip.com.br

A

pós dois anos e meio de atuação no ramo de Pet Shop, banho e tosa e consultório veterinário, a Auqmia recebeu o “Troféu Ouro” como destaque no município. A pesquisa foi feita por uma equipe de Marau, sendo que a loja recebeu 38% da preferência no ramo de atuação. A proprietária, médica veterinária, Natássia Rien da Silva, revela que o trabalho desenvolvido com animais é muito gratifi-

cante, pois exige um cuidado especial, “é preciso gostar do que faz e ter muita paciência, pois não é sempre que os bichinhos se comportam bem, nem sempre os cachorros são tranquilos. Então, devemos ter muita delicadeza e tato para saber lidar com eles”, assegura Natássia. A empresária diz estar sempre se atualizando, participando de cursos e palestras para oferecer aos clientes um atendimento diferenciado e melhor. A Auqmia investe em profissionais preparados e qualificados para atender os pequenos animais. Atualmente, muitas pessoas têm o cão ou gato como membro da família e esperam um cuidado especial com seu bichinho. “Sempre procuramos ajudar nossos clientes, controlando as datas mais importantes das vacinas e vermífugos, que são essenciais para manter a saúde dos animais”, considera a veterinária. A partir do próximo ano, a ideia é ampliar a loja, contemplando também a linha de pássaros e a comercialização de animais de pequeno porte como hamsters. “Nesse final de ano, a Auqmia faz um brinde aos clientes, responsáveis por estar no mercado, crescendo diariamente. Por esse motivo buscamos sempre melhorar a qualidade de atendimento, a variedade de produtos, em função exclusivamente de nossos clientes, que nos ajudam consolidar nosso nome na cidade”.


VIP | Brindes de Ano Novo

Qualidade e exclusividade!

A

Atrativa Móveis Planejados Ltda atua no ramo de móveis planejados e está em Carazinho desde maio de 2011. O proprietário da loja, Rodrigo Klein Schavinski, trabalha com móveis planejados há mais de 10 anos, tendo trabalhado em Santa Catarina, onde ficou seis anos se aprimorando no ramo de planejados, gerenciando lojas exclusiva da Todeschini e Italínea. Em maio de 2011, Rodrigo resolveu inovar e abrir sua própria loja em Carazinho. A empresa é familiar, além de Rodrigo, Elisandra Schavinski, sua esposa, também trabalha na loja, além de mais quatro funcionários, entre projetistas e montadores. A loja é exclusiva da fábrica Italínea, mas também oferece toda linha de estofados exclusivos, feitos em Bento Gonçalves. Conforme Rodrigo, o diferencial da loja é a qualidade do móvel feito por uma das maiores fábricas de móveis da América Latina, aliado a um preço acessível. “Hoje o cliente traz o seu sonho de ter um móvel planejado e a gente realiza, pois o projeto é feito como o cliente deseja. Criamos um vínculo com o cliente, pois, vamos várias vezes na casa da pessoa até a

finalização do trabalho que é a montagem e posterior, ainda oferecemos o pósvenda”, assegura. O empresário revela que em 2012 a loja atingiu os objetivos, conquistando mais clientes e principalmente a satisfação e o reconhecimento do trabalho desenvolvido, o que incentiva a equipe a realizar um trabalho cada vez melhor. Para março do ano que vem, a Italínea estará lançando uma nova coleção com muitas novidades, novos padrões, design diferenciado, e acima de tudo, melhorando cada vez mais a qualidade do produto, sempre pensando no cliente. A ideia de Rodrigo e Elisandra para o ano que vem é abrir uma filial da loja na região. “O brinde de ano novo da Atrativa Móveis Planejados, é primeiramente pela união de nossa família e ao desenvolvimento e reconhecimento de nossa empresa, agradecendo a todos os nossos clientes e funcionários, desejando-lhes um Feliz Natal e um Próspero e Saudável Ano Novo!”, destaca Rodrigo.

FOTO | DANIEL TATSCH

Há quase dois anos em Carazinho, a loja vem crescendo gradativamente, unindo qualidade e preço justo

“O brinde de ano novo da Atrativa Móveis Planejados, é pela união de nossa família e ao desenvolvimento e reconhecimento de nossa empresa, agradecemos a todos os clientes e funcionários.”

contatovip.com.br | 67


68 | contatovip.com.br


VIP | Brindes de Ano Novo

Colégio Notre Dame Aparecida

celebra conquistas e projeta inovações

O

Colégio Notre Dame Aparecida é a instituição particular de ensino que mais cresce em Carazinho. Nos últimos anos o crescimento chega a 60%. Considerando estes números, a direção mantém os investimentos assíduos para manter constante busca pela excelência educacional. Em 2012, o Colégio Notre Dame Aparecida vivenciou muitas alegrias, a principal delas foi a concretização de um sonho antigo: a entrega para a comunidade escolar, da Cantina Notre Dame e Área de Convivência. Inaugurado no dia 30 de outubro, o espaço proporciona aos estudantes mais um ambiente de lazer e entretenimento, e, ao mesmo tempo, uma estrutura mais ampla e diferenciada para as refeições. São 414,40m² dedicados para a cozinha, refeitório, área de atendimento, banheiros e área externa coberta, com as mesas de jogos. Outro ambiente, ainda em conclusão, é a quadra de gramado sintético. Este será mais um ambiente que vai proporcionar aos estudantes um espaço de entretenimento e lazer, ao ar livre, porém, cercado com redes de proteção, possibilitando a prática esportiva e recreativa com plena segurança.

Nova quadra de gramado sintético irá possibilitar a prática esportiva e recreativa com plena segurança. Inaugurada no dia 30 de outubro, a nova Cantina e Área de Convivência proporcionará aos estudantes uma estrutura mais ampla e diferenciada para as refeições.

2013- Turno Integral Em 2013, a instituição apresenta um projeto inovador: a implantação de um novo conceito de Turno Integral em Carazinho. A iniciativa pretende proporcionar uma nova forma de atender as necessidades das famílias que buscam, na Pedagogia Notre Dame, a base educacional de seus filhos. Durante as aulas do Turno Integral, que atenderá educandos da Educação Infantil e do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental I, as crianças irão usufruir de um ambiente acolhedor, preparado para momentos de estudo, recreação e lazer. A prioridade do Turno Integral será possibilitar momentos agradáveis e de boa convivência entre colegas, fazendo do Colégio a extensão da casa dos estudantes. Para tanto, a proposta pedagógica

incluirá atividades como: acompanhamento das tarefas escolares, refeições educativas e saudáveis, recreação e descanso, modalidade esportiva, culinária e informática. Além disso, o estudante estará trabalhando o seu processo de socialização, pois terá a oportunidade de interagir, cultivar amizades, trocar ideias, aprender, cooperar e desenvolver o espírito de equipe. A partir das inovações previstas para a implantação do Turno Integral, que já estará em funcionamento no início do ano letivo de 2013, estão sendo desenvolvidos projetos de ampliação do espaço físico da Educação Infantil do Colégio, o que possibilitará em um maior conforto e comodidade para os pequenos estudantes.

www.notredame.org.br | Tel.: (54) 3330-2111

Rua Bernardo Paz, 114 | Centro | Carazinho

Turno Integral irá proporcionar aos estudantes um ambiente acolhedor, preparado para momentos de estudo, recreação e lazer.

Educação sem fronteiras Neste final de ano, o Colégio Notre Dame Aparecida brinda às conquistas, aos projetos futuros, aos estudantes, às famílias Notre Dame e a toda comunidade educativa que foi responsável por tantas alegrias. Continuamos educando com bondade e firmeza. Trabalhamos para manter nosso lema: Educação Sem Fronteiras! Agende sua visita e venha conhecer nossa instituição.

contatovip.com.br | 69


VIP | Brindes de Ano Novo

SUCESSO EMPRESARIAL O sucesso das empresas Momberger & Hoffmann e Incorporadora Elita se consolidam a cada ano, comprovando que laços familiares e de amizade podem sim contribuir para empreendimentos bem sucedidos.

70 | contatovip.com.br

FOTO | DANIEL TATSCH

O

contador e empresário Claudemir Hoffmann nasceu em Carazinho. Aos 15 anos começou a trabalhar no Escritório Contábil de Valdir Oto Momberger e, em 2 de maio de 2001 constituiram a sociedade Momberger & Hoffmann. Como empreendedor nato, em 4 de setembro de 2004 criou a empresa familiar Incorporadora Elita Ltda. O nome da empresa, bem como do primeiro prédio foi em homenagem à matriarca da família Elita Maria Vuaden Hoffmann, falecida no ano de 1974. Em 2012 o escritório contábil Momberger & Hoffmann adquiriu sede própria, ampla e planejada, separada por departamentos, proporcionando aos clientes um atendimento personalizado . Na Incorporadora Elita, 2012 foi o ano da afirmação de bons serviços e produtos, através da manutenção da certificação da empresa na ISO9001 e também da permanência no nível A, no Programa Brasileiro da Qualidade do Habitat (PBQPH) . Conforme Claudemir, no Escritório Contábil, a busca pela excelência na prestação de serviços, através da qualificação profissional da equipe de trabalho para que possa estar sempre pronta para atender os clientes de forma eficiente e confiável são os diferenciais que fazem com que o escritório se destaque. Em 2013 a Incorporadora, estará concluídos o edifício Nelson e o Condomínio Morada do Centro I e lançando do Condomínio Morada do Centro II e do Edifício Dona Lori, ambos na parte central de Carazinho. “No escritório contábil, nossa principal meta é fornecer soluções em contabilidade e consultoria com muita ética e qualidade nos serviços prestados. Buscamos proporcionar aos nossos clientes, resultados eficientes, através de procedimentos operacio-

nais e estratégicos proporcionando a redução significativa da carga tributária, levando-se em conta que as legislações tributárias permitem inúmeros procedimentos legais que, se bem administrados, podem proporcionar tais reduções”, revela Hoffmann. Na Incorporadora, a política da qualidade da empresa é “Construir com qualidade, através da melhoria dos processos, para a satisfação dos clientes e investidores”, assegura. Neste final de ano, Claudemir e a esposa Idalei brindam a conclusão do curso de pós-graduação em Auditoria e Perícia Contábil pela Universidade de Passo Fundo. Também dividem o orgulho dos filhos Felipe e Gabriela, pelo desempenho escolar no Colégio Rui Barbosa, estando entre os alunos que se destacam em suas turmas. “E também brindamos a DEUS, por todas as maravilhas que nos proporciona, principalmente pela saúde que nos possibilita trabalhar e prosperar e a dádiva concedida pela família carinhosa”, finaliza.

A POLÍTICA DA EMPRESA É CONSTRUIR COM QUALIDADE, ATRAVÉS DA MELHORIA DOS PROCESSOS, PARA A SATISFAÇÃO DOS CLIENTES E INVESTIDORES”


A maior empresa de eventos de Carazinho As pessoas sonham com um momento feliz, em que tudo seja perfeito, por isso, a escolha dos profissionais que auxiliem na concretização desse sonho é tão importante. A Viccenzo’s Eventos oferece um novo conceito de buffet para grandes eventos que vem suprir a necessidade do mercado, se adequando à demanda de seus clientes.

Buffet para formaturas Eventos empresariais 15 anos e Casamentos

FOTOS | TATSCH FOTOGRAFIAS

Fone (54) 3331-3798 / 9972-1242

contatovip.com.br | 71


VIP | Brindes de Ano Novo

Instalações elétricas Luiz

Rua Tupiniquins, 1690 Bairro Conceição | Carazinho/RS

Celular: 9946 7091

72 | contatovip.com.br

Final de Ano é tempo de parar, analisar e fazer uma completa reflexão sobre a vida, pensar em cada momento vivido para descobrir qual foi o saldo positivo de metas planejadas. Neste ano que está surgindo tão cheio de promessas e esperanças desejamos que venha marcado pela alegria e pelas realizações.”

FOTO | TATSCH FOTOGRAFIAS

I

nstalações Elétricas Luiz, recebe novamente o troféu Podhium Pesquisas, por ter sido o mais citado nas pesquisas realizadas em Carazinho em 2012. Luiz Fernando Pedroso agradece a todos os clientes e amigos, por continuarem acreditando em seu trabalho e deseja um feliz natal e um ano novo repleto de saúde, paz, conquistas e realizações a todos.

Luiz Fernando Pedroso recebendo o troféu Podhium Pesquisas


VIP | Brindes de Ano Novo

Farmácias Glória na mente e no coração do consumidor M

ais um ano chega ao fim, e é com satisfação que as Farmácias Glória, Rede Associadas, se dirigem aos seus clientes para agradecer a parceria e a confiança depositadas. “Estivemos lado a lado durante 365 dias, e nossa marca está gravada na mente e no coração do consumidor, o que nos fez merecer por mais um ano o Troféu Podhium destaque empresarial e profissional nas categorias Farmácia, Farmácia de Manipulação e Farmacêutico mais lembrado”.

