CATÁLOGO I CIRCUITO DE PERFORMANCE BODEARTE

Page 32

naira ciotti Como evento voltado ao trabalho com performance arte na região Nordeste do país, o I Circuito Regional de Performance BodeArte b u s c o u e m s e u desenvolvimento dar conta de múltiplos aspectos de experiência nessa linguagem artística, preocupando-se não apenas com o espaço político, comunicativo, artístico, e tantos outros que compreendeu em seu interior, como também com a esfera pedagógica, uma pedagogia da performance para ser vivida nos dois primeiros dias do evento. Nesse intuito foi realizada uma oficina ministrada pela Prof.ª Dr.ª Naira Ciotti, que gentilmente atendeu ao convite da produção do Circuito.

Naira Ciotti é professor-performer, com Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade de São Paulo (1983). Mestrado concluído em 1997 com o título O híbrido professor-performer: uma prática sob a orientação da Prof. Dr. Ana Cristina Pereira de Almeida. Desenvolveu pesquisa de doutorado sob a orientação dos professores Renato Cohen e Christine Greiner sobre questões da performance arte, Arte Contemporânea na tecnocultura, a rede, a memória do corpo e os museus de arte denominado "O museu como mídia: performance e espaço colaborativo." em setembro de 2005 no Programa de Comunicação e Semiótica da PUC/SP. Pesquisadora das Vivências Corporais na obra de Lygia Clark desde 1994, inclusive com visita à X Documenta de Kassel Alemanha, 1997. Estudos sobre a arte da performance com o diretor e professor Dr. Renato Cohen, visitas aos centros de Documentação em Arte Contemporânea Dia Center of Arts, Lincoln Center e Depto de Performance Studies Tisch School- N. Y University, em 2002. Participou do VII Encontro do Instituto Hemisférico de Performance e Política: Cidadanias em cena: entradas e saídas dos direitos culturais, na Universidade Nacional da Colômbia, em Bogotá, entre 21-30 de agosto de 2009. Menção honrosa como orientadora de iniciação científica, 61ª Reunião Anual da SBPC, julho de 2009 - UFAM, Manaus/AM e como orientadora de projetos de Encenação em Quadrienal de Cenografia de Praga 2011. Atua desde 1994 como performer na cena artística, entre seus trabalhos, os mais conhecidos foram: a performance Imanência, curadoria de Renato Cohen, uma permanência de oito dias, realizada por oito performers, na Casa das Rosas, São Paulo, 1997; Leitos Memória-tatuada, criação colaborativa com o poeta erhi Araújo, no SESC Pompéia, em 2006; VOX2TEXT, no SESC Pinheiros, em 2008, com a colaboração de erhi Araújo, Otávio Donasci, Artur Matuck e Lúcio Agra. Coordenadora pedagógica e professora-pesquisadora no Curso de Comunicação das Artes do Corpo, PUC/SP de 2005 a 2008. Atualmente desenvolve as pesquisas: EMA: Emergências Artísticas e Pedagogias da Performance no Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas PPGARC, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde publicará seu primeiro livro, intitulado O híbrido professor-performer.

oficina Diálogo contínuo em palco pós estruturados 33


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.