Revista Combate - Outono 2005

Page 25

1905 ENSAIO

GERAL PARA UM SÉCULO DE REVOLUÇÕES ANTÓNIO LOUÇÃ*

ILUSTRAÇÕES DE JOSÉ FEITOR

A REVOLUÇÃO RUSSA DE 1905 DUROU, COMO O PREC, MAIS DE UM ANO. O SEU PONTO CULMINANTE FOI A GREVE GERAL DE OUTUBRO, QUE AGORA COMPLETA 100 ANOS. MUITAS VEZES SE LHE TEM CHAMADO O “ENSAIO GERAL” PARA A REVOLUÇÃO DE OUTUBRO DE 1917. NA VERDADE, FOI MUITO MAIS DO QUE ISSO: FOI A PRIMEIRA REVOLUÇÃO PROLETÁRIA DO SÉCULO E A PREFIGURAÇÃO DE MUITAS OUTRAS QUE ESTAVAM PARA VIR. E ESTÃO.

APRENDER A FALAR RUSSO A Rússia do século XIX era considerada o grande baluarte da reacção. Um inspector da polícia, por sinal irmão do dirigente social-democrata Plekhanov, dizia achar mais provável a erupção de um vulcão no centro de Moscovo do que a abertura de uma crise revolucionária. País imenso e imensamente atrasado, a Rússia tinha empreendido uma reforma da propriedade feudal que ainda agravara a situação dos camponeses: constrangidos a comprarem as terras onde viviam, tinham-se afogado em dívidas. Só em Agosto de 1904 um pacote legislativo tentara antecipar-se à revolução abolindo as dívidas resultantes dessa reforma. E, já agora, abolira também os castigos corporais que a nobreza até aí pudera infligir aos camponeses.

#25


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.