Mauro Mazzutti recebendo o troféu na categoria Farmacêutico mais lembrado

Melhor do que todos os presentes embaixo da árvore de natal é a presença de uma família feliz. Ainda que se percam outras coisas ao longo dos anos, mantenhamos o Natal como algo brilhante.…. Regressemos a nossa fé infantil.

FOTOS | TATSCH FOTOGRAFIAS

(Grace Noll Crowell)

Marisol Mazzutti recebendo o troféu nas categorias Farmácia e Farmácia de Manipulação contatovip.com.br | 73


74 | contatovip.com.br


FOTOS | TATSCH FOTOGRAFIAS

VIP | Brindes de Ano Novo

Stratégya:

Contabilidade com valor Empresa é destaque no ramo de contabilidade e tem seu nome aprovado e recomendado por 100% dos clientes

A

Stratégya Gestão Contábil e Empresarial atua há 17 anos. A empresa oferece serviços contábeis, orientação e planejamento empresarial. Em 2012 a Stratégya teve uma reformulação institucional da nova filosofia organizacional, construída junto com a equipe, que resultou na inovação da marca e serviços prestados. O avanço na gestão pela qualidade, implantação dos comitês internos de melhorias liderados pelos colaboradores e o reconhecimento pelo Comitê do Sescon do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade foram algumas das conquistas da empresa em 2012, destacando a Stratégya em Carazinho e Região. “Na última pesquisa de satisfação, nosso cliente evidenciou a credibilidade e a confiança como principais diferenciais da Stratégya, cem por cento dos clientes aprovam e recomendam nossa empresa”, comemoram os sócios proprietários Eliziane Dill de Oliveira, Silvana Marilei da Silva, Víverson Alex Veríssimo de Amorim e Erineu Clovis Xavier. Conforme o diretor administrativo, Víverson Amorim, um dos

princípios da Stratégya é dar prioridade ao cliente. “Nossa função é auxiliá-lo na gestão do negócio”, explica Amorim. Um dos objetivos da Stratégya é ser reconhecida entre as melhores empresas de serviços contábeis do Rio Grande do Sul, destacando-se pela qualidade, equipe diferenciada, tecnologia e eficiência nos processos de forma sustentável. A curto prazo, os empresários pretendem ampliar os serviços de consultoria e assessoria para os clientes, utilizando de novas tecnologias para melhor atendê-los. Ao findar 2012, a Stratégya brinda a coragem das pessoas que empreendem seu negócio em busca da concretização dos sonhos e melhores resultados, em especial aos empreendedores de Carazinho. “Brindamos o comprometimento da nossa equipe que busca junto com a organização, a inovação e excelência no que faz. Agradecemos imensamente aos nossos clientes por confiar em nosso trabalho e aos colaboradores por fazer parte da família Stratégya. Desejamos a todos, sucesso e um Feliz 2013!”

contatovip.com.br | 75


VIP | Brindes de Ano Novo

Crescimento exponencial

FOTO | TATSCH FOTOGRAFIAS

Pizzaria demonstra um aumento significativo na produção e planeja a expansão dos negócios para outras regiões do estado em 2013

A

Luigi Pizzas está há nove anos em Carazinho e nos últimos cinco, vem demonstrando um crescimento exponencial. Este ano, em especial, a pizzaria bateu o recorde de produção anual, aumentando em quase 30% em relação a 2011. Conforme o diretor operacional, Márcio Covolan, os méritos desse sucesso passam pelo tripé: cliente, colaboradores e acionistas. “Clientes são a razão da nossa existência. Precisamos satisfazê-los plenamente com qualidade, atendimento, pontualidade, inovação e cordialidade. Os colaboradores são pessoas especiais que fazem a dinâmica do negócio funcionar e dão vida para os produtos e os serviços que encantam nossos clientes. Os acionistas, fundamentais nesse sucesso todo”, explica Márcio. Com a vinda da Madre Consultoria, a Luigi programa para 2013 o início da implementação dos conceitos do Controle de Qualidade Total ou CQT. Com esse projeto a empresa pretende atender

76 | contatovip.com.br

perfeitamente, de forma confiável, acessível e segura, no tempo certo as necessidades do cliente. Para a família Luigi Pizzas “o verdadeiro critério da boa qualidade é a preferência do consumidor”, revela Márcio. Outro grande projeto que se inicia em 2013 é a expansão da Luigi Pizzas para outras regiões do estado conforme estabelecido em seu planejamento estratégico. Para o Diretor Comercial, Ricardo Schuh “Já faz alguns anos que somos rondados por clientes e empresários, apaixonados pelos nossos produtos e serviços, querendo levar a Luigi para outras regiões, porém não estávamos preparados para dar todo suporte necessário como estamos agora”, A Luigi Pizzas brinda 2013 em primeiro lugar à vida! À equipe Luigi Pizzas pelos esforços, perseverança, espírito de união para vencer e encarar os desafios que são passados e que ainda virão com maior intensidade no próximo ano. E o brinde estende-se aos clientes e amigos, responsáveis por fazer a Luigi Pizzas chegar aos nove anos de vida

cheia de energia e de desafios para 2013. “A Luigi Pizzas ainda é uma criança. Em nossas reuniões de planejamento estratégico, ficamos debatendo onde vamos estar e como vamos estar quando completarmos a maior idade, ou seja, nosso 18 anos”, conclui Ricardo.

Fone: 3329.5402 Alexandre da Motta, 1264


contatovip.com.br | 77


VIP | Brindes de Ano Novo

Reconhecimento e qualidade

E

m 2012 a Nei Carnes completou um ano de atividades em seu novo endereço, na Av. Pátria. Agora são cinco anos de atuação no mercado e o compromisso de qualificar ainda mais o atendimento. A empresa foi uma das homenageadas com o troféu Podhium como a Melhor Casa de Carnes de Carazinho. “Neste final de ano brindamos aos clientes que nos acompanharam ao longo de 2012, ano que continuamos firmes nos negócios.”

‘‘

FOTO | CATY PHOTO STÚDIO

Brindamos aos nossos colaboradores que nos acompanharam, à saúde que tivemos para enfrentar o ano, às amizades que fizemos e as que perduram, à família e a todos os momentos bons que tivemos a oportunidade de viver!”

78 | contatovip.com.br


Sorvete, a tentação do verão!

N

o calor do verão, nada melhor que um sorvete geladinho para refrescar e dar sabor à vida. Seja picolé, sorvete na casquinha, copinho, cestinha, de vários sabores e formas, todos concordam com uma coisa: sorvete é delicioso! A Sorveteria Crebon possui fabricação própria de sorvete, com uma variedade de sabores para você montar seu delicioso cascão ou taça. Além de picolés de frutas e creme, banana split, milk shake, sundae e caixa de 5 litros de sorvete. A Sorveteria Crebon aceita encomendas para festas, casamentos, aniversários e eventos. Atendimento de segunda a segunda das 8h às 23h sem fechar ao meio-dia.

Vários sabores de sorvete e picolés

FABRICAÇÃO PRÓPRIA

Fone: (54) 3331.8119 | 9989-6261 Av. Flores da Cunha, 405 | Carazinho/RS

contatovip.com.br | 79


VIP | Brindes de Ano Novo

Experiência, competência e zelo pela segurança São algumas das qualidades da empresa que há 13 anos atende clientes de Carazinho e região

A

Schilistão Controle de Pragas é uma empresa especializada na área de controle de pragas e vetores. Atuando há 13 anos em Carazinho e municípios vizinhos, vem mostrando competência e ganhando a satisfação de clientes em razão da responsabilidade, experiência, zelo pela segurança, bem estar dos clientes e cuidados com o meio ambiente. A Schilistão Controle de Pragas é destaque em seu segmento e oferece os serviços de dedetização, desratização, descupinização e similares em residências, comércio, indústrias e instalações rurais. “Concentramos esforços para gerar soluções diferenciadas e confiáveis, visando sempre a melhoria dos serviços e a capacitação na realização do trabalho com segurança e qualidade, investindo em novos equipamentos, treinamento constante de colaboradores, buscando somente fornecedores competentes e produtos registrados nos devidos órgãos de saúde”, explica o proprietário, Airton Schilichting. A empresa conta com a responsabilidade técnica do engenheiro agrônomo, de segurança e especialista em meio ambiente Luiz Henrique Weissheimer e com colaboradores cursados e treinados para o maior êxito dos serviços

80 | contatovip.com.br

prestados. A Schilistão Controle de Pragas oferece a solução para qualquer tipo de praga doméstica; ratos, baratas, aranhas, pernilongos, moscas, formigas, escorpiões, pulgas e demais insetos. O orçamento é sem compromisso. O brinde da empresa em 2012 estende-se aos clientes que vem contribuindo com o sucesso da Schilistão Controle de Pragas, que deseja a todos um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de conquistas e realizações!


Podhium Pesquisa e Publicidade divulga os destaques empresariais e profissionais, resultado da pesquisa de opinião pública realizada em Carazinho. A entega dos troféus aconteceu na noite de 07 de novembro, nas dependências do Grêmio Aquático de Carazinho.

Esteticista - Rosana Fritsch

Arquiteto- Jairo Flores Jr

Artigos Decorativos - Móveis sob medida - Arte & Cor

Bombas Injetoras - Retiturbo

Boutique - Stylo & Charme

Colunista - Luciano Baumgardt Eletricista - Luiz Eletricista Peças e acessórios para motos - Gasparzinho

Auto Escola - CFC Weber

Calçados - Lincal Calçados

Cerâmica - Decor Revestimentos

Comentarista Esportivo - Tio Pisca

Comércio de Colchões - Casa dos Colchões

Construtora - Construtora Mânica JJR

Bancária - Tamara Rien da Silva

Brinquedos (loja) - Brink lândia

Cirurgia e Traumatologia buco maxilo facial - Dr Clari Baú

Ferro - Ferrocarril

Corretora de Seguros - Mânica Seguros

Cabeleireiro - João Cabeleireiro

Clínica de Radiologia Odontológica - Luis Fernando Pasquetti

Computadores (Comércio, peças e acessórios) - Tecnomix Informática

Escola de Educação Infantil - Escola Particular - Notre Dame Aparecida

contatovip.com.br | 81


Escola de Idiomas - Wizard

Escola de Informática - Informaticom Cursos

Farmácia - Farmácia de Manipulação de Fórmulas - Farmácia Glória

Floricultura - Gota D´Orvalho

Gráfica - Sanini

Implantodontia - Sorrifácil

Livraria - ABC Papelaria

Loja de conveniência - Posto Cavol

Mensagens fonadas - Disk recados

82 | contatovip.com.br

Locadora de DVDs - NO Filmes

Mecânica para Caminhões e Camionetas - Mecânica Casirigui

Noivas - Loja de artigos Casarão das Noivas

Estúdio Fotográfico - Tatsch Fotografias

Frutas e Verduras - Mil Frutas

Farmacêutico - Mauro Mazzutti

Funerária - Somosplan

Laboratório de Análises Clínicas - Laboratório Sant´Anna

Lanchonete/ Pizzaria - Gasparzinho

Loja de Artigos Gauchescos - Casa do Gaúcho

Mecânica para motos - Percy Motos

Nutricionista Ana Julia de La Canal Canfild

Mecânico de Automóveis - Leandro

Odontopediatra Soraia Ibiapiana Gählen


Ótica - Ótica Carla

Posto de Abastecimento - Posto Cavol

Serviços de Buffet - Carla & Cia

Fotógrafo - Marcos Tatsch

Academia de Musculação - Extreme Academia

Bar - Doctor Pub

Peças e Acessórios para Caminhões - Copevel

Transportadora de mudança - Ari Mudanças

Provedor de Internet - Wavetec

Sonorização para eventos - Som D sonorização

Uniformes (fábrica) - Mariza Confecções

Agência de emprego - Evidência

Endodontia (Canal) - Dra Simone Baú

Revista Regional - Contato Vip

Sorveteria - Crebom

Telefonia (serviços) Vivo

Vidraçaria e Box para Banheiros Vidraçaria Medeiros

Agência de Viagens - Leeatur

Serralheria - Serralheria Oriental

Academia de Artes Marciais Academia Arte e Luta

Antenas Parabólicas - Sul Sat

Locutor AM - Castelinho

contatovip.com.br | 83


VIP | Perfil

David Saute:

Aos 77 anos, ele é um exemplo de vitalidade, dedicação e profissionalismo. Pediatra que atende adultos, crianças e idosos, ele não pensa em se aposentar, ao contrário, pretende trabalhar enquanto puder

