Manual Uma Escolha de Futuro - Técnicos

Page 17

SESSÃO

00 GUIÃO

MÁX. 15 MINUTOS

GUIÃO PARA A EXPLICAÇÃO DE CONTEXTO PELO TÉCNICO

Seguir tópicos da introdução do manual dos formandos, reforçando o contexto de mudança e novidade envolvente e as oportunidades criadas Tudo existe graças a inovação. Tudo o que existe à tua volta e que tu usas (edifícios, luz eléctrica, motores, carros, telemóveis, computadores, televisões, roupa, papel, esferográfica - o que quer que seja) deve-se à iniciativa das pessoas que aperfeiçoaram o produto e asseguram que ele se mantém disponível. Algumas destas coisas são já muito antigas, outras muito recentes. Todas elas são melhoradas todos os dias. [Queres a prova? primeiros telemóveis em Portugal há 20 anos custavam cerca de 2500¤, eram tão grandes e pesados que tinham de ser transportados numa pasta (ex: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:DynaTAC8000X.jpg). Diferenças para os de hoje?] Não só os produtos. Também o modo como usamos as coisas se deve a iniciativas. Há muito tempo que se procura compreender como surgem as iniciativas e os empreendedores, qual a razão do seu sucesso. Sabe-se que a competitividade de um país depende da capacidade de inovação, sabe-se que as sociedades mais coesas e mais justas são aquelas em que o empenhamento dos cidadãos e a iniciativa cívica estão mais desenvolvidos. E sabe-se que a criatividade e o empreendedorismo são capazes de grandes impulsos de desenvolvimento. A melhor maneira de entender a inovação, a iniciativa e o empreendedorismo é olhar para alguns exemplos concretos (preparar casos diversos adequados). Exemplos:  Há 25 anos, surgiu (ex: Quercus, www.quercus.pt), uma associação ambientalista, preocupada em defender o ambiente. Surgiu da iniciativa de um grupo de pessoas, preocupadas com a poluição e extinção de espécies. Hoje, muito do que defendiam naquela altura passou a ser assumido por grande parte da sociedade.  Há 5 anos, por exemplo, surgiu (ex: PUMAP, http:// pumap.blogspot.com/), uma associação de voluntários universitários, para ajudar no desenvolvimento de uma região pobre em Moçambique.  Em 1998, há 12 anos apenas, dois estudantes criaram (ex: a Google http://www.google.pt/), hoje uma das maiores empresas do mundo e um dos nomes mais conhecidos, com uma ferramenta de procura na internet usada em todo o mundo e que facilita imenso a vida das pessoas.  Pelo meio há muitas iniciativas que falham ou que se esgotam sem atingir os resultados esperados. A (ex: Segway http://pt.wikipedia.org/wiki/Segway) lançou em 2001 um veículo com que pensavam substituir veículos

tradicionais no trânsito urbano e vender milhões para todo o mundo. Passados 9 anos tinha vendido apenas 50.000 veículos e provavelmente causado um prejuízo considerável. Pode ser que ainda venha a ter êxito, se aprenderem com o que correu mal. Falhar é parte do jogo: Toda a inovação se faz por tentativa e erro. Só não erra quem nunca tentou, mas só se tem ideias, serviços ou produtos inovadores depois de se ter tentado. Desmontar preconceitos:  Podes pensar que as pessoas que fizeram todas essas inovações eram especiais. E de facto eram: O que tinham de especial é que tentaram. Melhoraram alguma coisa, viram o sucesso das suas ideias e os resultados disso ficaram para todos os que usam aquela ideia. Talvez algum deles tenha sido teu antepassado. E porque é que não hás-de ser tu também um inovador e um empreendedor?  Podes pensar que as inovações só surgem através de grandes empresas, marcas famosas, pessoas que aparecem nos telejornais. Sabes que uma parte substancial do desenvolvimento de processos é feito por pessoas anónimas, dia-a-dia? Que muitas empresas dão prémios aos colaboradores que apresentam ideias para tornar um processo de fabrico mais eficiente?  Podes pensar que as pessoas que têm iniciativas são aquelas que já tinham os meios para isso. Mas a história mostra que não é assim: Os que têm iniciativas são aqueles que são capazes de convencer outros a disponibilizar os meios. E as boas iniciativas provam-se com poucos meios.  Olha para ti, talvez tenhas em ti qualidades muito importantes para inovar e empreender. Nós acreditamos em Ti. Para que neste projecto aprendam coisas que terão valor para toda a vossa vida só é necessária uma coisa: que queiram participar, nada mais! Vamos ter apenas x5 sessões para. Vamos falar de coisas do empreendedorismo nessas sessões. A única coisa que se pede é que durante a semana vão pensando naquilo que viram e ouviram. Com seriedade. E vão ver como as coisas vão surgir. No final, não saem daqui com um diploma6. Mas, se tiverem participado mesmo, saem daqui com uma maneira de encarar as mudanças e descobrir nelas oportunidades de melhoria, e essa maneira de estar vai ser um trunfo muito sério na vossa vida profissional e pessoal. Para além disso pode um grupo desenvolver um projecto que tenha pernas para andar e se torne mesmo realidade construída por esse grupo.

5

O número de sessões previstas na ferramenta é de 8 + 5. Cabe ao técnico, juntamente com a equipa do projecto e/ou a entidade promotora, avaliar se as 5 sessões finais devem ser anunciadas à partida como parte do objectivo global, ou anunciadas mais tarde. 6

No entanto, o técnico, juntamente com a entidade promotora, pode no final distribuir um diploma de participação, se considerar que tem significado para os participantes e os incentiva a fixar as competências adquiridas.

16

| Uma Escolha de Futuro - Manual para os Técnicos


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.