Turismo do Alentejo

Page 1

alentejo guia turĂ­stico


touring

> 2000 anos de alentejo (romanos, celtas, dolmens e cromeleques) > évora (núcleo histórico, museus, aqueduto da prata, etc) > aldeias brancas > castelos encantados (rota dos castelos, rota das fortalezas, rota das aldeias)

turismo activo

> zoo safari > aqua safari > dunas safari > safari na costa > monte safari > ar safari > surf safari > kite safari

pura natureza

> Parque Natural da Serra de São Mamede > Parque de Natureza de Noudar > Parque Natural da Costa Vicentina > Parque Natural do Vale do Guadiana

aromas da terra > gastronomia e vinho

sol e mar > beach safari > safari n’areia


Das vastas lezírias do Ribatejo à imensidão ondulante da planície, a calma paisagem do Alentejo tem um património inimaginável, uma gastronomia plena de criatividade e aromas, aldeias brancas, praias de sonho e um sem fim de actividades de natureza à sua espera.

Venha vislumbrar o voo das cegonhas a tocar as nuvens, descobrir lendas de princesas encantadas, surfspots e a terra vista do céu em balão. Venha mergulhar na gastronomia pura, de ervas e saberes milenares, sentir o calor do sol, a alegria e muita diversão.

Venha ao encontro da História, descubra dolmens e cromeleques, vestígios árabes e romanos na harmonia dos castelos medievais.

Venha. O Alentejo é pura paixão! www.visitalentejo.pt


alentejo. toda a paixão. Alêm-Tejo. Quando o nome de uma região tão vasta fica ligado a um rio tão rico e importante como este, é por aqui que devemos começar a visita.

terras do norte alentejano Desde as margens do rio Tejo com os seus terrenos verdes e férteis, onde pastam, pacificamente, os melhores touros e cavalos, até às lindas aldeias e cidades que compõem a famosa Rota dos Castelos: Nisa, Castelo de Vide, Marvão, Portalegre e Alter do Chão. O Norte Alentejano é alecrim e rosmaninho. O Alentejo é pura paixão!

terras da planície alentejana Para sul os terrenos tornam-se mais secos e planos. Ao redor de Évora, uma das cidades mais bonitas de Portugal classificada pela UNESCO, estão situadas as vilas de Monsaraz, Vila Viçosa, Estremoz e Arraiolos. O património de mais de 2000 anos espera por si. Uma nova realidade vai surpreender. Com o Alqueva, foi criado o maior lago artificial da Europa, que beija apaixonadamente várias aldeias. Aqui pode viajar por água durante mais de 100 km e o horizonte ficou ainda mais bonito e fascinante. A planície alentejana é trigo e tomilho. Alentejo, pura paixão!

terras do sul alentejano O Alentejo oferece a mais genuína costa natural da Europa. Nesta parte do paraíso pode desfrutar de sol e praias atlânticas quase virgens, de desportos náuticos como o surf e passeios de barco à ilha do pessegueiro, descobrir a natureza do rio mira e praticar surf e kite. Venha reconhecer o sabor do sal no perfume da esteva ao pôr-do-sol. Alentejo, pura paixão!

Quanto mais para sul, menos povoadas se tornam as planícies, as únicas sombras são proporcionadas pelas oliveiras e pelos carvalhos e os únicos locais frescos são as represas e barragens. Uma viagem ao Alvito, a Beja, a Serpa e a Mértola valerá sempre a pena. A costa alentejana oferece ao turista magníficas praias atlânticas. Aqui a vida segue, entre suspiros e ‘ais’, ao ritmo das canções regionais. Ao ritmo do Alentejo, onde o longe é já ali e o tempo tem a medida de outros tempos. Na costa, o Parque Natural do Sudoeste e da costa Vicentina preserva a riqueza da ligação ao mar e estende-se do sul do litoral alentejano ao barlavento algarvio em redor do Cabo de São Vicente. Para além da faixa costeira e da zona submarina de 2 km a partir da costa, o parque inclui o vale do rio Mira desde a foz até à vila de Odemira. Na área do parque encontram-se diversos tipos de paisagens e habitats naturais e semi-naturais, tais como arribas e falésias abruptas e recortadas, praias, várias ilhotas e recifes (incluindo a ilha do Pessegueiro e um invulgar recife de coral na Carrapateira), o estuário do Mira, o cabo Sardão, o promontório de Sagres e Cabo de São Vicente, sistemas dunares, charnecas, sapais, estepes salgadas, lagoas temporárias, barrancos (vales encaixados com densa cobertura vegetal), etc. No interior, junto à fronteira que já mal se nota, o Parque Natural do Vale do Guadiana, engloba os concelhos de Mértola e Serpa, e apresenta uma flora, uma fauna e aspectos paisagísticos de grande beleza. O troço médio do vale do Guadiana, entre Pulo do Lobo e a foz da ribeira do Vascão, com os vales encaixados e os diversos afluentes, apresenta uma beleza ímpar. São de destacar a presença do javali, do sisão, da abetarda, da lontra, da cegonha-negra, do grifo, dos zambujeiros e das aroeiras.