N

ascido em uma localidade pequena, próxima à Santa Maria, registrado em Cruz Alta, David Saute, conhecido como Dr. Saute, completa em 2012, 50 anos de carreira em plena atividade. Ele fez o Ensino Fundamental e Médio em Carazinho, depois foi a Porto Alegre fazer um curso científico, depois, Faculdade de Farmácia, onde formou-se como farmacêutico químico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, após, finalmente, prestou vestibular para Medicina na Universidade Federal do Paraná, onde formou-se em 1962. É casado com Ruth Saute, tem três filhos, dois netos e mais um que está a caminho. Assim que terminou o curso, foi convidado para permanecer no Hospital de Clínicas na área da pediatria, mas, pensando em voos maiores, resolveu vir para Carazinho. “Quando cheguei aqui, estávamos em apenas oito médicos, então fui obrigado a fazer de tudo um pouco, ajudar em cirurgias, trabalhar na sala de parto, fazer atendimento a recém-nascido, entre outras atividades”, recorda David. Na jornada de trabalho do médico, apesar de sua especialização ser a pediatria, Saute tem vários pacientes que não são mais crianças. “Atendo os avós, pais, filhos e netos. Atendi e atendo inclusive, alguns colegas médicos. Muitos que atuam aqui em Carazinho já foram meus pacientes e hoje também exercem a profissão. Apesar de eu estar aposentado, não abandonei a medicina, pois é algo que gosto muito de fazer. O melhor passatempo que eu tenho é trabalhar, não há nada melhor que ver a satisfação do

84 | contatovip.com.br

FOTOS | TATSCH FOTOGRAFIAS

Meio século de medicina

paciente curado e seguindo suas atividades normais, com a saúde recuperada”, assegura David. O médico lembra que na década de 60, quando começou trabalhar, os meios de diagnósticos eram precários, e, portanto, mais difícil e demorado de encontrar o tratamento correto. Hoje os exames apresentam um diagnóstico prontamente devido a vários equipamentos modernos, novas técnicas, o que facilita bastante o trabalho dos médicos. Dr. David recorda de muitos casos que lhe chamaram a atenção em seus 50 anos de carreira, a maioria são de mães que não conseguem tratar seus filhos, em alguns casos, usando medicação recomendada por vizinhas e amigas, o que pode se tornar um problema muito grave para a criança. “Os casos mais comuns são crianças com má alimentação; há pouco tempo levaram uma criança lá em casa chorando, perguntei à mãe qual a alimentação que ela estava dando à criança, e ela respondeu que dava somente água. Preparamos uma mamadeira, a criança tomou e melhorou rapidamente. Outro caso a mãe alimentava o filho com leite condensado... Esta precariedade, muitas vezes vem da falta de orientação dos próprios pais para com os filhos que se tornam pais”, revela. No ano passado, Dr. Saute recebeu uma homenagem da Sociedade Gaúcha de Pediatria, pelo trabalho desenvolvido ao longo de tantos anos. Também foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Carazinho, recebeu o título de Cidadão

Formando em medicina, em 1962 Honorário de Carazinho, além da Ala Pediátrica do HCC, levar seu nome por reconhecimento. Atualmente, Dr. David Saute atende diariamente no SUS, no CEM pela parte da manhã e no consultório à tarde, além de consultas particulares. “Muitas vezes as pessoas me procuram em casa, geralmente à noite, e eu atendo, nunca deixei de atender, se paga ou não, não faz mal, minha parte eu faço com muito prazer”, observa, e lembra que hoje, todo cidadão brasileiro tem direito a atendimento médico, apesar disso, muitos não procuram precocemente. O médico diz que 80% dos seus colegas da época da faculdade também estão em plena atividade e que pretende trabalhar enquanto puder e tiver condições.


VIP | Perfil

Secretária de fé.

De paciente a médico...

Há 36 anos atuando como secretária do Dr. David Saute, Estela Silva conta que nunca pensou em seguir outra profissão. “Já tive várias oportunidades, mas não quis trocar, porque me identifiquei aqui. Tenho um relacionamento praticamente de pai e filha com o Dr., conheço a família dele e me dou muito bem com todos”, conta Estela. As duas filhas da secretária também são pacientes do Dr. Saute, a primogênita, inclusive, está se preparando para o vestibular de Medicina, pois vê no médico um exemplo a ser seguido. “Além de profissão, ele tem vocação, faz porque gosta de fazer. Nesses 36 anos que trabalho com ele, o Dr. nunca deixou de atender ninguém por falta de dinheiro”, assegura Estela. Ela lembra que há 30 anos, eram atendidos no consultório uma média de 40 pessoas todos os dias. “Creio que o Dr. David não seja somente um médico, ele realmente é um doutor. Enquanto ele estiver trabalhando, eu estarei junto, pois ele transmite segurança através do amor que tem com os pacientes. Para a minha família, não tem luz maior que ele”, enfatiza Estela.

Gerson Urnau, médico cardiologista e amigo pessoal do Dr. David conheceu o médico quando criança. “David foi meu pediatra, nos conhecemos há no mínimo 40 anos, ainda quando o consultório dele era no Edifício Navio, lembro que tinham uns sofás pequenos de criança, tinha espaço para correr e brincar, fazíamos uma festa quando tínhamos que ir ao médico”, lembra. Os médicos são amigos dentro e fora do consultório, pois Gerson, de paciente, virou médico de David. “A responsabilidade minha enquanto médico, aumenta por ele ser a pessoa que ele é. O David já enfrentou problemas sérios de saúde, agora está bem, mas teve parada cardíaca, por duas vezes. Participei de momentos graves na vida dele e ele sobreviveu, teve uma situação em que tive que tirá-lo de dentro de casa no colo, pois não daria tempo de chamar a ambulância, consegui reanimá-lo e ele sobreviveu”, conta o médico. O cardiologista conta que nunca imaginou ser médico de Saute, pois, não é algo que você planeja, mas que acontece por necessidade. “Para mim é uma honra cuidar dele, primeiro por esta troca, você ser médico de alguém, depois esse alguém ser seu médico... Ter a oportunidade de ajudá-lo como ele me ajudou quando eu era criança, isso é incrível”, conclui Gerson.

contatovip.com.br | 85


VIP | Cultura

Jovem escritor Com apenas 15 anos ele figura a lista de alunos que levam destaque no município. Dos mais de 5 mil textos inscritos no projeto“Crianças e Jovens do Rio Grande Escrevendo Histórias”, a crônica de Everton Felipe Campos Cezar ficou entre os 97 textos selecionados para compor um livro de 144 páginas.

T

exto leve e de fácil compreensão, a crônica “Amor Acaba” propõe uma reflexão sobre amor e paixão. É capaz de transportar o leitor ao seu “eu interior” e fazê-lo questionar se tais sentimentos são realmente infindáveis. O autor analisa elementos do cotidiano, pessoas, situações e a partir disso faz uma avaliação e expressa suas emoções e vivências. “Isso vai me inspirando e eu vou escrevendo”, confessa. A ideia apresentada pela professora de língua portuguesa, Jocelene Robeschini em sala de aula, era construir um novo texto a partir da leitura de uma crônica lida e debatida com os alunos. Orgulhosa, ela explica que o objetivo foi alcançado: “O sucesso de um aluno é a minha realização profissional enquanto educadora. Acho importante eles terem seus textos publicados. Assim, encontram sentido para o que estão escrevendo. Não é somente escrever para o professor corrigir”, argumenta. Apaixonado pela literatura e pela arte de escrever, Everton tem seus planos bem claros para o futuro. Planeja seguir escrevendo, formar-se no ensino superior, abrir uma empresa de TI, e quem sabe, morar em Londres. Segundo Jocelene, o aluno sempre manifestou encantamento pela escrita. Em 2011, na oitava série, participou do projeto “Oratória nas Escolas” em que conquistou o terceiro lugar. O jovem escritor passou a divulgar seus textos esse ano. Até então, apenas lia, ou escrevia, mas deixava tudo no papel. Logo, resolveu fazer um tumblr (microblog) onde posta seus textos. “Percebi que as pessoas estavam gostando do que liam e isso foi me incentivando a escrever cada vez mais”, revela. O garoto recorda emocionado o momento em que recebeu a notícia de que seu texto seria publicado em um livro. “Assim que fiquei sabendo, levei um susto. Foi muito bom, uma emoção inex-

86 | contatovip.com.br

plicável”. Ele esteve em Porto Alegre acompanhado pela professora Jocelene e a equipe da 39ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), na 58.ª Feira do Livro, onde autografou a obra juntamente com outros autores. “Foi uma sensação nunca antes sentida. Sem contar que foi ótimo estar ao lado de pessoas que também gostam de ler. Gente de conteúdo, com algo a contribuir. Eu nunca me imaginei autografando um livro. Pensei que ficaria só no tumblr mesmo, mas foi um incentivo”, lembra. Um conselho de Everton para a geração, é que comece a ler aos poucos sobre assuntos que chamem atenção. Que experimente vários tipos de leitura, podendo iniciar com livros pequenos, não tão prolixos, mas que aos poucos contribuirão com o apreço pela leitura. “Sem dúvida, isso causará um encantamento. Acredito que uma nação de leitores é uma nação melhor”. Segundo Jocelane, é dever do professor incentivar os alunos a ler, escrever e falar também, pois todas as formas de comunicação são importantes na vida do ser humano desde pequeno. O livro “Crianças e Jovens do Rio Grande Escrevendo Histórias” está disponível na

Acredito que uma nação de leitores é uma nação melhor” Biblioteca Pública Municipal e nas Escolas Estaduais de Carazinho, podendo ser adquirido gratuitamente como forma de incentivo à leitura. Além de Everton, Eduardo Beró (10), aluno da Escola Estadual de Ensino Fundamental Princesa Isabel, de Carazinho, também teve seu texto publicado no livro.


Internet

QUATRUM EM NOVO ENDEREÇO

Projetos

A QUATRUM mudou! E para melhor! A escola está em um novo endereço, em um lugar mais amplo, bem localizado e de fácil acesso.

atua em A escola de inglês, que já ra está ago s, ano 13 há nossa cidade uturada em uma nova sede, reestr da rede de de acordo com o padrão te. franquias da qual faz par

Integrante do grupo Multi Holding, a QUATRU M ajuda a formar uma multin acional com mais de 3.500 esc olas, que atendem a mais de 70 0 mil alunos.

Em janeiro de 2013, a diretora da escola, Marina Fahrion, vai nos para acompanhar um grupo de alu NDO, LA OR em BIO um INTERCÂM os tar visi de além Lá, A. na FLÓRID alunos os , RLD WO Y NE DIS da s parque r fica e vão fazer um curso de inglês . ília fam acomodados em casas de

Neste ano a escola foi reconhecida pela AFRAS (Associação Franquia Sustentável), como a primeira rede a ter 100% de adesão ao projeto franchising de Baixo Carbono, programa liderado pela entidade com o objetivo de reduzir e compensar os gases causadores do efeito estufa.

Através do método de ensino Living and Learning, os alunos aprendem vivenciando situações reais de uma forma fácil e descontraída. Este modo exclusivo de ensino permite o domínio natural do idioma e a compreensão do conteúdo de uma maneira dinâmica.

