10 minute read

AgroMeteorologia

Foto: Freepik CHUVAS IRREGULARES: COMO MINIMIZAR OS IMPACTOS DO CLIMA NA PRODUÇÃO?

Apontado como a principal preocupação dos agricultores na última edição da Pesquisa Hábitos do Produtor Rural, feita pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA), o clima influencia no sucesso da lavoura. No entanto, mesmo que os imprevistos não possam ser combatidos, as tecnologias têm ajudado cada vez mais os produtores e gestores agrícolas a estarem preparados para lidar com situações adversas, sejam períodos de seca, chuvas irregulares, granizos ou ventos fortes.

Advertisement

Utilizando dados históricos em conjunto com a configuração de critérios e restrições operacionais, é possível diagnosticar as necessidades de um espaço de plantio antes mesmo do início da produção. Softwares específicos analisam as áreas do campo e testam todas as soluções concebíveis para o contexto em questão, recomendando a melhor estratégia para o plantio, incluindo as variedades, locais e épocas ideais para a operação. A partir disso, também são calculadas as curvas de produtividade viáveis, bem como os custos com insumos, máquinas e mão de obra.

Essa forma de programação permite ainda considerar ou mesmo simular hipóteses e desafios que possam surgir no decorrer da execução das atividades no campo.

Mais previsibilidade para o campo: Para benefício do agronegócio, a meteorologia evoluiu significativamente ao longo dos últimos anos. Atualmente, informações relacionadas ao clima estão disponíveis de maneira muito mais antecipada e assertiva. Além disso, é mais fácil obter esses dados e cruzá-los com outros provenientes das tecnologias em uso no campo.

SE TEM ANATRIELLO, TEM SAÚDE

Sucos de laranja 100% da fruta, sem adição de açúcar e conservantes

PROLAPSO VAGINAL:

UM NOVO PROBLEMA DA REPRODUÇÃO

Oprolapso total e o parcial da vagina, na espécie bovina, sempre estiveram associados ao período final da gestação, podendo evoluir para prolapso uterino pós-parto. A proposta deste artigo é abordar uma patologia obstétrica clássica, que afeta especialmente as vacas gestantes, independentemente de raça, e o surgimento de processos idênticos de causas multifatoriais em vacas de elite não gestantes, particularmente das raças zebuínas, principalmente: Nelore, Brahman e Gir Leiteiro. Discutem-se também as formas de tratamento consolidadas e possíveis métodos alternativos para minimizar ou corrigir o problema. Em termos conceituais, trata-se de uma nova patologia da reprodução.

O prolapso total ou parcial da vagina é descrito na literatura como uma patologia da gestação acometendo preferencialmente bovinos e pequenos ruminantes. Em bovinos, as causas dessa patologia são o relaxamento exagerado do sistema de fixação da vagina, principalmente em fêmeas idosas, piso do estábulo excessivamente inclinado, transportes em que os animais são sacudidos demasiadamente, defeitos anatômicos, distúrbios hormonais, obesidade, inflamações na região da vulva e do reto e predisposição hereditária. O desenvolvimento do prolapso é progressivo. Inicia-se com a exposição intermitente de uma parte da mucosa vaginal, dependendo de o animal estar em estação ou em decúbito. Isso leva ao ressecamento da mucosa, que se torna irritada e inflamada, evoluindo para a exposição de massa ainda maior. O prolapso vaginal em vacas se dá em um primeiro momento no terço final da gestação, podendo ocorrer no pós-parto imediato. No final da gestação, a combinação do relaxamento dos ligamentos pélvicos e perineais, induzidos pelos hormônios que predominam nesta fase, associado ao aumento do tamanho uterino gravídico, leva ao prolapso, especialmente quando o animal está deitado. Os animais criados em baias, em função de sua genética, têm maior probabilidade de serem submetidos a repetidas colheitas de oócitos por punção guiada por ultrassonografia transvaginal. Essa técnica pressupõe a tração dos ovários, por manipulação retal, o que pode levar ao relaxamento do diafragma pélvico. O tratamento básico preconizado para o prolapso clássico gestacional são as suturas vulvar tipo Caslick, Bühner ou Flessa, que vêm sendo utilizadas nesta nova modalidade de patologia. Quando indicado, deve-se tratar a vaginite e associar um regime alimentar a fim de reduzir o peso corporal dos animais.