terras do norte alentejano

Parta à descoberta da beleza natural das terras do norte alentejano com os percursos que seleccionamos para si. Serra dos Louções Arronches > Portalegre A Serra dos Louções está integrada no Parque Natural da Serra de São Mamede. Tem locais datados da Pré-História com gravuras rupestres, como a Gruta da Igreja dos Mouros. P. Pedestre Rota dos Açudes Nisa > Portalegre Percurso junto à Herdade da Coitadinha, onde se encontra o Parque de Natureza de Noudar, incluído na rede Natura 2000. A Herdade é uma propriedade de mil hectares, a cerca de 7 km a nordeste de Barrancos. Estes terrenos não se localizam nas margens do Alqueva, mas naquilo que se considera a área de influência da albufeira. Percurso da Ribeira de Seda Avis > Portalegre Este percurso junto à Ribeira de Seda pode ser feito a pé ou em canoa. A duração estimada é de cerca de três horas.

Percurso ‘Ninho da Cegonha’ Elvas > Portalegre Ponto natural localizado na Barragem do Caia e que se estende ao longo do rio. A beleza natural deste espaço permite avistar espécies de aves como o Garçote, o Rouxinol-comum, e o Rouxinol-bravo. Passeio Senhora da Ajuda, Juromenha Elvas > Portalegre O Monte do Limpo é simultaneamente o local e nome da marca de um vinho de Monsaraz. Poderá visitar as suas caves e efectuar uma prova. Percurso Pedestre da Ribeira Grande Fronteira > Portalegre Percurso pedestre que se estende por caminhos da Serra d’Arga, entre as margens do rio Lima e do rio Coura. Este percurso tem uma distância de 11,5 km e uma duração aproximada de quatro horas. P. Pedestre da Rota Megalítica Fronteira > Portalegre O itinerário é circular e começa e acaba na praia fluvial de Fronteira. Serra do Marvão Marvão > Portalegre Serra integrada no Parque Natural da Serra de São Mamede, possui uma forma quase circular, com um perímetro de 10 km. No cume da serra encontra-se a vila de Marvão, povoação fortificada, com um dos mais belos castelos de Portugal. Percurso Pedestre Trilho do Conhal Nisa > Portalegre Com início na aldeia de Salavessa, recheada de casas típicas, este percurso vai fazê-lo descer o Tejo e encontrar um pontão à borda de água que o leva a um açude no coração da serra de São Miguel. Na sua companhia estará a ribeira de Fivelo, onde está mais um açude, atrás do qual virão outros. A extensão deste passeio é de 10,6 km e tem a duração estimada de 3:30h. P. Pedestre Descobrir o Tejo Nisa > Portalegre Percurso em habitat de garças, onde se pode observar a Garça-branca pequena, a Garça-baieira e a Garça-real.


pura natureza ... a paix達o dos sentidos.