Na QUATRUM você

lasses Cooking C

Salas temáticas

enco

ntra: - Professores qualific ados - Material didático de qualidade - Aulas dinâmicas - Excelente localização - Ótima infra-estrutur a - Ambiente aconchega nte e seguro

Eventos

MATRÍCULAS ABERTAS 3330-2585

Rua Ernesto Alves, 111

Jogos

contatovip.com.br | 87


VIP | Cultura

O espetáculo uar tem que continuar Grupo comemora quatro anos de atividades e ainda sofre com a falta de incentivo por parte do poder público e de empresas privadas, mas o amor pelo teatro faz com que eles continuem se dedicando à arte

88 | contatovip.com.br

O

teatro amador é praticado por pessoas que não têm formação acadêmica e que se dedicam a essa atividade por prazer, sem fazer dela um meio de vida. No teatro amador, são os próprios atores que escrevem o roteiro, montam a peça, constroem o palco, elaboram e confeccionam os figurinos etc. No Brasil, o teatro amador surgiu no século XVI, com a chegada dos jesuítas. O padre José de Anchieta foi o primeiro a utilizá-lo para catequizar os índios. A partir daí, as apresentações de grupos amadores passaram a fazer parte, oficialmente, das comemorações religiosas e cívicas. Em Carazinho, o Grupo de Teatro Extra Muros existe há cerca de quatro anos. Apaixonados por teatro, os diretores e oficineiros Tainá Kulba e Sidnei Pereira, realizam as Oficinas com o grupo todos os domingos às 19h na FUCCAR. O integrante mais antigo, Fernando Xuxa, conta

que iniciou no teatro convidado por duas colegas. “Quando entrei, tinha uma visão totalmente diferente do teatro, achava que era mais simples, hoje vejo que o teatro é como se fosse uma ciência, onde se tem várias áreas de estudo, de coisas que você deve trabalhar em você. Trabalhamos muito com o auto-conhecimento”, conta Fernando. Sidnei, que é ator profissional, explica que o teatro mexe com o ser humano de diversas formas. “Acredito que a função do ator não é nada mais que ser um “ser humano profissional”, você aprende a se portar, comunicar e isso não tem nada a ver com timidez. Normalmente pessoas tímidas têm um ótimo desempenho no teatro. E uma oficina faz com que você seja instrumentalizado com técnica, liberdade, incentivo, repetição, treinamento e isso é uma possibilidade de crescimento e auto-conhecimento”, explica o ator. Conforme Tainá, que está no teatro desde 1999,


a Oficina trabalha com os participantes a questão corporal, vocal, emocional, sentimental, termos técnicos, leitura, entre outras atividades. “Tudo isso é importante para que a pessoa que participa da Oficina se sinta segura de si e preparada. O teatro é um grande aliado para o auto-conhecimento”, esclarece a oficineira. Paulo Schmidt, um dos integrantes do grupo, conta que conheceu o teatro através de amigos que já participavam. “Me convidaram para participar de uma audição, gostei e resolvi ficar. Nesse tempo que estou, sinto um progresso muito grande em mim como pessoa. Até fiquei um tempo fora, mas não aguentei e voltei”, conta o estudante. Dartagnan Prego, amigo de Paulo, que também compõe o grupo, diz que ingressou no grupo por dois interesses. “Um dos motivos é por meu avô ter trabalhado em circo, então, creio que esse gosto pela arte venha de família e também por eu

gostar de coisas desafiadoras”, revela. É quase unânime no grupo, a opinião de que a prática do teatro não é muito incentivada nas escolas, Marcos Henrique, estudante do Ensino Fundamental, afirma que seria interessante um apoio dos professores para que atividades artísticas fossem desenvolvidas e valorizadas. “Podia ter um incentivo sim, conversando com os diretores de escola, supervisores e professores. Acredito que explicar algum conteúdo mais difícil com uma peça de teatro, por exemplo, pode ser mais fácil de o aluno compreender”, observa o estudante. Fernando, que está cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas, afirma que a cultura ainda não é muito bem compreendida pela maioria das pessoas. “Encontramos uma grande dificuldade na hora de oferecer uma peça de teatro, um projeto, pois as pes-

soas não dão muito valor à cultura aqui na cidade e teatro não é algo grande na região, cinema e televisão tem bem mais incentivo”, garante. Quanto a projetos futuros do Grupo Extra Muros, Sidnei diz que estão em um processo de estudo para a montagem do próximo espetáculo, fazendo alguns experimentos, buscando linguagens novas, identificação de todos com novos estilos, coisas que proporcionam sempre um novo desafio a todos. Atualmente 18 pessoas compõe o Extra Muros entre meninos e meninas. O grupo busca um local para ensaiar, pois na FUCCAR acontecem outras atividades, sobrando para eles, somente os domingos. “Vamos continuar tentando com o poder público e com os meios privados, buscaremos apoio e patrocínio, pois nada cai do céu, mas nós não vamos abandonar a arte”, finaliza Sidnei.

Muito mais do que gerar energia para iluminar casas, prédios e empresas, a Eletrocar trabalha para impulsionar o desenvolvimento, garantindo a segurança e satisfação de milhares de pessoas. É por isso que em 2013, a Eletrocar deseja que todos tenham energia de sobra para realizar seus sonhos. Que as pessoas possam escolher os melhores destinos, percorrendo caminhos iluminados e sem obstáculos. Que a luz de cada amanhecer transmita a força necessária para que o Novo Ano seja repleto de alegrias, paz e prosperidade.

Feliz

Natal

Próspero Ano Novo

WWW.ELETROCAR.COM.BR

contatovip.com.br | 89


VIP | Cultura

Ulbra conta com nova diretoria Mari Salete Zanella Taietti é a nova diretora da ULBRA Campus Carazinho. A solenidade de posse aconteceu na noite de 21 de novembro, no salão de atos da Universidade. Na ocasião o ex-diretor Valdemar Sjlender recebeu uma homenagem de seus filhos pelo seu desempenho como indivíduo que trabalha para trazer conhecimento às pessoas, sempre voltado ao atendimento humano. “Este sucesso é o resultado do trabalho de toda uma equipe. Saio com um sentimento de alegria por ter a missão cumprida. Quero agradecer à Reitoria da ULBRA pelos 15 anos de minha vida que tenho a alegria de ser colaborador da Universidade, um projeto que certamente faz a diferença na educação do país”, ressaltou o ex-diretor, que segue para o Amazonas, onde exercerá suas atividades no Centro Universitário Luterano de Manaus.

90 | contatovip.com.br

Homenagem A Professora Jane Giaretta Bertani, formada em Educação Física pela UPF, foi homenageada pela Associação dos Servidores da Secretaria de Educação e Cultura, em reconhecimento ao seu notório desempenho em prol da educação. Educadora há 36 anos, dos quais, 32 de dedicação com alunos de necessidades especiais na Escola Estadual Especial Cristo Redentor, em Porto Alegre. A cerimônia ocorreu dia 21 de outubro, no Teatro da Assembleia Legislativa. Familiares de Carazinho parabenizam a homenageada.


contatovip.com.br | 91


VIP | Cultura

Halloween CCAA

O

correu no dia 10 de novembro de 2012, o tradicional Halloween do CCAA, que inovou este ano, pois ocorreu na Granja Ipê, onde os alunos além de interagirem com o meio ambiente, realizaram várias atividades relacionadas com a data comemorativa. Primeiramente, foram recepcionados no túnel do terror, onde tiveram que vencer seus medos, e responder uma pergunta ao Monstro, para passarem para o outro lado, onde começaram as brincadeiras. Os alunos foram divididos em equipes e durante a tarde ensolarada de sábado disputaram quem seria o primeiro colocado. A festa teve direito a concurso de fantasia, boliche de abóbora, pesca a maçã, cemitério de aranha e banho de chuva, além de tantas outras brincadeiras que proporcionaram diversão e união entre os estudantes.

Participantes do Halloween

Brincadeiras

Concorrentes de melhor fantasia

Brincadeiras - twister

Vencedores do concurso de fantasia - Víthor Covolan e Sophia Rizzardi

´ 92 | contatovip.com.br


contatovip.com.br | 93


VIP | Empresas

Gente e Negócios PROGRAMA GAÚCHO DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE

Rosemara Toledo E-mail: rose@contatovip. com.br

Como anualmente acontece, o Comitê PGQP (Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade) de Carazinho realizou noite festiva com o objetivo de promover o reconhecimento as pessoas e organizações que contribuiram para disseminimar as práticas da gestão de qualidade no ano de 2012. Durante o encontro o Presidente do Comitê Milton Schmitz e a coordenadora Juliana Schmitz enumeraram as diversas ações realizadas ao longo do ano e entregaram certificados e troféus de reconhecinento aos voluntários, as organizações que participaram de workshops,

e as empresas que participaram de avaliações do PGPQ. Também foi reconhecido o resultado do Senac Carazinho, que conquistou o Troféu Bronze 500 pontos do Nível 2 do Sistema de Avaliação 2012. A Diretora do SENAC Carazinho, Lisiane Tier Martins, ressalta os

TERMOBRAS É A VENCEDORA DO MPE NA CATEGORIA INDÚSTRIA A Indústria de Lençóis Térmicos Termobrás de Carazinho foi a vencedora do MPE Brasil, na categoria indústria. A solenidade de entrega do prêmio aconteceu no dia 27 de novembro no teatro São Pedro, em Porto Alegre. O MPE Brasil reconhece pequenos negócios que promovem o aumento da qualidade, da produtividade e da competitividade, pela disseminação de conceitos e práticas de gestão. O prêmio é uma realização do Sebrae, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), No ano passado entre 5 mil inscritas, a Termobras ficou entre as 15 finalistas e neste ano trouxe para Carazinho o prêmio máximo na categoria indústria.

94 | contatovip.com.br

benefícios do modelo de gestão do PGQP para a melhoria da eficiência das atividades e processos da unidade e no aumento real dos resultados para as organizações que realizam adesão ao Modelo de Excelência em Gestão do PGQP.

NATAL DE PRÊMIOS Com o objetivo de incentivar as compras no comércio local a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Carazinho lançou mais uma edição do Natal Alegria. Entre os prêmios que serão sorteados está um Fiat 500, vale-compras e TV 42 polegadas. A cada 50 reais em compras o consumidor receberá um cupom que deve ser preenchido e depositado nas urnas disponíveis no comércio. O sorteiro está marcado para o dia 27 de dezembro, na Praça Albino Hillebrand.


VIP | Empresas

TROFÉU JOÃO DE BARRO

O tradicional escritório Contalex, que há 20 anos atua no mercado imobiliário e de advocacia, acaba de reinaugurar suas instalações. Em amplo e moderno espaço, a nova sede está localizada na rua Alexandre da Motta. A advogada Anelise Oliveira e sua equipe recepcionaram clientes e amigos no dia 28 de novembro para apresentar o novo espaço. Todas as informações e serviços da Contalex agora também podem ser acessados no site www. contalex.imb.br.

FOTO | CATIANE TREVISAN

REINAUGURAÇÃO DA CONTALEX

Ronaldo Nogueira, Leandro Rheinheimer e Luiz Alberto Xavier da Costa Como já havíamos adiantado na edição de novembro três empreendedores de Carazinho receberam o Troféu João de Barro, de excelência empresarial e profissional, prêmio que se consolida como o reconhecimento mais significativo ao espírito empreendedor de empresários e profissionais liberais que trabalham pelo desenvolvimento de Carazinho O evento aconteceu no Rancho Bier, quando foram agraciados os empresários Leandro Alberto Rheinheimer - sócio proprietário do Coqueiros Supermercados, Luiz Al-

berto Xavier da Costa – sócio proprietário do Grupo Mekal, e o Deputado Federal Ronaldo Nogueira. A premiação é uma iniciativa das entidades de classe, Associação Comercial e Industrial (ACIC), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato do Comércio Varejista, Sindicato Rural, Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de Carazinho e Região (SINDICAR) e OAB/RS Subseção de Carazinho.

contatovip.com.br | 95


Idosas ilustram o calendário 2013

P

ara garantir o natal e incrementar a receita do Recanto São Vicente de Paulo, foi lançado na quarta-feira, 21 de novembro, o calendário 2013 tendo as vovós como modelos. A iniciativa contou com o apoio voluntário dos alunos dos cursos de Design e de Estética e Cosmética da Ulbra. Mais de 20 empresas locais colaboraram para a produção dos 2 mil calendários, que poderão ser adquiridos pelo site da instituição a R$ 5,00. Na ocasião, a diretora, Irmã Sirlei Maraia convidou a comunidade para a sexta edição consecutiva da Cantata Natalina, que acontece no dia 12 de dezembro, a partir das 20 horas, no Recanto. “Será um momento de harmonia e paz, onde iremos dar um presente à comunidade, como forma de agradecimento ao apoio recebido durante o ano todo”, destacou a enfermeira e integrante da direção da casa, Andrea Cristina dos Santos. Confirmaram presença no even-

96 | contatovip.com.br

to os artistas Cesar & Zéu, Cesta Básica, Só Pra Seis, Mateus Teixeira e Grupo Pachola, Darci Vieira e os Tropeiros, além do tenor não-me-toquense Luiz Carlos Wiedthauper. Também está previsto para a festa, show de fogos e chegada do Papai Noel. Atualmente a entidade tem custo mensal de R$ 30 mil com manutenção, folha de pagamento, alimentação e outras despesas. Aqueles que quiserem ajudar o Recanto com doações podem acessar o site www. recantosaovicente.com.br ou ligar para (54) 3331.2265.


