Revista de Seguros nº 910

Page 30

PROFISSÕES DO FUTURO |

[Por: Bianca Rocha Fotos: Divulgação / Banco de imagens Google]

INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE EMBASARÃO AS FUTURAS CARREIRAS NO MERCADO Embora ainda não saibam quais serão as profissões demandadas, as seguradoras já se preparam para reter talentos fundamentais para a evolução do setor.

E

las ainda não têm nomes definidos, mas já se pode prever em que áreas serão necessárias. As profissões do futuro estão no radar de especialistas de Recursos Humanos das seguradoras. O motivo é simples: serão esses profissionais que estarão na linha de frente da inovação, crescimento e sustentabilidade do setor nos próximos anos. Especialistas em Big Data, Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA), além daqueles qualificados em atendimento e experiência do cliente (não só o final, mas também colaboradores e corretores) e em riscos cibernéticos (gestão e segurança de informações e dados das empresas) já são demandados hoje e continuarão a ser no futuro. “Estatísticas mostram que há cinco anos não havia cargos que hoje existem. E essa velocidade só vai aumentar daqui para frente por conta da rapidez com que as inovações tecnológicas estão surgindo”, afirma a presidente da Comissão de Recursos Humanos da CNseg, Patrícia Coimbra.

30 | REVISTA DE SEGUROS///

“Essas pessoas (profissionais autônomos) precisam de proteção e segurança, o que demandará novos produtos de seguros e pessoas qualificadas para desenvolvê-lo.” José Pastore / USP

As empresas de seguros podem ainda não conhecer as profissões que vão estar no topo da lista dos mais demandadas no futuro, mas estão se preparando para reter os talentos que hoje são necessários para a evolução do setor. E engana-se quem pensa que a concorrência por esses profissionais acontece apenas entre seguradoras. A demanda é em nível geral de mercado. “As seguradoras estão precisando promover mudanças para atrair esses profissionais, porque a competição é forte. É uma transformação nos dois lados. Tanto do profissional, que imerge no aprendizado de seguros, quanto das empresas, que precisam se adaptar às demandas desses novos colaboradores interessados num ambiente mais colaborativo e flexível”, explica Patrícia Coimbra, que completa: “As seguradoras precisam oferecer bons projetos, bons desafios e bons profissionais para segurar esses talentos por mais tempo na empresa”. Entre as características que as seguradoras esperam desses novos profissionais estão a facilidade de aprender e reaprender e a capacidade


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Revista de Seguros nº 910 by CNseg - Issuu