terras da planície alentejana Dos verdejantes campos de arroz ao dourado das searas, descubra os percursos da Planície Alentejana. Reserva Natural do Estuário do Sado Alcácer do Sal > Setúbal Abrangendo a maior parte do estuário e sua zona circundante, a Reserva Natural do Estuário do Sado é um misto de água de rio e de água de mar, em que os bancos de areia e de vasa, as praias e dunas e os sapais e caniçais se escondem de olhares menos curiosos, num ecossistema com fauna e flora variada. Possuí a população de golfinhos mais significativa do País. Reserva Natural das Lagoas de Sancha e Santo André Santiago do Cacém > Setúbal Reserva natural desde o início do século, as Lagoa de Santo André e Sancha são uma faixa marítima de 1,5km de extensão, situadas no norte alentejano, a norte de Sines. Neste local, estão presentes diversas aves, nomeadamente aquáticas e passeriformes. De salientar, ainda, que a lagoa de Sancha alberga uma colónia de Garça-ruiva. Percurso Grande Lago Alqueva Portel Silêncio. Paz. Tranquilidade. O verde à sua volta, a água a perder de vista e a história espalhada em cada enseada.

O grande lago do Alqueva é um excelente local para incluir na sua rota de passeio. Desde a Amieira Marina, em Portel, até um do portos do Grande Lago. Na volta, aproveite o por-do sol para um jantar no restaurante panorâmico da Amieira Marina. Em alternativa, tem barcos casa que pode alugar por vários dias e navegar ao sabor dos pensamentos. Monte do Limpo Reguengos de Monsaraz > Évora Como o próprio nome indica, este percurso vai leválo a conhecer um pouco mais a margem sul do Tejo. É um passeio fácil, pois são apenas 4,25 km e 1:30h a caminhar. Tem início na escola primária de Chão da Velha. Chamada de atenção para as chaminés alentejanas. O percurso segue por matas, trilhos e caminhos estreitos; descanse no parque de merendas e admire o rio e as diferentes espécies de aves que aqui habitam. PARQUES TEMÁTICOS > Badoca Safari Park, Santiago do Cacém. www.badoca.com > Fluviário de Mora, Mora. www.fluviariomora.pt > Monte Selvagem-Reserva Animal, Lavre-Montemor-o-Novo. www.monteselvagem.pt


terras do sul alentejano Ao Sul, todos os sentidos crescem enebriados pela estêva e poejo. Descubra o sentido do Sul, nos percursos que se seguem. Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina Odemira > Beja Entre São Torpes e Burgau (Alentejo Litoral e Barlavento Algarvio), o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina abrange os concelhos de Sines, Odemira, Aljezur e Vila do Bispo e uma faixa de mar de cerca de 2 km paralela à costa. Expressões como “praias arenosas”, “linha de costa rochosa”, “falésias e ilhotas” e “veios de água a desaguar no mar” inseridas na mesma frase são sinónimos de Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano. Passeio pelo Rio Guadiana Beja > Beja Percurso com início em Montalvão e que passa o Rio Sever. Até chegar ao Moinho Branco não faltam pontos de interesse, sejam naturais ou arquitectónicos, ao longo de 14 km de caminho. O xisto predomina. Neste ponto do percurso aproveite para descansar e

refrescar-se na “mina da lagartixa”. A duração prevista é de 4 horas. Percurso Pedestre de Casével - Alcarias Castro Verde > Beja Este centro de educação pretende dar a conhecer a avifauna dos diferentes habitats do concelho, com especial destaque para a avifauna estepária. Para isso, organiza actividades e caminhadas ambientais. Mediante marcação, poderá observar pássaros, fazer passeios de bicicleta ou mesmo assistir a trabalhos de campo científicos. Parque Natural do Vale do Guadiana Mértola > Beja Criado em 1995, o Parque Natural do Guadiana, que engloba os concelhos de Mértola e Serpa, apresenta uma flora, uma fauna, uma morfologia e, sobretudo, aspectos paisagísticos de grande beleza e interesse. O troço médio do vale do Guadiana, entre Pulo do Lobo e a foz da ribeira do Vascão, com os vales encaixados e os diversos afluentes, apresenta uma beleza acima da média. São de destacar a presença do javali, do sisão, da abetarda, da lontra, da cegonha-negra, do grifo, dos zambujeiros e das aroeiras.


www.visitalentejo.com

Turismo do Alentejo Av. Jorge Nunes, Lote 1 R/C Esq. 7570-113 Gr芒ndola - Portugal Tel +351 269 498 680 路 Fax + 351 269 498 687 info@turismodoalentejo.pt


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.