contatovip.com.br | 97


98 | contatovip.com.br


VIP | Anjos

Hoje é o primeiro dia

A

Eloí Haeffner de Souza Angeóloga e Artista Plástica

vida que vivemos é parecida com a trama de um cobertor: todos os acontecimentos, pessoas e situações fazem parte do desenho. A riqueza desse desenho dependerá de nós, individualmente. Por exemplo, estamos indo atrás da vida, ou é ela que está nos seguindo? Estamos fazendo as coisas acontecer ou esperando que elas aconteçam? Todos conhecem a expressão “hoje é o primeiro dia do resto de sua vida”. Temos agora a oportunidade perfeita de criar a vida que queremos. Não precisamos nos conformar com o que temos, se isso não está nos fazendo felizes. Podemos todos, criar as mudanças que estamos buscando. Dê permissão a si mesmo para viver a vida com plenitude. Realize seu sonho e voe! Talvez você esteja enfrentando problemas financeiros e talvez seus relacionamentos pareçam nunca dar certo. Ou então você está com problemas de saúde ou simplesmente tem medo da vida, em si. Seja o que for que está lhe impondo

limites, faça deste dia aquele em que você libertará o medo e não será influenciado pelos outros. Escolha aquilo que mais deseja e peça isso, na certeza de que o universo é um lugar acolhedor, no qual todos encontramos apoio, em formas que jamais imaginamos. Você já tem todo o poder de que precisa dentro de si. Ele somente precisa ser explorado, e você ficará maravilhado com sua profundidade. Permita-se viver e ser feliz! Destaque a ponderar Dou destaque àquilo que é positivo. Dou prioridade a meus objetivos na vida. Arrisco-me mais na vida do dia a dia. Farei uma coisa nova a cada mês. Perdoo a mim mesmo quando fracasso. Estou aberto a novas oportunidades. Mantenha-se calmo e sereno. Confie na forma cósmica que enche todo o universo, inclusive sua própria pessoa. Focalize sua confiança em Deus que habita dentro de você e dentro de

todas as criaturas. Liberte-se do medo, caminhe com segurança e procure ouvir as palavras de orientação, ditadas no mais profundo de seu coração, por Deus que habita dentro de você. Feliz Natal! ANJOS de Paul L. Glaze Tradução da autora Anjos dos céus fazem seu melhor enquanto nos observam em nossa busca diária. Sagrados e divinos como eles verdadeiramente são, se portam como guardiões de você e de mim. Dos salões do Paraíso, há um para todos. Cada um de nós tem um anjo com seu chamado pessoal. Anjos estão sempre dentro do nosso alcance. Eles estão aqui para se importar, curar e ensinar. Portanto, se a vida se tornar demais para suportar, lembre-se que seu anjo está sempre lá. Deus o envia de seu Reino celeste para lavar nossas tristezas com conforto e amor.

contatovip.com.br | 99


VIP | Casa|Decoração

PISCINAS EM VINIL

Além da opção de piscinas de fibra, as piscinas de vinil vêm sendo muito procuradas devido a sua praticidade

100 | contatovip.com.br

FOTOS | TATSCH FOTOGRAFIAS

V

ocê já parou para pensar na praticidade e conforto de ter uma piscina em casa? Tanto no inverno quanto no verão, os benefícios são vários. Para garantir esta comodidade, sem nenhum transtorno e sem precisar se preocupar com reforma ou instalação, já está mais do que na hora de escolher a piscina que mais combina com você. Pensando nisso, a Basalto Piscinas, há 15 anos no mercado, vem proporcionando aos seus clientes qualidade, garantia e o melhor atendimento. Conforme o colaborador da empresa, Jeferson Machado, a loja oferece dois tipos de piscinas; de fibra e de vinil, porém, a piscina de vinil vem se destacando por ser feita de alvenaria. O cliente tem oportunidade de escolher desde seu revestimento até os acessórios para decorá-la. Além disso, a empresa oferece equipamentos, acessórios e assistência técnica com total garantia. Como o revestimento vinílico é impermeável, dispensa o concreto armado, só é necessário uma estrutura de alvenaria. O revestimento vinílico é instalado e em algumas horas, o cliente economiza tempo e mão-de-obra. É impermeável e possui maior durabilidade na estética. Em caso de vazamento de uma piscina já existente no local, o cliente pode optar em revesti-la com vinil. São fáceis de

limpar e não possuem rejuntes, os quais facilitam a formação de algas e fungos. Todas as piscinas da Basalto, tanto as de fibra quanto as de vinil, o filtro instalado é de areia conforme norma da ABNT 10339. A versatilidade do vinil e a construção da estrutura em alvenaria, acompanham curvas e ângulos dos projetos mais ousados. É uma piscina exclusiva em razão da variedade de estampas combinadas com cada projeto. O cliente tem a possibilidade da escolha do modelo, de acordo com as condições do local onde foi construída. Escolha seu modelo de piscina na Basalto Piscinas e curta o verão!

Fone: (54) 3330-2688 Rua Ozílio Zolet, 227 | Carazinho basalto@hotmail.com.br facebook.com/basalto.piscinas


contatovip.com.br | 101


VIP | Beleza

Aprenda a

cuidar das estrias

Tratamento a laser ajuda na formação de colágeno, diminui o tamanho e melhora o aspecto visual

A

s estrias representam uma enorme preocupação para quem as tem e um grande desafio para o médico. O tratamento a laser é uma inovação tecnológica que enriqueceu o arsenal terapêutico para esta condição de difícil tratamento. Para compreender melhor como funciona e o que esperar do procedimento é necessário entender o mecanismo de formação das estrias.

FOTO | DANIEL TATSCH

Como acontece

Anelise Cardinal Médica, Pós-Graduada em Dermatologia. Membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética

102 | contatovip.com.br

O surgimento se dá quando as fibras elásticas da pele, formadas por colágeno e elastina, se rompem. Elas ficam na camada que dá sustentação à pele. Já a epiderme, camada superficial, se torna mais fina com uma pequena depressão o que confere o aspecto visual da estria. Este rompimento de fibras ocorre devido à distensão excessiva ou por alterações hormonais, mas a predisposição genética interfere de forma substancial. Em algumas pessoas, mesmo com a distensão excessiva as estrias não se formam, enquanto outras podem ser sensíveis a variações menores. Podem surgir em ambos os sexos, mas são mais frequentes entre as mulheres. A obesi-

dade, o efeito sanfona, a puberdade, a gestação, o aumento de massa muscular, tratamentos sistêmicos com corticosteroides, a síndrome de Cushing e o uso de corticoides tópicos estão diretamente associados ao surgimento da estria. Em geral surgem até os 30 anos de idade, quando as fibras elásticas são mais rígidas.

Tipos de estrias

Existem dois tipos de estrias: as vermelhas e as brancas. As vermelhas estão em uma fase


VIP | Beleza

inicial, inflamatória, e as fibras recém rompidas respondem melhor ao tratamento. As lesões brancas já são cicatriciais, e para melhorar a aparência é preciso estimular a formação de colágeno novo.

Tratamento

O tratamento com laser e luz pulsada é indicado para ambos os tipos de estrias: nas vermelhas, provoca o fechamento dos pequenos vasos e estimula a formação de novo colágeno; nas brancas promove formação de coláge-

Para as vermelhas, o laser e a luz pulsada provoca o fechamento dos pequenos vasos e estimula a formação de novo colágeno.

no somente, diminuindo o tamanho e melhorando o aspecto visual das estrias, mesmo que antigas. Dentre os tipos de laser, o que tem maior capacidade de estimular colágeno é o tipo fracionado, com melhores respostas. São necessárias pelo menos 5 sessões, em geral com intervalos mensais. Quando associado a outras terapias, como cremes e ácidos, o resultado é potencializado e a chance de sucesso aumenta muito. Desta forma, o grau de satisfação das pacientes vem crescendo muito em relação às técnicas anteriores, estando em torno de 50

a 80%. Com o tratamento, as fibras de colágeno são estimuladas e voltam a ser produzidas, mas as fibras elásticas não se refazem. Por este motivo, as estrias nunca desaparecem por completo. O tratamento tem por objetivo melhorar o aspecto estético, estimulando a formação de tecido colágeno nas regiões. O melhor remédio ainda e a prevenção. Para isto, recomenda-se evitar o rápido aumento de peso ou de medidas quando possível (hipertrofia muscular, próteses mamarias), manter uma ingesta hídrica adequada e hidratação intensa da pele com cremes e loções.

Nas brancas o tratamentopromove formação de colágeno somente, diminuindo o tamanho e melhorando o aspecto visual das estrias, mesmo que antigas.

contatovip.com.br | 103


VIP | Beleza

Uma arma contra celulite, flacidez e gordura localizada Tecnologia traz resultados satisfatórios de quatro a seis semanas

U

Resultado: A combinação das quatro tecnologias promove aumento da circulação local, melhorando a oxigenação. O aquecimento provocado pelo infravermelho e a radiofrequência aumenta o metabolismo das células gordurosas, diminuindo-as de tamanho. Além disso, o procedimento estimula a produção de colágeno

104 | contatovip.com.br

Aparelho equipado com a nova tecnologia ELOS (Electro Optical Synergy)

novo, renovando a textura da pele. A massagem mecânica garante a liberação de toxinas das células para os vasos, beneficiando a drenagem linfática, equilibrando os fluidos. Todos esses processos revitalizam a textura da pele, e consequentemente amenizam o aspecto de “casca de laranja” diminuindo as medidas, favorecendo o contorno corporal. A duração do tratamento depende do quadro do paciente e da avaliação médica. Estudos clínicos apontam que com dez aplicações, no período de quatro a seis semanas,

os resultados obtidos são altamente satisfatórios. Entre eles está a redução no contorno das coxas, abdome e glúteos e melhora significativa no aspecto da celulite e na qualidade da pele com aparência mais lisa e bonita.

Elisângela Bagetti Dermatologia e Estética - CRM 27703 Atende na Rua Cipriano Ribeiro da Luz, 106 Sala 104 | Carazinho Fone: (54) 3331.4313 clinica.medicinaestetica@hotmail.com

FOTOS | TATSCH FOTOGRAFIAS

m novo aparelho que combina radiofrequência bipolar com ondas de luz infravermelha, associadas ao mecanismo de sucção a vácuo (endermologia) promete ótimos resultados ao combater a celulite, reduzir medidas e firmar a pele. O tratamento melhora a circulação, aumentando a oxigenação no local, elevando o metabolismo das células gordurosas havendo diminuição dessas células. Além disso, a melhora da circulação facilita as trocas de substâncias tóxicas entre células e vasos, beneficiando a drenagem linfática. Há também o estímulo de colágeno novo pelo aquecimento do infravermelho e radiofrequência, melhorando a textura da superfície da pele.


contatovip.com.br | 105


106 | contatovip.com.br


VIP | Beleza

Um convite à BELEZA e ao BEM ESTAR

Espaço em Passo Fundo

Essa é a primeira impressão de quem entra em uma das unidades do salão, que oferece serviços de última geração, aconchego e bom gosto.

A

tendimento pontual, serviços de qualidade e atualização constante formam o tripé do salão Roni Marsiglio Coiffeur, que conta com duas unidades. Há 22 anos nasceu a matriz, em Tapejara, que mantém os padrões da filial, inaugurada em Passo Fundo em 2003, seguindo o mesmo sucesso. Roni Marsiglio é reconhecido como hairstylist de primeiro escalão. O cabeleireiro viaja com frequência ao exterior para aprimorar técnicas de cortes, coloração e penteados. Em outubro desse ano esteve em Milão conferindo o que há de melhor para 2013. Ele se reveza entre os dois salões a fim de garantir o melhor atendimento. A decoração das casas é aconchegante e passa por constantes reformas, fazendo questão de acompanhar as tendências de moda e beleza. Os móveis arrojados e planejados complementam o ambiente. Não por acaso, o salão é um dos favoritos de suas clientes. Um luxo para todos conferirem.

Na Europa, em busca de novidades para os salões

Roni Coiffeur Marsiglio A beleza em todos os momentos. www.ronimarsiglio.com.br | Rua Independência, 196 | Centro (54) 3344.2191 | (54) 3327.4414 | PASSO FUNDO

Matriz em Tapejara, há 22 anos

contatovip.com.br | 107


CAFÉ VERDE (Green coffee) Espécie de café originária da África Ocidental, o Green Coffee contém duas vezes mais cafeína que o café torrado, potente antioxidante, emagrecedor e estimulante do sistema nervoso central Antioxidante: Algumas substâncias de grande valor encontradas no café são os ácidos clorogênicos ,devido sua atividade anticancerígena e ação benéfica no combate de doenças cardiovasculares, esta última característica se atribui às suas propriedades antioxidantes. Emagrecedor: Ao reduzir a absorção dos açúcares, vai obrigar o corpo a procurar outras fontes de energia, como a gordura acumulada. É esta a estratégia do café verde para emagrecer. Influencia o humor: Combate os sentimentos de apatia e depressão. Para quem segue uma dieta de controle de peso, pode ser uma ajuda importante. Já a cafeína presente no Green coffee, inibe o efeito do neurotransmissor responsável por induzir o sono, estimulando assim a atenção. Combate a gordura: Os estudos demonstraram que a cafeína e o ácido clorogênico presentes no Green coffee podem diminuir a acumulação de gordura nas células (adipócitos) e quando comparado com o café torrado tem um efeito superior na prevenção do aumento de peso. Além disso, alguns compostos deste extrato aumentam a atividade de uma enzima responsável pela oxidação de gordura no fígado. Assim, o extrato de café verde pode ser utilizado na prevenção do fígado gordo.

