4 minute read

e 55 AgroGenética

RIO PRETO SEDIA PRIMEIRA FEIRA DE TOUROS DO PRÓ-GENÉTICA DO ESTADO DE SÃO PAULO

São José do Rio Preto foi a primeira cidade do Estado de São Paulo a receber a Feira de Touros da Pró-Genética da ABCZ – Associação Brasileira dos Criadores de Zebu. Realizada no Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto, nos dias 24 e 25 de junho e marcou ofi cialmente a implantação do Programa no estado paulista. A Feira já entrou para o calendário ofi cial de eventos agropecuários de Rio Preto.

Advertisement

O Pró-Genética da ABCZ tem o objetivo de contribuir para o aumento da produção sustentável de carne e leite de origem bovina, benefi ciando pequenas e médias propriedades, proporcionando aumento de renda a pequenos e médios pecuaristas.

Anfi trião do evento referência nacional para a pecuária zebuína, que tem origem em Uberaba (MG), o prefeito Edinho Araújo ressaltou a relevância histórica do momento. “Hoje comemoramos as parcerias que permitiram que, no ano passado, durante a 58ª Expo Rio Preto, encaminhássemos as tratativas para o Estado de São Paulo aderir ao Pró-Genética, que é um avanço científi co e tecnológico para a nossa pecuária. Nosso papel enquanto poder público é criar condições para que o crescimento e o desenvolvimento aconteçam”, celebrou.

Cerca de 40 zebuínos das raças Guzerá, Nelore, Nelore Mocho e Tabapuã participaram da primeira feira ofi cial

Ricardo Domingos Luiz Pereira

Diretor Técnico da Divisão da Regional de São José do Rio Preto da CATI

VENHAFAZERBONSNEGÓCIOSCOMA TANABILEILÕES gado de corte

Leilõestodaquarta-feiraapartirdas18h emnossocanalnoYoutube TANABILEILÕES

no Estado, após a assinatura do convênio para implantação do programa em São Paulo, entre a ABCZ e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Todos os animais ofertados possuem avaliação genética, Registro Defi nitivo (RGD) inspecionado pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), exame andrológico positivo e testes negativos para brucelose e tuberculose.

A Feira de Touros do Pró-Genética em São José do Rio Preto (SP) é resultado de uma parceria entre a ABCZ, Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

A CATI que possui corpo técnico espalhado pelas 594 Casas de Agricultura, dos 645 municípios do Estado é o órgão estadual responsável pela expansão do Programa. “A capabilidade da CATI, auxilia o levantamento de demanda destes touros, em cada região do Estado. Assim, surgem as propostas para a realização da Feira”, explica o Diretor Técnico da Divisão da Regional de São José do Rio Preto da CATI, Ricardo Domingos Luiz Pereira.

Ricardo revela que a expectativa é bastante promissora para a realização de outras Feiras. “A nossa meta até o fi nal do ano é promover mais dez feiras, já temos algumas programadas em outras regiões”, salienta. Luciano da Agropecuária Panza presente no evento

CURRAL

www.valfran.com.br

ANTI ESTRESSE

TRONCO BRETE

VF PREMIUM

COM ADAPTAÇÃO

TECNOLOGIA E DURABILIDADE É A DIFERENÇA DO CURRAL PRÉ-MOLDADO

Foto: Divulgação MONITORAMENTO VIA SATÉLITE AJUDA NO COMBATE A INCÊNDIOS EM CANAVIAIS

Oinvestimento em tecnologias de monitoramento de canaviais via satélite tem auxiliado a Tereos, a diminuir a incidência de área queimada nos canaviais da empresa, localizados no noroeste paulista. Na safra 21/22, as iniciativas do grupo conseguiram reduzir em 52% a extensão de canaviais queimados em toda sua área de atuação.

Em ação pioneira no Brasil, o sistema desenvolvido em parceria com GMG Ambiental contempla o monitoramento de 300 mil hectares.

Atualmente, o tempo de ação para detecção dos focos de incêndio é de, em média, quatro minutos, o que tem contribuído com a agilidade do trabalho de combate das brigadas, reduzindo a extensão das áreas impactadas.

O sistema de monitoramento conta com 13 satélites meteorológicos operados por agências governamentais (entre elas a Nasa), fazendo envios automáticos de alertas das ocorrências de incêndio diretamente à Central de Controle da empresa, o que permite respostas e controles ágeis nas áreas atingidas.

Desde a última safra, o sistema permite ainda visualizações climáticas. Para esta safra, foram inclusas novidades como antecipação de períodos de estiagem e chuvas, o que contribui para alertas de riscos de incêndios, auxiliando na decisão do controle de potenciais focos de incêndio no campo.

As medidas preventivas têm auxiliado a companhia a iniciar o protocolo de contenção de incêndios antes que o fogo se propague por áreas maiores, possibilitando assim que as equipes de bombeiros, tanto da empresa como pertencentes ao Plano de Auxílio Mútuo (PAM), cheguem ao local em tempo hábil.