PROGRAMA COISA - MAIO 2014

Page 1


COISA Direcção Artística: Sara Ribeiro Produção Executiva: Raquel Matos e Sara Ribeiro Assistente de Produção: Laura Gonçalo Markting e Relações Públicas: Rui Viola Imagem e Comunicação: Miguel Lopes, Sara Ribeiro e Mário Rosado

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Segunda a Sexta das 10h00 ás 18h30. Aberto aos sábados sempre que houver programação artística. Encerrado aos domingos.

CONTACTOS Morada_ Rua Dias Neiva nº13, 2560-319, Torres Vedras. Telemóvel_ 915589001 Email_ sara@joaogarciamiguel.com Facebook: www.facebook.com/COISAJGM Blog: www.coisaecjgm.blogspot.pt



Lauro Monteiro Filho (Brasil) “A pintura de Lauro revela uma poética visual que seduz pela brasilidade das imagens, cujas matrizes se encontram muitas vezes no inconsciente de todos nós impregnadas de figuras das nossas lendas e crendices. O domínio do artista no campo do desenho proporciona às suas composições uma riqueza de linhas, criadas a partir de pinceladas, contrastes e justaposições de cores num lirismo visual, que por vezes produz movimentos e ritmos. Suas cores são de uma modernidade vibrante, que nos remetem às composições de Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral, numa visualidade que evoca as coisas do cotidiano do povo simples do Brasil, revelando a beleza de uma arte, cujo desejo maior é simplesmente celebrar a vida na sua plenitude.” Albio Sales, Doutor em História da Arte, professor da UECE-Fortaleza(CE), novembro de 2005



Sidsel Endresen (Noruega) Cantora norueguesa, compositora, letrista e bandleader, tem estado na vanguarda da música norueguesa, com uma carreira de mais de três décadas. Enquanto performer trabalha extensivamente a voz como um instrumento musical a solo e propõe uma oficina de voz dedicada a todos aqueles que pretendem abordar a voz como instrumento performativo.

Sobre o workshop “A voz como instrumento” As these workshops are open to everyone - and therefore will be very mixed groups,I will work with general and basic improvisational issues and skills - and present some basic and necessary tools for working with improvisation. Working as a group: vocal improvisation: we will work together as an improvising vocal "ensemble" - with focus on basic musical parameters such as "time" - "timbre/register" "dynamics" and "sound". And also focus on: Listening. Being part of an ensemble. Interplay. Working as a group plus soloists: everyone will be invited to do soloes with the "ensemble". Focus here: what is a solo? How to develope ideas? How to take chances? How to discipline your ideas?



Mercado da Memória Um mercado de velharias, artigos em segunda mão, obras de arte, peças de artesanato, mostras de serviços, peças de design, vintage etc. Queremos chamar artistas e vendedores a apresentar e vender os seus produtos num encontro mensal que une comércio e programação artística. Todas as feiras/mercados serão acompanhados pela apresentação de espectáculos de diferentes áreas artísticas. O Mercado da Memória tem lugar todos os segundos sábados de cada mês, na Coisa, entre as 10h30 e as 18h30. Convidamos artistas, comerciantes e todos os que estejam interessados em vender ou apresentar os seus projectos ou serviços no Mercado da Memória a fazerem a sua inscrição.



Lauro Monteiro (Brasil) Artista plástico brasileiro com residência e atelier na cidade histórica de Paraty, Rio de Janeiro, tem desenvolvido uma série de trabalhos nas artes plásticas, utilizando-se da interação de diversos materiais, tendo o papel como suporte. Lauro trabalha também com design de moda, artes cénicas e é gestor cultural. Com uma temática voltada às raízes de seu país com cores vivas e cheia de contrastes, Lauro mescla o desenho criativo com desenho de observação, construindo desta forma, temas, formas e traços bastante peculiares de seu estilo, onde o gesto exprime movimento, liberdade e encantamento.

Sobre o workshop Papel, agua, cor … Este workshop tem por objetivo desenvolver trabalhos artísticos.de pintura sobre papel, utilizando vários materiais, em técnica mista (*). Além de se conhecer o material e sua utilização prática, a oficina possibilitará ao participante desenvolver exercícios de criação, composição, desenho cego, desenho de observação e scketchs. (*) técnica mista: mistura de materiais como aquarela, lápis grafite, nanquim, lápis de cor, e gizde-cera, dentre outros.



Pedro Passos Puro Pato Á Num formato televisivo, o palco surge como ecrã do que se passa no nosso mundo. Patrícia confronta Pedro Passos numa entrevista de interesse comum. A emissão é de de última hora e em tempo real. A peça de teatro Pedro Passos, Puro Pato Á a partir de Passos Portugal Precisa Plantar, além de nos dar a conhecer a escrita criativa do autor Nygel Filho, que prima pela originalidade e pela contemporaneidade, permite-nos proporcionar um espaço de questionamento, debate, consciência e simultaneamente de entretenimento com a própria plateia acerca de uma realidade duramente portuguesa. Apesar do seu tema central ser político, a peça mostra-se apartidária e pretende criticar e/ou satirizar o poder em geral, elevando as vozes de descontentamento actual em particular. Nygel Filho dá-nos a possibilidade de colorir as suas palavras na realidade de um povo que vê os dias cada vez mais cinzentos.

Texto: A partir de Passos, Portugal Precisa Plantar de Nygel Filho Encenação: Luis Siopa e Marta Coelho Interpretação: Luis Siopa e Marta Coelho Música Original: João Soares Figurinos: Feira da Ladra,Feira de Santana,Baú da Avó,loja どから l ほ Grafismo: Ana Esteves Vídeo: Valter C. Cenografia: Luis Siopa e Marta Coelho



João e a Sombra Um projecto de originais, cantados em português num formato cantautor, resultado do alter ego de João Tempera, actor do Teatro Comuna e de séries televisivas. Quatro anos a escrever e a compor. Dezoito meses em estúdio. Cerca de trinta músicos colaboradores. Treze novos temas. Novo disco de João e a Sombra em 2014. Quatro anos depois do primeiro ep, escrevendo e rescrevendo novas canções, João e a Sombra volta finalmente à luz para apresentar em concerto o novo disco gravado com uma nova formação e vários convidados. Este é o tipo de concerto a que se pode assistir de olhos fechados, pouco se passa no palco e a prosa não tem necessidade de legendas. Canções intimas, delicadas, existenciais, tocadas em tons menores, para fazerem dançar a alma e embalar o corpo.



Institucionais:

Apoio Logístico/ Parceiros:

Patrocínios:


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.