108 | contatovip.com.br

Estimulante do sistema nervoso central: Sua atividade está relacionada ao aumento da taxa metabólica; ao relaxamento da musculatura lisa dos brônquios, trato biliar, trato gastrointestinal. Efeito anti-diabetes: O Café Verde reduz a absorção intestinal dos açúcares, regula os níveis de açúcar no sangue, prevenindo desta forma a acumulação subseqüente de gordura corporal, e contribui para a libertação e decomposição de triglicérides do tecido adiposo. Dosagem: Como suplemento para emagrecer, os estudos científicos apontam um consumo de 100 a 200mg de extrato de green coffee por dia. Contra-indicações: O Green coffee está contra-indicado para pessoas que sofram de ansiedade ou nervosismo, hipertireoidismo, gastrite crônica e úlceras duodenais e em crianças, sobretudo se sofrerem de hiperatividade.


VIP | SaĂşde

contatovip.com.br | 109


110 | contatovip.com.br


VIP | Beleza

Queda Capilar e Tratamento à Laser

A

calvície pode evoluir desde uma rarefação leve na parte superior da cabeça até a ausência total em casos graves. O laser de baixa potência (amplificação de luz por emissão estimulada de radiação), vem sendo usado com grande sucesso na redução da queda e na melhora da qualidade da haste capilar. Na hora de escolher o profissional que efetuará o procedimento muito cuidado, pois a aplicação de laser não é a mesma que a aplicação de Led (light emitting diodes) ou pente de alta frequência, e o tratamento do couro cabeludo ou dos fios é diferenciado pelo modo de aplicação e produtos específicos para cada necessidade ou patogenia. Depois de uma análise minuciosa com equipamentos de óptica e mecânica de alta precisão, o terapeuta capilar realizará a aplicação conforme protocolo desenvolvido para cada cliente, associado com diagnóstico e tratamento indicado pelo dermatologista. Edi Silva traz para Carazinho e região o que há de mais moderno em terapia capilar, com aparelhos de alta precisão para análise e tratamento do couro cabeludo e haste capilar. Faça uma avaliação e beneficie-se com os resultados no tratamento de calvície, psoríase, pitiríase, caspa seborreica e alopecias e consequentemente o resultado de fios mais saudáveis e brilhantes.

Microscopia digital e tratamento laser método indolor, não invasivo e sem efeitos colaterais

Edi Silva

Graduada em Estética Capilar e pós graduanda em Tricologia Cosmética

contatovip.com.br | 111


VIP | Saúde

O

envelhecimento populacional está provocando aumento de idosos com graus de dependência física, mental e/ou social significativo. Este quadro demográfico implica em sobrecarga assistencial a famílias cada vez menores e com maior número de membros com atividades laborativas extradomiciliares. Torna-se, assim, cada vez mais relevante o papel das instituições de longa permanência para idosos - ILPIs-. (GORZONI e PIRES, 2011). Envelhecer é um processo natural que caracteriza uma etapa da vida do ser humano, traz desafios e implica repensar as políticas sociais e de saúde considerando o crescente número de pessoas idosas, que necessitam de cuidados diferenciados e prestados por profissionais qualificados. Um grande desafio do cuidado multidisciplinar a pessoa idosa é propiciar que múltiplas áreas do saber ajam conjun-

112 | contatovip.com.br

tamente para um bem comum, ou seja, atender a pessoa idosa nas suas particularidades. Ajudando-as a enfrentar o desafio de aceitação do envelhecimento, o seu curso de vida, a sua totalidade e sua integração consigo próprio e com os outros. A prática de cuidados as pessoas idosas exige abordagem global, multidisciplinar e interdisciplinar, que leve em conta a interação entre os fatores físicos, psicológicos e sociais, os quais influenciam na saúde do idoso. Para tal é necessário ser humano que empreenda comportamentos e ações que envolvam conhecimentos, valores, habilidades e atitudes, no sentido de favorecer as potencialidades das pessoas para manter ou melhorar a condição humana no processo de viver e morrer. Pensamos ser importante para quem pensa em cuidar de outros, que possa ter espaço também para cuidar de si; que o

FOTOS | TATSCH FOTOGRAFIAS

População idosa é a que mais cresce no Brasil olhar para o outro não represente apenas uma mudança de foco. Em qualquer fase do ciclo de nossas vidas podemos nos beneficiar com a convivência. As instituições de ensino, os profissionais de saúde e as pessoas idosas precisam se comunicar e se interligar, para que juntos possam traçar estratégias de enfrentamento dos desafios que possam surgir com o envelhecimento. Agradecemos a DEUS aos nossos clientes e a população em geral, pelo carinho que nos dispensaram em mais um ano de nossa caminhada. Agradecimento especial aos funcionários que são mais amigos e família, nosso amor, carinho e muito obrigado. Um FELIZ NATAL, cheio de paz, saúde e alegria a todos. Que DEUS seja presença no coração de todos em 2013. Ana Paula Leirias Casa Geriátrica Vó Elza


VIP | Saúde

“Marcas do que se foi...”

Depressão de Fim de Ano

tendem a padecer mais na assimilação de mudanças. Daí podem decorrer não somente a depressão, mas também um aumento do uso de substâncias psicoativas, álcool e outras drogas, aumento de ingestão de massas e doces (alimentos precursores de serotonina) numa tentativa frustrada de aliviar a tristeza. São muitas as nossas buscas... Nem sempre as identificamos. E se não nos conectamos adequadamente com nossos sentimentos, tendemos a aumentá-lo, num ciclo de frustrações. Deste processo mal sucedido, inclusive, resultam alguns suicídios. Importante lembrarmos que a vida é cheia de possibilidades, e que podemos também nos conectarmos com a esperança promovida pelos festejos e buscarmos saídas eficazes para nossos (tão humanos) desafios pessoais. Saldo positivo ou negativo, é nosso. Está ali, esperando o devido encaminhamento. Bons amigos, reflexões, ajuda profissional, mudança de atitudes também estão aí, ofertadas em todas as épocas do ano. Que nosso lado afetivamente saudável possa sempre se conectar com a esperança do espírito natalino, nos renovando a cada dia e promovendo o que há de melhor em nós.

Feliz VOCÊ no Natal!

FOTO | DANIEL TATSCH

A

o som de melodias carregadas de sensibilidade e letras que promovem questionamentos como “Então é Natal, o que você fez?”, confrontamo-nos com os inúmeros apelos consumistas que nos cobram alegria e celebração. Mas...nem sempre nos sentimos assim. Muitas pessoas vivem este clima de festejos em total alegria, movidas pelo espírito cristão, pelo apelo consumista, ou simplesmente porque sintonizaram com a alegria que genuinamente sentem. Quando não nos sentimos internamente felizes, porém, o apelo externo das imagens de felicidade pouco nos impacta, e pode inclusive deixar-nos com a sensação de que todos estão felizes, menos eu, o que aumenta, em muitos casos, a tristeza sentida. O final do calendário nos remete a um balanço afetivo, onde, como num filme, repassamos acontecimentos vividos ao longo do ano. Quando este balanço é negativo, natural que sentimentos de perda, saudades ou fracassos entrem no repertório afetivo. Os quadros de depressão no fim de ano são muito comuns, podendo aparecer, particularmente, entre pessoas que têm vulnerabilidade para aceitar mudanças no ritmo e nas circunstâncias da vida. Personalidades mais rígidas

Valéska Walber Psicóloga CRP 07/06407 Mestre em Psicopatologia Clínica, Especialista em Terapia Sistêmica Breve, Especialista em Psicoterapia Sistêmica de Casais, Famílias e Indivíduos

contatovip.com.br | 113


VIP | Agronegócio

São Pedro está de mal? Na cultura popular, São Pedro é o “patrono” do estado do Rio Grande do sul. Daí a expressão: Província de São Pedro. Também é da cultura popular a crença de que a chuva e o clima dependem dele. Diante dos vários problemas climáticos que têm afetado o Rio Grande do Sul nos últimos meses, é de se perguntar: o patrono abandonou o Rio Grande do Sul? O ano de 2012 está castigando muito a agricultura regional. Iniciou com uma das maiores estiagens dos últimos 19 anos, de outubro de 2011 a praticamente maio de 2012. As perdas foram muito grandes nas culturas da soja, milho e feijão, bem como na produção de leite e carne, frutas e hortaliças. A continuação da estiagem, no outono, promoveu atraso na implantação da cultura da canola, emergente na região e fomentada pela BSBios. Por isso a lavoura, de maneira geral apresenta baixo potencial de rendimento. Depois veio um período sem chuva, dependendo da região, de mais de 40 dias, que prejudicou as culturas de inverno como trigo, cevada, aveia-branca e triticale. Mais uma vez, a baixa capacidade de crescimento das forrageiras, reduziu a produção de leite devido à inadequada alimentação das vacas. Em setembro, vários temporais, ventos e chuvas de granizo, que afetaram as culturas estabelecidas. Mas, o pior ocorreu

Elmar Luiz Floss

Engenheiro-agrônomo licenciado em Ciências, Dr. em Agronomia, Diretor do Instituto de Ciências Agronômicas Passo Fundo RS

114 | contatovip.com.br

com dois dias de geadas nos dias 25 e 26 de setembro de 2012. Danos irreversíveis em culturas como trigo, cevada e aveia-branca. E, prejuízos muito grandes na cultura do milho já estabelecida. Em muitas lavouras, os danos foram irreversíveis. A agricultura é uma indústria de céu aberto. E, os fatores climáticos são peças do tabuleiro do rendimento das culturas que não dependem do produtor rural. O que fazer? Diante de fatores climáticos, os produtores rurais devem utilizar estratégias para a redução dos riscos de perdas por estiagens. A mais importante, é a de aumentar a capacidade de armazenamento da água no solo dos dias de chuva através da semeadura direta sobre abundante palhada. Quantidades de palha de 9 a 11 toneladas produzidas por ano reduzem o escorrimento superficial da água da chuva e aumenta a capacidade de infiltração de água nos solos. De outro lado, num solo com maior cobertura de palha ocorre menor perda de água por evaporação. Com o início do déficit hídrico, é fácil diferenciar seu efeito sobre as culturas do milho e soja, comparando áreas com boa palhada daquelas que estavam praticamente descobertas na semeadura. Em regiões de instabilidade climática, como a nossa, a diversificação de culturas, de cultivares na mesma cultura e nas épocas de semeadura são essenciais. O estádio mais sensível das culturas a estiagens é o período da floração. O déficit hídrico nesse estádio causa a queda de flores e vagens na soja (abortamento)

e uma deficiente fecundação no milho. Portanto, para amenizar os problemas é preciso diversificar o máximo possível as épocas de floração das culturas (diferentes épocas de semeadura e uso de cultivares com diferentes ciclos), dividindo os riscos climáticos. A cultura do milho é a mais sensível a estiagens do que a soja, pois o período de floração é menor que duas semanas, enquanto as plantas de soja florescem por aproximadamente 6 semanas. A utilização de mais de um cultivar por cultura, com diferentes ciclos de desenvolvimento, é outra estratégia que propicia a floração em diferentes épocas. Finalmente, deve ser também diversificada a época de semeadura. As indicações técnicas de cultivo das principais culturas prevêem uma amplitude na época recomendada de semeadura. No caso da soja, em nossa região, a época de semeadura recomendada é de 15 de outubro a 10 de dezembro. Sempre que ocorre um déficit hídrico fala-se em políticas de irrigação. Deveria ser uma política de estado e não de governo. Mas, por questões técnicas, ambientais e financeiras não é possível irrigar todas as lavouras para acabar com o oportunismo de políticos. Por isso, a necessidade, cada vez mais inadiável, de um seguro agrícola no Brasil, que proteja o produtor, como ocorre nos países desenvolvidos. Não apenas ressarcindo o investimento realizado, mas, também, garantido uma renda mínima ao produtor, baseado nos rendimentos obtidos na propriedade nos últimos anos.


contatovip.com.br | 115


VIP | Esporte

Pré-Mirim do Pinheiro Atlético Clube conquista a “Tacinha RBS 2012”

O

s meninos do Pré-Mirim do Pinheiro Atlético Clube conquistaram a “Tacinha RBS 2012”. Um dos destaques do Pinheiro, o jovem talento Igor Wolfart da Silva, filho de Viviane e Jair da Silva, conquistou três medalhas; como goleador, foi escolhido para a seleção melhor ala esquerda e campeão. Igor alcançou também o objetivo de passar na 1ª avaliação do Internacional em Porto Alegre onde ficou uma semana. “Igor, quero te dizer que você é apenas uma criança, mas tinha o seu objetivo traçado esse ano e com muita garra e dedicação alcançou o que você mais desejava. Você é uma criança iluminada! Mamãe e papai te amam e estarão sempre ao teu lado te apoiando nos teus sonhos”. Viviane e Jair da Silva

116 | contatovip.com.br

O jovem talento Igor Wolfart da Silva, filho de Viviane e Jair da Silva, conquistou três medalhas; como goleador, foi escolhido para a seleção melhor ala esquerda e campeão


VIP | Automotivos

Soja na composição aumenta vida útil do pneu Segundo a empresa norte-americana, compostos de borracha feitos com óleo de soja aumentam a eficiência da produção

O

departamento de investigação e desenvolvimento da Goodyear fez uma descoberta que poderá trazer melhorias à qualidade dos pneus, ao consumidor e ao meio ambiente. Os engenheiros chegaram à conclusão de que se utilizarem óleo de soja durante o processo de fabricação de pneus como substituto parcial do petróleo, há um aumento na vida útil dos mesmos. Ao incorporarem o óleo de soja na composição dos pneus, a companhia reduziria o consumo de produtos derivados do petróleo em 25,5 milhões de litros ao ano, e também aumentaria a vida útil do pneu em 10%. Os testes realizados na fábrica da Goodyear, nos Estados Unidos, mostraram que os compostos de borracha feitos com óleo de soja misturam-se mais facilmente com a sílica utilizada na produção de pneus. Isso pode aumentar a eficiência da produção, reduzindo o consumo de energia e as emissões de gases de efeito estufa.Os protótipos com óleo de soja na composição serão testados em San Angelo, no

Texas, nos meses seguintes. Caso os resultados sejam positivos, a companhia estima que os consumidores passem a utilizar os pneus a partir de 2015.