RICARDO PAULINO DE OLIVEIRA

Médico Veterinário - CRMV/SP nº 22.290

MERCADÃO DE TRATORES REINAUGURA EM NOVO ENDEREÇO

Areinauguração do Mercadão de Tratores foi marcada por uma grande festa. O evento aconteceu em outubro, com a presença de autoridades, amigos e clientes. A empresa já consolidada no setor tratorista há 26 anos, desde março está em nova sede, construída na Avenida Marginal Comendador Vicente Filizola, no Jardim Alto Rio Preto, às margens da Rodovia Washington Luís. O novo prédio foi construído uma área de 13 mil m², o que representa um aumento de 50% em área estrutural com relação à antiga sede.

O Mercadão de Tratores foi fundado em 1994, por Iderval Aparecido de Oliveira, Nivaldo Guareschi, Osmair Guareschi como uma concessionária de tratores usados. Em 1996, tiveram a oportunidade de tornarem-se uma concessionária de tratores novos e representar a marca Valtra. Rapidamente o Mercadão se tornou referência na rede Valtra, aumentando o volume de vendas da marca na região e, consequentemente, contemplado com novas áreas de concessão, contando atualmente com sete lojas no Estado de São Paulo, sendo sua matriz em São José do Rio Preto e suas filiais situadas em Fernandópolis, Ourinhos, Assis, Presidente Prudente, Araçatuba e Tupã , figurando entre as maiores concessionárias do país, transmitindo para toda a equipe o perfil da agressividade comercial e da busca constante pela satisfação dos clientes e liderança no ramo.

Mercadão de Tratores

Matriz São José do Rio Preto Avenida Comendador Vicente Filizola, 6300, Jardim Maria Cândida 15020-350 / São José do Rio Preto / SP 17 3216 8055 Filial Assis Avenida Dom Antonio, 2424, Jardim Paraná - Assis / SP 18 3302 8055 Filial Ourinhos Rua Marginal, 2595, Jardim Colorado Ourinhos / SP 14 3302 8055 Filial Araçatuba Rua Anhanguera, 3125, Jardim do Prado Araçatuba / SP 18 3637 8055 Filial Tupã Rod. Com. João R. Barros, Km 529,8, Pq. Industrial II - Tupã / SP 14 3404 2500

Mercadão de Tratores Matriz São José do Rio Preto Ave 630 n 0 i , da Ja Com rdim endad Maria or Câ Vicent ndida e Filizola, Filial Presidente Prudente 15020-350 / São José do Rio Preto / SP Av. Joaquim Constantino, 6300, Parque 17 3216 8055 Cedral - Presidente Prudente / SP 18 3345 8055 Filial Assis Avenida Dom Antonio, 2424, Jardim Filial Fernandópolis Pa 18 raná 3302 - A 80 ssi 55 s / SP A A venida Li raguaia tério Fern Grecco, andópo 1 li 9 s 8 / 1, S Ja P rdim 17 3465 8055

Filial Ourinhos Rua Marginal, 2595, Jardim Colorado Ourinhos / SP 14 3302 8055 Filial Araçatuba Rua Anhanguera, 3125, Jardim do Prado Araçatuba / SP 18 3637 8055 Filial Tupã Rod. Com. João R. Barros, Km 529,8, Pq. Industrial II - Tupã / SP 14 3404 2500 Filial Presidente Prudente Av. Joaquim Constantino, 6300, Parque Cedral - Presidente Prudente / SP 18 3345 8055 Filial Fernandópolis Avenida Litério Grecco, 1981, Jardim Araguaia - Fernandópolis / SP 17 3465 8055

41

PAULO PAULERA É ELEITO NOVO PRESIDENTE DA CÂMARA DE RIO PRETO

Overeador Paulo Paulera foi eleito novo presidente do legislativo durante eleição da Mesa Diretora para a próxima legislatura (2023-2024). Com candidatura única, a escolha da presidência aconteceu de forma rápida, dois minutos foram necessários para conhecer o novo presidente durante a 8ª Sessão Extraordinária no dia 06 de dezembro.

