COMPETE 2020 ao lado de quem cria valor | Cortiça e Vinho | Vol. I

Page 47

Projeto 11 430

Designação do Projeto

Biocork - Aplicação de produtos naturais para tratamento de superficie em rolhas de cortiça e sua influência na migração de compostos para bebidas alcoólicas

Sistema de Incentivos

SI I&DT (Co-Promoção)

Investimento Elegível

€ 555.573,86

Incentivo

€ 352.971,07

Estado

Encerrado

Grau Realização

84,65%

Objetivos

Aplicação industrial de um novo produto de origem natural para tratamento de superfície das rolhas de cortiça, para que estas possam ser consideradas um produto 100% natural.

Avaliação da migração de compostos fenólicos das rolhas de cortiça através do produto de tratamento.

Atividades/Resultados

Atividade 1 - Estudos preliminares - testes de aplicação à escala laboratorial e avaliação do seu desempenho, culminando na qualificação de uma cera de abelha e duas ceras de candelilla para ensaio em tambor industrial. Foram estudadas e otimizadas as técnicas para avaliação dos compostos capazes de migrar da cortiça para soluções simulantes de vinho, tendo sido identificada como melhor solução a técnica de extração liquido-liquido, seguida de cromatografia liquida em coluna de gel para separação dos diversos compostos.

Atividade 2 - Especificações técnicas: Os produtos naturais selecionados apresentam uma ficha técnica e de segurança.

Atividade 3 - Aquisição e desenvolvimento de novos conhecimentos e capacidades para o desenvolvimento do projeto:

(topo)

47


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.