Protótipos serão colocados à prova na área de testes da Goodyear nos próximos meses. Companhia projeta que os consumidores poderão adquirir pneus feitos com óleo de soja em 2015

contatovip.com.br | 117


VIP | Automotivos

Vai viajar?

Prepare a revisão do seu carro Com o ano de 2012 terminando, o verão chegando com tudo e as férias também, nada melhor do que preparar aquela viagem para curtir o bom tempo que se aproxima. E estar preparado, para quem vai pegar a estrada, deve ser sinônimo de segurança. Por isso, além de se preocupar com as malas, é preciso fazer a revisão no veículo. Não tem desculpa para realizar a manutenção. Nada mais desagradável do que passar parte do feriadão esperando por socorro mecânico no acostamento. Para evitar contratempos com o carro durante o passeio, é válido programar uma boa revisão antes de viajar. A VIP preparou uma lista de itens que você deve checar antes de sair da cidade. Depois é só cair na estrada.

CONFIRA A LISTA E PROGRAME-SE ANTES DE CAIR NA ESTRADA

Desgaste dos pneus

1. Pneus muito desgastados, ou com desgaste irregular podem prejudicar a aderência e afetar a estabilidade do carro. De acordo com o Código Nacional de Trânsito, as ranhuras do pneu devem ter no mínimo 1,6 de profundidade.

Calibragem

2. Pneus calibrados corretamente, de

118 | contatovip.com.br

acordo com o manual do proprietário, aumentam a estabilidade do veículo, reduzem o risco de corte na borracha e contribuem para a integridade da estrutura interna do pneu.

Alinhamento e balanceamento

3. São importantes para minimizar os desgastes da suspensão do


VIP | Automotivos

veículo, além de contribuir para a manutenção da dirigibilidade e do consumo de combustível. É imprescindível verificar alinhamento e balanceamento antes de uma viagem porque há muitos fatores que os desregulam, como passar por buracos nas ruas ou subir em guias de calçadas. Um carro desalinhado provoca desgaste irregular dos pneus.

Óleo do motor - nível e validade

4. O óleo serve para lubrificar o motor. Com o uso do carro, ele perde sua viscosidade e deixa de cumprir sua função. Por isso, é vital que o óleo seja trocado nas datas recomendadas pelo fabricante. É importante ainda manter o óleo do motor no nível indicado, entre os dois traços da vareta.

Nível da água do radiador

5. Antes de pegar a estrada, é preciso verificar o nível da água do radiador, que serve para manter a temperatura do motor. Se esquentar muito ele pode fundir, e você ficará a pé. Tome cuidado ao abrir a tampa do reservatório de água com o motor aquecido.

Fluido do freio

6. É o fluido de freio que impulsiona o sistema que faz o veículo brecar. Se a quantidade do fluido de freio estiver baixa, ou o produto estiver com prazo de validade vencido, a

eficácia do freio pode ficar comprometida. É recomendada a troca do fluido uma vez por ano. Vale também checar as pastilhas e discos para evitar problemas na estrada.

Lavadores dos vidros e palhetas

de roda e chave de fenda

11. Antes de sair, confira se o carro está equipado com esses materiais. Vale levar na bagagem pequenas peças de reposição como fusíveis, velas e lâmpadas.

7. Palhetas ressecadas não limpam direito e ainda podem arranhá-lo.

Sistema elétrico

8. O nível de carga da bateria e o funcionamento dos faróis e desembaçadores são alguns dos pontos importantes a serem checados antes de cair na estrada.

Validade da documentação e seguro

9. O condutor do veículo precisa portar durante a viagem a Permissão para Dirigir ou a Carteira Nacional de Habilitação. Devem estar também à mão o Certificado de Licenciamento Anual e o Certificado de Registro do Carro. Se você tiver seguro do veículo, lembre-se de levar o telefone da seguradora.

Validade do extintor de incêndio

10. Certifique-se de que o extintor de incêndio esteja com a data dentro da validade. É importante também ler as instruções de uso para saber o que fazer em uma emergência.

Triângulo, macaco, chave

contatovip.com.br | 119


VIP | Gastronomia

Drinks com Champanhe

fáceis e lindos

Buck’s Fizz Com o toque especial e cítrico da laranja você vai provar e adorar esta maravilhosa receita. Prepare sirvar aos amigos e familiares. Com certeza todos vão adorar. Ingredientes: 25 ml de suco de laranja gelado 75 ml de champanhe gelado 1 fatia de laranja Modo de preparo: Despeje o suco de laranja no copo de cocktail congelado. Adicione o champanhe gelado. Coloque as fatias de laranja no topo da bebida, de modo que flutuem e sirva.

Wintery Ginger Cocktail Ingredientes: 45 ml Ginger Infusions Skyy Vodka Kiwi fresco fatiado 3 fatias grandes de pera Anjou Champagne Moet Chandon gelada Modo de preparo: Colocar em uma coqueteleira o kiwi e a pêra e adicionar Ginger Infusions Skyy com gelo e agitar vigorosamente. Despejar em um flute de champanhe e completar com Moet Chandon Champagne. Decorar com uma fatia de kiw e servir.

Kir Royale Ingredientes: 60 ml de champanhe brut 15 ml de licor de cassis Modo de preparo: Em uma taça flute (como a da foto), coloque primeiro o champanhe brut bem gelado. Encoste a garrafa de licor na parede da taça e faça escorrer por ali o licor de cassis. Se desejar, coloque uma fruta vermelha (cereja, morango, framboesa) dentro do drink para decorar. Pode-se substituir o champanhe por espumante brut. 120 | contatovip.com.br

Champanhe Mojito Ingredientes: 30 ml de rum branco 15 ml de suco de limão 2 colheres de açúcar Champagne ou Espumante Folhas de Hortelã Gelo Triturado Modo de Preparo: Macerar as folhas de hortelã em um recipiente de vidro e adiconar o suco de limão e o açucar. Passar o conteúdo para um flute de champagne. Adicionar o gelo triturado e o rum. Completar com Champagne ou espumante gelado. Decorar com folhas de hortelã e servir.


VIP | Gastronomia

Bolo de Natal Tia Cris Gabriela T. B. Barrios Gastronoma, Chef de cozinha proprietária do Basilico Restaurante prof Unochapecó, Le Gourmet chefgabyzt@ hotmail.com

Ingredientes 3 ovos 100 g de manteiga sem sal 2 xícaras de açúcar 2 maçãs raladas 2 xícaras de farinha de trigo 1 colher de sopa de fermento 1 xícara de nozes ½ xícara de passas ½ xícara de frutas cristalizadas Canela e Cravo em pó Rum

Modo de preparo 1. Coloque as frutas cristalizadas, passas e nozes em uma tigela e umedeça com o rum e reserve. 2. Pré aqueça o forno 180°C, unte uma forma com um furo no meio. 3. Bata com a batedeira os ovos, a manteiga e o açúcar até ficar fofo e clarinho, desligue a batedeira e adicione a maçã ralada e a farinha de trigo misture com a colher até ficar homogêneo , acrescente o fermento, nozes, passas, frutas cristalizadas, uma pitada da canela em pó e uma pitada de cravo em pó. 4. Coloque na forma e asse por aproximadamente 45min. Espere esfriar e decore com nozes, passas e foundan.

Na Despensa

Castanhas e frutas secas não podem faltar nas ceias de final de ano!

Além de serem deliciosas e saudáveis, simbolizam fartura, riqueza e felicidade!

contatovip.com.br | 121


VIP | Leitor

O casal Carolina Canellas e Ricardo Spessatto renovaram seus votos de casamento em festa realizada no último dia 03 de novembro, no Q’Assado, no bairro Operário. Ricardo é filho de Neivo e Rosa Spessatto. A cerimônia de casamento foi realizada no dia 22 de setembro deste ano, na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Porto Velho, na cidade de São Gonçalo/ RJ, onde Carolina, filha de Celso Lopes Canellas e Maria das Neves Costa, morava. Depois de uma lua-de-mel em um lugar paradisíaco no nordeste, agora os dois curtem a vida de casados em Porto Alegre

Dupla comemoração FOTOS | TATSCH FOTOGRAFIAS

Délcia Martins completou 70 anos de vida e 52 dedicados à educação no dia 13 de novembro. Alunos, exalunos, colegas e amigos agradecem à educadora por fazer parte da história de suas vidas.

122 | contatovip.com.br

FOTO | CRISTIANI LAUXEN

Casamento

Ana Laura Dreifke A pequena Ana Laura, completou 10 anos no dia 8 de outubro. Esperada com muito amor, Foi um dia muito importante de muita festa no meu coração Me lembro com saudade do dia que lhe peguei nos braços pela primeira vez. Que emoção! Hoje o meu amor continua maior, cada vez mais. Cada vez mais também vejo o quanto tenho orgulho da minha filha. Te amamos filha. Um beijão da sua mãe Zemilda, seu pai Lauro e o mano Wilian.

Casamento Dia 01 de Dezembro, casaram-se em Caxias do Sul, cidade onde residem, o casal Dieni Vieira, filha de Darci Vieira e Marilene Weber Machado e, Tiago Noronha, filho de Noeli Bertoni e Aldomir Noronha. Felicidades ao novo casal!


VIP | Leitor

Doutora Jacqueline

FOTO | DANIEL TATSCH

A carazinhense Jacqueline Ahlert tem 32 anos, nasceu em 5 de novembro de 1980, é mãe de Clara Elis Ahlert Arenhart. Jacqueline estudou no Colégio Rui Barbosa, fez faculdade de Artes Plásticas na UPF, mestrado em artes, doutorado em Estátuas Andarilhas, as Miniaturas na Imaginária Missioneira: Sentidos e Remanescências. A defesa da tese foi no dia 30 de novembro na PUCRS. Jacqueline recebe a homenagem dos pais Vilmar e Marlise, dos irmãos Alexandre e Anderson, dos tios, sobrinhos e amigos e em especial da filha Clara Elis. Parabéns Jacque, por mais essa conquista! Você é um orgulho para a família!

Parabéns Vitória! Vitória Visoto completou 15 anos dia 26 de novembro. A data foi comemorada em grande estilo com uma festa surpresa no dia 15 de novembro, organizada pela avó Elzira Bárbara Visoto e os pais da aniversariante Elves Tiago e Cátia Simone Vargas Visoto. Vitória recebe os parabéns dos amigos e familiares, em especial da avó, que aniversaria dia 4 de dezembro.

Parabéns Bruna! Bruna, parece que foi ontem que você ainda era uma menininha, e hoje já uma linda mulher, decidida, em busca de seus ideais. Estou sempre pedindo a Deus que olhe você por mim, porque o que não posso ver, Ele com certeza pode, pois está em todos os lugares. Parabéns mais uma vez pelo seu aniversário dia 1º de dezembro. Beijos, amamos você!! Josefina Monteiro e Brian e Brenda Monteiro Rodrigues

contatovip.com.br | 123


Integração Tradicionalismo Brasileiros do Sul Feliz Natal e Próspero Ano Novo Com este dizer universal, almejo de todo o coração, Saúde, paz e alegrias a todos !

Iolanda Tatsch Banunas

Amizade é dom divino da paz!