Paulo Paulera retorna ao comando do legislativo pela terceira vez. O parlamentar está em seu quarto mandato iniciado em 2008, reeleito em 2012, 2017 e 2020; ocupou a presidência do legislativo nos biênios 2013-2014 e 2019-2020, além de ter sido secretário de Serviços Gerais da Prefeitura de Rio Preto por oito anos.

“Vamos trabalhar com responsabilidade e juntos para a cidade continuar crescendo. Será uma relação cordial, de respeito entre poderes, um trabalho em sintonia. Esperamos ter uma relação exitosa de governo e quem ganha com isso é a cidade de São José do Rio Preto”, disse o novo presidente da Câmara.

Sempre atuante em políticas públicas voltadas ao agro, Paulera apoia e defende o agronegócio.

TEREOS INICIA OPERAÇÃO DE PLANTA DE BIOGÁS EM OLÍMPIA

ATereos, uma das líderes mundiais na produção de açúcar, etanol e bioenergia, deu início à operação comercial de sua planta de biogás, localizada em Olímpia, no interior de São Paulo, que tem 1 MW de capacidade instalada.

O total da produção será direcionado para empreendimentos comerciais localizados no interior de São Paulo por meio de uma parceria com a Lemon Energia, marketplace que conecta geradores de energia sustentável a pequenas e médias empresas. Ao todo, cerca de 85 pequenos comércios – ou o equivalente a mil clientes residenciais – serão atendidos pela energia fornecida.

A planta de biogás foi pensada estrategicamente para a usina de Olímpia, que apresenta maior produção de vinhaça e está estrategicamente localizada para receber vinhaça das outras plantas, caso necessário, promovendo assim maior eficiência. “A intenção é que possamos expandir e consolidar a nossa atuação, garantindo um crescimento sustentável e a ampliação da produção de energia limpa e renovável. A produção do biogás também nos permite mais um aproveitamento de nossos resíduos industriais, fortalecendo o conceito de economia circular que permeia nosso negócio em todas as etapas da operação”, completa Gustavo Segantini, diretor comercial da Tereos.

AgroInfo EM 2022, A REVISTA AGROFEST COMPLETOU 8 ANOS E 51 EDIÇÕES

Há 8 anos no mercado do agronegócio, a Magazine AgroFest busca produzir e entregar conteúdo de qualidade para o setor, a fim de promover seus clientes e parceiros. Além da revista impressa, em 2022 valorizamos o alcance das marcas, empresas, negócios e produtos também através das nossas redes sociais, no Facebook e no Instragram @magazineagrofest, onde também divulgamos nossos parceiros e as nossas participações e presenças em tempo real nos eventos que acontecem na região de Rio Preto.

Com missão de informar sobre as novidades e os acontecimentos do agro, de forma dinâmica, clara, técnica e objetiva, a Revista Magazine AgroFest conta também com um portal de notícias diárias online além do conteúdo da revista impressa, com acesso integral da edição atual e com conteúdo aberto das edições anteriores. Acessível nas versões web e mobile. Acompanhe o portal da Magazine AgroFest: www.magazineagrofest.com.br

O PDF digital da revista, que é distribuído em grupos empresariais do agro no WhatsApp, possui uma ferramenta que em apenas um clique, dá acesso ao contato dos anunciantes, é mais facilidade para o leitor conhecer mais sobre nossos clientes e seus serviços.

Seja nosso parceiro, anuncie aqui na Magazine Agrofest: (17) 98152-5400