Brain gym

Page 1

Coletânea

Brain GYM

Exercícios de ginástica cerebral Colégio Recanto


Brain GYM Exercícios de ginástica cerebral

Colégio Recanto Rio de Janeiro 2017


A ginástica cerebral ou brain gym, criada na década de 1980 pelo casal Paul e Gail E. Dennison parte do princípio de que as diferentes partes do cérebro são interdependentes e, através de exercícios simples, aplicados no dia a dia, é possível aprimorar a experiência de aprendizado. O aquecimento, em torno de sete minutos, constitui uma forma simples de investir um tempo regular no seu recurso mais importante – você mesmo! Este aquecimento vai ajudar a começar mais proveitosamente o seu dia, assegurando que o seu cérebro e todo o seu sistema, receberá o sangue e o oxigênio de que você necessita. Antes de começar, não esqueça da importância de beber bastante água. A composição da água no nosso corpo é praticamente a mesma que no planeta, aproximadamente 70%. Por isso, uma vez que o nosso corpo usa água continuamente, a reposição de água é extremamente 8 7 importante para o nosso organismo. Agora que conhece um pouco mais sobre as técnicas,vamos aos exercícios.

Colégio Recanto


RESPIRAÇÃO ABDOMINAL

COMO FAZER: Coloque a sua mão no abdômen, inspire enchendo a barriga de ar como um balão, repousando as mãos por cima. Depois expire total e vagarosamente. Estabeleça um ritmo natural. Fazer 4 ou mais respirações. PARA QUE FAZER: Aumenta o suprimento de oxigênio de todo o corpo especialmente do cérebro, através do sangue. Relaxa o Sistema Nervoso Central ao mesmo tempo em que aumenta o seu nível de energia. A respiração pelo diafragma aprimora tanto a capacidade de ler quanto a de falar.


BONÉ DA INTELIGÊNCIA

COMO FAZER: Com uma mão na parte superior de cada orelha, desenrole gentilmente as partes curvas das extremidades externas de cada orelha ao mesmo tempo. Continue até a parte inferior das orelhas. Repita 3 ou 4 vezes.

PARA QUE FAZER: Fazer este exercício ajuda a eliminar barulhos distrativos em favor da sintonia com ritmos e sons mais signicativos, como música e linguagem. Este movimento aumenta a habilidade auditiva, memória recente e habilidades de pensamento abstrato.


BOTÕES CEREBRAIS

COMO FAZER: Descanse uma mão sobre o umbigo. Com o polegar e os dedos da outra mão, encontre as duas áreas ocas sob a clavícula. Esfregue essas áreas vigorosamente durante 30 segundos a um minuto, enquanto olha da esquerda para a direita e da direita para a esquerda. PARA QUE FAZER: Este exercício estimula as artérias carótidas que fornecem sangue fresco oxigenado para o cérebro. Ajudam a restabelecer mensagens direcionais das partes do corpo para o cérebro e o sistema visual, aumentando a interligação cruzada do cérebro para a leitura, a escrita, a fala ou para seguir diretrizes.


GANCHOS DE COOK 1

COMO FAZER: Fique em pé e comece cruzando os pés, tanto faz pé esquerdo ou direito à frente. A seguir, estenda bem os braços com as palmas das mãos voltadas para a frente. Em seguida, gire as palmas das mãos para trás, com o polegar apontando para o chão. Traga os braços para frente, cruzando, entrelace as mãos, para os hemisférios cerebrais trabalharem juntos. Traga as mãos unidas para dentro, em direção ao peito, terminando num abraço. Ao inspirar, coloque a ponta da língua no céu da boca. Ao expirar, abaixe a língua. Repita este movimento da língua para cima e para baixo durante 4 a 8 respirações profundas.


GANCHOS DE COOK 1 PARA QUE FAZER: Conecta simultaneamente todos os circuitos de energia do corpo e estimula o movimento de qualquer energia bloqueada.


GANCHOS DE COOK 2

COMO FAZER: Descruze as pernas, posicionando seus pés plantados no chão. Coloque de forma suave as pontas do dedo das mãos em contato direto, como se estivessem envolvendo uma bola. Mantenha os seus olhos fechados enquanto continua a levantar a língua durante a inspiração, e abaixá-la enquanto expira, relaxando nesta posição no decurso de 4 a 8 respirações completas.


GANCHOS DE COOK 1 PARA QUE FAZER: Equilibra e conecta os dois hemisférios do cérebro. Isto fortalece a energia eletromagnética do corpo, especialmente em ambientes estranhos ou causadores de estresse, como aqueles que incluem computadores, luzes uorescentes, televisão ou ar-condicionado. Os benefícios encontrados são maior vitalidade, aumento da autoestima e um sentido de horizontes individuais mais aguçados.


PONTOS POSITIVOS

COMO FAZER: Estes pontos estão localizados acima do centro de cada sobrancelha e meio caminho até a raiz do cabelo. Pressione suavemente cada um destes pontos com três dedos de cada mão. Feche os seus olhos e pressione os pontos ligeiramente durante seis a dez lentas respirações completas. PARA QUE FAZER: Este exercício são pontos de acupuntura conhecidos especicamente por disseminarem o reexo lutar-ou-fugir, aliviando o estresse emocional. Tocar estes pontos transfere a resposta do cérebro ao estresse, do mesencéfalo para a parte frontal do cérebro (o lóbulo frontal), permitindo uma resposta mais racional.


ENGATINHAR

COMO FAZER: De pé, marche sem sair do lugar, tocando alternadamente cada mão no joelho oposto. Continue a fazer este exercício durante quatro a oito respirações completas, bem relaxadas. Uma variação deste movimento pode ser feita estando, sentado. PARA QUE FAZER: Este exercício ativa ambos os hemisférios cerebrais. Engaja o cérebro na coordenação das capacidades visual, auditiva e cinestésica, aprimorando habilidades como a audição, a leitura, a escrita e a memória.


Sobre o ilustrador:

Pedro Henrique Marçal Felizola 14 anos, 9º ano do Ensino Fundamental A voluntariedade é uma marca do aluno. Pesquisas e dedicação ao aperfeiçoamento de técnicas, o capacitou a desenvolver as ilustrações deste livro de exercícios. Inspirados em traços do mangá e cartoon, Pedro teve a preocupação de desenvolver personalidades diferentes para a ilustração de cada um dos exercícios.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.