Colunista de Tradicionalismo Chasque N 193. Dezembro 2012 Chasque 17 anos E-mail:

Reli por várias vezes esta frase estampada em um painel. Assistindo pela TV o ENART – 2012. Evento este realizado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho na certeza de fazer a INTEGRAÇÃO DO TRADICIONALISMO BRASILEIRO DO SUL!

itb.iolanda@gmail.com

O competente comunicador das tradições gaúchas Gilvano dos Santos realizou nos dias 10 e 11 de novembro o “ 11º Encontro de Trovadores” reunindo 29 trovadores e imenso público no C T G Unidos pela Tradição Rio-grandense, de Carazinho.

Gostei muito de ver e ouvir os dois jovens trovadores Jadir Oliveira Filho e Anderson Brum, com o dizer franco, respeitoso, bem como meus elogios a todos os trovadores participantes. Na próxima edição estarei ressaltando os vencedores do “11º Encontro de trovadores”, e os eventos tradicionalistas do mês de dezembro.

124 | contatovip.com.br

Parabéns as dedicadas cavaleiras ao realizarem a “4ª Cavalgada das Prendas” , elas que resgatam os princípios do nosso Rio-grande amado. Cavalgada realizada nos dias 3 e 4 de novembro, de Carazinho a Rincão Doce. Registro em agradecimento ao convite que vem assinado pelo patrão Edemar Malchow da Rosa, do Grupo Sentinelas do Pampa e pela organizadora Isolde de Almeida

Bianca Secco com sua voz melodiosa, fez uma bonita apresentação, acompanhada pela Camila, Mauricio e Albarelo, eles que também estiveram no Enart representando a 7ªRT.

O tradicionalista Caramês, conselheiro da 7ª RT, veio a Carazinho prestigiar o evento e teceu elogios aos trovadores e a organização do mesmo.


contatovip.com.br | 125


VIP | Melhor Idade

Viajar é um divisor de águas na vida da gente

N

Lourdes Farina Weidlich Carazinhense radicada em Porto Alegre, é Funcionária Pública aposentada, tendo sua vida marcada pelo engajamento e atuação na sociedade Carazinhense. Email: lourdesfw@ terra.com.br

a manhã do dia 25 de setembro, embarcávamos eu e minhas filhas para a Europa. Tudo é novo e inesperado em uma viagem. Nos lançamos colocando nossas vidas encapsuladas à vácuo nas alturas, e partimos para o desconhecido com a expectativa só de coisas boas: de ver e apreciar o belo, o inusitado e sentir mais de perto a história do Velho Mundo. Viajar, além de tudo que possa significar, é muito terapêutico, porque vencemos o medo de sairmos da nossa bolha, nossa zona de conforto. Nos desconectamos da nossa realidade para nos misturarmos ao mundo, ao tão vasto mundo, repleto de gente e cada vez mais populoso e barulhento. Descemos em Lisboa depois de um voo tranquilo e confortável pela TAP. Lisboa é nossa casa. Tudo é muito parecido com o Brasil. Não há a barreira da língua. Hotel H FENIX, grande iluminado, café farto e servido do nosso jeito. Visitamos o Porto onde pudemos apreciar em um dia lindo de sol, o monumento das Caravelas, o Castelo de São Jorge à beira do rio Tejo, e comemos o famoso Pastel de Belém na sua casa de origem secular, fundada em 1837, linda, decorada com os famosos azulejos portugueses e poemas de

126 | contatovip.com.br

Camões. Ainda fizemos um passeio pela cidade de LOPEN TOUR, num ônibus com áudio guia, mostrando os principais pontos turísticos, ao som de fados... Na manhã seguinte partimos para Paris, a cidade mais linda do mundo, sofisticada, charmosa e rica em arte e graça. Nos acomodamos no hotel Confort Fenice, próximo a Notre Dame, em um bairro boêmio na zona das universidades, a algumas quadras dos Jardins de Luxembourg. Tudo era romântico e poético. Para onde olhávamos havia beleza e arte. Na arquitetura, na decoração das lojas de grifes famosas da Champs Élysées Avenue - a mais célebre e bela avenida do mundo, 71m de largura e 2 km de comprimento, com o Arco do Triunfo, construído em comemoração às vitórias militares de Napoleão Bonaparte, inaugurado em 1836. A monumental obra detém os nomes de 128 batalhas e 558 generais, além do túmulo do soldado desconhecido (1920). O Arco localiza-se na praça Charles de Gaulle, em uma das duas extremidades da Avenue Champs Élysées, endereço também do Lido de Paris, onde passamos uma noite de cinderela com jantar e show divinos e inesquecíveis. Cathédrale Notre Dame, de estilo

gótico, um museu repleto de história, de fé e de arte. Nossos olhos não podiam absorver tanta beleza ao mesmo tempo. Ficávamos embevecidas, atônitas, com tanta riqueza e fausto, imaginando que artistas fantásticos viveram naquela época sem recursos de tecnologia e infraestrutura, mas com tanto talento e força criativa. O Museu do Louvre, um enorme complexo de pura beleza erigido para contar a história das artes através dos tempos. Alas e mais alas de uma arquitetura monumental que resguardam os mais incríveis tesouros criados por artistas geniais como Michel Angelo, a primavera de Botticelli, Giotto, que como seres iluminados, vieram ao mundo para nos proporcionar e testemunhar o divino, que alguns poucos escolhidos puderam manifestar, e nos deixaram esse maravilhoso legado. Torre Eiffel, sonho meu realizado, com uma poesia dita lá do alto, expressando toda minha emoção, onde desde o segundo andar podemos avistar a cidade em um panorama único, recortada pelo Sena e por pontes lindíssimas, cada uma ornamentada com estatuas douradas em pátina azulada. Paris é bege, azul e ouro, isso expressado por uma arquitetura


VIP | Melhor Idade

muito feminina, por vezes clássica, gótica, decorada sob a influência da arte nouveau. Nomes que se destacam na sua arquitetura, Le Corbusier e Auguste Perret. Cheia de sensualidade e beleza, Paris é uma moça coquete e frívola, mas com alguma nostalgia, refletida nas paisagens de plátanos dourados, cobertos por uma nevoa poética, lembrando os pintores do impressionismo: Monet, Degas, ou Renoir. Telas vivas que se descortinavam ao entardecer... Em um dia ensolarado, ou em uma noite iluminada, é sempre muito charmosa, repleta de cafés, pâtisseries e boulangeries por todos os lados. Os Franceses adoram crepes e fondues. São lindos e elegantes, discretos e sensuais. Mais um vôo, e estávamos em Roma, outra capital linda e rica em arquitetura, onde Bernini, precursor do Barroco, está lembrado por toda parte como um dos arquitetos e escultores mais importantes da Europa. Roma é uma senhora madura, mais séria e pesada aos nossos olhos. As cores predominantes são terrosas e cinzas. É recortada por piazzas e monumentos, com muitas fontes, a mais bela é a Fontana Di Trevi, onde fazíamos as refeições nas cantinas ao seu redor, comendo pizza e pasta, ao som de filarmônicas dos cantantis da via. Toda atmosfera italiana que se percebe nos filmes. Uma das relíquias mais famosas da Europa, a Capela Sistina é a mais

conhecida dentro da residência do Papa, na Cidade do Vaticano. A importância da capela deve-se acima de tudo à sua extensa coleção de arte, que revela os pintores mais importantes da Renascença. A mais famosa é o afresco feito por Michelângelo, o qual descreve a criação do Mundo. O tour começa pelo Museu do Vaticano, Capela Sistina e termina na Basílica de São Pedro. O Coliseu, um Anfiteatro construído na Roma Antiga, atualmente é a maior atração turística de Roma. É lugar de cerimônias da Igreja Católica no século XX e século XXI. Por exemplo, a Via Crúcis, cerimônia realizada na Sexta-Feira Santa, tem uma das estações no Coliseu. Visitamos também em um domingo os jardins da Villa Borghese. É um Palácio de Roma, situado no interior do segundo maior Parque da Capital Italiana. Uma colina de bosques e obras de arte com uma vista soberba da cidade, onde almoçamos e passeamos num trenzinho chamado carinhosamente de Pínchio. Voltamos exauridas e muito felizes. Fui à Itália como sonhei, e voltei com meu passaporte italiano e meu coração cheio de histórias e de grandes emoções. Fiz sucesso por lá. Mesmo aos 84 anos, posso dizer com satisfação que por onde andei, fui sempre chamada de “Bella Donna”, ou em Paris de “Belle Dame”, isso não é um luxo?! Sou cidadã Italiana. Estive na velha

Itália, molto bella , mas, voltei mais brasileira e gaúcha do que nunca. É muito bom viajar, conhecer povos e costumes diferentes dos nossos. Voltamos nos conhecendo e nos valorizando ainda mais. O melhor lugar do mundo é aqui, no Brasil, nossa pátria mãe gentil... A gente vai e volta com outro olhar para tudo à nossa volta. Um olhar mais demorado e amoroso. E isso é que é gostoso, trazer de volta a vida à nossa porta... Queridos leitores, aqui está a minha despedida. Esse é o último artigo que escrevo para a minha coluna na Contato VIP. Estive aqui por oito anos, sempre recebendo o incentivo e o apoio de vocês. Deixo aqui os meus agradecimentos pelo carinho que sempre demonstraram para comigo. Vocês foram a razão do meu esforço e dedicação a essa coluna. Obrigada e um Feliz Natal para todos os amigos queridos que deixei aqui, mas que moram para sempre em meu coração.

contatovip.com.br | 127


VIP | Leitor

EU, LEITOR Meu Papai Noel José Elon Lírio de Oliveira, 65 anos, aprendeu desde cedo o significado do natal e da vida. Acompanhou de perto a história do pai, que com muito esforço e dedicação, distribuía presentes enquanto Papai Noel para ajudar no sustento da família

C

ruz Alta, dezembro de 1952. Na época eu tinha seis anos. Até então, não sabia o que significava a palavra “Natal”, nem o que era Papai Noel. Imaginava que se tratava de um velho barbudo muito austero, que carregava uma varinha e, que a gurizada que não entrasse na linha e obedecesse aos pais, entrava no “laço”. Para retratar melhor essa imagem que eu tinha do “mau velhinho”, lembro de minha mãe, dona Branca, me pedindo para ir ao mercadinho da esquina comprar ingredientes para fazer um bolo. Já estava anoitecendo e eu o vi passar. Estávamos, meu irmão mais velho e eu. Aquele homem barbudo, de roupa vermelha, desceu de um caminhão carregado de brinquedos. Havia de tudo: bicicleta, carrinhos, bichos de pelúcia com pilhas, bonecas de todos os tipos... Na hora pensei: “Nossa! Tomara que ele me deixe um desses”. O velhinho desceu e eu estremeci de medo. Logo pensei que fosse apanhar por ter cometido alguma traquinagem. Foi quando eu disse para o meu irmão: “Vamos fugir daqui. Ele não vai nos alcançar!”. Então foi que aquele homem se aproximou de nós, deu-nos um beijo e disse-nos: “Filhos, se vocês se comportarem mal, o Papai Noel fica sabendo, mas sei que são crianças bem educadas e obedientes. Então, coloquem os sapatinhos na janela que o Papai Noel vai levar presentes

128 | contatovip.com.br

A partir daquele momento eu passei a entender melhor a vida, com apenas seis anos de idade”

para vocês”. Corremos para casa ansiosos. Preparamos os sapatinhos e colocamos na janela. Morávamos na Rua Doutor Noronha, 868 em Cruz Alta. Fomos dormir perto das oito horas da noite, com o sapatinho na janela. De manhã cedo, acordamos e vimos que a janela estava fechada. Olhamos para o chão e lá estavam os presentinhos. No meu sapato e no do meu irmão mais velho, tinha uma bolinha de borracha pequena, nos demais tinha um brinquedo artesanal, feito com um cabo de vassoura e umas tampinhas de litro. Na hora, percebemos que não eram presentes comprados em lojas de brinquedos, mas feitos por alguém. Depois que meu pai, Fenelon, acordou, fomos questioná-lo: “O senhor viu? Para algumas crianças o Papai Noel trouxe brinquedos legais e para nós essas bolinhas e brinquedos feitos a mão. Por que não ganhamos

também brinquedos melhores?” Então, ele disse: “Quando eu ver este velho, vamos conversar para saber porque fez isso com vocês! Podem esperar!” Mal sabíamos nós que ele estava guardando um segredo... Se retirou. Olhei pela janela e o vi chorando copiosamente... Ouvi dizer para si mesmo e a Deus, que não tinha condições de nos dar bons presentes. “Distribuí brinquedos para tantas crianças e para os meus filhos não tive condições. Eu só peço Deus, que nos próximos natais, eu possa poupar meus filhos desse sofrimento”. A partir daquele dia eu passei a entender melhor a vida, com apenas seis anos de idade. Lembrei então que o Papai Noel que desceu do caminhão e beijou a mim e meu irmão, era meu pai.


contatovip.com.br | 129


130 | contatovip.com.br


Ano XIX - Nº 218 - Dezembro 2012